You are on page 1of 5

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Catlico Portugus

Objetivos Gerais Catequese


JESUS GOSTA DE MIM
Proporcionar s crianas um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade crist (cf CT 16 e 24).

Objetivos Gerais rea Espiritual


I Seco Alcateia Lobito Dos 6 aos 10 anos
E1. Conheo as primeiras histrias da Bblia.

1 Ano

Ajud-las a conhecer, de modo vivencial e de acordo com as suas capacidades, alguns dos principais mistrios de f crist: Deus, Criador e Amigo que cuida de ns: Jesus, na sua relao nica com o Pai e o Esprito Santo; a Igreja, como famlia de Deus. Motiv-las para a adeso a Jesus e a celebrao da f na comunidade crist, levando-as a participar na sua vida litrgica e experincia de orao. Ajud-las a assumir atitudes de louvor, de gratido e de amor a Deus e aos irmos.

E2. Sei como Jesus nasceu e que Ele quer ser o meu melhor amigo.

2 Ano

ENSINA-NOS A REZAR
Proporcionar s crianas um maior conhecimento de Jesus, como Filho de Deus, em ordem a um encontro mais pessoal e ntimo com Ele (cf CT 5) Lev-las a descobrir que o Pai de Jesus tambm nosso Pai e que, por isso, em unio com Jesus somos todos irmos. Aprofundar a sua adeso a Jesus e a sua experincia de f, na comunidade crist a que pertence, continuando a integr-las na vida litrgica e de orao.

E3. Sei que a Igreja uma famlia a que eu perteno.

E4. Sei que a orao diria a maneira de eu falar com Jesus.

Objetivos Gerais Catequese


EM TI VIVEMOS 3 Ano Motivar
as crianas para o seguimento de Jesus e a consequente insero na Igreja.

Objetivos Gerais rea Espiritual


E5. Imito Jesus, porque sei que Ele um exemplo a seguir.

Aprofundar o seu conhecimento vivencial do ministrio cristo. Despert-las para a converso e adeso a Deus, em ordem
educao moral da conscincia.

Lev-las 4 Ano

a participar ativamente na vida litrgica, a fazerem experincias de orao e a prepararem-se para a celebrao dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliao.

E6. Identifico diferentes religies.

TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA


Explicar como, sob a ao do Esprito Santo, recebido no Pentecostes, nasceram as comunidades crist e como nelas a Bblia foi acolhida (Antigo Testamento) e se formou (Novo Testamento); Proporcionar a descoberta de como as comunidades, atravs do ensino dos Apstolos, na Bblia, se mantm vivas pela comunho fraterna, a Frao do Po e as oraes. Facultar uma viso de conjunto de toda a Bblia, na sua dimenso de Testamento ou Aliana; Conduzir perceo da eficcia da Palavra de Deus, que fala pela Bblia, em todos os tempos e lugares que lida e/ou escutada; Mostrar como uma vida crist se alimenta e se concretiza no duplo mandamento do amor, transmitido pela Bblia; Estimular as crianas a darem testemunho a toda a comunidade crist do seu acolhimento da Palavra de Deus, comprometendo-se a fazer da Bblia objetivo de permanente leitura.

E7. Respeito a Criao de Deus [pessoas e Natureza]

E8. Falo de Jesus aos meus amigos e explico-lhes porque que Ele importante para mim.

Objetivos Gerais Catequese


SEREIS O MEU POVO 5 Ano
Percorrer a histria da salvao;

Objetivos Gerais rea Espiritual


II Seco Expedio Explorador Dos 10 aos 14 anos
E1. Conheo e compreendo a histria dos heris que procuraram alcanar a Terra Prometida, a partir da Aliana. E2. Conheo e percebo a mensagem contida nas parbolas e milagres de Jesus Cristo. E3. Descubro que somos Igreja e que nela todos temos um papel a desempenhar. E4. Sei que me relaciono com Deus sempre que fao orao pessoal e participo na orao comunitria.

Descobrir, em alguns momentos fundamentais dessa histria,


o amor que Deus quis escrever e viver connosco;

Compreender que Deus tem um plano de salvao para


oferecer aos homens e mulheres que criou;

Verificar o empenho de Deus em vir ao encontro dos homens,


em revelar-lhes o seu rosto, em apontar-lhes caminhos de Vida.

Aprofundar a descoberta da Bblia. 6 Ano CREIO EM JESUS CRISTO


Descobrir que Jesus Cristo est no centro da histria da salvao; Compreender que Jesus o Filho de Deus que veio ao mundo mostrar como Deus e qual o seu plano para dar Vida aos seus filhos e filhas; Encontrar-se com Jesus, com a Verdade que comunica, o Caminho que prope e a Vida que oferece; Deixar que o encontro com o mistrio de Jesus promova o nascimento do amor, a caridade cada vez mais perfeita que significa a adeso proposta que Ele faz;

Transformar-se em discpulo de Jesus, convertido e capaz de O


testemunhar.

Objetivos Gerais Catequese


7 Ano
PROJETO + Construir o prprio projeto de felicidade segundo os valores de Jesus, integrando as transformaes especficas da pradolescncia; Saber viver em grupo, experimentando a originalidade de ser pessoa; Aderir a Jesus, reconhecendo-O como companheiro da viagem da vida.

Objetivos Gerais rea Espiritual


E5. Integro-me cada vez mais na minha comunidade paroquial, atravs da catequese, celebrando os sacramentos que a Igreja me prope. E6. Identifico as principais diferenas e semelhanas entre as religies.

E7. Cuido e protejo a Natureza, consciente de que isso importante para a vida das pessoas.

8 Ano

SOMOS + Descobrir o outro como pessoa, pelo dilogo e relao; Viver a alegria e a esperana, em comunidade (Igreja), como expresso da adeso ao projeto de Jesus Cristo; Comprometer-se a ser sal e luz na sociedade em que vivemos. E8. Falo da minha vivncia em comunidade e convido outros a participar.

Objetivos Gerais Catequese


9 Ano
DESAFIO DE VIVER Um conhecimento sistemtico e profundo da Mensagem de Cristo e uma adeso global sua pessoa a ao seu projeto de vida; Uma converso aos valores do Reino e o amadurecimento das atitudes prprias da vida crist a f, a esperana e a caridade; Um compromisso com Deus (na orao), com a vida (por uma opo vocacional), com a comunidade crist (dos diversos ministrios e servios) e com o mundo (no compromisso pela justia e na solidariedade com os mais necessitados).

Objetivos Gerais rea Espiritual


III Seco Comunidade - Pioneiro Dos 14 aos 18 anos
E1. Conheo e compreendo a vida dos profetas. E2. Conheo e percebo a vida de Jesus com os Apstolos E3. Reconheo que cada membro da Igreja diferente e que isso importante e enriquece a comunidade. E4. Vivo a orao como parte do meu quotidiano e participo nas celebraes comunitrias. E5. Conheo a perspetiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentao Bblica. E6. Aprofundo as razes da minha f no contacto com as outras religies. E7. Defendo a vida humana como um valor absoluto. E8. Sei o que ser Sal da Terra e Luz do Mundo e ponho-me ao servio dos outros.

10 Ano

A ALEGRIA DE CRER Encontrar, em Jesus e no seu projeto de vida, a chave para a resoluo das grandes questes da vida e do mundo; Comprometer-se com o mundo, como misso de todo o cristo; Descobrir a comunidades como o lugar onde se vive em Igreja, na fidelidade ao Esprito Santo.

You might also like