You are on page 1of 8

FICHAMENTO DO LIVRO RAZES DO BRASIL SRGIO BUARQUE DE HOLLANDA

I - FRONTEIRAS DA EUROPA COLONIZAO X AMBIENTE A colonizao e a implantao da cultura europia em ambiente muitas vezes desfavorvel e hostil, trouxe aos pases distantes novas formas de convvio. O fruto do nosso trabalho ou da nossa preguia parece participar de um sistema de evoluo prprio de outro clima e de outra paisagem. HIERARQUIA O princpio de hierarquia nunca chegou a importar de modo cabal, entre ns. Toda hierarquia funda-se necessariamente em privilgios. E a verdade que, bem antes de triunfarem no mundo as chamadas idias revolucionrias, portugueses e espanhis parecem ter sentido vivamente a irracionalidade especfica, a injustia social de certos privilgios, sobretudo dos privilgios hereditrios. O prestgio pessoal, independente do nome herdado, manteve-se continuamente nas pocas mais gloriosas da histria das naes ibricas. (pp. 6 7) Portugal salientou, com apoio em ampla documentao, que a nobreza, por maior que fosse a sua prepoderncia em certo tempo, jamais logrou constituir ali uma aristocracia fechada; a generalizao dos mesmos nomes a pessoas das mais diversas condies, no um fato novo na sociedade portuguesa (p. 6). TICA RELIGIOSA As teorias negadoras do livre arbtrio foram sempre encaradas com desconfiana e antipatia pelos espanhis e portugueses. Nunca se sentiram vontade em um mundo onde o mrito e a responsabilidade individuais no encontrassem pleno reconhecimento (p. 6). As doutrinas que apregoam o livre arbtrio e a responsabilidade pessoal so tudo, menos favorecedoras da associao entre os homens. Nas naes ibricas, falta dessa racionalizao da vida, que experimentam as naes de origem protestantes, o princpio unificador foi sempre representado pelos governos. Nelas predominou, incessantemente, o tipo de organizao poltica artificialmente mantida por uma fora exterior, que, nos tempos modernos, encontrou uma das suas formas caractersticas nas ditaduras militares (p. 9). MORAL DO TRABALHO Repulsa em toda moral fundada no culto ao trabalho. O que todos admiram como ideal uma vida de grande senhor, sem qualquer esforo ou preocupao. O trabalho algo exterior ao indivduo. Reduzida capacidade de organizao social. Onde prevalea uma forma qualquer de moral do trabalho dificilmente faltar a ordem e a tranqilidade entre os cidados... entre os espanhis e portugueses, a moral do trabalho representou sempre fruto extico (p. 10). Moral do trabalho Idia de solidariedade. Onde a Moral do Trabalho fosse efetivada haveria sempre a idia de solidariedade.

II - TRABALHO & AVENTURA

COLONIZAO DAS TERRAS TROPICAIS

Portugal foram pioneiros na conquista dos trpicos. Condies para se aventurar explorao e intensa das terras prprias a linha equinocial. Explorao se no processou de um empreendimento metdico e racional, mas emanou de uma vontade construtora e enrgica: fez-se antes com desleixo e certo abandono (p. 12).

COLETIVA X AVENTUREIRO

Dois princpios que regulam a vida coletiva: o do aventureiro e a do trabalhador. Nas sociedades rudimentares: coletores e lavradores. Portugal e Espanha se encaixam no tipo aventureiro.

ADAPTAO

Os colonizadores portugueses absorveram rapidamente os costumes locais, da Terra. Tentativa de recriar o meio de sua origem. Quando no conseguiam se adaptavam. Onde lhes faltassem o po de trigo, aprendiam a comer o da terra, e com tal requinte, que a gente de tratamento s consumia farinha de mandioca fresca, feita no dia. Habituaram-se tambm a dormir em redes maneira dos ndios (p. 16). A casa peninsular, severa e sombria, voltada para dentro, ficou menos circunspecta sob o novo clima, perdeu um pouco de sua aspereza, ganhando a varanda externa: um acesso para o mundo de fora (p. 16).

