You are on page 1of 30

O uso da Biorremediao na Recuperao de reas Degradas.

Matria: Biotecnologia Professora: Karen

Turma da Graduao de Biologia Ambiental 6 Perodo.

Construir uma cultura de preveno no fcil. Os custos da preveno devem ser pagos no presente, e seus benefcios esto em um futuro distante. Ainda mais que os benefcios no so tangveis, e se referem aos desastres que no acontecero.
Kofi Annan- Frente al reto humanitrio : hacia una cultura de prevencin.

BIORREMEDIAO
A Biorremediao, em sentido amplo, pode ser entendida como uma tecnologia que visa a preveno e minimizao de impactos antrpicos negativos e a restaurao de habitats naturais contaminados utilizando agentes biolgicos.

A previso de que, nos prximos anos, o mercado mundial da biorremediao atinja mais de US$ 70 bilhes anuais,

BIORREMEDIAO
EPA:

processo de tratamento que utiliza a ocorrncia natural de microrganismos para degradar substncias toxicamente perigosas transformando-as em substncias menos ou no txicas.

BIORREMEDIAO
Biorremediao natural: processo passivo no qual os microrganismos autctones transformam os contaminantes alvos em produtos finais incuos atenuao natural. Biorremediao acelerada: mtodos de biorremediao que empregam tcnicas para estimular a degradao dos contaminantes alvos, como adio de oxidantes, substrato, nutrientes inorgnicos, microrganismos especficos, etc.

BIORREMEDIAO

Biorremediao in situ: resduo tratado no local. Biorremediao ex situ: remoo fsica do material contaminado e seu encaminhamento para o local de tratamento.

BIORREMEDIAO
Biorremediao: importante estratgia para a remediao de solos e guas subterrneas porque: a) Beneficia-se dos processos ocorrem naturalmente; biogeoqumicos que

b) Destri ou imobiliza contaminantes, ao invs de transferi-los de um meio para outro; e


c) Preserva os recursos financeiros se comparados a outras tecnologias de remediao.

BIORREMEDIAO
Tipos de Degradao

EROSO

METAIS PESADOS

LIXO

AGROTXICOS

Metais Pesados

Mercrio: largamente utilizado em indstrias e garimpos, para separao de impurezas.

Chumbo: utilizado na fabricao de pilhas e baterias.

Agrotxicos: produtos utilizados para combater seres vivos que prejudicam plantaes ou animais de criao.

Podem ser denominados como: inseticidas, fungicidas, herbicidas, acaricidas, etc.

REAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS Tanque de rejeitos da Companhia Mercantil e Industrial Ing na Baa de Sepetiba, Itagua.

O QUE SO METAIS PESADOS? Metais pesados so metais altamente reativos e bioacumulveis; Quimicamente, so definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela peridica tendo pesos atmico sente 63,546 e 200,590 e densidade superior a 4,0 g/cm3; Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais (cobalto,cobre,mangans,molibdnio,vandio,estr ncio e zinco) para a realizao de funes vitais no organismo. Porm nveis excessivos desses elementos podem ser extremamente txicos; Outros metais pesados como o mercrio, chumbo e cdmio no possuem nenhuma funo dentro dos organismos e a sua acumulao pode provocar graves doenas, sobretudo nos mamferos.

http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_metais_pesados.htm

TIPOS DE BIORREMEDIAO
Bioaumentao: introduz misturas especficas de microrganismos em um ambiente contaminado ou em um biorreator para iniciar o processo da biorremediao.

Bioestimulao: fornece nutrientes s populaes de microrganismos autctones, aumentando sua populao, promovendo o crescimento e consequentemente o aumento da atividade metablica na degradao de contaminantes.

TIPOS DE BIORREMEDIAO
Passiva: degradao intrnseca ou natural pelos microrganismos autctones. Bioestimuladora: adio de nutrientes, como N e P, para estimular os microrganismos autctones.

Bioventilao: bioestimulao por meio da adio de gases estimulantes, como O2e CH4, para aumentar a atividade microbiana decompositora.

http://www.arquipelago.com.br/imagens/estudos_remedia cao3.jpg

Biorremediao in situ

18

BIORREMEDIAO
Trs aspectos devem ser considerados:
1. A existncia de microrganismos com capacidade catablica para degradar o contaminante;
2. O contaminante tem que estar disponvel ou acessvel ao ataque microbiano ou enzimtico; 3. Condies ambientais adequadas para o crescimento e atividade do agente biorremediador.

INVESTIGAO PARA BIORREMEDIAO


a) Identificao dos poluentes em relao ao grau de biodegradao (nveis de biodegradabilidade) b) Levantamento do local contaminado c) Tempo requerido para a biorremediao

d) Fatores econmicos

PASSOS APLICVEIS
a) Isolamento do local at segunda ordem;

b) Definio do mtodo bsico de biorremediao;


c) Determinar os tipos de monitoramento.

FATORES QUE AFETAM BIORREMEDIAO


- Biodisponibilidade inadequada de contaminantes para os
microrganismos incorporao ao hmus.
- Nvel de toxicidade dos contaminantes. - Preferncia microbiana, populao presente no local.

- Degradao incompleta de contaminantes metablitos txicos.


- Incapacidade de remover contaminantes em baixa concentrao. - Esgotamento nutrientes. de substratos preferenciais, e escassez de

- Disponibilidade de aceptores de eltrons, potencial de redox. - Difuso de oxignio e solubilidade.

