You are on page 1of 1

www.weg.

net
O tempo de vida operacional do enrolamento de um motor eltrico trifsico depende de vrios fatores, como: especificao correta (tenso, freqncia, nmero de plos, grau de proteo, etc.), instalao e operao correta, etc. Caso ocorra a queima de um motor eltrico, a primeira providncia a se tomar identificar a causa (ou possveis causas) da queima, mediante a anlise do enrolamento danificado. fundamental que a causa da queima seja identificada e eliminada, para evitar eventuais novas queimas do motor. Identificada a causa mais provvel, o usurio dever elimin-la e/ou melhorar o sistema de proteo do motor. Para auxiliar na anlise, as fotos e o quadro abaixo apresentam as caractersticas de alguns tipos de queimas de enrolamentos e suas possveis causas.
CURTO DE ESPIRAS BOBINA CURTO-CIRCUITADA CURTO ENTRE FASES CURTO NA CONEXO

Tabela de caractersticas da queima e possveis causas


-Falha do esmalte de isolao do fio; -Falha do verniz de impregnao; -Contaminao interna do motor; -Rpidas oscilaes na tenso de alimentao. -Falha do material isolante; -Contaminao interna do motor; -Degradao do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura. -Falha do material isolante; -Contaminao interna do motor; -Superaquecimento da conexo devido a mau contato. -Falha do esmalte de isolao do fio; -Falha do verniz de impregnao; -Falha do material isolante; -Contaminao interna do motor; -Rpidas oscilaes na tenso de alimentao; -Degradao do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura. -Oscilao violenta na tenso de alimentao devido a, por exemplo, descargas atmosfricas; -Surtos de manobra de banco de capacitores; -Motor acionado por inversor de freqncia com alguns parmetros incorretos (amplitude do pulso de tenso, rise time, dV/dt, distncia entre pulsos, freqncia de chaveamento). -Desequilbrio de tenso e/ou de corrente entre as fases; -Oscilaes de tenso nas trs fases; -Falha em banco de capacitores; -Maus contatos em conexes, chaves, contatores, disjuntores, etc.; -Travamento do eixo da carga; -Excessiva dificuldade na partida do motor, devido a elevada queda de tenso, inrcia e torque de carga muito elevados. -Excesso de carga na ponta de eixo (permanente ou eventual/peridico); -Sobretenso ou subtenso na rede de alimentao (permanente ou eventual/peridico); -Cabos de alimentao muito longos e/ou muito finos; -Excessivo nmero de partidas em tempo curto; -Conexo incorreta dos cabos de ligao do motor; -Ventilao deficiente (tampa defletora danificada ou obstruda, sujeira sobre a carcaa, temperatura ambiente elevada, etc.).

Curto entre espiras ou Bobina curto-circuitada

Curto entre fases

Curto na conexo

CURTO NA SADA DA RANHURA CURTO INTERIOR DA RANHURA PICO DE TENSO

DESBALANCEAMENTO DE TENSO
Curto na sada da ranhura ou Curto no interior da ranhura

Pico de tenso

Desbalanceamento de tenso

ROTOR TRAVADO

SOBREAQUECIMENTO

FALTA DE FASE LIGAO ESTRELA

FALTA DE FASE LIGAO TRINGULO

Rotor Travado

Sobreaquecimento

Falta de fase - motor ligado em estrela (queima de duas fases) ou tringulo (queima de uma fase)

-Queima de um fusvel; -Rompimento de um cabo alimentador; -Queima de uma fase do transformador de alimentao; -Mau contato nos terminais de uma fase do transformador; -Mau contato em conexes; -Mau contato em chave, contator ou disjuntor.

WMO04.01/082009

You might also like