LATIFUNDIOS E MONOCULTURA

Adotadas depois por outros povos nas colnias situadas nas zonas tropicais. Extenses de terras frteis e mal desbravadas fez grandes propriedades rurais. Tentativa frustada do emprego de mo-de-obra indgenas. Introduo de escravos africanos. O negro africano como fator obrigatrio para o desenvolvimento latifundirio nas coloniais tropicais. Os antigos moradores da terra contribuam para a indstria extrativa, na caa e na pesca e em determinados ofcios mecnicos e na criao de gados. No se acomodavam em trabalhos metdicos e acurado. Atividades menos sedentrias e que pudessem exercer sem regularidade forada e sem vigilncia e fiscalizao de estranhos. Versteis ao extremo eram-lhes inacessveis certas noes de ordem, constncia e exatido, que no europeu formam como uma segunda natureza e parecem requisitos fundamentais da existncia social e civil (p. 17).

CANA DE AUCAR

Produo semicapitalista orientada para o consumo externo. Base de trabalho escravo. Grandes propriedades

AVENTUREIROS

Portugus vinha buscar riqueza que custava ousadia, no riqueza que custava trabalho. A mesma que tinha alcanado nas ndias com as especiarias e metais preciosos. No foi uma civilizao agrcola que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura aucareira.. No foi, em primeiro lugar, porque a tanto no

EMPREENDIMENTO COLONIAL

conduzia o gnio aventureiro que os trouxe Amrica; em seguida, por causa da escassez da populao do reino, que permitisse emigrao em larga escala de trabalhadores rurais, e finalmente pela circustncia de atividade agrcola no ocupar ento, em Portugal, posio de primeira grandeza (p. 18). MESTIAGEM Mestiagem tnica - Os portugueses, j no tempo do descobrimento do Brasil era um povo de mestios. O Brasil no foi teatro de nenhuma grande novidade. A mistura de gente de cor tinha comeado amplamente na prpria metrpole, j antes de 1500, graas ao trabalho de pretos trazidos das possesses ultramarinas. NEGROS EM PORTUGAL A carta de Clenardo a Latnio (p. 23), revela-nos como pululavam os escravos em Portugal. Todo servio era feito por negros e mouros cativos, que no se distinguiam de bestas de carga, seno na figura. "Estou em crer nota ele que em Lisboa os escravos e escravas so mais que os portugueses" (p. 23).

ACEITAO DO NEGRO O escravo das minas e das plantaes eram simplesmente manaciais de energia, um carvo humano, que esperava ser substitudo na poca das indstrias. As relaes iam da dependncia do escravo ao de protegido. A influncia negra penetrava no recesso domstico, agindo como dissolvente de qualquer idia de separao de castas ou raas. Essa regra no impedia que tenham existido casos particulares, como a de 1726, que vedava qualquer mulato, at a quarta gerao, o exerccio de cargos municipais em Minas Gerais, tornando tal proibio extensiva aos brancos casados com mulheres negras. CONSEQNCIAS Hipertofria da lavoura latifundiria na estrutura da economia colonial, com ausncia nas demais atividades produtoras, oposto nas outras colnias, inclusvel nas da Amrica espanhola. Falta da capacidade empreendedora no Brasil. Busca do lucro fcil.

III - HERANA RURAL ESTRUTURA COLONIAL BRASILEIRA Estrutura da sociedade colonial brasileira teve base fora dos meios urbanos. Civilizao de razes rurais. Abolio, marco divisor entre duas pocas: passagem da sociedade rural para a urbana (pp.41- 43). Perodo Republicano: tentativas de reformas. A sociedade girava entorno da propriedade rural: patriarcal e individualista. Ptrio poder era ilimitado. PBLICO X PRIVADO O quadro familiar torna-se, assim, to poderoso e exigente que sua sombra persegue os indivduos mesmo fora do recinto domstico. A entidade privada precede sempre, neles, a entidade pblica (p. 50). O declnio da lavoura e a vinda da famlia imperial e depois a Independncia transforma a sociedade e desenvolve os centros urbanos. Ascenso das atividades liberais, polticas e burocrticas.

