You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA PR-REITORIA DE EXTENSO E CULTURA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE CULTURA E ARTE UNIVERSITRIA - PROCULTURA

Recuperao da Cultura Amerindiafricana da Zona da Mata Mineira Daniella de Oliveira Soares Projeto: Dia do ndio na escola Justificativa A cultura indgena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, entre outros. Est inserido na cultura urbana de forma direta e indireta, e importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas tradies, seus hbitos e crenas. Estima-se que atualmente existam cerca de 300 mil ndios em territrio brasileiro, nmero este que nos faz refletir quando pensamos nos quase 6 milhes que existiam em nosso pas antes da chegada dos colonizadores. A presente oficina tem como objetivo trabalhar a temtica indgena, tendo em vista as recentes discusses acerca do lugar do ndio na sociedade brasileira. Esta proposta tem como objetivo exercitar o senso crtico do aluno, fazendo com que possam conhecer a cultura indgena, assim como criar a capacidade de acompanhar as atuais discusses que esto presentes no nosso meio, como a questo indgena e o seu espao. A temtica indgena muito pertinente para se trabalhar no ambiente escolar, para mostrar que o ndio no um personagem do passado do Brasil e desmistificar o que ensinado nos currculos bsicos: retratados no perodo colonial de uma forma romantizada, no sendo explorada a fundo a sua histria de resistncia e luta por seus espaos e tradies ao longo dos processos histricos.

Objetivos Relacionar as questes do presente com as do passado; Resgate da cultura indgena; Estimular os alunos a estabelecer uma relao entre a sociedade indgena atual e as do passado; Perceber que faz parte deste contexto social e que carrega heranas desta diversidade; Fazer com que eles respeitem mais essa ancestralidade e aguar a curiosidade por suas razes; Mostrar como os povos indgenas viviam, vivem e como produzem sua arte.

Pblico alvo: Alunos de 1 ao 5 ano do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antnio Faustino Duarte e alunos de 03 a 04 anos da Creche Municipal V Z. Cronograma de atividades 1 momento: Exibio do filme Mogli O Menino Lobo (EUA, Wolfgang Reitherman, 1967) Durao: 1h 18min Sinopse: Inspirado na histria de Rudyard Kipling, o 19 clssico animado Disney foi o ltimo desenho animado que recebeu o toque pessoal do prpio Walt Disney. Esta aventura comea quando Mogli, um garoto criado por lobos e que vive na selva, convencido pelo seu amigo Baguera, uma velha e esperta pantera, a buscar segurana no mundo dos homens. Resistindo ideia de seu amigo, Mogli resolve seguir a filosofia do adorvel e descontrado urso chamado Bal que gosta de curtir a vida e ser feliz, fazendo o que gosta. Juntos do incio a um grande jornada em direo civilizao e encontram no meio do caminho um orangotango maluco, uma cobra com poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaador.

Tain Uma Aventura na Amaznia (BRA, Tnia Lamarca e Srgio Bloch, 2000) Sinopse: Tain, uma indiazinha de 8 anos, vive na Amaznia com seu velho e sbio av Tig, que lhe ensina as lendas e histrias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripcias, ela conhece o macaco Catu ao salv-lo fas garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a biloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tain a enfrentar os

contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

2 momento: Bate-papo com as crianas para diagnstico de seus conhecimentos sobre os povos indgenas. Tentativa de resgaste de histrias de famlia e casos de ancestralidade.

3 momento: Confraternizao com cantigas, brincadeiras e contao de histrias de temtica indgena.

You might also like