You are on page 1of 30

Minerao e Desenvolvimento Sustentvel

Municpio de Tenente Ananias - RN / 2008

MINERAO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL EM TENENTE ANANIAS - RIO GRANDE DO NORTE

- 01 -

Ncleo de Estudos Sobre o Trabalho Humano da Universidade Federal de Minas Gerais. NESTH / UFMG Telefone: (31) 3409-5069 // e-mail: nesth@fafich.ufmg.br Secretaria de Geologia, Minerao e Transformao Mineral do Ministrio de Minas e Energia. SGM / MME Telefone: (61) 3319-5134

2008

- 02 -

O SETOR MINERAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL EM TENENTE ANANIAS RIO GRANDE DO NORTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL O desenvolvimento sustentvel (DS) pode ser entendido como sendo o equilbrio entre o crescimento econmico, a preservao ambiental e a eqidade e justia sociais. Para se alcanar o DS, necessrio que a proteo da natureza seja entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento, no podendo ser considerada isoladamente. Aqui se impe refletir sobre uma distino importante entre crescimento e desenvolvimento. O crescimento econmico no conduz automaticamente eqidade nem justia social, pois no leva em considerao nenhum outro aspecto da vida social a no ser o acmulo de riquezas. Historicamente, esta tende a se concentrar na mo de poucos indivduos e grupos. O desenvolvimento, por sua vez, inclui a gerao de riquezas, mas incorpora os objetivos de distribu-las e de melhorar a qualidade de vida de toda a populao. Nesta perspectiva, leva-se em conta a qualidade ambiental do planeta. O DS pressupe ateno constante a aspectos prioritrios da organizao social e econmica, que devem ser entendidos como metas a serem promovidas pelos governos. So eles: * a satisfao de necessidades bsicas da populao (educao, alimentao, sade, lazer); * a solidariedade para com as geraes futuras (preservao do ambiente de modo a que tenham a garantia de condies de vida saudvel); * a participao da populao no planejamento de aes que tenham algum impacto ambiental negativo e que afetem diretamente sua qualidade de vida ( o ideal a consolidao de valores da mentalidade comprometida com os princpios do desenvolvimento sustentvel); * a preservao sistemtica de recursos naturais essenciais, como a gua e o oxignio; * a promoo de polticas econmicas e sociais que garantam emprego, segurana social e respeito a outras culturas (impe-se a erradicao da misria, do preconceito e do massacre de populaes oprimidas, como o caso de grupos indgenas); * a efetivao de programas educativos que difundam e fortaleam estes valores. dentro deste conceito de desenvolvimento sustentvel que foi idealizada a chamada Agenda 21. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL E AGENDA 21 A Agenda 21 traduz em aes o ideal de desenvolvimento sustentvel. Os itens que a compem, definindo reas de interveno necessria para sua consecuo, foram especificados com a contribuio de governos e de instituies da sociedade civil de 179 pases. Seu contedo resultou de encontros e debates

- 03 -

realizados ao longo de dois anos, culminando na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. Este grande evento ficou conhecido como Rio-92. A Agenda 21 um processo de planejamento participativo que deve decorrer de diagnstico da situao scio-econmica de um pas, estado, municpio, regio ou setor produtivo, a partir do qual so reunidos elementos para o planejamento do futuro de curto, mdio e longo prazo, de forma sustentvel. O processo deve envolver toda a sociedade na discusso dos principais problemas e na formao de parcerias e compromissos para sua soluo a curto, mdio e longo prazo. A anlise do cenrio atual e o encaminhamento de propostas para o futuro devem atender s dimenses econmica, social, ambiental e poltico-institucional da localidade onde as aes sero realizadas. Em outras palavras, o esforo de planejar o futuro, com base nos princpios da Agenda 21, promove oportunidades para que a sociedade e os governos possam definir conjuntamente prioridades nas polticas pblicas (no endereo www.mma.gov.br encontra-se o documento intitulado Passo a Passo da Agenda 21 Local, que prope metodologia para a construo da Agenda 21 por setor e por localidade). A implantao da Agenda 21 deve seguir os seguintes passos: 1- mobilizao da sociedade e do poder pblico local para a necessidade de planejar o desenvolvimento sustentvel local; 2- organizao de um frum de discusso do qual participem todos os segmentos sociais, setores econmicos e o poder pblico local; 3- realizao de diagnstico sobre os principais problemas e vantagens comparativas da localidade, tanto do ponto de vista econmico, quanto social; 4- elaborao de planejamento do desenvolvimento local, prevendo aes para o curto, mdio e longo prazo; 5- implementao das aes preconizadas em cada item do planejamento; 6- monitoramento e avaliao sistemtica das aes previstas no plano de desenvolvimento sustentvel. Nas regies e localidades onde o setor mineral atividade econmica importante, o planejamento do DS deve focaliz-lo de modo especfico. MINERAO E MEIO AMBIENTE Entendendo-se ambiente como o conjunto dos elementos que ocupam a superfcie terrestre, ou seja, solo, gua, flora, fauna e as diversas formas de vida social e humana, verifica-se que a minerao, assim como outras atividades humanas, interfere de alguma forma sobre todos eles. A minerao pode implicar alterao da paisagem natural por causa da atividade da lavra e da produo e disposio de seus rejeitos. Quando os minrios ocorrem acima da superfcie dos solos, o seu aproveitamento exigir o corte desses afloramentos, surgindo em seu lugar a cava da mina. J na minerao subterrnea, a alterao da paisagem praticamente inexistente, exceto pela instalao de unidades de beneficiamento, da construo de estradas de acesso mina e da movimentao de caminhes, tratores e ps carregadeiras.

- 04 -

A retirada da cobertura vegetal, implicando s vezes desmatamento mais extenso, necessria para a instalao do empreendimento (lavra e unidade de beneficiamento). O impacto do desmatamento maior no caso de lavras a cu aberto. Em relao alterao do meio fsico, a extrao de minrios produz rejeitos, que devem ter algum tipo de destinao final. O ideal para qualquer empreendimento industrial que no produza rejeitos. No caso da minerao, o ideal seria que todos os minerais contidos na rocha extrada tivessem algum tipo de aproveitamento econmico. Nem sempre isto ocorre. Usualmente, os minerais que tm valor econmico vm acompanhados, na rocha, de outros no aproveitveis, que constituem os rejeitos. H dois tipos de rejeitos, a saber, os formados por partculas mais grossas e os finos. Os primeiros so arranjados como pilhas e os segundos vo para as chamadas barragens de rejeitos. Ambas as formas de disposio tm de ser bem monitoradas para que no produzam acidentes com impacto negativo sobre o meio ambiente e sobre a vida dos trabalhadores e moradores das localidades prximas. O rompimento de barragens de rejeitos de minerao, por exemplo, um dos maiores problemas ambientais que a atividade pode causar. Mas, j h conhecimentos e tecnologia que, se utilizados, reduzem substancialmente o risco desse tipo de acidente.

Barragens de rejeitos so formas de conteno de efeitos destrutivos do meio ambiente, como exemplificado pela barragem de rejeitos da explorao de nibio no municpio de Arax, MG.

A foto de mina a cu aberto no municpio de Catalo, GO, ilustra o processo de acmulo de rejeitos, na falta de manejo adequado deste aspecto da minerao.

