You are on page 1of 3

um jovem problemtico que no tem a menor experincia em cuidar de pessoas.

e um homem branco, rico e tetraplgico, ambos com seus dramas existenciais Driss, por sua vez, vive diversos conflitos familiares e sustenta-se graas ao seguro desemprego que recebe.

O filme Intocveis baseado em histria real. A veia de Psicloga que pulsa em mim aquece sempre que leio essa definio. H oportunidade de aprender sobre o ser gente! Claro que sim. O filme conta com alguns ingredientes importantes. So eles: - um ricao branco tetraplgico que depende totalmente de outra pessoa para viver. Est procura de um novo ajudante quando durante um processo seletivo decide escolher o nico que lhe parece ser verdadeiro. V-se provocado, desafiado pela franqueza do outro. Este outro um homem saudvel, mas que enfrenta dificuldades por ser negro, desempregado, pobre e com uma famlia grande.

histria de Philippe (Franois Cluzet, sempre perfeito). Mas sua relao com seu cuidador senegals, Driss um jovem a princpio arredio, volta e meia verborrgico e politicamente incorreto, aparentemente inadequado e qui sem piedade com algum que precisa de cuidados, na primeira impresso de muitos vai alm do comovente e no cai no piegas em momento nenhum. Na verdade Driss tem, atravs de Philippe, uma grande chance de fugir de sua realidade complicada na periferia, e Philippe, atravs de Driss, uma grande chance de escapar de dias sem esperana e sem estmulos. atravs do bom humor e da sinceridade que, com concepes diferentes de vida, um conquista o outro apego sem pieguice ou falsa compaixo e sutilmente humanizam dois extremos de uma Frana moderna mas nem por isso sem problemas: a histria originalmente do incio do sculo 21 (o livro que inspirou o filme de 2001), mas foi assistida por uma sociedade francesa em plena crise europeia j no incio da dcada seguinte, e talvez isto explique em parte o enorme sucesso do filme em seu pas de origem. Mas apenas em parte: certamente o boca-a-boca sobre a excelncia do filme ajudou, e ajudar aqui no Brasil tambm, a incrementar as bilheterias.

Omar Sy Inspirado em uma histria verdadeira, o pequeno elenco de apoio timo, mas so os dois protagonistas que, transformando um ao outro, tambm transformam o espectador na sala escura. Omar Sy se tornou o primeiro negro a ganhar um Csar, em 2012, prmio que considerado o Oscar do cinema francs (o filme teve 9 indicaes, e Sy concorreu a Melhor Ator com Cluzet e tambm com Jean Dujardin, oscarizado por O Artista), merecidamente: o ator simplesmente brilha e conquista o cinfilo numa

interpretao sensacional. Sy tambm foi melhor ator no Tokyo International Film Festival e revelao do ano no prmio francs toiles dOr. A partir de agora, quando ouvir falar de qumica entre atores, sempre lembrarei da dupla Omar Sy e Franois Cluzet com um dos principais exemplos para a expresso. Vale a pena citar: aqui no Brasil, dois livros foram lanados em torno do filme. O Segundo Suspiro inspirou Intocveis, foi escrito por Phillippe Pozzo di Borgo e lanado no Brasil semanas antes do filme

A globalizao uma realidade presente, que se manifesta nos planos econmico, poltico e cultural, a partir de uma acelerao do intercmbio de mercadorias, capitais, informaes e idias entre os vrios pases, ocasionando uma reduo das fronteiras geogrficas.
a globalizao avana de forma expressiva na dimenso econmica, com a abertura comercial das economias nacionais e a expanso. Tambm o esporte, o cinema e a msica At a alta cultura se globaliza, tomando-se acessvel s elites. J as transformaes sociais, decorrentes da expanso descontrolada da dimenso econmica A ampliao das conexes econmicas, culturais e polticas entre indivduos, movimentos sociais, empresas e pases um pro cesso real e concreto e compe o ncleo do que chamamos de mundo globalizado.

Alis, a existncia de um mundo completamente globalizado no s improvvel como tambm toma-se impossvel na prtica. Cabe lembrar ainda que a globalizao est longe de integrar toda a populao mundial, de cerca. de 6 bilhes de pessoas no incio do sculo XXI. Isso porque um nmero significativo de pessoas no dispe de acesso a informaes e bens de consumo nem da facilidade de se transferir de um pas a outro. A grande maioria da populao mundial encontra-se limitada a sua experincia local, distante das novas tecnologas, do conforto propiciado pelas novas maravilhas eletrnicas e mesmo do acesso a bens e servios bsicos. As mesmas cidades que ostentam arranha-cus e out-doois de marcas mundialmente famosas so circundadas, especialmente nos pases subdesenvolvidos, por periferias e favelas nas quais reina a misria, a violncia e a excluso social. Pode-se dizer inclusive, que a globalizao se expandiu de forma fantstica nas ltimas duas dcadas, mas no atingiu toda a superfcie terrestre, criando por sua :~ez nO\~lS forma~, de ~s.olamente. Seria o caso, por exemplo, da excluso digItal, a cxtrcma discrepncia social no acesso s informaes. . . De um lado, temos os engenheiros, eCOnOI1lISraS,administradores, publicitrios, advogados e analistas de .sistemas conccrados por meio dos computadores, prestando servios altamente ~specializados e trabalhando para as indstrias modernas. Essas sao as elites da globalizao, encontradas especialmente nos pas~s desenvolvidos, mas tambm presentes nos pases subdesenvolvl~os . De outro, h os desempregados, os trabalhadores precanos, os empregados domsticos, os que realizam "bicos" ou atuam em empregos de ocasio, com baixos nv~is de r.enda, desconectados das novas tecnologias e sem a mstruao exigida para ascender s~-cialmente e ter acesso aos novos padres de consumo. Esses sao

os excludos da globalizao.
Tais indivduos esto concentrados nos pases globalizados, ainda que no seja difcil encontr-los tambm nos pases globalizadores., Em resumo, a globalizao trouxe um aumento dos fluxos internacionais de mercadorias, capitais e informaes, os quais perpassam os vrios pases e afetam a dinmica econmica ,das empresas, a realidade social dos indivduos e as opes polticas de partidos e movimentos sociais Uma parte significativa das populaes, culturas e economias est, entretanto, a margem desse processo, alheia aos novos bens de consumo e tecnologias, incapaz de acessar e processar as novas informaes ainda Imune,

E quem refora isso o prprio Philippe Pozzo di Borgo ao falar sobre o outro. Ele insuportvel, vaidoso, orgulhoso, brutal, inconstante, humano. Sem ele, eu estaria morto por decomposio. Abdel cuidou de mim sem cessar, como se eu fosse um beb de colo. Atento ao menor sinal, presente em todas as minhas ausncias, ele me libertou quando fiquei preso, me protegeu quando eu estava fraco. Ele me fez rir quando eu no aguentava mais. Ele meu diabo guardio. Uma sntese filosfica naquilo que nos define como humanos.

You might also like