You are on page 1of 52

Revestimentos Usinados a Frio e a Quente

Concreto Betuminoso usinado a quente (CBUQ) Concreto Asfltico (CA) Lama Asfltica
Abrao Couto Ricardo Elias Daniel Gomes Juliano Arejano

Revestimentos Flexiveis

Betuminosos

Por calamento

Por Penetrao

Por Mistura Alvenaria Polidrica Paralelepipedos

Tratamento Superficiais Betuminosos Macadames Betuminosos

Na Usina

Revestimentos Flexiveis

Betuminosos

Por calamento

Por Penetrao

Por Mistura Alvenaria Polidrica Paralelepipedos

Tratamento Superficiais Betuminosos Macadames Betuminosos

Na Usina

Revestimentos por Mistura


Nos revestimentos Betuminosos por mistura, o agregado pr-envolvido com o material betuminoso antes da compresso. Quando o pr-envolvimento feito em usinas fixas, resultam os Pr-misturados Propriamente ditos e, quando feito na prpria pista, tm-se o Prmisturados na Pista (Road mixes).

Conforme os seus respectivos processos construtivos, so adotados ainda as seguintes designaes:

Pr Misturado a Frio

Pr Misturado a Quente

Pr Misturado a frio
Conceito:
Quando os tipos de agregados e de ligantes utilizados permitem que o espalhamento seja feito temperatura ambiente.

Pr Misturado a frio
Especificaes:
o produto obtido da mistura de agregado mineral e emulso asfltica ou asfalto diludo, em equipamento apropriado, sendo a mistura espalhada comprimida a frio. Os agregados tambm no so aquecidos. A mistura obedece a mtodos de dimensionamento prprios e so produzidos em usinas simplificadas, sem a existncia de secadores, ou atravs do uso de betoneiras. Neste tipo de mistura permitida a estocagem durante certo perodo de tempo. Muito utilizado em servios de conservao, mas tambm pode ser usado como revestimento final, porm com qualidade inferior.

Pr misturado a Quente
Conceito:
Quando o ligante e o agregado so misturados e espalhados na pista ainda quentes.

USINA DE ASFALTO GRAVIMTRICA FIXA

Pr misturado a Quente (PMQ)


Especificaes:
Consiste na mistura ntima, devidamente dosada, de material betuminoso e agregado mineral em usina e na compresso do produto final, quente, por equipamento apropriado. Quando os pr-misturados so executados em usinas tm-se os plant mixere quando o ligante e o agregado so misturados e espalhados na pista ainda quente tm-se os hot mixou hot laid.

Pr misturado a Quente (PMQ)


Conforme a graduao dos agregados com que so executados, os Pr-misturados e os Road mixes podem ser de graduao aberta ou densa. Os de graduao densa em geral no requerem capa selante, que obrigatria nos de graduao aberta. Quando o agregado natural ou artificial, constitudo predominantemente de material passando na peneira n10 (abertura 2mm), ou seja, de areia, tem-se os Road mixes e os Pr-misturados Areia Betume.

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE (CBUQ)


Conceito: um revestimento flexvel, resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado mineral graduado, material de enchimento (fler) e material betuminoso espalhado e comprimido a quente. Durante o processo de construo e dimensionamento, so feitas rigorosos exigncias no que diz respeito aos equipamentos, granulometria, teor de betume, estabilidade, vazios etc. considerado um revestimento nobre.

CONCRETO BETUMINOSO (CBUQ)


Propriedades fundamentais:
Durabilidade, flexibilidade, estabilidade e resistncia ao deslizamento. Pode ser composto de: Camada de nivelamento, camada de ligao (Binder) e camada de desgaste ou rolamento

CONCRETO BETUMINOSO (CBUQ)


Equipamentos utilizados As usinas para estas misturas betuminosas podem ser descontnuas (de peso) ou usinas contnuas (de volume). Devero ter unidade classificadora de agregado, misturadores capazes de produzir mistura uniforme, termmetro na linha de alimentao de asfalto, termmetro para registrar a temperatura dos agregados. Os depsitos de material betuminoso so providos de dispositivos para aquecer o material (serpentina eltrica) e no devem ter contato com chamas. Os depsitos para agregado so divididos em compartimentos (silos). As acabadoras so usadas para espalhar e conformar a mistura nos alinhamentos, nas cotas de projeto e abaulamentos requeridos. Os equipamentos para compresso normalmente usados so os rolos metlicos lisos, tipo tandem ou rolos metlicos liso vibratrio com carga de 8 a 12 ton e rolos pneumticos auto-propulsores que permitam a calibragem dos pneus de 35 a 120 lib/pol2, com peso variando de 5 a 35 ton. Os caminhes basculantes so usados para transporte da mistura devem ser providos de lonas.