Lembre-se que as mudanas no meio fsico podem ser provocadas por fenmenos naturais ou pela ao do homem. Em alguns casos, os primeiros resultam em impactos mais graves e destrutivos que a segunda. Assim como atividades econmicas podem dar origem a desmatamento, poluio do ar e da gua, fenmenos naturais como tornados, maremotos, terremotos e erupes vulcnicas podem provocar danos ambientais locais que modificam intensamente o ambiente fsico e da vida animal, vegetal e humana.

- 05 -

No caso da minerao, as mudanas que afetam a flora e a fauna so localizadas e restritas. Isso acontece porque os bens minerais no ocorrem disseminadamente por todo o territrio, mas nos lugares onde processos geolgicos concentraram determinadas formaes. Caracterizam-se pelo que se chama de rigidez locacional, ou seja, naquele lugar e no em outro que determinado bem mineral encontrado. A minerao tambm provoca impactos nos recursos hdricos, pois a maioria das operaes de extrao faz uso da gua. Esta usualmente captada em cursos dgua prximos localizao da mina e, aps seu uso, devolvida ao ambiente. Segundo o ideal do desenvolvimento sustentvel, deve-se garantir que seja devolvida em condies saudveis. Os procedimentos necessrios purificao so previstos em leis de diversos pases. Algumas vezes, em razo da localizao dos minrios, requer-se o desvio de cursos dgua, procedimento que pode ser executado sem provocar a drenagem do rio. Outro problema referido ao uso da gua na minerao decorre do aprofundamento da lavra, que pode eventualmente atingir o lenol fretico, resultando em perigo de inundao das cavas e galerias da mina. Surge a necessidade de bombeamento da gua, que pode ser utilizada na prpria operao mineira, reduzindo a necessidade de captao de outras fontes. O excedente tambm pode ser utilizado para consumo de populaes prximas ao empreendimento mineiro, para irrigao ou abastecimento de outras indstrias. No Brasil, no entanto, essa prtica no ainda muito difundida. As fotos abaixo mostram exemplos de recuperao de reas degradadas pela minerao.

As fotos mostram rea de explorao mineral: esquerda, foto tirada durante a fase de extrao, direita, foto tirada aps recomposio da cobertura vegetal da mesma rea. A minerao provoca mudanas tambm nas rotinas da vida da localidade prxima. Aumenta a populao e o movimento de veculos, impondo a necessidade de criao de novos servios ou a ampliao dos j existentes no municpio. Tal efeito pode ter impacto positivo, medida que dinamiza a economia local. Note-se, entretanto, que a atividade mineral temporria, mesmo que sua durao possa ser considerada longa, variando de 30 a 100 anos. Portanto, torna-se necessrio que a populao local prepare-se para a etapa do fechamento das minas, buscando diversificar a economia local com a incluso de atividades que sejam mais permanentes.

- 06 -

Hoje se sabe que a minerao pode diminuir para nveis aceitveis os impactos ambientais negativos, se for bem planejada e fizer uso de tecnologias j disponveis. Em vrios pases, a includo o Brasil, leis bastante restritivas determinam a responsabilidade ambiental dos mineradores. Varia, no entanto, o grau de eficcia do controle pblico do cumprimento dessas leis.

As fotos mostram uma forma de criar conteno para a rocha em explorao, que uma vala construda para recolhimento do rejeito e da gua pluvial (rea de minerao explorada em Vila Pavo, ES). Nem todos os empreendimentos mineiros tm recursos financeiros e pessoal capacitado para utilizar a tecnologia que permita diminuir o impacto ambiental da atividade. Esto nessa categoria, por exemplo, garimpeiros e extratores artesanais de argila, areia e cascalho, que operam unidades informais de produo. Mesmo que sejam atividades de pequeno porte, h impactos negativos no meio ambiente e na sade e segurana dos trabalhadores. No Brasil, dado o contexto social em que ocorrem tais atividades informais, que absorvem grande nmero de pessoas com pouca qualificao profissional, o Ministrio das Minas e Energia vem preconizando a adoo de polticas pblicas que facilitem sua regularizao legal, bem como a capacitao tcnica e gerencial dos trabalhadores e no simplesmente seu fechamento ou interdio.

Turma de alunos em capacitao para aes de polcia ambiental (curso patrocinado pelo DNPM/MMA).

Conclui-se, ento, que a atividade mineral pode ser um importante vetor de desenvolvimento sustentvel. Faz-se necessrio, no entanto, que a sociedade local conhea melhor a atividade, discuta publicamente seus principais problemas e solues viveis, bem como as oportunidades que podem ser exploradas para o desenvolvimento local no presente e no futuro. Para tanto, necessrio promover debates abertos e participativos. A Agenda 21 do Setor Mineral abre caminho para a efetivao desse ideal.

- 07 -

Exemplos de eventos essenciais para a promoo da Agenda 21 Mineral so seminrios de sensibilizao, como o caso do promovido pelo Programa de Incentivo aos Pequenos Mineradores da Paraba.

A AGENDA 21 MINERAL O Ministrio das Minas e Energia, por meio da Secretaria de Geologia, Minerao e Transformao Mineral, vem, desde 2005, incentivando e fomentando a implantao de Agendas 21 que incluam a discusso de formas de organizao e funcionamento das atividades de minerao no pas. Esta diretiva leva em conta a utilidade de promover as seguintes aes: 1) a discusso, com a populao do local onde a minerao instala-se, de seus impactos sobre o meio ambiente e sobre o cotidiano da localidade; 2) a transferncia de informaes tcnicas e cientficas que facilitem a elaborao de plano de desenvolvimento sustentvel sob a responsabilidade do poder pblico local; 3) o planejamento da desativao da(s) mina(s), a ser feito com a participao da comunidade local. Esta ltima ao fundamental, j que a minerao uma atividade que explora recursos naturais que se esgotam. Pensar o que fazer nesse momento final e aps o meio de evitar problemas com graves conseqncias sociais, verificados em muitos lugares, isto , desemprego, empobrecimento das pessoas e da localidade, movimentos migratrios desordenados, surgimento de cidades fantasmas. Este o esprito da Agenda 21 aplicada ao setor mineral. Ela prev o diagnstico de cada situao como primeiro passo para o que se poderia chamar de intervenes restauradoras. Estas teriam como objetivo assegurar o monitoramento e gesto permanente da minerao, visando a garantir a qualidade de vida das populaes, o nvel adequado de produtividade da explora o e a preserva o do equil brio natural. Com as iniciativas preconizadas pela Agenda 21 do Setor Mineral, todos os envolvidos tm a ganhar: o consumidor que se beneficia com a variedade e qualidade de bens que incluem componentes minerais diversos, os trabalhadores que da minerao tiram seu sustento, os empresrios, pequenos e grandes, que dependem da natureza para o sucesso de seus negcios, as populaes das reas de minerao, que vo continuar l, mesmo se e quando esta parte da economia local se esgote.