TESTES DE SIMULAO
Fase I: considerar a estrutura do composto e os dados existentes em
literatura, identificando distribuio; os provveis compartimentos de sua
Fase II: testes de biodegradabilidade imediata positivo (no necessita estudos complementares), negativo ( preciso condies mais favorveis para que a biodegradao ocorra); Fase III: teste de biodegradabilidade intrnseca negativo(biodegradao ambiental lenta), positivo (o composto no persistir no ambiente);

Fase IV: testes de simulao para obter informaes sobre a extenso da biodegradao em condies similares s encontradas no ambiente;
Fase V: testes de campo ou monitoramento ambiental.

CATEGORIAS DE BIODEGRADABILIDADE
1. Rapidamente biodegradveis: condies de equilbrio ambiental quase que instantaneamente, uma vez suspenso o seu lanamento suas concentraes tendem a zero; Praticamente biodegradveis: meia-vida inferior ao seu tempo de residncia em compartimentos ambientais especficos, no se acumulam; Pouco biodegradveis (persistentes): composto com meia vida superior ao seu tempo de residncia, persiste por longos perodos, mesmo aps seu uso ter sido interrompido;

2.

3.

4.

No biodegradveis ou recalcitrantes: biodegradao prxima a zero, no mostram evidncia de mineralizao significativa por microrganismos, acumula-se e no atingem concentraes de equilbrio.

MTODOS MAIS UTILIZADOS


a) Landfarming: sistema de tratamento em fase slida para solos contaminados.

b) Compostagem: processo de tratamento termoflico e aerbio, onde ocorre a transformao do composto orgnico mediante a mistura dos microrganismos com o material.
c) Biorreatores: biorremediao em containeres ou reatores, para tratamento de efluentes e lodos (Lodo ativado, filtro biolgico, lagoas de estabilizao, lagoas aeradas - degradao microbiana de compostos orgnicos atravs do metabolismo aerbio facilitado pela disponibilidade de oxignio mo meio)

d) Bioventilao ou bioerao: injeo de ar ou oxignio puro em solos e gua subterrnea contaminados, estimulando a atividade dos microrganismos.

MICROORGANISMOS UTILIZADOS

25

Biodegradao do petrleo: - Petrleo principal fonte mundial de combustvel.


- O petrleo uma mistura complexa de hidrocarbonetos (H e C) metano, aromtico poli cclico. - Impacto ambiental: resduos de refinaria de petrleo, contaminao do solo em reas adjacentes, vazamentos de oleodutos e de tanques, derramamentos acidentais mar negra. - A habilidade em degradar hidrocarbonetos no restrita a apenas alguns gneros de microrganismos. -Vrios grupos de bactrias, fungos e actinomicetos tem capacidade de degradar hidrocarbonetos.

CARACTERSTICAS ESSENCIAIS PARA A UTILIZAO DE HIDROCARBONETOS PELOS MICRORGANISMOS:

a)

Sistema eficiente de absoro de hidrocarbonetos, com stios especiais de ligao e/ou substncias emulsificante para o transporte do hidrocarboneto ao interior da clula.

b)

Enzimas especficas
Especificidade induzida resposta positiva do organismo ao petrleo e seus constituintes. Acinetobacter, Alcaligenes, Bacillus, Flavobacterium, Klebsiella etc. Pseudomonas, Nocardia,

c) -

Culturas mistas possuem vantagens sobre cultura pura, pois a capacidade biodegradativa de uma comunidade maior quantitativamente e qualitativamente.

CONCLUSO
No se pode esperar que a ao dos microrganismos seja imediata, uma vez que todo ser vivo tem sua ao condicionada s prprias condies encontradas no local afetado. O trabalho das empresas de biotecnologia tem se concentrado na pesquisa e desenvolvimento gentico desses organismos, buscando modificar seus genes e aumentar sua eficincia despoluidora, tornando-a uma soluo no imediata. Os locais a serem tratados devem estar preparados para suportar a ao de microrganismos, onde para cada tipo de contaminante, indicam-se espcies diferentes de microrganismos para o processo de biorremediao. Finalizando, no podemos deixar de destacar que como se trata de um tema que envolve a biotecnologia e a possibilidade de manipulao gentica dos organismos ou utilizao de organismos exticos ao meio ambiente do local, o tema da biorremediao vem sendo debatido constantemente no intuito de avaliar os prs e os contras desse processo.

Referncias Bibliogrficas
SILVA, R.R.2009. Biorremediao de solos contaminados com organoclorados por fungos basidiomiceto sem biorreatores. Tese de doutorado. Instituto de Botnica da Secretaria do Meio Ambiente, So Paulo.

UETA, J; PEREIRA, N.L; SHUHAMA, I.K. Biodegradao de Herbicidas e Biorremediao. Biotecnologia Cincia & Desenvolvimento.
http://www.ecodebate.com.br/tag/areascontaminadas/ http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_metais_pesados http://www.cetem.gov.br/.../img/imagem_minamata01a.gifhttp: //letrasdespidas.files.wordpress.com/2009/02/cubatao.jpg
29

GRADUANDOS

Marcelo Manhes de Amorim

mmaforest@gmail.com

Alberto Max Gonalves Pires Albertomax21@hotmail.com

Joo Henrique Bartalo Jhbartalo@hotmail.com

Fim!

You might also like