You are on page 1of 17

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

RESUMO O objetivo deste artigo chamar a ateno das empresas, para a importncia da administrao social responsvel e mostrar o quanto este processo est contagiando o cenrio empresarial brasileiro. Muitas organiza es que tinham somente a es !ilantr"picas, at bem pouco tempo, hoje por uma questo estratgica e at mesmo de sobreviv#ncia, esto partindo para uma administrao com responsabilidade social. $or !alta de um terceiro setor mais atuante, com propostas concretas e dentro da realidade, no temos um maior numero de empresas engajadas neste processo, para ento termos maior adeso de parceiros, com investimentos pontuais nos projetos. % prtica da responsabilidade social, deve ser encarada hoje como uma !orma criativa e inovadora de gesto empresarial, pois atualmente as di!iculdades sociais no so mais problemas e&clusivos dos estados e governos, eles passaram a ser divididos com a iniciativa privada. $elo !ato de a responsabilidade social ter impacto direto sobre a reputao empresarial, as reas de comunicao esto !req'entemente envolvidas, quando no liderando esta implementao nas empresas. (m outubro de )**+ surgiu nos (,%, lanado pela -($%% . -ouncil on (conomics %ccreditation %genc/, a norma 0% 1222, uma !orma padro de as empresas comprovarem que so socialmente responsvel.

Palavras chaves: 3esponsabilidade social corporativa, !ilantropia, terceiro setor, comunicao, tica e responsabilidade social, 0% 1222. INTRODUO % 3esponsabilidade 0ocial nas (mpresas teve seu in4cio na dcada de 52, nos (,%, poca em que este $a4s, assim como outros desenvolvidos, ainda no conviviam com a gravidade dos problemas de ordem social atual, sendo motivado por uma maior conscientizao de grupos da sociedade, !rente 6 decad#ncia de grandes centros urbanos, o aumento dos problemas ambientais, e o movimento contra o consumo inconseq'ente e desen!reado. % cada ano que passa, a progressiva consolidao do processo de globalizao econ7mica, torna o ambiente empresarial mais competitivo. ( nesse processo tem !icado evidente, que os espaos para as empresas que no atuarem sob a !undamentao de princ4pios ticos, tender a ser gradativamente diminu4do, e as mesmas podero estar !adadas a serem e&clu4das do mercado, pois a idia de que a razo de e&istir de uma empresa somente gerar lucros aos seus acionistas, est sendo questionada. % responsabilidade social est contagiando o cenrio empresarial brasileiro. (st em evidencia que um posicionamento socialmente responsvel um di!erencial competitivo que traz bons resultados, nos 8ltimos anos, esta idia tornou9se uma questo estratgica, !inanceira e de sobreviv#ncia para muitas organiza es no $a4s. -om entrevista que !izemos com o 0r. :air ;uiz <ievel, %dministrador de (mpresas e =erente de 3esponsabilidade social, da empresa caladista ga8cha, -alados %zalia 0.%, procuramos mostrar um e&emplo de como administrar com responsabilidade social. %dotar uma postura socialmente responsvel, no signi!ica somente !azer a es de carter !ilantr"pico com a comunidade, mas tambm, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus !uncionrios e colaboradores, manter o bom relacionamento com clientes e !ornecedores num conte&to de tica corporativa, ter qualidade de produtos e servios, e qualidade total.

O !oco central da responsabilidade social o comprometimento responsvel e civilizado, com a satis!ao e os anseios de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo. (m outubro de )**+ surge a norma 0% 1222, composta por nove requisitos que tem como base as -onven es da Organizao >nternacional do ?rabalho, a @eclarao dos @ireitos Aumanos e a -onveno das Ba es unidas sobre os @ireitos da -riana. % certi!icao cobra ainda o cumprimento de leis locais.