- 08 -

A C O N T R I B U I O D O S M I N E R A I S PA R A O D E S E N V O LV I M E N T O DAS SOCIEDADES A procura e a extrao de bens minerais constituem captulo essencial no desenvolvimento das civilizaes. A prpria classificao dos perodos da chamada pr-histria remete minerao: o paleoltico denota a idade da pedra lascada, o neoltico, a idade da pedra polida. Em todos os registros histricos e arqueolgicos referidos aos primrdios da histria humana destaca-se a extrao de argilas para a confeco de utenslios e de tintas para diferentes tipos de pintura. Na histria da colonizao espanhola e portuguesa na Amrica a minerao de pedras preciosas teve papel crucial. No perodo nacional, outros bens minerais contriburam para formar a riqueza de vrios pases latinos. A se inclui o Brasil, atualmente colocado entre os cinco maiores produtores mundiais de bens minerais. Oitenta tipos de bens minerais so explorados no pas, contribuindo para o desenvolvimento nacional e para fortalecer o setor exportador da economia.

O IMPACTO POSITIVO DA ECONOMIA DA MINERAO NOS PADRES MODERNOS DE CONSUMO E DE QUALIDADE DE VIDA Tome-se como exemplo para ilustrar a importncia dos bens minerais na modernidade as condies de vida de uma famlia de classe mdia, que more em casa ou apartamento numa cidade grande ou de porte mdio. Para vrias finalidades, essa famlia depende de um meio de transporte para sua locomoo, seja automvel, nibus, motocicleta ou bicicleta. Todo o seu modo de vida est intrinsecamente ligado a produtos da minerao. A casa feita de tijolos, que resultam da queima de argila, unidos por cimento, que produzido a partir de calcrio, os tijolos depois recobertos por massa colorida com tintas, tambm provenientes de bens minerais, a casa por fim protegida por telhas, feitas com argila. Dentro da casa, normalmente h um fogo, uma geladeira e outros aparelhos eletrodomsticos. Tais aparelhos so feitos de ao, que uma liga de diversos metais como ferro, nquel, nibio, cromo e mangans, ou de diferentes tipos de plsticos, provenientes do petrleo, que tambm um bem mineral. Na maioria dos casos, o gs utilizado no fogo tem origem mineral. As crianas da casa estudam, utilizando livros, cadernos, canetas e lpis. A produo do papel do livro e do caderno depende de insumos minerais como o enxofre, a barita, a argila, o talco. A maioria das canetas de plstico e a grafita, que um bem mineral, necessria para a produo do lpis. O giz que usado nas salas de aula tambm resulta de processamento de minerais. A lista abaixo exemplifica a presena abrangente de bens minerais na composio de artigos essenciais para a boa qualidade de vida da famlia moderna, que vive na cidade.

- 09 -

ELEMENTO Tijolo Telha Vidro Fios eltricos e telefnicos Material Cermico Cimento e massa Tintas Encanamentos Pias e material ornamental Pisos Fogo, geladeira e outros Bujo de gs Cosmticos Sabo e detergentes Televiso Pilhas Automvel

BENS MINERAIS PRINCIPAIS argilas e feldspatos argilas e feldspatos areias quartzosas petrleo e cobre caulim, calcrio, feldspato, talco, fluorita calcita, dolomita, gipsita, vermiculita, quartzo calcrio, talco, caulim, titnio, xidos metlicos ferro, cobre, petrleo, calcita Mrmores, granitos, gabros, ferro, nquel Mrmores, ardsias, quartzitos, granitos Ferro,nquel, mangans, nibio Ferro, alumnio, mangans, petrleo ou gs natural argilas, talco, bismuto Brax (mineral de boro) Petrleo, monazita, bastnasita e xenotima pirolusita, minerais de cdmio, galena, grafita Ferro, nquel, alumnio, petrleo, argilas, etc.

A figura abaixo detalha melhor esta presena. 1) Automvel: Ferro (95 % APP), alumnio (90% APP), cromo (90% APP) e petrleo (combustveis, plsticos). 2) Azulejos: caulim e feldspato (95% APP). 3) Botijo de gs: ferro e mangans (ao), gs natural ou de petrleo (GLP). 4) Caixa de gua: amianto. (70% APP), cimento (Calcrio 90% APP) e petrleo (PVC). 5) Calha: zinco (80% APP) ou petrleo (PVC). 6) Cama: ferro ou cobre (90% APP) e petrleo (espuma de PVC). 7) Chuveiro: liga de cobre e zinco (caixa), argila (95% APP), talco e agalmatolito (isolante 90% APP). 8) Contrapiso: calcrio (cimento), areia (95%) e brita (90% APP). 9) Eletrodomsticos: alumnio, cobre e petrleo. 10) Encanamento: ferro, cobre, zinco e petrleo.

- 10 -

11) Estrutura (pilastra): areia e calcrio (cimento). 12) Fiao: cobre, alumnio e petrleo (capas e conduites de PVC). 13) Forro: gipsita (gesso 60% APP). 14) Fundaes: calcrio (cinzento), areia, brita e ferro (armao). 15) Janela: ferro, alumnio, cobre e estanho. 16) Laje: ferro, brita, areia e calcrio (cimento). 17) Lmpada: tungstnio (filamento 95% APP), alumnio (soquete), quartzo (80% APP e feldspato (vidro). 18) Loua sanitria: caulim, filito (70% APP) e feldspato. 19) Pia: mrmore (95% APP), granito (95% APP), nquel (95% APP), cobalto (95% APP), cromo e ferro (ao inoxidvel). 20) Pintura: petrleo (resina), caulim, calcrio e oxido de titnio (pigmento). 21) Revestimento: argila, caulim, feldspato e xido metlico (pigmento 70% APP). 22) Tanque: petrleo (plstico), calcrio (cimento), areia e brita. 23) Telhado: argila (telha), betume, calcrio e areia (acabamento). 24) Tijolo: argila vermelha. 25) Vidro: quartzo e feldspato. Conclui-se, ento, que a minerao representa um dos pilares do desenvolvimento econmico e do progresso material da sociedade moderna. Os padres mais elevados de consumo dependem da incorporao de bens minerais em produtos acabados e em insumos necessrios para a produo de equipamentos e utenslios sem os quais nossa civilizao tecnolgica no mais passa e sem os quais ela no pode avanar. Este o papel positivo da minerao, que pode ser cada vez mais ressaltado graas afirmao e efetivao dos ideais do desenvolvimento sustentvel. As estatsticas mostram que, no caso do Brasil, os nveis de consumo de bens minerais por habitante ainda esto muito abaixo da mdia registrada nos pases desenvolvidos. A promoo de investimentos e de iniciativas em setores diversos da economia, bem como a aplicao de medidas polticas destinadas a estimular o consumo em geral ter como efeito o incremento do consumo de bens minerais. Tome-se, por exemplo, o aumento de investimento na construo civil, que absorve grandes volumes de areia e brita. Em 2006, o consumo desses dois bens minerais por habitante, nos pases mais desenvolvidos, era de 10 toneladas (10.000 quilos); no Brasil era de 2 toneladas. Os dados demonstram o dficit habitacional no pas, a ser superado por mais investimento na construo civil. Do mesmo modo, outras polticas de incentivo ao crescimento econmico levaro ao aumento geral do consumo de bens minerais por habitante, condio esta diretamente proporcional a nveis mais elevados de desenvolvimento social para todas as regies e para todas as camadas sociais.

