You are on page 1of 15

CONTABILIDADE GERENCIAL 3 Parte

Profa. Manuela Furtado Pessoa Coelho manuelafurtado@hotmail.com

ESTOQUES
CONCEITO: Os estoques representam um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posio financeira da maioria das companhias industriais e comerciais. Os estoques so ativos tangveis destinados venda, distribuio, transformao ou ao uso prprio no curso normal das atividades.

As principais classes de estoques compreendem: Matria-prima. Produtos em processo. Produtos acabados. Mercadorias.
2

ESTOQUES
CRITRIOS DE AVALIAO: Os estoques so avaliadas pelo custo de aquisio ou produo. CUSTEIO DA MATRIA-PRIMA: a matria-prima valorizada por todos os custos incorridos at que esta esteja disponvel para utilizao na fbrica. Os custos incidentes incluem: Preo constante na nota fiscal. Gastos com frete. Seguro de transporte. Despesa alfandegria e de armazenagem. Preo dos servios prestados por despachantes. Impostos no recuperveis.
3

ESTOQUES
IMPOSTOS SOBRE COMPRAS: No caso dos impostos, devem ser considerados: ICMS - No caso de ser incluso no preo, ou pago, e no sendo recupervel fiscalmente, tal imposto deve integrar o custo de aquisio. No caso, todavia, em que o ICMS fiscalmente recupervel, no dever fazer parte dos estoques. IPI - No faz parte, no caso de indstria, do custo do produto, pois o IPI imposto destacado, e a companhia um mero agente arrecadador. No caso, todavia, de a companhia ser o consumidor final do produto ou de no haver recuperao, o custo do item o seu preo normal mais o IPI.

ESTOQUES
INVENTRIO: consiste no processo de verificao da existncia fsica dos itens que compe o estoque das empresas. Refere-se a relao de todos os itens e seus respectivos valores em um dado momento, nesse sentido faz parte do controle de estoques. As pessoas jurdicas so obrigadas a escriturar o livro Registro de Inventrio, estando esta obrigatoriedade vinculada ao critrio utilizado para apurao do imposto de renda. Assim o livro Registro de Inventrio est regulamentado pela Secretaria da Receita Federal.

ESTOQUES
CONTROLE DOS ESTOQUES: existem dois sistemas para controlar o valor dos estoques: Inventrio permanente: controle contnuo, registro de baixa a cada venda. Inventrio peridico: consiste em registrar todas as compras efetuadas durante um exerccio numa conta cumulativa sem apurar o custo das vendas, somente no final do exerccio inventariado o estoque existente. Frmula para calcular o custo das mercadorias vendidas no sistema peridico: CMV = Ei + Compras - Ef

ESTOQUES
APURAO DO CUSTO: pode ser considerado um dos aspectos mais complexos, no por ser um dos ativos mais significativos, mas sim pelo fato de que sua determinao ir refletir diretamente na apurao do resultado do exerccio. Os principais mtodos e mais freqente so: Peps ou Fifo Primeiro que entrar, primeiro a sair; Ueps ou Lifo - Ultimo que entrar, primeiro a sair; Preo mdio Mdia Ponderada; Custo especfico ou identificado.

ESTOQUES
PEPS ou Fifo (First-in-first out): Esse critrio utiliza para o custo das mercadorias vendidas o custo das compras efetuadas em primeiro lugar. Assim medida que ocorrem as vendas, d-se baixa das primeiras compras, ou seja, a ordem de sada das mercadorias (vendas) a mesma das entradas (compras). Esse critrio aceito pela legislao fiscal, contudo pouco utilizado no Brasil. UEPS ou Lifo Last-in-first-out: consiste em utilizar o custo unitrio das mercadorias compradas por ltimo para valorizar as quantidades vendidas, nesse caso a ordem de baixa das mercadorias contrria ao sistema anterior. O custo da mercadoria vendida considerado o valor da ltima mercadoria adquirida. No Brasil esse sistema no aceito pela legislao fiscal, por apresentar um custo de mercadorias vendidas maior.
8

ESTOQUES
Custo mdio Mdia ponderada: considerado o critrio mais usado no Brasil, consiste em avaliar o estoque pelo custo mdio de aquisio apurado a cada entrada de mercadoria, ponderado pelas quantidades adicionadas e pelas anteriormente existentes. Nesse caso cada entrada a custo unitrio de aquisio diferente do custo mdio anterior. Custo especfico ou identificado: nesse critrio a empresa controla o custo especfico de cada item comprado e vendido, para tanto adequado apenas para mercadorias de preo elevado e pouca rotatividade.

ESTOQUES
Formulrio de controle e apurao: utiliza-se a Ficha de Controle de Estoque: Registra a movimentao de entradas, sadas e saldos.

10

ESTOQUES
Exemplo prtico: Os seguintes fatos ocorreram na Cia. SPL Ltda.: 1) 2) 3) Em 01/12 aquisio, do fornecedor Pereira Ltda., de 120 portas por R$80,00 cada. Em 08/12 aquisio, do fornecedor Moura Ltda., de 80 portas por R$80,50 cada. Em 10/12 venda, ao cliente Depsito Umait Ltda., de 100 portas.

Calcular as quantidades e valores em estoque pelos mtodos PEPS, UEPS e CUSTO MDIO.

11

PEPS

12

UEPS

13

MDIA PONDERADA

14

ANLISE COMPARATIVA

Dos trs critrios apresentados, o mais indicado o da mdia ponderada, pois o que espelha maior realidade dos custos da mercadoria vendida bem como dos estoques remanescentes. O nico no aceito pela Legislao do Imposto de Renda Brasileiro o UEPS, porque este critrio distorce os resultados, atribuindo custos maiores aos produtos e ficando os estoques finais com custos sempre menores.
15

You might also like