ADMINISTRANDO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL -om a queda das barreiras comerciais e a integrao dos mercados, todas as organiza es viram9se voltadas a uma nova realidade, que signi!icou a insero numa escala de competio nunca antes vista. % rpida e radical mudana no relacionamento entre empresa e sociedade est gerando um pro!undo impacto no modo como as empresas !azem e mant#m seus lucros. Os critrios de avaliao do sucesso corporativo, comeam a incorporar o respeito ao meio ambiente, a preocupao com a valorizao do ser humano e da sua cultura. % nova postura da empresa cidad, baseada no resgate de princ4pios ticos e morais, passou a ter natureza estratgica. % responsabilidade social bem gerenciada, est se traduzindo em lucro, ampliando mercado e dando um sentido tico 6s atividades. % sociedade cada vez mais consciente e e&igente coloca as organiza es na situao de ter que responder 6s necessidades, 6s aspira es e 6s solicita es de seus p8blicos. Aoje, mais do que nunca, o tipo de relao que determinada organizao mantm com a sociedade, deve ser transparente, sendo necessria a atividade de comunicao para tornar p8blico, divulgar e dar #n!ase 6 responsabilidade social e 6s reas de atuao da organizao,

%s empresas socialmente responsveis esto mais preparadas para assegurar a sustentabilidade dos neg"cios, por estarem sincronizadas com as novas dinmicas que a!etam a sociedade e o mundo empresarial. A uma percepo cada vez maior de que a verdadeira !idelidade do cliente precisa, mais do que nunca, ser conquistada pelas empresas. O re!le&o da atuao da empresa na comunidade, no bem9estar da !am4lia e em toda a e&tenso da vida dos !uncionrios, implica em conceitos como satis!ao, motivao, prazer e orgulho, que podem ser traduzidos em qualidade do produto ou dos servios, aumento nas vendas, nos lucros, en!im, na pr"pria sobreviv#ncia empresarial. : certo dizer que a responsabilidade social no pode mais ser vista e discutida somente como uma !orma de se trabalhar !ilantropia ou a es comunitrias interessadas. % prtica da responsabilidade social deve ser encarada atualmente como uma !orma criativa e inovadora de gesto empresarial, ligada aos objetivos estratgicos, inserida na estrutura organizacional das empresas e tambm !azendo parte de seu oramento anual. $ara sabermos onde a !ilantropia di!ere da responsabilidade social, vamos passar o conceito de ambas, para depois !azermos os comparativos. % atividade de neg"cios !ilantr"picos a distribuio do e&cesso de lucros ap"s outras pessoas que tenham direito, como acionistas, terem sido pagos. C uma atividade voluntria da parte da empresa e normalmente no !az parte do seu !uncionamento dirio de neg"cios. DM->B?O0A, E22), p. F)2G. $assar da prtica da !ilantropia para a responsabilidade social requer planejamento, anseio de que o status quo mude, consci#ncia de que esta tem papel trans!ormador, pois somente assim, estas a es no cairo no descrdito e voltaro a ser a es individuais, !ilantr"picas, a!irma o presidente do >nstituto para o @esenvolvimento do >nvestimento 0ocial, Marcos <isil D0-AH%3?I, E22E,JrevistaJG. C necessrio o envolvimento de toda a organizao na prtica da responsabilidade social, buscando gerar sinergias com os p8blicos dos quais ela depende e que !ortalecem seu desempenho global.