- 11 -

Mas, crescimento econmico com boa qualidade de vida para todos e preservao do equilbrio ambiental meta cuja realizao no tem receita nica. Da a importncia do conhecimento e do diagnstico de cada situao e de cada localidade, como preparao para a elaborao de um plano bem feito e vivel de desenvolvimento sustentvel. Antes da apresentao do caso de Vila Pavo, municpio do Esprito Santo, que grande produtor de granito, vejamos de que modo a estrutura geolgica de cada regio delimita sua potencialidade econmica e condiciona os modos de realizao da vida material do agrupamento humano que nela habita. O COMPONENTE GEOLGICO DA NATUREZA A Terra o terceiro planeta do Sistema Solar, localizado em uma regio perifrica da chamada Via Lctea, que apenas mais uma galxia dentro do universo conhecido. As principais caractersticas fsicas do Sistema Solar mostram que o sistema pode ser dividido em dois grandes conjuntos (desde que no consideremos Pluto) separados pelo Cinturo de Asterides: conjunto interno e conjunto externo. Os planetas internos se caracterizam por altas densidades, pequenos dimetros e ausncia de anis, com a Terra sendo o nico com um grande satlite, a Lua. A Terra um corpo esfrico com dimetro equatorial de 12.756.776 metros e polar de 12.713.824 metros, tendo como maior elevao o Monte Evereste com quase 9.000m e maior depresso a Fossa das Filipinas com quase 11.000m abaixo do nvel do mar. Sua visualizao mostra que ela formada por terras altas (usualmente emersas) e terras baixas, normalmente cobertas por gua, o que explicada pela diferente densidade das suas rochas constituintes. O interior da Terra no pode ser verificado diretamente (os furos mais profundos no chegaram aos 20 km), mas suas caractersticas podem ser deduzidas a partir das ondas causadas pelos terremotos, indicando a seguinte diviso (em valores aproximados): -a- 5100 km at 6378 km de profundidade Ncleo Interno -b- 2900 km at 5100 km de profundidade Ncleo Externo -c- 670 km at 2883 km de profundidade Manto Inferior -d- 35/40 km at 670 km de profundidade Manto Superior -e- 0 km at 35/40 km de profundidade Crosta

Figura 1 - Diagrama mostrando a estruturao da Terra, tanto sob o ponto de vista composicional quanto do comportamento fsico.

- 12 -

A Terra pode ser vista como um corpo em constante transformao, no apenas em movimento, o que confirmado pelas caractersticas de sua evoluo. Isto possibilita individualizar no planeta uma srie de blocos em constante movimento uns em relao aos outros: as Placas Litosfricas (conjuntos de crosta ocenica e continental e da parte superior do manto litosfera), mostradas nas Figuras 02 e 03. Isto realizado atravs da localizao de vulces (crculo de fogo) e dos focos de terremotos, j que estes movimentos permitem a liberao do calor interno do planeta.

Figura 2 - A Terra e a distribuio das principais Placas Litosfricas.

Figura 3 - Esquema exemplificando o movimento relativo das Placas Litosfricas e suas dinmicas de interao.

- 13 -

O municpio de Tenente Ananias est inserido em um ambiente geolgico conhecido como Provncia Borborema, uma regio formada por rochas muito antigas afetadas pela Orognese Brasiliana, um evento geolgico marcado pela formao de cadeia de montanhas, hoje em grande parte erodidas, iniciado h cerca de 900 milhes de anos atrs, na Era Neoproterozica. Na regio de Tenente Ananias afloram rochas gneas ou magmticas e metamrficas (Figura 4), pertencentes a dois conjuntos principais, o primeiro associado ao Embasamento Cristalino e o segundo composto por rochas granticas de idade mais nova. Estas parecem, em boa parte, ser resultantes de choque continental, com fuso nas zonas de subduco.

Figura 4 O Ciclo das Rochas. A figura mostra como diferentes tipos rochosos podem se transformar uns nos outros atravs de distintos processos sobre e sob a crosta terrestre. Rochas gneas ou magmticas formam-se pela cristalizao do magma, uma massa de rocha fundida que se originou em profundidade na crosta e no manto superior. Quando o resfriamento dessas rochas ocorre no interior na crosta terrestre, o produto resultante ser do tipo gnea intrusiva ou plutnica, se o magma chegar superfcie, a rocha resultante ser do tipo gnea extrusiva ou vulcnica. Uma das formas mais comuns de classificao das rochas gneas (Figura 5) baseada em duas caractersticas principais: seu carter vulcnico ou plutnico e seu contedo em slica. O granito, que uma das rochas gneas mais abundantes na crosta terrestre, contm cerca de 70% de slica, sendo composta essencialmente por quartzo, ortoclsio e quantidades mais baixas de plagioclsio e micas.

Figura 5 Classificao das rochas segundo a quantidade de slica (SiO2) e seu carter vulcnico ou plutnico.

- 14 -

Parte das rochas sedimentares formada a partir da compactao e/ou cimentao de fragmentos produzidos pela ao dos agentes de intemperismo e pedognese sobre uma rocha preexistente, e aps serem transportados pela ao dos ventos, das guas que escoam pela superfcie, ou pelo gelo, do ponto de origem at o ponto de deposio. A classificao destas rochas sedimentares detrticas ou clsticas pode se basear no tamanho de seus principais constituintes, conforme mostrado no Quadro 1. Quadro 1 Classificao de rochas sedimentares segundo o tamanho dos constituintes.
Sedimento Argila Silte Areia Seixo redondo Seixo angular Tamanho dos gros (milmetro) 0,005 0,005 a 0,062 0,062 a 2 Maiores que 2 Maiores que 2 Nome da rocha Argilito Siltito Arenito Conglomerado Brecha

J as rochas metamrficas so produzidas quando as altas temperaturas e presses das profundezas da Terra atuam em qualquer tipo de rocha gnea, sedimentar ou outra rocha metamrfica para mudar sua mineralogia, textura e ou composio qumica, embora mantendo sua forma slida, ou seja, sem atingir o ponto de fuso dos minerais. Desta forma, o Embasamento Cristalino (equivalente s rochas mais antigas da regio, e que foram intrudidas pelos corpos granticos e pegmatticos neoproterozicos) representado por rochas metamrficas chamadas gnaisses e migmatitos, eventualmente associadas a granitides. Estas so includas nos complexos Jaguaretama e Caic e na Sute Poo da Cruz. Um gnaisse caracterizado pela alternncia de camadas de minerais flsicos (brancos) e minerais ricos em FeO e MgO (com cor variando de cinza a preto). Essa alternncia denominada bandamento gnissico. J um migmatito uma rocha metamrfica que comeou a ter seus cristais fundidos e recristalizados, sendo, desta forma, formada por pores claras e escuras, com as pores claras apresentando um aspecto gneo e as pores escuras exibindo feies metamrficas, como bandamento. As principais ocorrncias minerais no municpio de Tenente Ananias so: feldspato, gua marinha, esmeralda e ametista (Figura 6). As rochas do Embasamento Cristalino e dos granitides tambm podem ser empregadas como rocha ornamental, especialmente os migmatitos, os quais so utilizados em pisos e revestimentos, assim como para a produo de brita e de rocha dimensionada utilizada na construo civil.

