You are on page 1of 19

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE _______________

PRIORIDADE PROCESSUAL: MAIOR DE 60 ANOS JUSTIA GRATUITA

_________________, brasileiro, aposentado, nascido em _________, inscrito no RG n _______________, CPF n ________________, residente e domiciliado no _________________________________________, CEP _________________, por meio do advogado que esta subscreve, com endereo profissional constante do instrumento procuratrio em anexo, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelncia, propor

AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DBITO C/C PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA E CONDENAO EM DANOS MORAIS

em desfavor do BANCO ______________________________ pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n __________________________, situada na ____________________________________, com base nos fatos e fundamentos a seguir expostos.

I - PREFACIALMENTE

1 - GRATUIDADE JUDICIRIA

Requer, desde j, o Demandante, a concesso do benefcio da gratuidade judiciria, pois no possui condies de arcar com o encargo financeiro porventura gerado nesta relao processual, com base no Art. 4 da Lei 1.060/50, o que pode ser evidenciado pelo s fato de ser beneficirio da previdncia social, com RMI equivalente a pouco mais de um salrio mnimo, alm de ser pessoa idosa que necessita de alimentao, medicao e cuidados especficos.

2 - PRIORIDADE PROCESSUAL

Necessria, ainda, a observncia da prioridade processual no presente caso, uma vez que o Autor possui mais de sessenta anos, enquadrando-se no conceito de idoso, estabelecido pela Lei 10.741/03, com a previso da referida garantia no Art. 71 do citado diploma legal.

Art. 71. assegurada prioridade na tramitao dos processos e procedimentos e na execuo dos atos e diligncias judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instncia.

1. O interessado na obteno da prioridade a que alude este artigo, fazendo prova de sua idade, requerer o benefcio autoridade judiciria competente para decidir o feito, que determinar as providncias a serem cumpridas, anotando-se essa circunstncia em local visvel nos autos do processo.

II SITUAO FTICA________________________________________________

O Autor beneficirio de aposentadoria por idade perante a Previdncia Social INSS nunca tendo efetuado qualquer emprstimo ou financiamento com pagamento consignado.

Em data referente competncia _________________ consultando a situao do seu benefcio perante o INSS, o Autor foi informado, por parte de agente da referida Autarquia Previdenciria, de que a prxima parcela do seu benefcio sofreria um desconto equivalente a _____________________ em decorrncia de contrato de emprstimo firmado entre o Requerente e o BANCO ___________________________________________ a ser quitado em 60 (sessenta) parcelas de R$ ____________________, com incio de desconto consignado na competncia _____________, com parcela final correspondente a competncia ______________.

Em consulta a extrato bancrio emitido pelo BANCO ___________________, instituio financeira mantenedora da conta bancria n __________________, onde o Autor percebe as parcelas de seu benefcio, foi confirmada a informao repassada pelo INSS, demonstrando o desconto de valor destinado ao pagamento de parcela de emprstimo nos moldes relatados, com incio de descontos na competncia ___________. Ressalte-se que a primeira parcela ainda no foi descontada, mas a informao j foi repassada ao ________________ para que o valor seja debitado.

De ver-se que o Autor foi surpreendido com a dita informao, uma vez que, conforme relatado acima, jamais realizou qualquer emprstimo ou financiamento consignado em folha de pagamento de seu benefcio previdencirio. Ainda, afirma no ter assinado qualquer documento, apenas repassado os seus dados pessoais (nome completo, nmero do RG e do CPF) pessoa de ________________________.

O Sr. _____________ procurou o Requerente com o intuito de oferecer-lhe contrato de emprstimo bancrio, perante a instituio financeira R. O Demandante no repassou os seus documentos ou dados de imediato.

Ademais, mesmo que se considerasse a realizao de contrato por parte do Requerente e da instituio bancria r, este teria de ser realizado no mbito da instituio ou mesmo do INSS, presencialmente ou por assinatura digital, para fins de autorizao da consignao (Art. 1, VI, 7 da IN/INSS/DC 121/2005[2]) Art. 1 Podem ser consignados e/ou retidos descontos na renda mensal dos benefcios de aposentadoria ou de penso por morte, para pagamento de emprstimos, financiamentos e operaes de arrendamento mercantil, somente aps efetiva contratao pelo

titular do benefcio em favor da instituio financeira pagadora ou no do benefcio, desde que: (...) 6 Entende-se por autorizao por meio eletrnico para a consignao/reteno/constituio de Reserva de Margem Consignvel- RMC, nos benefcios previdencirios, aquela obtida a partir de comandos seguros gerados pela aposio de senha ou assinatura digital do titular do benefcio em sistemas eletrnicos reconhecidos e validados pelo Banco Central ou pelo Conselho Monetrio Nacional.