CONCRETO ASFLTICO
Segundo o DNIT, as Normas Tipo Especificao de Servio (ES) que integram a coletnea "Especificaes Gerais para Obras Rodovirias".
CONCRETO ASFLTICO (DNIT 031/2004 ES) CA RECICLVEL A QUENTE NA USINA (DNIT 033/2005 ES) CA RECICLVEL A QUENTE NO LOCAL (DNIT 034/2005 ES)

CONCRETO ASFLTICO
DEFINIO: DNIT 031/2004 - ES CONCRETO ASFLTICO mistura a quente, em usina apropriada, com caractersticas especficas, composta de agregado graduado, material de enchimento (filer) se necessrio e cimento asfltico, espalhada e compactada a quente.

CONCRETO ASFLTICO
DEFINIO: DNIT 033/2005 - ES CA RECICLADO A QUENTE NA USINA a mistura realizada em usina com caractersticas especficas utilizando-se como agregado o material do revestimento asfltico removido a frio do pavimento existente, cimento asfltico e agregados adicionais e , se necessrio material de enchimento (filer) e agente de reciclagem misturado, espalhado e comprimido quente.

CONCRETO ASFLTICO
DEFINIO: DNIT 034/2005 - ES CA RECICLADO QUENTE NO LOCAL a mistura realizada por equipamento apropriado, utilizando-se como agregado o material do revestimento asfltico removido a frio ou a quente do pavimento existente, cimento asfltico e agregados adicionais e , se necessrio material de enchimento (filer) e agente de reciclagem misturado, espalhado e comprimido quente.

CONCRETO ASFLTICO

A RECICLADORA APLICADA NA RECICLAGEM A FRIO DE PAVIMENTOS ASFLTICOS

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Definio Concreto Asfltico Usinado a Quente (CAUQ) uma mistura asfltica executada em usina apropriada, composta de agregados minerais e cimento asfltico de petrleo, espalhada e comprimida a quente.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Utilizao:
O Concreto Asfltico Usinado a Quente pode ser empregado como:
1. 2. 3.

Revestimento Camada de ligao (binder), Regularizao ou reforo de pavimento.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Materiais de composio:
1.

2.

Materiais Asflticos: recomendado o emprego de cimento asfltico de petrleo do tipo CAP-20 ou CAP-55, atendendo a especificao DNIT, ou cimentos asflticos dos tipos CAP 30-45, CAP 50-70 ou CAP 85-100; Agregados: 2.1. Agregado Grado deve ser constitudo por pedra britada ou seixo rolado britado, apresentando partculas ss, limpas e durveis, livres de torres de argila e outras substncias nocivas.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Materiais de composio: 2.2. Agregado mido deve ser constitudo por areia, p-de-pedra ou mistura de ambos, apresentando partculas individuais resistentes, livres de torres de argila e outras substncias nocivas. 3. Melhorador de adesividade: o uso recomendado de cal hidratada calctica tipo CH-1, como material de enchimento, deve suprimir a necessidade de incorporao de aditivo misturador de adesividade (dope) ao ligante betuminoso.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Dosagem e caractersticas da mistura:
Deve ser adotado o ensaio Marshall para dosagem de misturas betuminosas (DNER-ME 043/95), para verificao das condies de vazios, estabilidade e fluncia da mistura betuminosa, complementado com os ensaios de resistncia trao por compresso esttica (DNER-ME 138/94) a 25C

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Equipamentos:
1. Depsitos para cimento asfltico: os depsitos para o cimento asfltico devem ser capazes de aquecer o material, conforme as exigncias tcnicas estabelecidas, atendendo aos seguintes requisitos: a) o aquecimento deve ser efetuado por meio de serpentinas a vapor, leo, eletricidade ou outros meios, de modo a no haver contato direto de chamas com o depsito; b) o sistema de circulao do cimento asfltico deve garantir a circulao desembaraada e contnua, do depsito ao misturador, durante todo o perodo de operao;