% responsabilidade social das empresas vem sendo discutida incessantemente no meio empresarial e acad#mico e, esse !ato, vem despertando na sociedade a importncia da atuao socialmente responsvel pelas organiza es em geral. $ara isso diversas pesquisas v#m sendo desenvolvidas, com o intuito de e&plorar o tema em mbito nacional e regional. %s empresas brasileiras atuam diretamente em projetos de iniciativa pr"pria ou em parceria, como o e&emplo do Kradesco, Lero& do Krasil, >ta8sa, Kanco do Krasil, -M%, Koticrio, Batura e Nale do 3io @oce entre outras. % -onstituio Oederal de )*11, contribuiu para o crescimento da responsabilidade social no Krasil, baseando9se nos seguintes elementosP a descentralizao, a participao, e a mobilizao da sociedade. Muitas empresas brasileiras da iniciativa privada, se destacam com caracter4sticas socialmente responsveisP Oundao %brinqP (sta !undao realiza a es sociais de grande importncia, a dez anos, projeto Q%migo da -rianaR Oundao OdebrechtP (&pandiu9se com a es no terceiro setor, projeto Q%liana com o %dolescente para o @esenvolvimento 0ustentvel do BordesteR e parcerias com >nstituto %irton 0enna, Oundao <ellog e Kanco Bacional de @esenvolvimento 0ocial. Oundao %cesitaP @estaca9se na rea educacional com o projeto Q Minha -arteira, Minha %migaR, realizando trabalhos com )1.222 alunos da rede p8blica de ensino. 3ede =loboP -om o projeto QKrasil S22 anosR e Q%migos da (scolaR, mobilizando pro!essores, pais e toda a comunidade para se engajarem descobrindo outras maneiras de construir uma hist"ria para os pr"&imos S22 anos. ,ma pesquisa realizada no ano de E22E com S22 empresas instaladas no 3io =rande do 0ul, detectou que, de cada dez empresas pesquisadas, oito tinham algum tipo de ao social voltada para a comunidade. $orm nas quest es voltadas para o ambiente interno, a pesquisa apontou que, de cada dez empresas, menos de quatro tinham a es estruturadas ou reconhecidas como da es!era da responsabilidade social corporativa. D<>(N(;, E22SG.

%ssim, as prticas de 3esponsabilidade 0ocial no se tornaram apenas e&celentes meios de alcance do #&ito empresarial e da di!erenciao mercadol"gica, mas !azem parte, sobretudo, de uma e&ig#ncia dos consumidores, que sero responsveis pelo sucesso ou !racasso das organiza es. Besse conte&to, a grande tare!a do pro!issional de 3ela es $8blicas, ser orientar a gesto das organiza es, gerando programas de atuao social, e em todas as rela es que envolvem a empresa e os seus p8blicos de interesse DstaTeholdersG, buscando !undamentar suas estratgias de desenvolvimento num modelo sustentvel e compromissado com a responsabilidade social nos neg"cios. 3ealizamos uma entrevista com um %dministrador da empresa caladista ga8cha, que tem uma !orte atuao de responsabilidade social. % seguir conheam os projetos e bene!4cios desta empresa e o que ela realiza junto a seus !uncionrios e no mbito social.

ENTREVISTA COM CALADOS AZALIA S.A. Bosso (ntrevistado o 0r. :air ;uiz <ievel, %dministrador de (mpresas e =erente de 3esponsabilidade 0ocial Uuestionado sobre quais os bene!4cios que a sua empresa o!erece aos !uncionrios, o 0r. :air nos disse que h, %limentao no local de trabalho, transporte porta a porta, centro de (ducao >n!antil Dpara !ilhos de mes trabalhadoras at os sete anos de idadeG, sa8de e&tensiva aos !ilhos at os )2 anos de idade, supletivo de )V e EV grau na pr"pria empresa, associao dos !uncionrios Datividades de esporte, cultura e lazerG, participao nos resultados e premiao por idias de melhorias. $erguntamos se h uma !le&ibilidade para seus !uncionrios quando eles t#m que tratar de assuntos como !ilhos, escola e sa8de, ele respondeu que sim, porm h comprometimento no percentual da participao dos resultados. -ada !alta ou aus#ncia ao trabalho, eq'ivale a um percentual menor na participao individual dos resultados. ( sobre projetos que envolvem a comunidade local, ele relata que at E22W a empresa no tinha de!inido uma linha de participao na comunidade. Os recursos