7 A autorizao do titular do benefcio para a consignao, reteno e reserva de margem consignada de emprstimo, financiamento ou operao de arrendamento mercantil no poder ser feita por telefone, no sendo permitida como meio de comprovao de autorizao expressa a gravao de voz. (Nova redao dada pela IN INSS/PRES N 1, DE 29/09/2005) (grifo nosso)

O que no ocorreu, j que o Autor jamais compareceu ao ______________, nem mesmo ao _____________, neste ltimo com o intuito de realizar o referido contrato, alm de no possuir assinatura digital.

notrio o fato de que o Autor no expediu qualquer autorizao direcionada realizao de consignao em seu benefcio, para fins de quitao de emprstimo realizado com a Parte r. Infelizmente esta uma prtica comum, vitimando principalmente pessoas idosas e de pouca instruo como o Demandante, no h a devida fiscalizao por parte de todos os componentes do sistema de fundo da consignao em benefcio previdencirio, para a conteno e preveno de fraude ou crime. Pode ser tomado como base para estas afirmaes, o nmero exorbitante de processos judiciais contra o Banco Ru, diga-se de passagem, a imensa maioria procedente.[3] ADMINISTRATIVO. AO CIVIL PBLICA. CARTO DE CRDITO. CONSIGNAO EM PAGAMENTO. APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS. JUROS. LIMITAO. POSSIBILIDADE. CF. CDC. ESTATUTO DO IDOSO. DEVER DE INFORMAO OBJETIVA. NECESSIDADE. SUCUMBNCIA. PREQUESTIONAMENTO. .CFCDCESTATUTO DO IDOSOO encargo - juro - a retribuir o crdito cedido a

beneficirio do INSS deve observar o preceituado na Lei n 10.820/2003 e IN n 121/2005 quando sua sistemtica encontra moldura da modalidade de emprstimo consignado nelas previsto.. Necessidade de proteo ao interessado, consumidor e idoso, em face dos princpios protetivos contidos na CF, no CDC e no Estatuto do Idoso.. Dever de informao objetiva a ser efetivado pela r mediante campanha publicitria com dimenso similar quela pela qual o servio foi disponibilizado aos interessados.. Sucumbncia dosada em ateno aos preceitos do artigo 20 do CPC e ao disposto na LACP.. Prequestionamento quanto legislao invocada estabelecido pelas razes de decidir.. Agravo retido da Unicard prejudicado; agravo retido do MP improvido; apelaes providas. (10077 PR 2007.70.00.010077-5, Relator: SILVIA MARIA GONALVES GORAIEB, Data de Julgamento: 26/01/2011, QUARTA TURMA, Data de Publicao: D.E. 04/02/2011)

Por este motivo, deixa-se consignado, desde j, o requerimento do Autor no sentido de interveno do Ministrio Pblico na presente demanda, como custus legis, uma vez que trata de assunto de interesse pblico, especificamente ofensa ao Estatuto do Idoso[4] e a classe idosa em geral. Alm disso, a prtica corriqueira de fraude em emprstimos bancrios revela ofensa direta a classe consumeirista[5], importando em interesse pblico fundador da interveno do parquet. Mesmo porque tal interveno se daria no sentido de investigar e apurar a responsabilidade do Banco Ru nas fraudes contra os consumidores respectivos, bem como evidenciar os autores das fraudes, ou mesmo de estelionato, na forma do Art. 171 do CP.

Frente aos fatos narrados, o Requerente vem a juzo em busca de concesso da devida tutela jurisdicional nos moldes a seguir apresentados.

III FUNDAMENTOS DA DEMANDA____________________________________

1 - INOBSERVNCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS RELATIVAS DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA (ART. 1, III, DA CF), PROTEO AO CONSUMIDOR (ART 5, XXXII, DA CF) E PROTEO DO IDOSO

Com a complexidade cada vez maior das relaes contratuais, decorrente da evoluo das relaes sociais e dos meios de comunicao, o operador do Direito deve, cada vez mais, empregar a extenso dos efeitos das normas constitucionais s relaes privadas.

Esta tendncia enxergada hodiernamente, onde se vislumbra a constitucionalizao dos microssistemas de normas referentes s diferentes reas de atuao do operador do Direito. No concebvel, no estgio atual de evoluo da cincia jurdica, o carter absoluto das relaes privadas, sem interferncia alguma do Estado ou de normas referentes ao Direito Pblico.

A constituio, muito mais que um mecanismo de organizao e limitao do poder estatal, tornou-se uma fonte essencial de aplicao do Direito Privado, atravs do reconhecimento da efetividade dos seus princpios, tidos como espcie do gnero norma, bem como da supremacia do texto constitucional.

As ofensas e os vcios apontados na falsa relao contratual entre o Autor e a instituio financeira R ultrapassam o campo das normas regulamentares que mostram-se patentemente inobservadas pelo Ru. Muito mais, atingem frontalmente diversas normas constitucionais.

