You are on page 1of 2

22/4/2014

Circunferncia abdominal - 22/03/2014 - Drauzio Varella - Colunistas - Folha de S.Paulo

Circunferncia abdominal
22/03/2014 03h02 Pegue a fita mtrica e mea a cintura. Se voc for mulher, com circunferncia abdominal acima de 88 cm, ou homem, com mais de 102 cm, preste ateno. Tradicionalmente, o grau de obesidade medido pelo ndice de massa corprea, calculado dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC = peso / altura x altura). IMC abaixo de 18,5 kg/m caracteriza desnutrio; entre 18,5 e 24,9 a faixa do peso saudvel; entre 25 e 29,9, a do excesso de peso; 30 ou mais, a da obesidade. Diversos estudos demonstraram que pessoas obesas (IMC > 30) apresentam mortalidade mais elevada do que as de IMC dentro da normalidade (entre 18,5 e 24,9). No outro extremo, quando o IMC cai abaixo de 18,5, a mortalidade volta a aumentar. Esses estudos, entretanto, so contaminados pela influncia de fatores como fumo, doenas preexistentes, emagrecimento recente, pequeno nmero de participantes e perodo curto de observao. Alm disso, o IMC um parmetro impreciso, porque no permite discriminar se o excesso de peso est ligado exuberncia do tecido gorduroso ou hipertrofia dos msculos. No permite, ainda, diferenciar se o tecido adiposo est mais concentrado no abdmen -situao de risco mais alto- ou nos glteos e nas coxas, localizaes menos ameaadoras. Essas limitaes diminuem a acurcia do IMC na identificao daqueles com maior probabilidade de desenvolver doenas crnicas, como as cardiovasculares, diabetes e cncer. O acmulo de gordura na regio abdominal no envolve apenas questes estticas, guarda relao direta com a deposio de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal, caracterstica associada ao aumento da mortalidade geral. J a gordura presente na regio gltea ou nas coxas tem efeito metablico menos pernicioso. O maior estudo j realizado sobre a influncia da circunferncia abdominal na mortalidade da populao, nas diversas faixas do IMC, acaba de ser publicado por James Cerhan e colaboradores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Foram avaliados 11 estudos prospectivos, conduzidos entre 650 mil participantes. Em cada uma das quatro faixas de IMC desnutrio, peso saudvel, excesso de peso e obesidade os participantes foram divididos em seis subgrupos, separados por incrementos de 5 cm na circunferncia abdominal. Os ndices de mortalidade de cada subgrupo foram comparados com os daqueles em que os participantes apresentavam a menor circunferncia abdominal (dentro daquela faixa de IMC).
http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2014/03/1429284-circunferencia-abdominal.shtml 1/2

22/4/2014

Circunferncia abdominal - 22/03/2014 - Drauzio Varella - Colunistas - Folha de S.Paulo

Durante o perodo de observao, ocorreram 78 mil bitos. Tanto em homens como em mulheres, a medida da circunferncia abdominal esteve fortemente ligada mortalidade geral. Comparados aos homens com circunferncia menor do que 90 cm, aqueles com 110 cm ou mais apresentaram mortalidade 52% maior. Mulheres com 95 cm ou mais tiveram mortalidade 80% mais alta do que aquelas com circunferncia abaixo de 70 cm. Para cada 5 cm de aumento na circunferncia abdominal houve aumento de 7% na mortalidade masculina e de 9% na feminina, dados que se repetiram em todas as faixas do IMC, com exceo daquela abaixo de 20 kg/m, nos homens. A associao foi mais acentuada entre os 20 e 59 anos de idade, mas foi documentada mesmo entre os participantes de 70 a 84 anos. Comparados com o subgrupo de menor circunferncia abdominal, os homens com circunferncia maior perderam aproximadamente trs anos de vida; nas mulheres, a perda foi de cinco anos. A associao mais evidente foi com doenas respiratrias e cardiovasculares, a relao com as mortes por cncer foi menos clara, embora significativa. H evidncias de que a atividade fsica moderada combinada com dietas menos calricas provoca mudanas metablicas capazes de evitar a instalao de doenas como diabetes, hipertenso arterial, ataques cardacos e derrames cerebrais, mesmo quando a perda de peso corpreo inferior a 3%. Mediu a cintura? Ultrapassou os limites citados? A menos que voc tenha certeza de que ao despedir-se deste vale de lgrimas ser recebido por um coro de anjos de cabelos encaracolados, no perca tempo: aumente a atividade fsica e reduza o nmero de calorias ingeridas. Voc no precisa comer tanto.

Endereo da pgina:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2014/03/1429284-circunferencia-abdominal.shtml Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicaao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Folha de S. Paulo.

http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2014/03/1429284-circunferencia-abdominal.shtml

2/2

You might also like