eram destinados para organiza es diversas dentro de uma "tica de !ilantropia. % partir de janeiro de E22S, com a criao do >nstituto Bestor de $aula, a empresa !ocou o seu investimento social privado para a rea da criana e do adolescente, para projetos de a es complementares 6 escola e pro!issionalizao de jovens. % prioridade para projetos dos E+ munic4pios de tr#s (stados onde a empresa est presente. Uuestionado se isso gera algum resultado ou reconhecimento, ele nos diz queP >ndependente do resultado que produz, o reconhecimento sempre acontece. O que queremos agora sermos reconhecidos pelos resultados que os projetos apoiados pelo >nstituto possam gerar na melhoria da vida de crianas e adolescentes junto as comunidades onde atuamos. -omo estamos iniciando os trabalhos, acreditamos que num prazo de tr#s a cinco anos os resultados comearo a aparecer. ( sobre qual o objetivo principal, alm de bene!4cios comunidade, a -alados %zalia entende que responsabilidade social uma !orma de gerir o neg"cio com tica e transpar#ncia em relao a todos com os quais ela interage. %ssim os bene!4cios a comunidade, como tambm aos nossos colaboradores, parte integrante desse processo de gesto. $orm, no podemos esquecer que a empresa tambm precisa e&ercer sua responsabilidade com outros setores que so !undamentais para a sua sustentabilidadeP !ornecedores, clientes, acionistas, como tambm a sua relao com os governos e o trato com as quest es relacionadas ao meio9ambiente. 0omente tendo essa viso hol4stica e atuando com responsabilidade em todas essas !rentes que poderemos dizer se a empresa de responsabilidade social ou no. N ! "!#e$!s c!%&'%#(r res"!%sa)(l(#a#e s!c(al c!$ ass(s*+%c(a s!c(al. $erguntamos se ele acredita que uma empresa cidad tem mais sustentabilidade de mercado no mundo dos neg"cios, ele responde que, quando se !ala em sustentabilidade no podemos restringir o signi!icado da palavra ao aspecto econ7mico. ,a- "ar*e #! c!%ce(*! #e s's*e%*a)(l(#a#e ! as"ec*! ec!%.$(c!/ $as *a$)0$ ! s!c(al e ! a$)(e%*al . % empresa que aplica o conceito de sustentabilidade em toda a sua e&tenso, com certeza est mais bem preparada para en!rentar o !uturo. 0obre o que a empresa costuma realizar em maior n8mero, com relao a a es sociais, ele diz que, as prticas de investimento social privado no Krasil ainda esto muito no campo da !ilantropia, ou seja, as a es ainda esto muito voltadas para

manuteno do status quo dos projetos sociais. Bo !undo, as empresas t#m contribu4do para as organiza es sociais acomodarem a massa social independente do tipo de ajuda que presta. Mas no por culpa das empresas. O 1'e %!s &al*a h!2e 0 '$ *erce(r! se*!r v()ra%*e/ c!$ ca'sas e "r!"!s*as #e s!l'34es "ara as s(*'a34es v(ve%c(a#as %a s!c(e#a#e. -omo no h projetos que impactem verdadeiramente na sociedade, as empresas acabam apoiando o que lhes o!erecido. $recisamos urgentemente de organiza es que desenvolvam projetos que atendam as demandas da sociedade e no as suas pr"prias. Uuestionamos como a %zalia age em relao a seus !uncionrios, se investe em capacitao e desenvolvimento pro!issional, ou procuram trocar antigos !uncionrios QincapazesR por pessoas que j possuem um grau de conhecimento especi!ico. (m resposta, ele nos colocou queP % -alados %zalia tem um intenso programa de capacitao e desenvolvimento de seus recursos humanos, valorizam os seus atuais colaboradores mas tambm buscam no mercado pro!issionais que possam agregar valor ao seu neg"cio. $ara encerrar nossa entrevista, o 0r. :air conclui dizendo queP % -alados %zalia tem um hist"rico de rela es bem sucedidas com todos os seus parceiros. (stamos no momento nos adequando aos indicadores (thos de responsabilidade social. $elos parmetros dos indicadores, posso a!irmar que a -alados %zalia est tendo uma gesto !ocada em responsabilidade social. Bota9se que tem crescido a participao do empresariado brasileiro em a es de responsabilidade social, inclusive com a adeso de empreendimento de mdio e pequeno porte, os quais pre!erem realizar parceria com o governo, OB=s e sociedade organizada. ,UNO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E IMPLEMENTAO DA NORMA SA 5666 NAS OR7ANIZA8ES % hist"ria do homem mostra que desde o in4cio da civilizao, realizava9se as suas atividades, sempre na e&pectativa de alcanar determinados objetivos necessrio sua sobreviv#ncia.