A primeira norma constitucional a ser apontada como objeto de ofensa por ato do Ru a dignidade da pessoa humana (Art. 1, III, da CF), essencialmente no campo relacionado pessoa idosa que possui maior relevncia[6].

O Autor possui como nica fonte de renda o benefcio de aposentadoria por idade. De verse que requereu tal prestao junto ao INSS diante da impossibilidade de exerccio de qualquer atividade laboral, j que possui idade avanada.

Como se retira dos extratos anexados a esta inicial (extrato do sistema DATAPREV - INSS e extrato de consulta de benefcios do Banco do Nordeste do Brasil - BNB), o Autor ter debitado R$ _____________________ do valor total do seu benefcio, equivalente a um salrio mnimo, R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais). De ver-se que os descontos sero efetivados durante cinco anos, havendo a quitao consignada do emprstimo somente na competncia de ______________.

No difcil perceber a dificuldade para manuteno de uma pessoa com a percepo do valor referente a um salrio mnimo, durante um ms, isto no que se refere ao Brasil. Situao agravada quando se trata de uma pessoa idosa, que necessita de mais cuidados, maior ateno e, muitas vezes maiores gastos.

Pela descrio feita em pargrafo anterior, percebe-se que o Autor, se mantida a relao contratual de emprstimo aqui discutida, receber, durante cinco anos, o valor mensal de R$ _______________________, sem qualquer outra fonte de renda, uma vez que no poder voltar ao trabalho, mesmo que pudesse trabalhar, sob pena de ter seu benefcio cancelado.

Neste diapaso, frisa-se que a dignidade da pessoa humana, vai muito alm da manuteno da prpria vida ou sobrevida. Para o completo respeito a este cnone constitucional, necessria a proteo do fundamento da chamada vida digna, com a integrao de diversos elementos de natureza fsica e moral.

Noutro aspecto, o benefcio previdencirio decorrente de incapacidade para o trabalho, mesmo presumida, como no caso do Autor, possui natureza alimentar, pois se trata da nica fonte de renda do beneficirio, sob o manto da proteo, inclusive, da irrepetibilidade[7].

No por outro motivo que as normas de regulamentao e tratamento do emprstimo consignado so carregadas de dispositivos protetivos da relao contratual, em prol do contratante, j que, junto ao INSS especialmente, esto pessoas de pouca instruo, idade avanada, com pouco, ou sem qualquer discernimento.

A dignidade da pessoa humana confere uma proteo ao indivduo que vai muito alm do plano da eficcia, mas deve atingi-lo em palco de efetividade (eficcia social), neste ltimo aspecto, especialmente, perante outros particulares. Isto , no s o Estado possui o dever de observncia deste fundamento da Repblica, mas tambm o prprio particular.

No necessria uma ampla exposio de fundamentos para que seja verificada a ofensa dignidade da pessoa humana no caso em questo, a simples anlise dos valores futuramente descontados do benefcio do Autor, se mantida a situao, j demonstra a impossibilidade do exerccio de uma vida digna[8], com a garantia do m nimo de subsistncia, com dignidade. Neste sentido, em magnfica manifestao do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, no que momentaneamente importa:

(...) 2. "O fornecedor de servios responde, independentemente de existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes e inadequadas sobre sua fruio e riscos. o servio defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais o modo do seu fornecimento e o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam (...) 11. Violao de direito da personalidade. Dignidade da pessoa humana. Abuso de direito. Lucro desenfreado de empresas sem devida precauo no ato de contratar. Dano moral fixado atendendo aos critrios exigidos, observando-se os critrios da razoabilidade e proporcionalidade na determinao do "quantum" (carter pedaggico preventivo e educativo da indenizao, sem gerar enriquecimento indevido), em valor capaz de gerar efetiva alterao de conduta com a devida ateno pela empresa. (...) (87485320088070007 DF 0008748-53.2008.807.0007, relator: Alfeu Machado, data de julgamento: 01/04/2009, 3 turma cvel, data de publicao: 17/04/2009, DJ-E pg. 78)

Em diversas outras manifestao o Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte teve a oportunidade de prestigiar o princpio da dignidade da pessoa humana em face de relao contratual estabelecida sobre fraude perpretada ou no por terceiro[9].

Portanto, no restam dvidas que o contrato em discusso ocasionou abalo emocional e enorme preocupao ao Autor, pessoa idosa e, naturalmente, com sade mais frgil, que se viu desamparado diante da situao de descontos em seu benefcio previdencirio.

Como se no bastasse a patente ofensa dignidade da pessoa humana, h de se reconhecer a inobservncia das normas relativas proteo do consumidor, especificamente o Cdigo de Defesa do Consumidor - CDC (Lei 8.078/90).

Vale ressaltar que as relaes contratuais entre indivduos e instituies financeiras correspondem relao de consumo, matria, inclusive, j sumulada pelo Superior Tribunal de Justia (smula 297), alm de ser matria j pacfica na jurisprudncia ptria.