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


c) todas as tubulaes e acessrios devem ser dotados de isolamento trmico, a fim de evitar perdas de calor; d) a capacidade dos depsitos de cimento asfltico deve ser suficiente para o atendimento de, no mnimo, trs dias de servio. 2. Depsitos para agregados (silos) a) Os silos devem ser divididos em compartimentos, dispostos de modo a separar e estocar, adequadamente, as fraes dos agregados. b) Cada compartimento deve possuir dispositivos adequados de descarga, passveis de regulagem.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


c) O sistema de alimentao deve ser sincronizado, de forma a assegurar a adequada proporo dos agregados frios e a constncia da alimentao. d) O material de enchimento (filler) armazenado em silo apropriado, conjugado com dispositivos que permitam a sua dosagem. e) Em conjunto, a capacidade de armazenamento dos silos deve ser, no mnimo, trs vezes a capacidade do misturador.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Usinas para misturas asflticas:
a)

b)

A usina utilizada deve apresentar condies de produzir misturas asflticas uniformes, devendo ser totalmente revisada e aferida em todos os seus aspectos antes do incio da produo. Preferencialmente, so empregadas usinas gravimtricas. Detalhes a este respeito e ao emprego de outros tipos de usinas so abordados no Manual de Execuo. A usina empregada deve ser equipada com unidade classificadora de agregados aps o secador, a qual distribui o material para os silos quentes.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


c) As balanas utilizadas nas usinas gravimtricas para pesagem de agregados e para a pesagem do ligante asfltico, devem apresentar preciso de 0,5%, quando aferidas atravs do emprego de pesos - padro. So necessrios, no mnimo, 10 pesos padro, cada qual com 25 kgf 15 gf. d) O sistema de coleta do p deve ser comprovadamente eficiente, a fim de minimizar os impactos ambientais. O material fino coletado deve ser devolvido, no todo ou em parte, ao misturador. e) O misturador deve ser do tipo "pugmill", com duplo eixo conjugado, provido de palhetas reversveis e removveis, devendo possuir dispositivo de descarga de fundo ajustvel e controlador do ciclo completo da mistura.

Esquema de uma Usina Contnua de Concreto Asfltico

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Equipamento para distribuio
a) A distribuio da mistura asfltica normalmente efetuada atravs de acabadora automotriz, capaz de espalhar e conformar a mistura ao alinhamento, cotas e abaulamento requeridos. b) A acabadora deve ser preferencialmente equipada com esteiras metlicas para sua locomoo. O uso de acabadoras de pneus s admitido se for comprovado que a qualidade do servio no afetada por variaes na carga acabadora.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE

Equipamento para distribuio

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Equipamento para compresso:
a) A compresso da mistura asfltica efetuada pela ao combinada de rolo de pneumticos e rolo liso tandem, ambos autopropelidos. b) O rolo de pneumticos deve ser dotado de dispositivos que permitam a mudana automtica da presso interna dos pneus, na faixa de 2,5 a 8,4 kgf/cm2 (35 a 120 psi). obrigatria a utilizao de pneus uniformes, de modo a se evitar marcas indesejveis na mistura comprimida.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


c) O rolo compressor de rodas metlicas lisas tipo tandem deve ter peso compatvel com a espessura da camada. d) O emprego de rolos lisos vibratrios pode ser admitido, desde que a freqncia e a amplitude de vibrao sejam ajustadas s necessidades do servio, e que sua utilizao tenha sido comprovado em servios similares. e) Em qualquer caso, os equipamentos utilizados devem ser eficientes no que tange obteno das densidades objetivadas, enquanto a mistura se apresentar em condies de temperatura que lhe assegurem adequada trabalhabilidade.

Execuo:

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE

Preparo da superfcie:
a) A superfcie que receber a camada de concreto asfltico deve apresentar-se limpa,isenta de p ou outras substncias prejudiciais. b) Eventuais defeitos existentes devem ser adequadamente reparados, previamente aplicao da mistura. c) A pintura de ligao deve apresentar pelcula homognea e promover adequadas condies de aderncia, quando da execuo do concreto asfltico. Se necessrio, nova pintura de ligao deve ser aplicada, previamente distribuio da mistura. d) No caso de desdobramento da espessura total de concreto asfltico em duas camadas, a pintura de ligao entre estas pode ser dispensada, se a execuo da segunda camada ocorrer logo aps execuo da primeira.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


Produo do concreto asfltico:
a) A usina deve ser calibrada racionalmente, de forma a assegurar a obteno das caractersticas desejadas para a mistura. b) A temperatura de aquecimento do cimento asfltico empregado deve ser,necessariamente, determinada em funo da relao temperatura x viscosidade doligante. A temperatura mais conveniente aquela na qual o cimento asfltico apresenta viscosidade Saybolt-Furol na faixa de 75 a 95 segundos, admitindo-se, no entanto,viscosidade situada no intervalo de 75 a 150 segundos. c) No permitido o aquecimento do cimento asfltico acima de 177 C.