10

@esde o momento em que o trabalho humano passa a ser realizado coletivamente, como criar animais e desenvolver a agricultura, observa9se que so criadas condi es para o aparecimento de !ormas de organizao social. 0er responsvel socialmente hoje, conduzir os neg"cios da empresa, de maneira a torn9la co9responsvel pelo desenvolvimento social e incorpor9los no planejamento de suas atividades, buscando atender as demandas de todos em geral. %s empresas na atualidade, em !uno da sua importncia econ7mica, assumem vrios n4veis de relacionamentoP C!$ se's &'%c(!%9r(!s, diretamente ou atravs dos seus sindicatos. C!$ !s c!%s'$(#!res, que por sua vez !iscalizam, e cada vez mais e&igem um bom atendimento e produtos de qualidade. C!$ a c!$'%(#a#e, pela oportunidade de empregos gerados. C!$ as e$"resas c!%c!rre%*es, ou aliadas, unidas em !uno de interesses em comum. C!$ !s :!ver%!s, que se bene!iciam com o recebimento de impostos e a gerao de empregos, podendo assim cumprir com sua !uno social. ;anado em )**+ pela -($%% 9 -ouncil on (conomics %ccreditation %genc/, a norma 0% 1222, uma !orma padro de as empresas comprovarem que socialmente responsvel. %tualmente chamada 0%> . 0ocial so %ccountabilit/

>nternacional, organizao no9governamental norte9americana. ?em como !oco a garantia dos direitos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos, promovendo a padronizao em todos os setores de neg"cios e em todos os pa4ses. % implementao e credenciamento das organiza es para quali!icao e certi!icao da norma 0% 1222 no mundo, e !eita pela 0%>. (sta norma composta de nove requisitos e tem como base as -onven es da Organizao >nternacional do ?rabalho, a @eclarao ,niversal dos @ireitos Aumanos e a -onveno das Ba es ,nidas sobre os @ireitos da -riana. % certi!icao cobra ainda o cumprimento de leis locais. Os requisitos que devem ser incorporados pela empresa para obteno da SA 5666 soP N ! 0 "er$(*(#! ! *ra)alh! (%&a%*(l, Dcrianas menores de )S anosG.

11

N ! 0 "er$(*(#! ! *ra)alh! &!r3a#! ,Dquando o trabalhador no recebe remunerao em troca do seu es!oroG A sa;#e e a se:'ra%3a #eve$ ser asse:'ra#as . Deve ser :ara%*(#as a l()er#a#e #e ass!c(a3 ! e %e:!c(a3 ! c!le*(va. N ! 0 "er$(*(#! a #(scr($(%a3 ! #e 1'al1'er %a*'re-a. N ! s ! "er$(*(#as "r9*(cas #(sc("l(%ares. Dpunio !4sica ou mentalG. O h!r9r(! #e *ra)alh! % ! #eve 'l*ra"assar <5 h!ras se$a%a(s/ alm de )E horas9e&tras semanais. A re$'%era3 ! #eve ser s'&(c(e%*e "ara c!)r(r c's*!s #e $!ra#(a/ ves*'9r(!/ al($e%*a3 !/ ale$ #e '$a re%#a e=*ra. Deve e=(s*(r '$ s(s*e$a #e :es* ! 1'e :ara%*a a e&e*(v(#a#e #! c'$"r($e%*! #e *!#!s !s re1'(s(*!s #a %!r$a.