Neste ponto necessria a considerao do Art. 14, 1 do CDC, que consagra a responsabilidade objetiva do fornecedor dos servios, levados em considerao alguns fatores, ipsi literis:

Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos.

1 O servio defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais:

I - o modo de seu fornecimento;

II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

III - a poca em que foi fornecido.

No difcil perceber que houve uma prestao defeituosa do servio, nem sequer requerida sua prestao por parte do Autor, com falha na segurana do seu modo de fornecimento, no sendo verificada de forma correta a possvel documentao acostada ao, tambm, possvel instrumento contratual, se que existente.

A hipossuficincia do consumidor pode ser corroborada pela anlise das caractersticas pessoais e elementos sociais que integram sua personalidade. O Autor possui baixa instruo e idade elevada, no possuindo o conhecimento necessrio a respeito do contrato de emprstimo consignado, sendo dever do fornecedor do servio inform-lo a respeito da possvel prestao. Neste caso, no h que se falar em qualquer manifestao do consumidor para que o servio fosse prestado.

Ademais, antes mesmo de adentrar na anlise das normas regulamentares especficas do contrato de emprstimo consignado, necessrio esclarecer que o fornecedor proibido de fornecer qualquer servio sem que o consumidor o requeira, configurando uma prtica abusiva esta atitude (Art. 39 do CDC)[10]. Alm disso, condio indispensvel para a efetividade do contrato, a prvia anlise e entendimento do consumidor a respeito de seu contedo, sendo dever do fornecedor o cumprimento deste preceito (Art. 46 do CDC)[11], o Autor no teve contato com nenhum instrumento contratual prvio alegao de acordo para prestao do servio de emprstimo consignado, por parte do Ru.

Por fim, necessrio elencar em rol algumas normas pertinentes ao tratamento do idoso na sociedade, possuindo um carter diferenciado diante a sua condio pessoal, presumida pela idade.

A Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso) prescreve uma srie de normas que permitem o tratamento especfico da pessoa idosa na sociedade, com a criao de diversas garantias e prerrogativas em status de prioridade frente aos demais cidados. Algumas dessas normas, especialmente trs delas (Arts. 3, 5 e 10) no podem passar despercebidas neste caso especfico, j que fazem partes das diversas outras que sofreram ofensa em face da situao ftica.

O Art. 3 do mencionado estatuto prev a responsabilidade universal de proteo e respeito ao idoso, em essncia a sua dignidade, elencando diversas entidades que possuem este dever, sem limitao, englobando todo o meio social, inclusive a famlia, o Estado e os demais cidados, esta prerrogativa corroborada por meio do Art. 10:

Art. 3o obrigao da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivao do direito vida, sade, alimentao, educao, cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, ao respeito e convivncia familiar e comunitria.

Art. 10. obrigao do Estado e da sociedade, assegurar pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, polticos, individuais e sociais, garantidos na Constituio e nas leis.

Finalmente, o Art. 5 prev a responsabilidade das pessoas fsicas ou jurdicas por inobservncia das normas referentes preveno de ofensas ao Direito do Idoso, nos termos do referido Estatuto e da Constituio Federal.

Art. 5o A inobservncia das normas de preveno importar em responsabilidade pessoa fsica ou jurdica nos termos da lei.

Como demonstrado, a atitude da empresa r vai de encontro com todas as normas utilizadas neste tpico, especialmente as normas constitucionais que representam a dignidade da pessoa humana e proteo ao consumidor e ao idoso, bem como os seus desdobramentos e regulamentaes.

2 DA OFENSA AOS DISPOSITIVOS NORMATIVOS REGULAMENTADORES DO EMPRSTIMO CONSIGNADO EM FOLHA DE PAGAMENTO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO. INEXISTNCIA DA RELAO CONTRATUAL (IN/INSS/DC N 121 - DE 1 DE JULHO DE 2005 E IN/INSS/PRES N 28, DE 16 DE MAIO DE 2008).

Como se no bastasse, verifica-se o desrespeito s normas especficas pertinentes ao contrato de emprstimo consignado, nos moldes do caso apresentado.

O contrato de emprstimo consignado , hoje, um dos instrumentos de concesso de crdito mais utilizado por indivduos que percebem benefcio previdencirio, seja pelo seu fcil acesso e quitao, seja pelo nmero de instituies financeiras credenciadas para o oferecimento deste servio.

Os idosos e rurcolas so os principais contratantes dentre os diversos indivduos que utilizam este servio, em especial pela prpria caracterstica do servio social de previdncia, que visa especialmente a incluso e garantia destas classes na sociedade.

A importncia destas classes acompanhada pela necessidade de maior ateno e fiscalizao do poder pblico no exerccio da atividade financeira por parte das instituies habilitadas para tanto.