CONCRETO ASFLTICO USINADO QUENTE


d) A temperatura de aquecimento dos agregados, medida nos silos quentes, deve ser de 10 C a 15 C superior temperatura definida para o aquecimento do ligante, desde que no supere a 177 C. e) A produo do concreto asfltico e a frota veculos de transporte devem assegurar a operao contnua da vibroacabadora.

Lama Asfltica
Conceito:
No considerada revestimento. uma associao (mistura), em consistncia fluida, de agregados ou misturas de agregados midos, fler (ou material de enchimento) e emulso asfltica, devidamente espalhada e nivelada. nos tratamentos superficiais ou macadame betuminoso. A espessura final da ordem de 4mm e a compactao executada pelo prprio trfego. A lama asfltica no considerada um revestimento propriamente dito e sim um timo processo para preservar e manter revestimentos betuminosos.

Lama Asfltica
Funes:
- Rejuvenescimento de pavimentos asflticos: quando estes se encontrarem desgastados ou envelhecidos. - Camada de desgaste e impermeabilizante: principalmente nos tratamentos superficiais ou macadames betuminosos. - Correo de trechos lisos e derrapantes: devido s suas condies de elevada resistncia derrapagem ou seja, apresenta um alto coeficiente de atrito.

Lama Asfltica
Equipamentos:
O equipamento bsico para a execuo do servio compreende as seguintes unidades: 1. Depsito apropriado para a estocagem dos agregados; 2.Tanques para armazenamento de emulso asfltica; 3. Tanque de depsito para gua e/ou caminho pipa; 4. Motobomba para transferncia de gua; 5. P-carregadeira: 6. Vassouras mecnicas e trator de pneus, e/ou compressor de ar; 7. Caminho basculante; 8. Ps, enxadas, vassouras, rodos de borracha, etc.;

Lama Asfltica
9. Caminho-Usina de lama asfltica dotado de: - silo para agregados. - silo de filer, com alimentador automtico. - tanque dgua munido de mangueira para espargimento dgua. - tanque de emulso. - sistema de circulao e alimentao de emulso asfltica correlacionado com o sistema de alimentao do agregado, de modo a assegurar perfeito controle do trao. - sistema misturador "pug-mill", capaz de processar uma mistura uniforme e de despejar a massa na "caixa distribuidora" em operao contnua, sem processo de segregao. - "caixa distribuidora", atrelada por correntes ao chassi, montada sobre borracha tipo neoprene. Esta unidade apoiase diretamente sobre a superfcie a tratar, apresentando largura regulvel para o servio em questo; deve ser suficientemente pesada para garantir uniformidade, e possuir regulador de espessura alm de borracha para acabamento.

Lama Asfltica
Execuo:
A execuo da lama asfltica requer basicamente a observao dos seguintes procedimentos: 1. Quando o servio for executado em rodovia com trfego, necessrio o planejamento e a execuo de um adequado sistema de sinalizao, adaptado s condies de mobilidade do servio; 2. Considerando-se os tipos de emulses recomendadas, o tempo de operao o necessrio ruptura da emulso, e na dependncia das condies ambientais vigentes, o prazo mnimo de interrupo do trfego, na faixa trabalhada, deve situar-se entre 2 e 4 horas, cabendo observar que a circulao dos veculos no cause danos lama asfltica aplicada;

Lama Asfltica
3. A extenso mnima recomendada para a faixa a ser trabalhada de 300 m. Esta faixa deve ser objeto de limpeza antes do incio dos servios, mediante emprego de vassouras mecnicas e/ou jato de ar comprimido, e/ou lavagem; 4. Concludas as tarefas de sinalizao e limpeza, a faixa de trabalho deve ser inspecionada, para que seja assinalada qualquer trinca, fissura ou outros pequenos defeitos do pavimento, os quais devem ser corrigidos com a prpria lama asfltica, aplicada por irrigadores manuais do tipo bico de pato.

