You are on page 1of 8

1. Introduo 1.1.

Contexto do Problema: A questo da informalidade se faz relevncia na actualidade, especialmente pela crescente participao dessa na composio dos mercados, assim, estudar a informalidade estudar a propria modernidade e suas questes sociais. Temos como parmetro central deste estudo, a compreenso dos motivadores e implicaes socioeconomicas do mercado cambial informal, concretamente dos Kinguilas e os Doleiros termos conhecido popularmente em Angola, como uma realidade em expanso, mas que, todavia, criticado e colocado em fase de estino pelo estado sem qualquer perspectiva de serem formalizados. consensualmente reconhecido por analistas nacionais, e at internacionais, e por todas as franjas da sociedade angolana que o sector informal angolano uma realidade incontornvel e visvel nos dias de hoje, e esta realidade vem do passado, tanto nos meios urbanos como nos rurais que, para a maioria da populao, a venda de bens e servios pela via do mercado informal o nico veculo de subsistncia dos agregados familiares no pas. Poder dizer-se que entre 60 e 75 por cento da populao de Angola vivem e sobrevivem dos rendimentos do comrcio informal, da que esta realidade deve ser tida em conta, quando se avalia a economia angolana (Jornal de economia e Finaas 2014). Segundo Carvalho, Santos e Massala (2012), desde a dcada de noventa, a convivncia com altas taxas de inflao de preostem sido uma das caractersticas da economia angolana. A inflao de preos, definido como sendo um aumento continuo, generalizado do nivel geral de preos, ou seja uma perda progressiva do poder de compra da moeda, atinge a todos mesmo que no de forma igual. A inflao gera custos economicos bem como sociais, pelo que o governo angolano, como a maioria dos governos, tem-se preocupado com este fenmeno, tentando de vrias formas lutar contra ela atravs, fundamentalmente, da implementao de polticas monetrias, cambial e fiscal. Segundo a lei N 5/97, estabelece que o Banco Nacional de Angola a autoridade cambial da Repblica de Angola podendo delegar os seus poderes noutras entidades relativamente s actividades especificas (Art.3).

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

Segunso Lima (2011), Cmbio toda operao em que h troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e precisa de dinheiro para sua estadia ou para suas compras, o banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum dinheiro do pas que visitou, o banco compra a moeda estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda nacional). Mercado cambial informal, margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro, ou cmbio negro. Todos os negcios realizados no mercado paralelo So ilegais, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, so ilegais e sujeitam o cidado ou a empresa s penas da lei (Lima, 2011). Segundo Lopes (2004), a expresso identifica de forma genrica os operadores econmicos engajados em Luanda no comrcio ilegal de divsas. Comrcio que ilegal porque a legislao angolana tem restringido o exerccio da actividade, numa primeira fase exclusivamente ao banco central, e em fases posteriores e na actualidade, tambm aos bancos comerciais e s casas de cmbios. Est actualmente em estudo legislao especifica para permitir que hoteis e outros operadores turistas possam igualmente proceder troca de kwanzas por moeda estrangeiras em transao de montante no elevado, como previsto na lei cambial. As implicaes que este mercado causa na economia nacionalso inmeras. Primeiro, o Estado no recebe as receitas fiscais com origem na venda de bens e servios provenientes da economia informal. Em segundo, a falta de controlo dos bens que so vendidos nas ruas. A qualidade e a variao dos preos so outro problema. Alm disso, prejudica imenso aqueles agentes cuja actividade contribui para o produto interno bruto (PIB). Depois, temos ainda as pessoas que trabalham sem quaisquer contribuies para o INSS, e outros benefcios que as empresas formais normalmente prestam ao cidado e ao Estado no geral (Jornal de Economia e Finanas 2014). Este trabalho no pretende abordar medidas para combater a informalidade no mercado cambial, pelo facto de apresentar implicaes negativas ao nivel economico e social, mas sim mostrar alguns aspectos de reflexo. No o simples facto do registo da actividade, to pouco parece conveniente a existncia de polticas que visam a extino desta actividade, s o desenvolvimento global da economia e da sociedade poder ir trnsformando esta pratica,
ANTE PROJECTO FERNANDO C. V. MIRANDA