Mesmo frente a este fator, o nmero de fraudes e crimes cometidos no uso do contrato de emprstimo consignado enorme, sendo um dos principais problemas encontrados entre a classe idosa e os rurcolas. O beneficirio se tornou um alvo de indivduos que buscam o enriquecimento ilcito atravs de contrato criminoso e inexistente em nome da vtima.

A situao das fraudes e crimes perpretados contra idosos e rurcolas mostrou-se to preocupante que, em 16 de maio de 2008 Publicado no DOU em 19 de maio de 2008, o INSS editou a INSTRUO NORMATIVA INSS/PRES N 28, que Estabelece critrios e procedimentos operacionais relativos consignao de descontos para pagamento de emprstimos e carto de crdito, contrados nos benefcios da Previdncia Social.

Referida Instruo Normativa no permite mais que os contratos sejam firmados fora das agncias bancrias e que as contas favorecidas no sejam aquelas de titularidade do contratante, o que diminuiu, com certeza, o nmero de golpes at ento facilitados. Esta atitude do Poder Pblico mostra seriedade do problema enfrentado.

Como foi narrado anteriormente, o Autor jamais ingressou em qualquer instituio bancria com a finalidade de firmar contrato de emprstimo consignado, ou mesmo assinou qualquer documento apresentado por funcionrio da instituio, especialmente na

sede ou filial da empresa r. E assim se afirma ingressar na instituio pelo fato de que exigncia legal para a validade do contrato em discusso, conforme preceitua o Art. 4, I da IN/INSS/PRES N 28, de 16 de maio de 2008:

Art. 4 A contratao de operaes de crdito consignado s poder ocorrer, desde que:

I - a operao financeira tenha sido realizada na prpria instituio financeira ou por meio do correspondente bancrio a ela vinculada, na forma da Resoluo Conselho Monetrio Nacional n 3.110, de 31 de julho de 2003, sendo a primeira responsvel pelos atos praticados em seu nome; e

A manifestao expressa (Art. 3, III da IN/INSS/PRES N 28, de 16 de maio de 2008) do beneficirio requisito essencial para a validade da consignao, onde sua inobservncia produz a nulidade do contrato em questo. Havendo a referida ofensa, acompanhada de fraude, demonstra-se a inexistncia da relao contratual, uma vez que decorre de situao criminosa. Alm disso, o acordo deve ser instrudo mediante contrato firmado e assinado com apresentao do documento de identidade e/ou Carteira Nacional de Habilitao - CNH, e Cadastro de Pessoa Fsica - CPF, junto com a autorizao de consignao assinada, prevista no convnio.

Ressalta-se ainda a impossibilidade de autorizao por telefone, onde a gravao de voz funcione como prova do ato, conforme estabelece o Art. 1, VI, 7 da IN/INSS/DC 121/2005.

De todos os lados h inobservncia das regras relativas consignao, regulamentada pelas duas instrues normativas citadas. Muito mais que inobservncia o Autor foi vtima de possvel fraude[12], podendo, inclusive, ser caracterizada a existncia de crime de estelionato (Art. 171 do CP), no sendo o objeto de anlise desta demanda.

Portanto, resta inexistente o dbito alegado pela empresa r, j que proveniente de fraude, onde o Requerente sequer autorizou a consignao nas parcelas de seu benefcio, muito menos assinou qualquer contrato de emprstimo com a empresa r.

3 - DOS DANOS MORAIS

Com relao reparao do dano, tem-se que aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito, ficando obrigado a reparar os prejuzos ocasionados (Art. 186 e 187 do CC). No caso exposto, por se tratar de uma relao de consumo, a reparao se dar independentemente do agente ter agido com culpa, uma vez que nosso ordenamento jurdico adota a teoria da responsabilidade objetiva (Art. 12 do CDC).

Sendo assim, de inteira justia que seja reconhecido ao Autor o direito bsico (Art. 6, VI do CDC) de ser indenizado pelos danos sofridos, em face da conduta negligente do Ru em firmar contrato no assinado pelo Requerente, bem como sem obedincia as regras especficas de contratao estabelecidas na lei e nas INs do INSS, danos esses de natureza moral que so presumidamente reconhecidos, mesmo sem a inscrio do Autor em cadastro restritivo de crdito:

APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. EMPRSTIMO NO PACTUADO. DESCONTO INDEVIDO DAS PARCELAS EFETUADO DIRETAMENTE NO BENEFCIO PREVIDENCIRIO PERCEBIDO PELA AUTORA. DVIDA INEXISTENTE. NEGLIGNCIA DA INSTITUIO FINANCEIRA. DEVER DE INDENIZAR CARACTERIZADO. DANOS MORAIS PRESUMIDOS. PLEITO DE MINORAO DO QUANTUM ARBITRADO A TTULO DE DANOS MORAIS. VALOR ADEQUADO AO GRAU DE CULPA DA APELANTE. PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE OBSERVADOS. SENTENA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. Configura dano moral presumido, passvel de indenizao, a atitude negligente da instituio financeira que desconta do benefcio previdencirio percebido pela autora, parcela referente a emprstimo que esta no contratou. "Comete ilcito, passvel de indenizao por dano moral, estabelecimento bancrio que desconta do benefcio previdencirio do autor, parcela referente a emprstimo consignado no contratado pelo consumidor. Mantm-se o valor dos danos morais arbitrados, quando em consonncia com posio econmica e social das partes, gravidade de sua culpa e s repercusses da ofensa, desde que respeitada a essncia moral do direito." (Ap. 2007.025411-6, de Lages, rel. Monteiro Rocha, Quarta Cmara de Direito Civil, 31/10/2008). O quantum indenizatrio arbitrado deve traduzir-se em montante que, por um lado, sirva de lenitivo ao dano moral sofrido, sem importar em enriquecimento sem causa do ofendido; e, por outro lado, represente advertncia ao ofensor e sociedade de que no se aceita a conduta assumida, ou a leso dela proveniente. (TJSP - 415765 SC 2009.041576-5, Relator: Carlos Adilson Silva, Data de Julgamento: 08/10/2010, Quarta Cmara de Direito Civil, Data de Publicao: Apelao Cvel n. 2009.041576-5, de Blumenau)

Uma vez reconhecido o dano ocasionado, cabe estipular o quantum indenizatrio que, levando em considerao o princpio da proporcionalidade e razoabilidade, e ainda todo o abalo psicolgico do prejudicado e a capacidade financeira de quem ocasionou o dano, deve ser fixado como forma de compensar o prejuzo sofrido, alm de punir o agente

causador e evitar novas condutas ilcitas, preconizando o carter educativo e reparatrio e evitando uma medida judicial abusiva e exagerada.

Cumpre ressaltar, ainda, que a lei no estabelece um parmetro para fixao dos valores indenizatrios por dano moral, no entanto, essa margem vem sendo estipulada por nossas Cortes de Justia, em especial, pelo STJ.

Sendo assim, o autor entende ser justo, para recompensar os danos sofridos e servir de exemplo empresa r na preveno de novas condutas ilcitas, a quantia de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), deixando, ao entender de Vossa Excelncia a possibilidade de ser arbitrado um valor diverso.

VI - DA CONCESSO DA TUTELA ANTECIPADA_________________________

Notria a necessidade de concesso de tutela antecipada, tendo em vista o preenchimento de todos os seus requisitos, uma vez que demonstrada prova inequvoca, geradora de verossimilhana das alegaes, bem como o perigo de dano grave ou de difcil reparao (Art. 273 do CPC).

De to patente, a demonstrao do preenchimento dos requisitos no comporta maiores esforos.

O preenchimento do primeiro pressuposto prova inequvoca, j foi excessivamente demonstrado no decorrer de toda esta petio, ademais todo o alegado pode ser comprovado de plano, pela via documental, sem necessidade de qualquer dilao probatria.

Tal pressuposto se encontra evidenciado por toda a documentao apresentada em anexo, demonstrando a data em que ocorrer o primeiro desconto no benefcio do Autor.

Observa-se ainda, no presente caso, agresso frontal a direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituio Federal, o que, por si s, j justifica o reconhecimento da verossimilhana. Alm disso, o direito do Requerente encontra respaldo na jurisprudncia consolidada pelo Superior Tribunal de Justia e dos Tribunais de Justia.

J no tocante ao segundo requisito, perigo de dano grave ou de difcil reparao, esse mostra-se tambm atendido, uma vez que, havendo os descontos em decorrncia do falso emprstimo junto a empresa R, o Requerente ter sua renda mensal excessivamente diminuda, passando por situao financeira difcil, sendo necessria a vedao de possveis descontos.

Desse modo, na tentativa de salvaguardar sua condio digna, somente a concesso de um provimento antecipado que vise a impedir a efetivao de descontos em seu benefcio pelo Ru poder evitar maiores percalos tanto para ele como para toda a sua famlia.

V - DA INVERSO DO NUS DA PROVA_________________________________

Em regra, o nus de provar incumbe a quem alega os fatos, no entanto, como se trata de uma relao de consumo na qual o consumidor parte vulnervel e hipossuficiente (art. 4, I do CDC), evidncia corroborada pelo fato de que o Autor pessoa idosa e de pouca instruo, o encargo de provar deve ser revertido ao fornecedor por ser este a parte mais forte na relao de consumo e detentor de todos os dados tcnicos atinentes aos servios e produtos adquiridos.

Sendo assim, com fundamento no Art. 6, VIII do CDC, o Autor requer a inverso do nus da prova, incumbindo ao ru a demonstrao de todas as provas referentes ao pedido desta pea, principalmente possveis instrumentos de contrato de emprstimo falsamente assinados em nome do requerente, para que seja comprovada a fraude na contratao do emprstimo junto ao Ru.