BURGUESIA URBANA

Dependncia dos meios urbanos das reas rurais. Formada por antigos senhores rurais e seus filhos, com diplomas de bacharis. IV - O SEMEADOR E O LADRILHADOR

FUNDAO DAS CIDADES

A construo das cidades tinha como objetivo a dominao. Portugal no cuidou de construir, planejar ou plantar alicerces, .ao contrrio da Espanha. O mtodo portugus tinha como base as feitorias, por causa da riquezas fceis a alcance das mos.

DOMINAO

Cidades como meio local de poder. Colonizao espanhola caracterizou-se largamente pelo que faltou a portuguesa: Assegurar o predomnio militar, Econmico e Poltico da metrpole. Portugal utilizou das feitorias para a defesa das terras coloniais, no havia necessidade de cidades. Territrio tipicamente de propriedades rurais.

TRAADO URBANO

O traado dos centros urbanos na Amrica espanhola denuncia o esforo determinado de vencer a paisagem agreste. O plano regular, as linhas retas no nasce como idia religiosa, mas como triunfo da aspirao de ordenar e dominar o mundo conquistado. Verificar regies saudveis, abundncia de homens velhos e de animais sos, frutos e mantimentos sadios, cus claro e benigno, ar puro e suave. Marina abrigo, profundidade, capacidade de defesa do porto, quando possvel o mar no bater na parte do sul ou do poente. No escolher lugares demasiados altos, expostos aos ventos e de acesso difcil, nem baixo, que poderia ser enfermios, mas uma altura mediana, descoberto para os ventos do norte e sul. Se houvesse serras, que fosse pela banda do levante e poente. Caso recasse a escolha sobre a localidade beira de um rio, ficasse ela de modo que, ao sair o sol, desse primeiro na povoao e s depois nas guas (p. 63). Praa - seria o local onde comearia a cidade. Quadriltero 2/3 do cumprimento para que pudesse correr cavalos em dias de festas. Se a cidade fosse prximo ao mar: Praa comearia na rea de desembarque do porto. Em zona mediterrnea ao centro da povoao.

PLANEJAMENTO DA PRAA

A forma da praa seria de um quadriltero, cuja largura correspondesse pelo menos a dois teros do comprimento, de modo que, em dia de festa, nelas pudessem correr cavalos. Em tamanho, seria proporcional ao nmero de vizinhos e, tendo-se em conta que as povoaes podem aumentar, no mediria menos de duzentos ps de largura por trezentos de comprimento e nem mais de oitocentos ps de comprido por quinhentas e trinta e dois de largo; a mediana e boa proporo seria a de seiscentos ps de comprido por quatrocentos de largo. A praa servia de base para o traado das ruas: as quatro principais sairiam do centro de cada face da praa. De cada ngulos olhassem para os quatro ventos. Nos lugares frios as ruas deveriam ser largar; estreitas nos lugares quentes. No entanto, onde houvesse cavalos, o melhor seria que fossem largas (p. 63). Reproduzir as cidades espanholas nas colnias, como fora de dominao.