A INCORPORAO DA TICA E DA CIDADANIA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS $artindo de uma viso global da tica, necessita9se de uma tentativa para incorpor9la ao mundo das organiza es. (spera9se uma preocupao por parte das empresas com relao a seus clientes, !uncionrios, concorrentes, meio ambiente, comunidade, !ornecedores, en!im de todas as entidades e pessoas com as quais se tem rela es diretas ou indiretas. Muitas empresas tem seus c"digos de tica mas, nem sempre so cumpridos, por serem elaborados de !orma pouco realista. =eralmente estes se destinam aos empregados sem que se observe a contrapartida do empregador. %lm disso tenta9se implementar nas organiza es, a tica junto com a qualidade de um produto ou servio, qualidade de vida no trabalho e qualidade total. 0alientando a qualidade de vida no trabalho, para (da O(3B%B@(0, Qno se pode !alar em qualidade de produtos e servios se aqueles que vo produzi9los no

12

tem qualidade de vida no trabalhoR. DO(3B%B@(0, )**S, p.)FG.Bo conte&to da participao a autora a!irma queP
QDar aos funcionrios a oportunidade de expresso e de participao nas decises [...] fundamental para a melhoria dos mtodos de trabalho, dos produtos e da racionalizao de custos. as , acima de tudo, uma forma de reconhecimento da inteli!"ncia do funcionrio, o que acaba se refletindo em sua qualidade de #ida e na produti#idade da or!anizao com !anho para todos. DO(3B%B@(0, )**S, p. ES$.>

O cidado tem direito de participar das decis es coletivas, integrais, e igualitrias. Uuando um cidado est bem preparado e e&ercendo suas !un es de cidadania, entendemos que diminua a marginalidade, a ignorncia, entre outros problemas da sociedade. % educao trans!orma o cidado, colaborando com o desenvolvimento pro!issional e intelectual do indiv4duo, ampliando sua viso de mundo e de responsabilidade cultural. % e&cluso social, o racismo, o desemprego, a de!ici#ncia !4sica, a velhice, entre outros, coloca em discusso e questiona a conquista de melhores condi es de vida e e&ige re!le&o na educao e na !ormao do cidado. $ortanto !az9se necessrio !ortalecer a atuao pol4tica e organizacional, que com a colaborao da responsabilidade social pode ser realizada a n4vel da comunidade na qual a empresa est inserida. O homem o ser que !az parte destas dimens es, ele capaz de agir com liberdade e consci#ncia, % consci#ncia social pol4tica e cidad que vai contribuir para que ele respeite, colabore e participe de campanhas, projetos e a es sociais realizadas por empresas socialmente preocupadas. C importante salientar que os empresrios saibam que as atitudes de seus colaboradores so o retorno do investimento de hoje e do amanh, e que ambos so responsveis pela melhoria da qualidade de vida.