VI - REQUERIMENTOS E PEDIDO______________________________________

Frente a todos os fatos e fundamentos expostos, requer o Autor, que se digne Vossa Excelncia a:

a) CONCEDER OS BENEFCIOS DA JUSTIA GRATUITA, uma vez que o Autor no possui condies financeiras de arcar com as possveis despesas do processo, bem como honorrios sucumbenciais, na forma da Lei 1.060/50;

b) CONCEDER A TUTELA ANTECIPADA, inaudita altera pars e initio litis, nos moldes do Art. 273 do CPC, para que seja determinada a absteno de qualquer desconto, sob o

pretexto de pagamento de parcelas de emprstimo consignado, do benefcio do Autor, junto ao INSS, at que seja resolvida a discusso judicial a respeito da inexistncia do referido contrato;

c) designar audincia de conciliao, citando o Ru atravs dos correios (Art. 222 do CPC) para o seu comparecimento e, no havendo acordo, querendo, apresente sua defesa, sob pena de incorrer contra si os efeitos da revelia;

d) INTIMAR a pessoa de ________________, o qual o endereo desconhece o Autor, mas que pode ser contatado por meio dos telefones ______________ e __________________, determinando a colheita de seu depoimento em eventual audincia de instruo e julgamento, com o fito de que seja esclarecida toda a situao descrita;

e) INTIMAR o Ministrio Pblico, para que funcione como custus legis, na presente demanda, uma vez que se trata de ofensa aos direitos inerentes ao consumidor, bem como desobedincia proteo e preveno relacionada pessoa idosa, ou, caso no entenda necessrio, oficie o parquet para que tome cincia da presente demanda e dos diversos casos de emprstimos consignados fundados em fraude que vem ocorrendo no Municpio de __________________, levando-se em considerao, especialmente, a quantidade de aes neste sentido, procedentes, no mbito da justia do Rio Grande do Norte, em desfavor do Ru, objetivando a instaurao de Procedimento Investigatrio (PI), ou mesmo requisio para instaurao de inqurito policial, direcionado elucidao dos fatos, processando-se e punindo-se os Autores das fraudes;

f) DECLARE a inverso do nus da prova (Art. 6, VIII do CDC), essencialmente para a juntada do alegado instrumento de contrato de emprstimo consignado por parte do Ru, uma vez que o Autor nunca teve acesso a qualquer documento deste tipo, alm da comprovao da veracidade da assinatura do Autor, se houver o contrato, se necessrio, determinando a anlise por percia judicial especializada para produo de laudo conclusivo a respeito deste fato;

g) no mrito, que seja DECLARADA A INEXISTNCIA DO DBITO fundado em contrato de emprstimo consignado inquinado de fraude proposta por terceiro, bem como CONDENAR O RU ao pagamento de indenizao a ttulo de danos morais ao Autor, tendo em vista o grave abalo emocional e situao de nervosismo causada, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ou, caso entenda Vossa Excelncia, quantia arbitrada de acordo com a concepo deste Juzo, nos moldes dos fundamentos apresentados;

h) a CONDENAO do Demandado ao pagamento de todas as despesas processuais e de honorrios advocatcios;

i) incluir na esperada condenao do Ru, a INCIDNCIA DE JUROS E CORREO MONETRIA na forma da lei em vigor, desde sua citao;

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em Direito, em especial os documentos acostados a esta pea inaugural e a colheita do depoimento citado em audincia de instruo e julgamento.

o valor da causa R$ 20.000,00 (vinte mil reais), correspondente a indenizao a ttulo de danos morais causados ao Autor.

NESTES TERMOS, PEDE E ESPERA DEFERIMENTO ____________/RN, 27 de setembro de 2011

Advogado OAB

[1]

[2]

[3] S no mbito do Poder Judicirio do Rio Grande do Norte (Juizado Especial Estadual), podem ser exemplificados os seguintes as seguintes aes procedentes como a instituio r: Processo n (pesquisar processos sobre o mesmo assunto contra a instituio mantenedora do emprstimo).

[4]

[5] No podem passar despercebidos os- Art. 3 do CDC e a smula 297 do STJ, demonstrando o status de fornecedora de servio da empresa demandada:

Art. 3. Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

Smula 297. O Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel s instituies financeiras.

