You are on page 1of 1

SISTEMA SOMATOSENSORIAL: Fibras Aferentes: - Processos perifricos que se ramificam dentro da pele ou msculos - Corpos celulares residentes em gnglios

situados ao longo da medula espinhal e d o tronco enceflico (gnglios da raiz dorsal e dos nervos cranianos) - So neurnios pseudounipolares. - TRANSDUO SENSORIAL: um estimulo altera a permeabilidade de canais de ctions nos t erminais nervosos aferentes, gerando uma corrente despolarizante que, se atingir magnitude suficiente, alcana o limiar para a gerao de um potencial de ao na fibra af erente. - Fibra aferente pode ser encapsulada (por mecanorreceptores, clulas que ajudam a sintonizar a fibra aferente para determinadas caractersticas da estimulao somtica) ou apresentar terminao nervosa livre. Aferentes encapsulados so em geral mais sensve is a estmulos sensoriais. - Dimetro do axnio: determina a velocidade de conduo do potencial de ao (maior dimetro = maior velocidade) e est relacionado s vrias demandas comportamentais para as quai s cada tipo de aferente sensorial empregado. Ia (maior): msculos A-beta (ligeiramente menor): tato A-delta e C (menor): dor e temperatura - Tamanho do campo receptivo (rea da superfcie da pele sobre a qual a estimulao caus a alterao nas taxas de potenciais de ao): Reflete as caractersticas de ramificao do aferente dento da pele (menor arborizao = m enor campo receptivo). Regies de densa inervao apresentam menores campos receptivos . - Dinmica sensorial: Aferentes de adaptao rpida: disparam com rapidez quando estimulados, e a seguir sil enciam na presena de estimulo contnuo. Importantes para trazer informao acerca de mu danas no estmulo em questo Aferentes de adaptao lenta: geram descarga sustentada na presena de estmulo contnuo. Informao acerca dos atributos especiais do estmulo, como tamanho e forma.

MECANORRECEPTORES PARA O TATO: - Aferentes com clulas de Merkel: fibras de adaptao lenta, localizados na epiderme, tendo a funo de modular a atividade dos aferentes. Apresentam alta resoluo espacial , sensibilidade a curvas, pontas e bordas, sendo ideais para o processamento de informaes acerca de formas e texturas. - Aferentes de Meissner: fibras de adaptao rpida, localizados nas papilas drmicas prx imo superfcie da pele, sendo muito sensveis a deformao da pele, mas com reduzida res oluo espacial. So importantes para transduo de informaes acerca de objetos texturizado se movendo ao longo da pele. - Aferentes de Pacini: fibras de adaptao rpida, localizados na derme e tecidos prof undos, sedo importantes para detectar vibraes transmitidas atravs de objetos em con tato com a pele ou agarrados pela mo (importante para o uso habilidoso de ferrame ntas) - Aferentes de Ruffini: fibras de adaptao lenta, localizados profundamente na pele , sendo sensveis ao estiramento cutneo. Auxiliam para fornecer representao acurada d a posio dos dedos e da conformao da mo.

You might also like