13

COMUNICAO E RESPONSABILIDADE CORPORATIVA ,m dos maiores dilemas ticos que envolvem as rela es entre comunicao e responsabilidade social corporativa, diz respeito a verdadeira motivao que leva as empresas na direo da responsabilidade social. % proposta bsica tentar inverter a situaoP %o invs de utilizar a responsabilidade social para a gerao de resultado de comunicao, a idia utilizar a comunicao, suas !erramentas e processos para dinamizar as prticas de responsabilidade social e o dilogo com os staTeholders. % responsabilidade social corporativa diz respeito atitude da empresa perante a sociedade, o meio ambiente e os staTeholder, ela no e&iste por si s". %penas pressup e a e&ist#ncia do outro, tambm regula a relao entre a empresa e seu p8blico. (ntre a empresa e seus staTeholder necessrio haver uma atitude de dilogo, de interlocuo. $or isso, vlida que no basta a empresa ser socialmente responsvel, ela tem que parecer ser. $ortanto no e&iste responsabilidade social sem percepo de responsabilidade social. -omo no e&iste percepo sem comunicao, pode se concluir que, sem comunicao, a responsabilidade social no se realiza. %o invs de simplesmente comunicar a ao, o pro!issional de comunicao chamado a participar da !ormulao dos projetos e pode !azer a di!erena na hora de implementar as a es, visto que a comunicao o!erece instrumentos valiosos para dinamizar e estruturar o e&erc4cio da responsabilidade social. (ssa rea comum con!igura9se principalmente na dinmica da comunicao transparente, um pressuposto bsico da responsabilidade social e um imperativo na atividade da comunicao nas organiza es modernas. (&istem especialistas em comunicao e responsabilidade social, estes atuam como p"los de disseminao, !acilitao, e mediao das pol4ticas e praticas das duas disciplinas. $elo !ato de a responsabilidade social ter impacto direto sobre a reputao empresarial, as reas de comunicao esto !req'entemente envolvidas, quando no liderando a implementao da responsabilidade social nas empresas.

14

Bas organiza es socialmente responsveis, a atividade de comunicao passa a ser e&ercida dentro de um novo paradigmaP %lm de incorporar novas temticas, tendo como motivao bsica a nova agenda que a 30- introduz na organizao, a rea de comunicao passa a e&ercer novas !un es. Bas organiza es socialmente responsveis, a comunicao passa a ser e&ercida como !ator deP ?ranspar#ncia de dialogo perante a sociedade. Mobilizao do p8blico interno e educao e aprendizagem. >magem e reputao so conceitos parecidos em alguns aspectos, as vezes andam juntos mas nem sempre ocorrem assim. (&istem organiza es com e&celente imagem, mas com reputao duvidosa. % imagem uma re!er#ncia constru4da, projetada e administrada pelas empresas, portanto elas devem se preocupar principalmente com a reputao e no somente com a construo da imagem, isso !az a di!erena .

SU7EST8ES PARA ,AZER A DI,ERENA %s empresas podero disponibilizar uma sala com computadores conectados internet, para que seus !uncionrios tenham acesso a in!orma es e entretenimentos, proporcionando lazer e aumento de seus conhecimentos, com isso as empresas teria mais vantagens, tendo pessoas com maior quali!icao no ambiente de trabalho. %s empresas atravs de Qconcursos de talentosR podero premiar seus !uncionrios que se destacarem em alguma atividade dentro ou !ora da empresa, com a es sociais ou trabalhos voluntrios, como al!abetizao, cuidados com o meio ambiente e incentivo a leitura. $ara engajar seus !uncionrios em campanhas sociais a empresa poder disponibilizar, um dia por m#s, para arrecadao de alimentos, agasalhos, doa es de livros, etc. para distribu4rem a comunidades carentes local.

% empresa poder !azer parcerias com mdicos voluntrios e ceder uma sala para atender emerg#ncias dos !uncionrios, seus !amiliares e da comunidade pr"&ima.

