You are on page 1of 3

Mato Braslia, Sampa Minas de Janeiro...

Alceu A. Sperana

Sustica pichada em tmulos de judeus. Nem o de Lincoln escapou do vandalismo

O mundo d voltas e reviravoltas. Quem imaginaria que os nazistas voltariam a dar as caras (e at as cartas) com tanta fora na Europa? Muitas famlias j fogem violncia dos neonazistas, que pintam susticas em tmulos de famlias judaicas na Ucrnia e Frana. Como a Itlia, a Alemanha sofreu torturantes processos de unificao. Uma epopeia unir tribos dispersas e brigonas. Agora, a Ucrnia perde bestamente a Crimeia, um presentinho de Krushov, e viabiliza de um s golpe muitas lutas separatistas, dio racial e distanciamento entre grupos humanos. A pior crise de todos os tempos faz os desesperados tentar solues religiosas escapistas ou buscar no passado zonas de conforto que jamais existiram. Supondo que poderiam obter alguma espcie de saudosa felicidade, ignoram a histria e caem na esparrela de crenas caducas, como a teoria do inimigo interno, que deu nas ditaduras da Guerra Fria. Qualquer saudosista que perguntar a um coreano se tem saudades da ditadura se arrisca a levar um peteleco na cara. Quem em s conscincia deseja voltar a um passado de violncia praticada por um Estado supressor de liberdades? A onda de saudosismo avana em meio ao medo, ao rancor e ao nacionalismo, refgio enganoso dos fascistas de vrias cores. Nestes dias de extremos climticos, um vrus gigante acaba de reviver na Sibria, depois de 30 mil anos congelado.

Nazismo na Europa e vrus gigante ressuscita na Sibria. Que porcarias mais viro?

Com crebros do tamanho desse vrus, h doidos supondo que as guerras mundiais foram parasos de felicidade, dignos de ser repetidos, gota a gota de sangue. Ah, o Charleston e o Fox-Trot que se danava entre as guerras! Se a crise piorar nos EUA, a Califrnia, o Estado mais rico, talvez pule fora e forme um novo pas, provavelmente levando toda a Costa Oeste. Os antigos hippies adorariam se livrar de Washington e seus corruptos. O Texas e meia dzia de estados mais andam tiriricas com Tio Sam. Fala-se muito disso tambm em Nova Iorque, o Estado e a cidade. O estrategista militar russo Igor Panarin previu em 1998 que a crise da dvida levar os EUA ao colapso, provocando a diviso em seis novas naes. Qual delas vai pagar a dvida pblica estadunidense, de US$ 17 trilhes? A diviso do Brasil tambm foi prevista (ou agourada!) em 1996. No livro Causas da Inviabilizao Econmica da Amrica Portuguesa, Joo Paulo de Almeida Magalhes situa o Brasil em 2030, frente a um hipottico estudo da ONU sobre porque o Brasil no deu certo. Fragmentado em seis naes, sem chance de dar certo.

A zelite feliz: FHC, ministro Renato Mosca, Dilma, Lula, Sarney e Collor

Vamos ao desastre. Um ex-presidente (Lula?Collor?Sarney?FHC?) retorna ao poder e o inconformado Sudeste deflagra seu processo de independncia. Logo de sada, seriam trs naes: o novo pas Sampa Minas de Janeiro? , o Brasil do Sul (Repblica do Pampa, da Barriga ou do Pinho) e o Brasil do Norte (Sarneylndia?), que por sua vez se dividiria em quatro pases, trs deles teoricamente livres de Sarney, Collor e Cia: Amaznia do Mundo, Mato Braslia e Toca Par, algo assim. Segundo o expert Roderick J. Barman, autor de Brazil: The Forging of a Nation, seriam pases fracos e desconjuntados. Teriam saudades do Brasil forte e unido que poderia ter sido se houvesse juzo e entendimento. Ao perder o imenso mercado interno brasileiro, a indstria do inflacionado Sudeste entraria em colapso. Exportaria? Os outros ex-Brasis iriam comprar produtos mais baratos na China, ndia e vizinhos sul-americanos. Como a Repblica do Pinho, onde a indstria ainda progride. Pibo do pinho ou usar Pampers? Seria o fracasso do pas que primeiro se separou. E os outros cairiam em cascata.
.... O autor escritor

You might also like