OBJETIVOS

Fugir do litoral, preferindo as terras do interior e os planaltos. COLONIAS PORTUGUESAS Os jesutas foram excees, fizeram planejamento urbano. Os colonos portugueses no tinha qualquer vontade de fazer o traado urbano. Carter de explorao comercial. Ao contrrio dos castelhanos que desejam fazer das cidades coloniais um prolongamento do seu pas. Portugal simples feitorias. Litornea e tropical. UNIVERSIDADES 1538 Universidade de So Domingos e a de So marcos, em Lima. 1551 Salamanca e a da Cidade do Mxico. Vinte e trs universidades, seis de primeira categoria (sem incluir as do Mxico e Lima). Por esses estabelecimentos passaram, ainda durante a dominao espanhola, dezenas de milhares de filhos da Amrica que puderam assim, completar seus estudos sem precisar transpor o Oceano (p. 65). MODELOS Colnia Portuguesa simples lugar de passagem. Espanha colonizao usando modelos da metrpole. Os portugueses criavam dificuldades as entradas a terra a dentro, tinham receios de despovoar a marinha. Estimula ocupar o litoral com as cartas de doaes. Junto ao mar ou a rio navegveis. Somente com a descoberta de ouro em Minas Gerais que inicia o fluxo para o interior (p. 68). A descoberta de ouro e diamante faz Portugal por ordem em sua colnia com o uso da tirania. Portugal encontrou facilidade para colonizar o litoral, havia uma nica famlia indgena no litoral, de norte ao sul, falavam o mesmo idioma. Proibio de produo na colnia que competisse com a metrpole. ESTRANGEIROS Portugal permitia a entrada de estrangeiros a fim de trabalhar, a Espanha no permitia. Somente em 1600, sobre a administrao Espanhola, o rei Filipe II ordena a expulso dos estrangeiros do Brasil.

V - O HOMEM CORDIAL ANTIGONA E CREONTE Creontes encarna a noo abstrata, impessoal da Cidade em luta contra essa realidade concreta e tangvel que a famlia. Antgona, sepultando Polinicecontra as ordenaes do Estado, atrai sobre si a clera do irmo, que no age em nome de sua vontade pessoal, mas da suposta vontade geral dos cidados, da ptria... (p. 101). encarna a noo abstrata, impessoal da Cidade em luta contra essa realidade concreta e tangvel que a famlia. Antgona, sepultando Polinice contra as ordenaes do Estado, atrai sobre si a clera do irmo, que no age em nome de sua vontade pessoal, mas da suposta vontade geral dos cidados, da ptria... (p. 101). A estrutura da sociedade pode ser afetada por crises mais ou menos graves,

quando a lei geral suplanta a particular. ANTAGONISMO DE CLASSES Foi o moderno sistema industrial que, separando os empregadores e empregados nos processos de manufatura e diferenciando cada vez mais suas funes, suprimiu a atmosfera de intimidade que reinava entre uns e outros e estimulou os antagonismos de classes (p. 102). A abolio da velha ordem familiar por outra, em que as instituies e as relaes sociais, fundadas em princpios abstratos, tendem a substituir-se aos laos de afeto e de sangue (p. 103). LAOS FAMILIARES As teorias modernas tendem a separar os indivduos da comunidade domstica. Onde quer que prospere e assente em bases muito slidas a idia de famlia e principalmente onde predomina a famlia de tipo patriarcal tende a ser precria e a lutar contra fortes restries a formao e evoluo da sociedade... (p. 103). O sistema de ensino superior contriburam para a formao de homens pblicos capazes de viver por si, libertando-se progressivamente dos velhos laos caseiros. PATRIARCADO NO BRASIL No Brasil, imperou o tipo primitivo da famlia patriarcal, o desenvolvimento da urbanizao, que no resulta unicamente do crescimento das cidades, mas tambm do crescimento dos meios de comunicao, atraindo reas rurais para a esfera de influncia das cidades acarreta num desequilbrio social, cujos efeitos ainda permanecem vivos (p. 105). A escolha dos homens que iro exercer funes pblicas faz-se de acordo com a confiana pessoal que merecem os candidatos, e muito menos de acordo com as suas capacidades prprias (p.106). No Brasil as funes pblicas foram baseados em interesses impessoais. O HOMEM CORDIAL BRASILEIRO A hospitalidade, a generosidade, virtudes to gabadas por estrangeiros que nos visitam representam, com efeito, um trao definido do carter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influncia ancestral dos padres de convvio humano, informados no meio rural e patriarcal. As virtudes de boas maneiras so de carter emotivos extremamente ricos e transbordantes. O desconhecimento de qualquer forma de convvio que no seja ditada por uma tica de fundo emotivo representa um aspecto da vida brasileira que raros estrangeiros chegam a penetrar com facilidade (p. 109). A vida ntima dos brasileiros nem bastante coesa, nem bastante disciplinada para envolver e dominar toda a sua personalidade integrando-a, como pea consciente, no conjunto social. Ele livre, pois, para se abandonar a todo repertrio de idias, gestos e formas que encontre em seu caminho, assimilando-os freqentemente sem maiores dificuldades

