You are on page 1of 18

Ritos Sacrificiais e Sacrifcios rituais:

dar e receber a partir da f celta


~ Joab Nascimento ~

DILOGO INICIAL
No meio politesta cltico, em toda sua diversidade, o tema do sacrifcio constitui um dos debates mais polmicos e complexos. A partir de uma abordagem histrica e social, nessa apresentao buscamos (a) rever os conceitos de sacrifcio, (b) problematizar as prticas sacrificiais no contexto das prticas ritualsticas pags e politestas, e (c) contribuir para a ressignificao do conceito e valor do sacrifcio dentro da religiosidade cltica.

Como definir o que e o que no sacrifcio?

COBRANA SOCIAL CUSTOS MORAL

VIDA

PRECONCEITO

ESTERO TABUS TIPOS


MEDOS

Sacrifcio(s)

Sacrifcio um ato religioso que mediante a uma consagrao de uma vtima modifica o estado da pessoa moral que o efetua, ou de certos objetos pelos quais ela se interessa
(Marcel Mauss e Henri Hubert, Ensaio sobre o Sacrifcio, p. 21)

O SACRIFCIO NAS HISTRIAS SOBRE OS CELTAS

Sacrifcios Humanos

Guerreiros Caadores de Cabea

Rito de Entronizao do Rei da Irlanda (segundo Gerald de Gales)

Caverna de Byciskaia

DINMICA DO SACRIFCIO

Devoto? Sacerdote?

Deuses/as Ancestrais Mortos

Quem sacrifica?
Sacrifcio de Sangue Oferta (votiva)

Para quem Sacrifica?

O que sacrifica?

Qual o valor da coisa sacrificada?

Relao mitolgica Relao teolgica Tabus Valor relacional

Sacrifcio como ddiva: retribuio e reciprocidade


O sacrifcio uma modalidade especfica de relao com os deuses. Essa especificidade reside na forma como trocamos com os deuses e o carter simblico que isso assume.

No mundo antigo, a relao do humano com o divino uma questo de honra, razo pela qual nunca se pede, mas ao contrrio, sempre se est trocando coisas e favores.
Sugiro pensarmos o sacrifcio como troca a partir de duas modalidades: a retribuio e a reciprocidade.

Como operao de troca, o sacrifcio pode inserir-se ou realizar-se a partir da negociao imediata entre os desejos humanos e os favores divinos. Nesse caso teramos uma noo de sacrifcio norteada pela retribuio, uma barganha imediata. H tambm uma modalidade mais refinada de trocas, a reciprocidade no qual a troca no necessariamente acontece de forma imediata; desenvolve-se um espao de troca generalizada de gentilezas em virtude da solidez da relao entre um deus e a tribo que o honra, ou entre um devoto e uma divindade em particular.

As Prticas Hoje
Perspectivas para leitura do sacrifcio
Proibies legais, tabus sociais, imagem negativa da comunidade Comum acordo entre os membros da comunidade

Tribal/Comunitrio
Familiar
Contexto estruturado, Acordo no nvel micro

Limitaes estruturais Divises, cises

Limitaes psicolgicas Arcar com os custos

Individual / Pessoal

Estreitamento da relao com os deuses

Transformaes e sacrifcios modernos


A religio, enquanto ao social, est sujeita aos mesmos processos de transformao, fluxo e dinamicidade de outros espaos da cultura. Sendo assim, preciso admitir que a religio de um povo viva e transformase continuamente ao longo do tempo e do espao. Tomando essa afirmao como mote, cabe pensar como atravs do tempo a noo e prtica de ritos sacrificiais entre os celtas foi se adaptando s condies sociais e ecolgicas dos lugares e como isso pode ser atualizado para os nossos contextos atuais.

SIMULACROS: Superao ou ressignificao do sacrifcio?


Superao do sacrifcio humano (?) e criao de formas alternativas ao sacrifcio de sangue; Formas alternativas que seja (a) legitimadas pelos grupos que as praticam, e (b) que tenham uma relao teolgica e mitolgica com as prticas anteriores. Talvez, partindo desses parmetros, a alternativa mais vivel e de melhor aceitao at ento seja a utilizao de simulacros, substituies simblicas de um ser por uma representao sua.

Erryn Laurie argumenta que, se h tantas formas de vida disponveis e essas formas de vida esto interrelacionadas, Seria possvel reconstruir um modelo humano ou animal a partir de outras formas, a exemplo de ervas e minerais. Em ltima instncia o simulacro uma representao ritualstica de uma forma de vida que em determinado contexto entendido como a prpria vida em si. No se trata de uma boneca de ervas, por exemplo, mas de uma vtima sacrificial como qualquer outra.

CONSIDERAES FINAIS
Se essas tentativas de substituio e transformao do sacrifcio implicam um processo de superao do sacrifcio sangrento ou uma ressignificao das prticas algo ainda sem resposta. Em todo caso, o sacrifcio no pode perder seu lugar dentro da prtica religiosa em razo de uma moralidade e cobrana social baseado em uma etiqueta do politicamente correto como se essa correo fosse isenta de um momento histrico especfico.

Obrigado!
Joab Nascimento | joabcar@hotmail.com

REFERNCIAS
GREEN, Miranda. Exploring the world of the Druids. Londres: Thames & Hudson, 2005. ISARNOS, Bellouesos. O Sacrificium no sangrento nos Commentarii in Virgilii Aeneidos de Maurus Serius Honoratos. Acesso em 20-mar-2013. ______. O Sacrifcio Humano. Disponvel na web. Acesso em 20-mar-2013. LAURIE, Erryn Rowan. Um Ensaio sobre o sacrifcio. Traduo de Luciana Cavalcanti. Disponvel em LE ROUX, Franoise; GUYONVARCH, Christian-J. La Societ Celtique. Rennes: ditions Quest-France, 1991. MAUSS, Marcel; HUBERT, Henry. Sobre o sacrifcio. So Paulo: Cosac Naify, 2013. MARKALE, Jean. Les celtes et la civilization celtique: mythe et histoire. Paris: Payot, 1985. MACCULLOCH, J. A. The Religion of the ancient celts. POWELL, T. G. E. Os Celtas. Lisboa: Editorial Verbo, 1989. SERITH, Ceisiwr. Os Sacrifcios, os Indo-europeus e a ADF. Disponvel em: WALES, Gerald of. The History and Topography of Ireland. Londres: Penguin Books, 1982.

You might also like