15

CONCLUSO %o termino do nosso trabalho, o que mais nos chamou a ateno, !oi a

importncia da administrao com responsabilidade social e o quanto as empresas brasileiras tem se engajado em a es sociais, voltadas principalmente para a rea de educao. (ncontramos e&emplos de como algumas empresas implementaram isso, e mostramos o quanto este processo est contagiando o cenrio empresarial brasileiro. -onclu4mos que muitas organiza es que tinham somente a es !ilantr"picas, at bem pouco tempo, hoje por uma questo estratgica e at mesmo de sobreviv#ncia, esto partindo para uma administrao com responsabilidade social. % !alta de recursos e projetos, e de um terceiro setor mais vibrante, impedem que um maior numero de empresas se engajam neste processo, para obter com isso uma maior parceria, com investimentos pontuais, podendo assim contribuir para a reduo das disparidades sociais. % prtica da responsabilidade social, est sendo encarada como uma !orma criativa e inovadora de gesto empresarial, atualmente as di!iculdades sociais no so mais problemas e&clusivos dos estados e governos, eles passaram a ser divididos com a iniciativa privada. -om o surgimento da norma 0% 1222, com o !oco das a es nas pessoas, bem como a gesto de responsabilidade social corporativa, que do maior ateno ao ser humano, esperamos que as empresas re!litam sobre o tema e passem a adotar a es neste sentido para que no s" o Krasil mas, o mundo, se torne humanamente sustentvel.

16

RE,ER?NCIAS BIBLIO7R@,ICAS -%3N%;A(@O, :. OX KO3=(0,$X M(0U,>?%, 3. (. tica e Qualidade nas Organizaes. Kras4lia. Nolume 5.p.)+9E5, julYdez.E22F. O(3B%B@(0, (da. Qualidade de Vida no Trabalho % &omo 0alvadorP -asa da Uualidade. )**S. O3(>3(. Mario :os -orreia. Gesto com Responsabilidade Social ' (xperi"ncia )rasileira e as *erspecti#a +u!eridas a *artir do ,o#erno -ula . 3evista Krasileira de %dministrao. %no L>N.nVW5. 0etembro.E22W. M->B?O0A, Malcom. et al. !idadania corporati"a estrat!ias bem sucedidas para empresas respons#eis.?raduo de Kazan ?ecnologia e ;ing'4stica. 3io de :aneiroPUualit/marT (d. E22). O;>N(>3%, %denilza Oerreira. Gesto com Responsabilidade Social: L>N. nV WS. :unho.E22W. 0-AH%3?I, -hristian. #ssinar o che$ue % s& o comeo de ao social .3evista (&presso. Olorian"polis,n.))*,ano)E.E22E. 0(--O, -elestino 3oque. Responsabilidade Social. O"rum >nternacional de %dministrao. N>>> O>%. 0>MO3OB>O, ?atiane. Responsabilidade Social !orporati"a: 0m (studo de 'plicao e 1esultado da 2orma +' 3444 no )rasil . 3evista Krasileira de %dministrao. %no L>N. nV WW. Maro.E22W. <>(N(;, :air ;uiz. O 'apel Social da Responsabilidade !orporati"a . (ntrevista. $orto %legre.Maio.E22S. 0>?(0 B% >B?(3B(?P@ispon4veis emP ZhttpPY[[[.aemp.com.br\ %cesso em P21 maio.E22S. ZhttpPY[[[.azaleia.com.br\ %cesso emP)S maio.E22S ZhttpPY[[[.bancohoje.com.br\ %cesso emP)S maio.E22S. ZhttpPY [[[.delasalle.com.br\ %cesso emP)+ maio.E22S. ZhttpPY [[[.!iemg.com.br\ %cesso emP)+ maio.E22S. ZhttpPY[[[.institutoethos.com.br\ %cesso emP)1 maio.E22S. ediando para .ormao do +er &onstrutor, &r/tico e &idado . 3evista Krasileira de %dministrao. edir para elhorar.

17

ZhttpPY[[[.portal9rp.com.br\ %cesso emP E2 maio.E22S. ZhttpPY [[[.bsd9net.com\ %cesso emP E) maio.E22S.

-4ntia

Boeli

CA%*(a A:'(ar #!s Sa%*!s acad#mica de %dministrao com Aabilitao em -omrcio >nternacional. (9mailPcincinta5hotmail.com N!el( Pere(ra Da$(% acad#mica de %dministrao com Aabilitao em MarTeting. (9mailPpadano5cpo#o.net

You might also like