VI - NOVOS TEMPOS BACHARIS Raros so, no Brasil, os mdicos, advogados, engenheiros, jornalistas, professores, funcionrios que se limitem a ser homens de sua profisso. As academias diplomam centenas de bacharis que s excepcionalmente faro uso, na vida prtica, dos ensinamentos recebidos. Exaltao da personalidade individual atravs dos ttulos acadmicos.

Uso privilegiado do ttulo de doutor (pp. 117 - 119). POSITIVISTAS Os positivistas foram apenas os exemplares mais caractersticos de uma raa humana que prosperou consideravelmente em nosso pas, logo este comeou a ter conscincia de si (p. 119). A ideologia impessoal do liberalismo democrtico jamais se naturalizou entre ns. HIERARQUIA Horror a hierarquia. Independncia e conquistas liberais vieram quase de surpresa grande massa do povo, que recebeu com displicncia, ou hostilidade. O culto aos ttulos de doutores, anis e smbolos de hierarquia no corresponde a realidade popular, apenas vista como um modo familiar de tratamento e notoridade.

VII - NOSSA REVOLUO REVOLUO Em 1888 foi o momento decisivo de todo o nosso desenvolvimento nacional, que ap partir dessa data tinha cessado de funcionar alguns freios tradicionais contra o advento de um novo estado de coisas, que s ento se faz inevitvel. Transformao dos centros rurais em centros urbanos. Cultura ainda permanece ibrica. O americano ainda no existe. O declinio dos centros agrrios o fator decisivo da hipertofria urbana. Cidades ligadas ao meio rural. CAF Cafezais do Oeste paulista, 1840, adquire carter e modelo da lavoura canavieira. Lavoura como o nico meio de vida. A fazenda resiste com menos energia influncia urbana, e muitos lavradores passam a residir permanentemente nas cidades (p. 129). As ferrovias acentuam e facilitam a relao de dependncia das reas rurais e as cidades. ABOLIO compreensvel que a abolio no tivesse afetado desastrosamente as regies onde a cultura do caf j preparara assim o terreno para a aceitao de um regime de trabalho remunerado. Aqui a evoluo para o predomnio urbano fez-se rpida e com ela foi aberto o caminho para uma transformao de grandes propores (p. 130). freqente imaginarmos os princpios democrticos e liberais quando, em realidade, queremos um personalismo ou contra outro. ZONA DE CONFLUNCIAS 1 - Repulsa dos povos americanos, descendentes dos colonizadores e da populao indgena, por toda hierarquia racional, por qualquer composio da sociedade que se tornasse obstculo grave autonomia do indivduo; 2 - A impossibilidade de uma resistncia eficaz a certas influncias novas (por exemplo, do primado da vida urbana, do cosmopolismo), que, pelos menos at recentemente, foram aliadas naturais das idias democrticoliberais;

RURAL X URBANO

3 - A relativa inconsistncia dos preconceitos de raa e de cor. CORDIALISMO Noo de bondade natural combina com o nosso cordialismo. Articulao entre sentimentos e as construes dogmticas da democracia liberal.

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Razes do Brasil. 7 ed. Rio de Janeiro, Jos Olympo, 1973. 1999 Marco Bourguignon 1999 Textus.Textos.Textos

Principal | Educao | Marketing | Sociologia | Contato | Links

You might also like