- 15 -

Figura 6: Em (A) amostra da variedade de quartzo roxo conhecido como ametista e seu emprego em jias (B) e (C); em (D) exemplar de gua-marinha e sua utilizao na fabricao de jias de grande valor (E) e (F) e em (G) amostra de feldspato e sua aplicao na confeco de peas de cermica. As mineralizaes de gua-marinha de Tenente Ananias refletem o grande potencial do Estado do Rio Grande do Norte para a produo de minerais gemolgicos, ou seja, minerais empregados na fabricao de jias. A rocha na qual so encontrados os cristais de gua-marinha denominada pegmatito, sendo muito semelhante a um granito, mas possuindo minerais bem maiores. Correspondem aos lquidos finais do magmatismo grantico do Neoproterozico. Na regio de Tenente Ananias a rea que esta rocha ocupa de aproximadamente 460km2, com a maioria deles encaixada em gnaisses e migmattos. So 25 os principais pegmatitos desta regio, dentre os quais se destacam o de Nova Descoberta, Mina Velha, Rabo Gordo, Mina do Meio, Jorge, Jerimum e Talhado. Os minerais de pegmatito associados gua-marinha de Tenente Ananias so o quartzo, a amazonita, a moscovita e, em menor quantidade, a granada.

- 16 -

MAPA GEOLGICO DE TENENTE ANANIAS

- 17 -

A MINERAO EM TENENTE ANANIAS Tenente Ananias um municpio do Rio Grande do Norte rico em depsitos de gemas de grande valor comercial, destacando-se a gua marinha, a turmalina e a esmeralda. Junto com os municpios de Lajes Pintadas, Parelhas e Equador, concentra 73,6% do total desse tipo de depsitos j mapeados no estado. O povoado de Ipueira, que deu origem a Tenente Ananias, comeou na dcada de 1940, como pequena feira de comercializao de produtos agrcolas no territrio do municpio de Alexandria. A emancipao ocorreu em 1963, poca em que o potencial de riqueza mineral da regio j era conhecido. O lugar mudou de nome, a denominao Tenente Ananias sendo homenagem a filho da terra cuja famlia continuava influente na localidade. Sua vocao econmica principal tambm mudou, passando a ser a minerao de pedras preciosas. Admite-se que o primeiro achado de gua marinha na regio tenha ocorrido em 1943, na localidade conhecida como Fazenda da Mata. Mas, a atividade garimpeira s se consolidou cerca de dez anos depois, quando novas descobertas chamaram ateno pela pureza e qualidade das pedras encontradas. Rapidamente a gua marinha de Tenente Ananias transformou-se em paradigma de beleza em virtude das tonalidades do azul e do talhe grande da mdia do tamanho das gemas. Apesar de no haver registros confiveis da produo local, o Anurio Mineral Brasileiro de 1980 d notcia do rpido crescimento do valor da exportao de gua marinha, abundante nessa regio do Rio Grande do Norte, nos anos de 1977, 1978 e 1979. Em Tenente Ananias, a produo atingiu o nvel mximo entre 1981 e 1988. Segundo clculo no oficial, s em 1982, 225 quilos dessa gema saram de veios explorados nos arredores da cidade. Mas, nos anos 1990, as reservas de fcil alcance estavam praticamente esgotadas. A continuidade da minerao como fonte de dinamismo econmico local passou a exigir investimentos em pesquisa geolgica e em melhor organizao e gesto das unidades produtivas, recursos esses escassos na localidade.

gua marinha em estado bruto, lapidada e semi-lapidada. O maior dinamismo da minerao em Tenente Ananias na dcada de 1980 decorreu do incentivo financeiro e do apoio tcnico que o governo estadual ento assegurava. Essas iniciativas de fomento minerao de pedras preciosas beneficiaram pequenos mineradores em vrios municpios da regio. Cooperativas de garimpeiros foram criadas em So Tom, Serro Cor, Lajes e Equador.Nas cidades de Currais Novos, Parelhas e Tenente Ananias foram organizados centros de lapidao e artesanato mineral. A diminuio ou interrupo de apoio governamental

- 18 -

tem tido como resultado a estagnao da atividade mineradora, j que os garimpeiros no tm fontes prprias de financiamento para investir em tecnologias e equipamentos mais modernos, requeridos pelo atual estgio de explorao das gemas. Em tal contexto, retornam lavoura e pecuria, que constituem a base da economia de subsistncia local. ORGANIZAO DA MINERAO EM TENENTE ANANIAS A atividade garimpeira no Rio Grande do Norte intermitente, prevalecendo nos anos de estiagem prolongada. O extrativismo mineral mais intenso quando o perodo de seca coincide com preos atraentes no mercado de pedras preciosas. De modo geral, a garimpagem feita com uso exclusivo de ferramentas manuais e aplicao de explosivo caseiro (mistura de nitrato de potssio com um pouco de leo combustvel). Trata-se de trabalho penoso, arriscado e de baixa rentabilidade em virtude da disperso das rochas das quais as gemas podem ser extradas. Quando os garimpeiros dispem de equipamentos mecnicos, como compressor, martelete, guincho, bomba dgua, a extrao pode ocorrer em maior profundidade e com maior rapidez. O uso de tais equipamentos aumenta a produo. Tm sido utilizados com sucesso na minerao da gua marinha em Tenente Ananias. Mas, se o equipamento mais primitivo, no h controle da emisso de poeira, o que pode provocar a silicose, afeco pulmonar que pode levar morte. Verifica-se, ento, que as condies da atividade minerria na regio so ainda precrias, tanto do ponto de vista tecnolgico, quanto do cuidado com a sade dos garimpeiros.

Extrao de gemas em Tenente Ananias: arrimos precrios (foto esquerda), tcnicas primitivas (foto direita). No caso da gua marinha, a comercializao feita em lotes da pedra bruta, tendo maior valor comercial as gemas com tonalidades mais intensas de azul. Nos anos de grande produo em Tenente Ananias e Lajes Pintadas, comerciantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro compravam as pedras nos prprios garimpos. Nos anos de produo menor, os prprios garimpeiros passaram a ir s cidades onde o comrcio de gemas j est bem organizado, como o caso de Tefilo Otoni, em Minas Gerais. Mas, tambm as vendem em dias de feira em Tenente Ananias, So Tom, Parelhas e Equador.

- 19 -

O garimpo uma atividade extrativa que no se organiza sob a forma de empresa registrada, sendo parte da chamada economia informal. A renda que gera comumente assim distribuda: 10% do valor de comercializao do lote de gemas so destinados ao proprietrio da terra onde se localiza a mina; 50% vo para o financiador da atividade extrativa e 40% para o(s) garimpeiro(s). As pedras brutas vendidas so lapidadas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, transformando-se em jias de grande valor agregado. Portanto, o municpio onde se realiza a extrao e o prprio estado do Rio Grande do Norte perdem renda por no participarem da etapa mais rentvel do ciclo econmico das gemas, que o da transformao da pedra preciosa em jia ou pea ornamental, vendida no mercado nacional e no de outros pases. IMPACTO DA MINERAO EM TENENTE ANANIAS Os depsitos de gemas no Rio Grande do Norte tm dimenses modestas, mas so significativos para minerao de pequena escala, genericamente chamada de garimpo. Este tipo de atividade econmica torna-se importante em pases e regies nos quais h necessidade de fomento de formas estveis de absoro de mo-de-obra pouco qualificada com o objetivo de gerar oportunidades de trabalho e de gerao de renda. No agreste nordestino, esta opo econmica tambm se coloca como forma de compensao do impacto negativo da seca no setor agrcola. A extrao de gemas gera rejeitos e pode levar poluio de cursos dgua. Mas, o planejamento da atividade segundo os princpios do desenvolvimento sustentvel pode contribuir para minimizar ou mesmo neutralizar os aspectos negativos da pequena minerao. Tal planejamento deve incluir iniciativas de revitalizao de cooperativas de garimpeiros e a retomada de programas de crdito e de apoio tcnico para os investimentos demandados, cujo custo no elevado.

esquerda, equipamento para o esvaziamento do tnel de jazida em explorao; direita, o resultado sob a forma de rejeitos (fotos tiradas em Tenente Ananias). O melhor cenrio para a ativao econmica dessa atividade produtiva deve incluir projetos de processamento industrial das gemas no local da extrao. Dessa forma, o municpio se beneficiar integralmente da atividade minerria que nele ocorre. Outra forma de minerao que vem sendo desenvolvida em Tenente Ananias a extrao de argila. Esta usada em olarias, que produzem tijolos para consumo local.