[6] O fato de o paciente estar condenado por delito tipificado como hediondo no enseja, por si s, uma proibio objetiva incondicional concesso de priso domiciliar, pois a dignidade da pessoa humana, especialmente a dos idosos, sempre ser preponderante, dada a sua condio de princpio fundamental da Repblica (art. 1, III, da CF/1988). Por outro lado, incontroverso que essa mesma dignidade se encontrar ameaada nas hipteses excepcionalssimas em que o apenado idoso estiver acometido de doena grave que exija cuidados especiais, os quais no podem ser fornecidos no local da custdia ou em estabelecimento hospitalar adequado. (HC 83.358, Rel. Min. Carlos Britto, julgamento em 4-5-2004, Primeira Turma, DJ de 4-6-2004.) No mesmo sentido: RHC 94.358, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 29-4-2008, Segunda Turma, Informativo 504. (grifo nosso). [7] AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. MAJORAO DA COTA FAMILIAR. ANTECIPAO DE TUTELA. VALORES RECEBIDOS EM VIRTUDE DE LIMINAR POSTERIORMENTE CASSADA. RESTITUIO. NO CABIMENTO. MATRIA CONSTITUCIONAL. PREQUESTIONAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. 1. firme a compreenso segundo a qual valores pagos pela Administrao Pblica em virtude de deciso judicial provisria, posteriormente cassada, devem ser restitudos, sob pena de enriquecimento ilcito. 2. Contudo, a Terceira Seo desta Corte, no julgamento do REsp n 991.030/RS, Relatora a Ministra Maria Thereza de Assis Moura, acrdo pendente de publicao, decidiu que esse entendimento comporta temperamentos quando a controvrsia envolver benefcio previdencirio, notadamente em razo de seu carter nitidamente alimentar, incidindo, na hiptese, o princpio da irrepetibilidade. 3. A violao de dispositivos constitucionais, ainda que para fins de prequestionamento, no pode ser apreciada em sede de recurso especial. 4. Agravo regimental a que se nega provimento. (STJ AGA 1115235 6 Turma Rel. Min. Paulo Gallotti DJ 25/05/09) (grifo nosso).

[8] BULOS, Uadi Lammgo. Curso de Direito Constitucional. 2 Ed. ver. e atual. - So Paulo, Saraiva. 2008. [9] APELAO CVEL EM AO DE INDENIZAO. BANCO SCHAHIN. EMPRSTIMO CONSIGNADO CONTRADO POR TERCEIRO NO IDENTIFICADO. CULPA IN VIGILANDO DA INSTITUIO BANCRIA. CONFIGURAO. DANOS MORAIS RECONHECIDOS. DEVER DE REPARAO IDENTIFICADO. CENTRO ASSISTENCIAL DOS SERVIDORES PBLICOS DO BRASIL. EMPRSTIMO CONSIGNADO. ATO DE TERCEIRO FRAUDADOR. DANO MORAL CONFIGURADO. DEVER DE REPARAO IDENTIFICADO. NOVO EMPRSTIMO CONTRATADO PELA PENSIONISTA. AUSNCIA DE RATIFICAO DO ATO VICIADO ANTERIOR. SENTENA ALTERADA. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAO CVEL. AO DE COBRANA C/C PEDIDO DE INDENIZAO. DEVOLUO DOS VALORES DESCONTADOS INDEVIDAMENTE. DANOS MATERIAIS E MORAIS. USO DE DOCUMENTAO DE FORMA ILCITA POR FRAUDADOR PARA A REALIZAO DE FINANCIAMENTO EM NOME DA APELADA. FALTA DE CUIDADO DA INSTITUIO FINANCEIRA APELANTE AO CONCED-LO SEM A DEVIDA AVERIGUAO QUANTO VERACIDADE DAS INFORMAES APRESENTADAS. DANO MORAL. OCORRNCIA. NEXO DE CAUSALIDADE ENTRE A AO E O DANO. OBRIGAO DE INDENIZAR. QUANTUM INDENIZATRIO CORRETAMENTE APLICADO. MANUTENO DO VALOR FIXADO NA SENTENA. PRECEDENTES. CONHECIMENTO E DESPROVIMENTO DA APELAO CVEL. (75352 RN 2010.007535-2, Relator: Juza Sulamita Bezerra Pacheco (Convocada), Data de Julgamento: 22/03/2011, 1 Cmara Cvel) (no mesmo sentido: TJRN - Apelao Cvel: AC 41938 RN 2011.004193-8; e TJRN Apelao Cvel: AC 34479 RN 2009.003447-9).

[10] Art. 39. vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994). (...) III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitao prvia, qualquer produto, ou fornecer qualquer servio;

[11] Art. 46. Os contratos que regulam as relaes de consumo no obrigaro os consumidores, se no lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prvio de seu contedo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance. [12] RESPONSABILIDADE CIVIL. EMPRSTIMO SOLICITADO POR MEIO DE FRAUDE E CONCEDIDO PELO BANCO. DESCONTO INDEVIDO DO BENEFCIO PREVIDENCIRIO. FALTA DO SERVIO. CULPA CONTRATUAL. MANUTENO DOS VALORES DAS INDENIZAES. Improvimento das apelaes. (21112 RS 2006.71.00.021112-1, Relator: CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ, Data de Julgamento: 17/02/2009, TERCEIRA TURMA, Data de Publicao: D.E. 11/03/2009).

You might also like