atravs de investimentos pblicos e privados que ofeream estes servios com qualidade, que actuem no quadro do ordenamento jurdico, e que funcionem segundo as regras do mercado e da tica dos negcios. Mas, para que isso acontea, necessrio desinformalizar a administrao e a economia formal, eliminar as promiscuidades e introduzir relaes sociais e economicas facilitadoras do desenvolvimento em bases transparentes e de seriedade profissional. O trabalho que ns propomos desenvolver permitir analizar os motivadores e implicaes socioeconomicas do mercado cambial informal, bem como estudar asbarreras e perspectivas que os individuos que operam neste mercado encontram em formalizarem as suas actividades, que tem sido um alvo extino. 1.2.Declarao do Problema 1.2.1. Problema Cientfico A economia informal, tal como o comrcio, surge como estratgia de sobrevivncia dos pobres por incapacidade, do que se chama de economia formal, em absorver o factor trabalho e de gerar rendimentos. ainda uma consequncia de desequilbrios, distores ou rupturas de mercado e de polticas desajustadas. O comrcio informal termina por se sustentar da economia e do comrcio formal, estabelecendo relaes de reforo mtuo, em ocasies fora da lei, e transaccionando muitas vezes bens e servios ilcitos (Sarthi, 1983; Macckintosh, 1989).Deste modo a pergunta central que esta pesquisa se prope a responder : Quaisos motivadores e implicaes socioeconomicas do mercado paralelo de cmbio,existe barreiras eperspectiva da sua formalizao? 1.2.2. Objecto de Estudo Este trabalho tem como objeto de estudo um determinado segmento de Kinguilas e Doleiros(individuos que compem o mercado cambial informal em Angola), que exercem actividades nas provncias de Luanda, Benguela, Huambo e Bi, bem como as casas de cambios e bancos existente nestas provncias.

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

1.3.Objectivos gerais e especficos da pesquisa 1.3.1. Objectivo Geral O objetivo geral deste trabalho de compreender os motivadores e implicaes socioeconomicas do mercado cambial informalem Angola, e do mesmo modo mostrar a importncia da sua formalizao. 1.3.2. Objectivos especficos Revisar a bibliografia e documentao relacionado com o tema em estudo. Perceber o funcionamento da actividade cambial no mercado informal, e procurar compreender a promoo desta actividade. Monstrar o surgimento do mercado cambial informal em Angola, como estratgia de sobrevivncia das Kinguilas e Doleiros.

1.4.Motivao para a escolha do tema Ao ouvir atravs dos orgo de difuso, a crescente preocupao do estado em reduzir a inflao e acabar com a dolarizao na economia, usando para este efeito instrumentos de polticas monetrias e cambiais, e ao registrar na economia angolana uma crescente expano do comrcio cambial no sector informal, surgiu da minha parte a nsia em contribuir com este trabalho, e estudar com maior cuidado os motivadores e implicaes socioeconomicas do mercado cambial informal, bem como estudar as barreiras e perspectivas da sua formalizao. 1.5.Importncia e relevncia do tema Formalizao da economia nacional, de forma a que esta substitua a forte actividade informal e passe para o circuito legal, o fim da venda ambulante e a criao de postos de trabalho, constituem num dos maiores desafios do Executivo angolano para os prximos anos. Dados de instituies financeiras internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) , Banco Mundial (BM) e analistas nacionais afirmam que esta actividade representa perto de 70 por cento, o que torna precrio e vulnervel o crescimento e o desenvolvimento da economia de Angola (Jornal de Economia e Finanas, 2014). Este trabalho ajudara o executivo angolano em alguns aspectos de reflexo concernente ao mercado informal de cmbio. A instituio de ensino tambm ter benefcios com a elaborao deste trabalho, uma vs que o autor estar expondo as experincias adquiridas para os demais acadmicos.