- 20 -

INFORMAES IMPORTANTES SOBRE A LEGISLAO QUE REGULAMENTA A MINERAO NO BRASIL De acordo com a Constituio brasileira de 1988, os recursos minerais so de propriedade da Unio. Os direitos de lavra e de comercializao podem ser concedidos a empresas, que devem ser organizadas e geridas de acordo com o que disposto em leis e regulamentos especficos. Esto excludos desta condio os bens minerais explorados por empresas estatais, em regime de monoplio. Em geral, tais bens so considerados estratgicos para o desenvolvimento do pas e para a segurana nacional. Este o caso do petrleo e de minerais nucleares. O Cdigo de Minerao, sistematizado pelo decreto-lei 227, de 27 de fevereiro de 1967, estabeleceu os princpios gerais da propriedade mineral e das formas legais de explorao e comercializao de bens minerais. Segundo esta legislao, a pesquisa e a lavra somente podem ocorrer aps autorizao ou concesso por rgo especfico do Governo Federal. A empresa deve estar constituda segundo a legislao brasileira que define a nacionalidade dos investidores e o percentual de capital estrangeiro autorizado. O Cdigo determina que o aproveitamento de jazidas dependa de alvar de autorizao de pesquisa concedido pelo Diretor- Geral do Departamento Nacional de Produo Mineral DNPM, rgo do Ministrio das Minas e Energia. A concesso de lavra deve ser outorgada pelo prprio Ministro de Estado das Minas e Energia. A Constituio tambm prev que parte do lucro com a comercializao do bem mineral seja entregue ao proprietrio do solo. Exige-se, ainda, que a empresa pague tributo de at 3% sobre o faturamento lquido do negcio ao Governo Federal. Trata-se da Compensao Financeira pela Explorao Mineral CFEM. Do valor arrecadado, 65% vo para a Prefeitura do municpio onde se localiza a jazida. As autorizaes de pesquisa e o direito de lavra so concedidos por prazos determinados. Podem ser transferidos para outras empresas, desde que haja prvia autorizao da autoridade pblica. Como o cuidado como o meio ambiente e a preservao do uso adequado do solo so responsabilidades compartilhadas pelos governos municipais, estaduais e pelo governo federal, algumas etapas da economia da minerao ocorrem fora da esfera da Unio. A avaliao e aprovao de Estudos de Impacto Ambiental e de Planos de Recuperao de rea Degradada cabem a rgos de controle ambiental de prefeituras e de governos estaduais. O governo municipal a instncia final para a aprovao da concesso de licena ambiental para extrao de bens minerais em seu territrio. tambm o governo municipal o responsvel pela concesso de licena especfica que autoriza a extrao de areia, cascalho e saibro para uso na construo civil. A validade da licena concedida depende, no entanto, de conhecimento e registro prvio no DNPM. Este tipo de autorizao assegura que rgos governamentais possam promover a extrao de bens minerais para construo de obras pblicas, respeitados os direitos minerrios nas reas onde as obras sero executadas, sendo vedada a comercializao de recursos minerais extrados sob esta modalidade. O Cdigo tambm prev a chamada permisso de lavra garimpeira. Trata-se do caso de aproveitamento imediato de jazimento mineral que, por sua natureza, dimenso, localizao e utilizao econmica, pode ser lavrado sem prvio trabalho de pesquisa.

- 21 -

Esta permisso pode ser outorgada a brasileiros e a cooperativas de garimpeiros, autorizadas a funcionar como empresas de minerao. A permisso tem prazo definido de cinco anos, podendo ser renovada sem limitao. A rea a ser explorada no pode exceder 50 hectares, salvo quando outorgada a cooperativa de garimpeiros. As concesses de lavra para empresas podem ser sucessivamente renovadas. Uma mesma empresa pode requerer e receber nmero ilimitado de concesses de pesquisa e de lavra. No caso da extrao, as seguintes etapas devem ser cumpridas, com o devido conhecimento e aprovao do DNPM: 1- pesquisa da potencialidade mineral da regio e da jazida; esta deve indicar a expresso econmica da reserva e do empreendimento proposto; 2- produo de relatrio sobre o potencial mineral e da(s) jazida(s), protocolado no DNPM; 3- apresentao de Plano de Aproveitamento Econmico, que deve ser aprovado pelo DNPM; 4- publicao da portaria autorizando a lavra; 5- obteno da Licena Ambiental de Operao. Mais informaes sobre a legislao mineral e procedimentos para a obteno de alvar de licena para pesquisa e lavra nos seguintes endereos eletrnicos: http://www.dnpm.gov.br/ - Departamento Nacional da Produo Mineral, onde so disponibilizados dados sobre a produo mineral brasileira, textos de leis, decretos e normas legais. No link Economia Mineral tem-se acesso ao Anu rio mineral Brasileiro. O Guia do Minerador acess vel em http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/indice.php. A busca de processos pode ser realizada em https://sistemas.dnpm.gov.br/sicom/sicom.asp. O Sigmine um verdadeiro local de informaes geogrficas da minerao brasileira (https://sistemas.dnpm.gov.br/sicom/sicom.asp). http://www.cprm.gov.br/ - o endereo do Servio Geolgico do Brasil. Nele, muitas informaes importantes podem ser encontradas, inclusive mapas e relatrios geolgicos (pelo caminho geologia geologia bsica projetos disponveis em CDROM), o livro Geologia, Tectnica e Recursos Minerais do Brasil, e livros, mapas e relatrios sobre Paleontologia, Geocronologia e Hidrogeologia. Ressalte-se o GEOBANK (http://geobank.sa.cprm.gov.br/) , um impressionante banco de dados geolgicos. www.igc.usp.br/geologia - textos de professores e bolsistas da USP com informaes a respeito do planeta e das formas de seu estudo. http://www.ibram.org.br/ - O Instituto Brasileiro de Minerao (IBRAM) a entidade nacional representativa das empresas e instituies que atuam na indstria da minerao. http://paginas.terra.com.br/educacao/br_recursosminerais/ - Dezenas de endereos sobre geologia e recursos minerais do Brasil e de outros pases. http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp - endereo da Petrobrs, estatal brasileira de Petrleo, e uma das mais importantes do mundo. http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/index.htm - Endereo de projeto da Embrapa, onde podem ser encontradas imagens de relevo e imagens de satlite de todo o Brasil.