Lama Asfltica
5. Uma vez preparada e sinalizada a pista, o equipamento deve ser colocado em posio, com a caixa distribuidora perfeitamente centrada, em relao faixa de trabalho. Abrem-se todas as comportas de alimentao dos agregados, emulso, gua e filer, de acordo com o trao projetado e as tabelas de calibrao, pondo-se o "pug-mill" a funcionar, at produzir quantidade de massa suficiente alimentao de toda a rea interna da caixa distribuidora; 6. Alm do operador do equipamento, haver um operrio de cada lado da caixa, munido de rodo de borracha, para dar uniformidade de distribuio massa;

Lama Asfltica
7. Com velocidade uniforme, a mais reduzida possvel, dada a partida do veculo e iniciada a operao. Em condies normais o andamento dos servios se processa com bastante simplicidade. A maior preocupao requerida consiste, da parte do operador, em observar a consistncia da massa, abrindo ou fechando a alimentao dgua, de modo a obter uma consistncia uniforme e, da parte dos dois operrios auxiliares, em manter a caixa distribuidora uniformemente carregada de massa; 8. Quaisquer defeitos resultantes de m distribuio devem ser imediatamente corrigidos, manualmente, e a superfcie final deve ser alisada com sacos de aniagem umedecidos com a prpria emulso empregada na lama asfltica.

Lama Asfltica
9. Sempre que houver uma interrupo dos servios, o Caminho-Usina deve ser retirado da pista e estacionado em local apropriado, quando se proceder sua limpeza, antes que se inicie o rompimento da emulso retida em suas diversas partes. Os principais componentes a serem limpos so a bomba de emulso e as borrachas de neoprene da caixa distribuidora. A bomba de emulso facilmente limpa com a introduo e circulao de pequena quantidade de leo diesel, e as demais peas com o auxlio da mangueira dgua do equipamento, desde que ainda no se tenha processado a ruptura da emulso. 10. A critrio da Fiscalizao, poder ser exigida a compactao da lama asfltica, mediante atuao de rolo pneumtico. Esta prtica obrigatria para estradas de pequeno trfego.

Lama Asfltica
Controle: 1. Do material 1.1. Ligante betuminoso
Para cada carregamento que chegar obra devem ser realizados ensaios de acordo com o quadro seguinte:

Lama Asfltica
ENSAIOS Viscosidade Saybolt - Furol Resduo por evaporao Peneiramento Carga da Partcula Sedimentao * MTODOS DE ENSAIOS DERBA B -24/70 DERBA B -27/70 DERBA B -28/70 DERBA B -31/70 DERBA B -29/70

* Um ensaio a cada 6 (seis) carregamentos

Lama Asfltica
1.2. Agregados e gua
A areia, o p de pedra e o pedrisco devem ser controlados individualmente, por ocasio de seus recebimentos na rea de estocagem previamente demarcada. Devem ser realizados os seguintes ensaios: a) Dois ensaios de Granulometria (DERBA-B-02/70) de cada agregado, por dia de trabalho; b) Um ensaio de Equivalente de Areia (DERBA-B-09/70), por dia de trabalho; c) Trs ensaios de Adesividade (DERBA-B-14/70), quando do estudo de seleo dos agregados, e sempre que forem observados, visualmente, alteraes nas caractersticas dos agregados;

Lama Asfltica
d) Trs ensaios de Abraso Los Angeles (DERBA-B-11/70) em fragmentos da rocha que deu origem ao p de pedra e ao pedrisco quando do estudo de seleo dos agregados, e sempre que forem constatadas, por observao visual, alterao na bancada da pedreira. O filer deve ser examinado quanto sua granulometria, no havendo nenhuma tolerncia em relao ao exigido. A amostragem do filer fica a critrio da Fiscalizao, devendo o filer rejeitado ser, necessariamente, retirado do canteiro de servio. A gua a ser utilizada deve ser aprovada pela Fiscalizao.

Lama Asfltica
1.3. Mistura
a) A quantidade de ligante residual deve ser determinada, ao menos duas vezes por dia, coletando-se amostras de mistura na caixa distribuidora e submetendo-se estas amostras ao ensaio de extrao do asfalto por refluxo, identificando-se o local (km ou estaca), da coleta. O teor de emulso deve ser calculado a partir do conhecimento prvio do resduo da emulso, conforme prescrito, e expresso em relao massa do agregado seco; b) As misturas de agregados obtidas aps extrao do asfalto devem ser submetidas a ensaios de granulometria (DERBA-B-02/70), razo de dois ensaios por dia de trabalho.

Lama Asfltica
2. Geometria e de Acabamento
a) Deve ser determinada a largura da plataforma tratada, por medidas trena, executadas a cada 20m pelo menos. b) As condies de acabamento da superfcie devem ser apreciadas pela Fiscalizao, em bases visuais.

Lama Asfltica

You might also like