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

1.6.Viso geral da metodologia da investigao 1.6.1. Tipo de Investigao Este trabalho adoptara o tipo de pesquisa exploratria, e a forma de abordagem quantitativa e qualitativa. 1.6.2. Populao e amostra Consideramos como populao alvo, na execuso deste trabalho a totalidade de kinguilas e doleiros nas provinsias de Luanda, Benguela, Huambo e Bi, num horitonte de tempo de um ms. Segundo Lakatos e Marconi (1996), quanto mais representativa a amostra, maior a fora indutiva do argumento. Ao analisarmos o tamanho da populao, bastante grande para podermos considerar na sua totalidade, no entanto analizaremos um numero limitado de kinguilas e doleiros das provincias mencionadas, num total de 200 individuos que exercem a sua actividade como kinguilas e doleiros no perodo estipulado. 1.6.3. Horizonte Temporal O horizonte temporal presvisto para a elaborao deste trabalho ser de 6 meses a contar apartir da data da entrega do ante-projecto, isto , de Maro aAgosto do presente ano. 1.6.4. Mtodos de Anlise de Dados O metodo proposto para este trabalho o metodo indutivo, usando as tecnicas de inqueritos por intervista e inquerito por questionario. Os dados sero analisados e quantificados pelo software estatstico SPSS. 1.7.Estrutura do trabalho Este trabalho estar estruturado da seguinte forma: Introduo. Corpo do trabalho ou Desenvolvimento:

Capitulo I. Reviso da Bibliografia Capitulo II. Metodologia Capitulo III. Analise dos Resultados Concluso. Bibliografia. Anexos.
FERNANDO C. V. MIRANDA

ANTE PROJECTO

2. Cronograma de Realizao da Monografia

Actividades Escolha e Definio do Tema Elaborao do Ante-Projecto Entrega do Ante-Projecto Pesquisa do Contedo Elaborao da Parte Introdutria Reviso da Bibliografia Elaborao da Metodologia e do Inquerito Recolha dos Dados Tratamento dos Dados Concluso e Reviso Geral da Monografia Entrega da Monografia Pr-Defesa Defesa da Monografia

Jan Fev x x

Mar Abr

Meses Mai Jun Jul

Ago Set Out

Nov

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

3. Bibliografia Carvalho, J. L. Santos, M. E. D. Massanga, L. D. K. (2012). Determinantes da inflao em Angola, Luanda, Editora: Departamento de Estudo Economico Banco Nacional de Angola. Lei N 5/97, Sistema monetrio e cambial Legislao. Lima, F. U. (2011). Cmbio e Finanas, So Paulo. Lopes, C. M. (2004). Candongueiros, Kinguilas, Roboteiros e Zungueiros uma digresso pela economia informal de Luanda. Sarthi, A. (1983).O setor informal em pases em desenvolvimento: um ponto de vista de macro. Dirio da sia Contempornea 13 (4), pp. 13-33. Macckintosh, M. (1989). Gnero, Classe e Transio Rural. Agroindstria e a Crise de Comida no Senegal. zed reserva: novo Jeersey. Jornal de Economia e finanas, (2014). Informalidade da economia prejudica o crescimento. Lakatos, E. Marconi, M. (1996), Fundamentos de metodologia cientifica. S. Paulo, Editora Atlas.

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

Universidade Jos Eduardo dos Santos Faculdade de Economia Huambo Ao Departamento de Investigao Cientfica e Publicaes =Huambo=

Assunto: Entrega do Ante-Projecto da Monografia de Fim de Curso Eu, Fernando Cndido Via Miranda, fao a entrega do ante-projecto da monografia de fim de curso, com o tema: Motivadores e Implicaes Socioecnomicas do Mercado Cambial Informal, Estudo das Barreiras e Perspectivas da sua Formalizao nas Provncias de Luanda, Benguela, Huambo e Bi, ao Departamento de Investigao Cientfica e Publicaes, em conformidade com o regulamento da Faculdade de Economia da Universidade Jos Eduardo dos Santos.

Huambo, 15 de Maro de 2014

Entreguei __________________________ Fernando Cndido Via Miranda

Recebi _________________________

O Tutor _____________________________ Raimundo M. M. Santa Rosa, MBA

ANTE PROJECTO

FERNANDO C. V. MIRANDA

You might also like