- 22 -

http://www.ige.unicamp.br/ - Endereo eletrnico do Instituto de Geocincias da UNICAMP, onde podem ser acessadas aulas e apresentaes (no caminho graduao download de aulas). http://www.ibge.gov.br Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Destaques para a seo de download, onde podem ser obtidos mapas topogrficos em diversas escalas; para o endereo http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php, onde se encontram informaes sobre todos os municpios brasileiros; e para o endereo http://www.ibge.gov.br/paisesat/, onde informaes atualizadas sobre todos os pases so apresentadas.) GLOSS RIO DE TERMOS MAIS USADOS NA DESCRI O DAS CARACTERSTICAS GEOLGICAS DAS REGIES RICAS EM BENS MINERAIS
A AO: liga de ferro com carbono e outros metais (nquel, cromo, nibio e outros). AFLORAMENTO: exposio natural ou artificial das rochas. ALVIO: depsito fluvial de argila, areia e cascalho. ATMOSFERA: camada de ar que envolve a Terra. B BACIA SEDIMENTAR: regio rebaixada da crosta terrestre, onde o material proveniente da alterao e desagregao das rochas depositado e preservado. BATLITO: grandes corpos de rochas plutnicas contnuas, em profundidade. BENEFICIAMENTO: qualquer processo de concentrao de metal ou substncia mineral objeto de interesse econmico; BIODIVERSIDADE: variedade dos componentes biolgicos da natureza. A biodiversidade de uma regio compreende o total de genes, espcies, populaes e ecossistemas nela contidos; C COMBUSTVEL FSSIL: nome para os bens minerais originados de rochas sedimentares biognicas. Refere-se ao petrleo, gs, carvo, linhito, turfa e folhelho betuminoso; CONDICIONADOR DE SOLO: produto que aumenta a capacidade do solo de absoro de fertilizantes, reteno de gua, aerao e contedo orgnico; CRTON: parte da crosta terrestre pouco deformada por longos perodos geolgicos; D DEPSITOS DETRTICOS: resultam da concentrao gravimtrica de bens minerais liberados como fragmento das rochas originais; DIAGNESE: processos geolgicos de baixa temperatura que sucedem deposio de sedimentos, levando, geralmente, transformao destes em rochas sedimentares (litificao). DORSAIS OCENICAS: faixa contnua, ssmica e vulcnica de relevo positivo compondo cadeias montanhosas no fundo ocenico. E ECOSSISTEMA: unidade territorial que inclui todos os organismos, interagindo com o ambiente fsico; EFLUENTE: lquidos ou gases que escoam de um sistema de coleta artificial; ELVIO: material residual superficial que resultou do intemperismo da rocha no local onde aflora; EROSO: processos degradacionais da superfcie terrestre, incluindo transporte, ao mecnica e qumica tendo como causadores a gua corrente, vento, gelo ou organismos; ESTRIL: material no aproveitvel descartado na frente de lavra; EVENTOS ENDGENOS: fenmenos que ocorrem em profundidade, onde os materiais sofrem grandes variaes de temperatura e presso. Por exemplo, as atividades magmticas e os terremotos;

- 23 -

EVENTOS EXGENOS: fenmenos que ocorrem na superfcie, com nveis de presso e temperatura baixa. Por exemplo, o intemperismo e a eroso. EXAUSTO: esgotamento do minrio com condies econmicas para serem extrados. F FERTILIZANTE: substncia mineral ou orgnica, natural ou sinttica, fornecedora de um ou mais nutrientes s plantas; FSSIL: testemunho de vida no tempo geolgico, encontrado nas rochas; G GARIMPO: depsito que permite aproveitamento imediato do bem mineral que, por sua natureza, dimenso e localizao pode ser lavrado com poucos trabalhos prvios de pesquisa. Empregado como sinnimo de minerao informal e minerao artesanal; GEMA: mineral passvel de ser transformado em jia, ornamento ou objeto de arte; GEODIVERSIDADE: variedade dos componentes que formam e caracterizam o solo e o subsolo de uma regio. A geodiversidade compreende o total dos solos, rochas, minerais e fsseis que caracterizam a superfcie fsica de uma regio e conformam o relevo e as principais caractersticas que servem de fundamento para sua paisagem e riquezas minerais; GEOGRAFIA: cincia que estuda a superfcie da Terra, seus acidentes fsicos, climas, solos e vegetaes alm das inter-relaes entre o meio natural e os grupos humanos; GEOLOGIA: cincia que estuda a histria, a composio, a estrutura, as forma e as riquezas minerais da Terra; GUSA: produto da reduo do minrio de ferro em alto-forno, contendo silcio, mangans, fsforo e enxofre. H HIDROCARBONETO: substncia orgnica formada por cadeias de hidrognio e carbono: petrleo, gs e asfalto; I INTEMPERISMO: processos de alterao e quebra das rochas, como resultado da exposio a agentes naturais fsicos, qumicos e orgnicos; J JAZIDA: massa individualizada de substncia mineral ou fssil com valor econmico encontrada na superfcie ou no interior da Terra. L LAVRA: conjunto de operaes para a extrao dos bens minerais para aproveitamento econmico; LAVRA AMBICIOSA: lavra onde o minerador extrai exclusivamente os bens minerais de maior teor; LITIFICAO: consolidao de material lquido ou de partculas em rochas slidas; LITOSFERA: poro superior do planeta Terra constituda pela crosta continental, crosta ocenica e parte superior do manto; M MAGMA: material rochoso em estado de fuso que, ao se consolidar, d origem s rochas magmticas; MANTO: camada do globo terrestre situada entre a descontinuidade de Mohorovicic (~35 km de profundidade) e a de Gutemberg (~2.900 km de profundidade); METAL: materiais slidos geralmente possuindo alto ponto de fuso e sendo bons condutores trmicos e eltricos; METAMORFISMO: processo de reajustamento qumico, mineralgico e estrutural de rochas slidas em condies fsicas e qumicas impostas externamente; METASSOMATISMO: substituio qumica por dissoluo de um mineral ou rocha prexistente; MINA: local de extrao de bens minerais. Pode ser a cu aberto, subterrnea, em leito de rios ou por processos especiais de extrao; MINERAL: elemento ou substncia inorgnica natural com composio qumica e propriedades fsicas definidas;

- 24 -

MINERAIS INDUSTRIAIS: rochas e minerais, inclusive os sintticos, predominantemente no metlicos que, por suas propriedades fsicas ou qumicas e no pela energia gerada ou pelos metais extrados, so utilizados em processos industriais; MINERAIS NUCLEARES: substncias minerais naturalmente radioativas e utilizadas para a obteno de energia nuclear; MINRIO: mineral, rocha ou fssil que tenha, no momento presente, valor econmico. Outra definio considera minrio todo mineral ou rocha til para a sociedade; O OCORRNCIA: local onde se encontra mineral ou rocha com valor econmico, mas sem estudos para dimensionar seu potencial; P PEDRA SABO: nome popular de rocha metamrfica chamada esteatito cujo principal constituinte o talco. Utilizada para a produo de artesanato e escultura; PELOTIZAO: tratamento prvio dado a alguns bens minerais. Consiste na moagem do minrio at transform-lo em pelotas, seguida de aquecimento para eliminar a umidade; PETRLEO: combustvel fssil gerado por reaes termoqumicas em massas de microorganismos acumulados, principalmente, em bacias sedimentares ocenicas; PIGMENTO: produtos slidos, naturais ou artificiais, estveis quimicamente e inertes aos agentes atmosfricos e gua. Dotados de poder de cobertura quando aplicados sobre um material; POLUIO AMBIENTAL: introduo no meio ambiente de substncias ou efeitos potencialmente perigosos para a sade e/ou o meio ambiente. Q QUILATE: 1. Medida de peso usada para gemas, igual a 0,2 gramas; 2. Proporo do contedo de ouro nas ligas onde 24 quilates o ouro puro, ou seja, ouro de 18 quilates significa uma liga de 18/24 ou 750 milsimos de ouro e 6/24 ou 250 milsimos de outro metal (cobre, prata, platina, etc). R RADIOATIVIDADE: desintegrao natural de elementos qumicos com a emisso de radiaes e formao de novos elementos, com pesos atmicos menores; REAPROVEITAMENTO: processo de aproveitamento dos materiais e produtos descartveis que pode ocorrer por reparo, reuso, refabricao ou reciclagem. RECICLAGEM: aproveitamento das matrias primas constituintes dos produtos descartados. Por exemplo, o alumnio das latinhas de refrigerante e cerveja; REUSO: aproveitamento dos produtos descartveis. Por exemplo, as garrafas de vidro; RECURSO AMBIENTAL: atmosfera, guas interiores, superficiais ou subterrneas, esturios, mar territorial, solo, subsolo, fauna e flora; RECURSO ESPECULATIVO: recurso no descoberto que pode ocorrer em ambiente geolgico favorvel, onde nenhuma descoberta foi realizada; RECURSO MINERAL: somatrio das reservas conhecidas e no conhecidas de uma regio, pas ou o mundo; RECURSO NATURAL: conjunto das riquezas naturais aproveitadas pela sociedade humana; RECURSOS MINERAIS ENERGTICOS: bens minerais utilizados como fontes energticas: petrleo, carvo e minerais radioativos; REJEITO: material retirado da mina e descartado por no ser aproveitvel; RESERVA: quantidade de minrio presente em uma mina; RIGIDEZ LOCACIONAL: os depsitos minerais so encontrados em locais especficos onde processos geolgicos viabilizaram a concentrao de bens minerais; ROCHA: agregado natural de um ou mais minerais. As rochas se dividem em trs grandes famlias: magmtica, sedimentar e metamrfica; S SEDIMENTAO: deposio de material natural slido (sedimentos) em condies fisicoqumicas normais na superfcie terrestre; SINTERIZAO: processo no qual uma mistura de finos de minrio de ferro, carvo e calcrio so queimados sobre uma grelha. A combusto resulta em um produto poroso e resistente denominado snter.

- 25 -

SOLO: camada superficial da superfcie terrestre possuidora de vida microbiana. Em alguns locais o solo espesso e em outros no foi formado. T TECTNICA DE PLACAS: teoria segundo a qual a superfcie terrestre est dividida em placas que se movimentam umas em relao s outras; TEOR: quantidade de metal presente no minrio. Existem diferentes conceitos de teor: teor mdio (mdia dos teores), teor de corte; U UNIDADES DE CONSERVAO: espao territorial institudo pelo poder pblico, com caractersticas naturais relevantes, tendo como objetivo a conservao dos recursos naturais. V VULCO: abertura na crosta terrestre por onde flui material magmtico (lavas, cinzas, gases).

ANEXO - O TEMPO GEOLGICO E SUA DETERMINAO A determinao correta da idade das rochas e de suas sucess es a nica maneira de contarmos a longa (mais de 4,6 bilhes de anos) histria de nosso planeta, e ela feita pela geocronologia, que pode ser relativa ou absoluta. Esta ltima tem permitido que os valores de idades para os diferentes conjuntos rochosos do planeta sejam progressivamente desvendados. Alguns dos elementos constituintes do universo apresentam caractersticas radioativas, sendo marcados por instabilidades que podem ocasionar o aparecimento de istopos mais estveis, seja do mesmo elemento, seja de outro. Estudos dos processos radioativos marcados pela desintegrao de elementos-pai para a formao de elementos-filho (radiognicos) mostram que o decaimento radioativo envolve uma constante chamada meia-vida, que o tempo decorrido para que metade da massa do elemento-pai se transforme no elementofilho. Os principais istopos utilizados atualmente nas dataes radiomtricas (bem como os limites de utilizao) podem ser observados no quadro abaixo. Ai tambm so mostrados os limites de cada mtodo (ou seja, para que conjunto de idades o mtodo apropriado).

ISTOPOS Urnio238 - Chumbo206 Urnio235 - Chumbo207 Thorio232 - Chumbo208 Potssio40 - Argnio40 Rubdio87 - Estrncio87 Samrio147 - Neodmio143 Rnio187 smio187 Carbono14 - Nitrognio14

MEIA-VIDA 4,5 bilhes de anos 710 milhes de anos 14 bilhes de anos 1,3 bilhes de anos 48 bilhes de anos 106 bilhes de anos 42,3 bilhes de anos 5730 anos

LIMITES DA DATAO (anos) Entre 10 milhes e 4,6 bilhes idem idem Entre 100 mil e 4,6 bilhes Entre 10 milhes e 4,6 bilhes Entre 10 milhes e 4,6 bilhes Entre 10 milhes e 4,6 bilhes Entre 100 e 50000

MATERIAIS UTILIZVEIS Zirco, uraninita, badeleiita Zirco, uraninita, badeleiita Zirco, uraninita, badeleiita Muscovita, anfiblios, rochas gneas idem Rochas gneas, meteoritos Rochas gneas, meteoritos Turfa, carvo, estalactites, gelo, gua, ossos

- 26 -

A partir das determinaes geocronolgicas (inclusive com o estudo de fsseis), passou-se a classificar o tempo segundo perodos que marcam diferentes caractersticas de evoluo biolgica, de posicionamento relativo das placas e de climas dominantes (entre outras). Esta classificao chamada de Coluna do Tempo Geolgico e aceita mundialmente, sendo apresentada simplificadamente no quadro abaixo.
Eon FANEROZICO Perodo Neogeno Cenozoico Paleogeno Cretceo Mesozoico Jurssico Trissico Permiano Carbonfero Devoniano Paleozico Siluriano Ordoviciano Cambriano Neoproterozico Mesoproterozico Paleoproterozoico Neoarqueano Mesoarqueano Paleoarqueano Era Incio-fim (milhes de anos) 23.0 65.5 - 23.0 146 - 65.5 200 - 146 251 - 200 299 - 251 359 - 299 416 - 359 444 - 416 488 - 444 542 - 488 1000 - 542 1600 - 1000 2500 - 1600 2800 - 2500 3200 - 2800 3800 - 3200 - 3800

PROTEROZICO

ARQUEANO HADEANO

- 27 -

Vista parcial de Tenente Ananias

Vista da Igreja

Trabalhador entrando na Mina Velha.

Tnel da Mina do Meio.

Rejeitos da Mina do Meio e Velha.

Tnel da Mina Velha.

Pedras de topzio extradas da Mina Velha.

Armazenamento de tijolos em processo.

- 28 -

Design e Diagramao : Liza Noguchi / Rafael Carmo

You might also like