You are on page 1of 3

Nomes importantes para a segunda prova de Biocel:

(Alberts, Robbins, Beatriz Drobrzenski e Thaisa Vieira)

Valem para todos os tpicos: SRP: partcula de reconhecimento de sinal Chaperonas: auxiliam o enovelamento proteico correto. Retm protenas com erros no RE. Cinases: adicionam fosfato Fosfatases: retiram fosfato NCLEO -Complexo de importao: Importina/RAN/GDP (RANGDP abundante dentro do ncleo; RANGTP abundante fora do ncleo) -Poro nuclear: formado por mais de 30 peptdeos. Transporta protenas estando estas em sua conformao nativa. MITOCNDRIA Cardiolipina: compe a membrana interna de mitocndria, auxiliando na seletividade desta. Porinas: presentes na membrana externa das mitocndrias. So protenas transportadoras que formam canais aquosos. ATP-sintases: transportam prtons.Mquina acopladora reversvel que catalisa hidrlise do ATP ou sua formao, dependendo das condies; Possui trs locais catalticos para a sntese do ATP e uma haste fina, que forma um canal hidroflico para conduo dos prtons; (Beatriz Drobrzenski et.al) Termogenina: produz calor.(Fluxo retrgrado de prtons) RETICULO ENDOPLASMATICO E COMPLEXO DE GOLGI Sequncia de parada de transferncia: faz com que a protena pare de ser translocada para que integre a membrana do RE (isso de forma bem simplista). Clatrina: reveste um tipo de vescula que brota do aparelho de Golgi. Compe, tambm, vesculas endociticas. Dinamina: faz o estrangulamento de vesculas. Adaptinas: conectam a clatrina membrana da vescula. Ajudam a capturar molculas carga especficas pelo aprisionamento dos receptores de carga. Protenas Rab: So reconhecidas pelas protenas de aprisionamento na superfcie citoslica da membrana alvo. Cada tipo de vescula tem uma combinao diferente de Rab. SNAREs: vSNAREs (na vescula) interagem com tSNAREs (na membrana alvo), ancorando a vescula no seu destino. Auxiliam, tambm, na fuso de membranas. UPR: estimula a clula a produzir mais RE. Face cis do Golgi: face de entrada. Face trans do Golgi: face de sada.

CICLO CELULAR: G0: estagio de G1 em que determinados tipos de clulas podem permanecer temporria ou permanentemente. Nessa fase no h expresso completa da CdK ciclina. Ciclinas: protenas sem atividade cataltica, que se ligam a cinases para torn-las ativas. Ubiquitina: etiqueta de substrato a ser degradado. Coesinas: mantm as cromtides irms unidas (formam anis que prendem uma cromtide outra). P53: regulador transcricional que ativa a produo da protena P21. P21: inibidora de CdK que se liga a G1/S-CdK e a S-CdK, impedindo que elas conduzam a clula fase S. Condensinas: Auxiliam na condensao cromossmica. Sic: inibidor de CdK. G1CdK: prepara a clula para a fase S. Promove: produo de enzimas para a replicao do DNA, produo de S-CdK, degradao de Sic1. S-CdK: fosforila os stios que formam os complexos de pr-replicao no DNA (montados em G1).Isso promove o incio da replicao que, graas a esse mecanismo, ocorre uma nica vez por origem. MCdK (ou MPC):Quando ativo, downstream da mitose: promove condensao cromossmica, rompimento do envelope nuclear, montagem do fuso, montagem da metfase, ativao do APC. Quando inativo, downstream da interfase: segregao dos cromossomos, diviso celular, reorganizao do envelope nuclear, duplicao de centrolos e de DNA. APC (complexo promotor de anfase): Proteolise por poliubiquitinao dos inibidores da anfase. No final da anfase, promove a degradao das ciclinas mitticas (ciclinas B). APOPTOSE Constituintes da via intrnseca: Citocromo c: liberado por mitocndria, liga-se ao Apaf-1, formando o apoptossomo (roda da morte). O apoptossomo responsvel por ativar a caspase 9, que d inicio ao processo de amplificao. Protenas Bcl:
1. antiapoptticas: Bcl-2, Bcl-X e Mcl-1. 2. Pro-apoptoticas: Bax, BaK e Bad. Bax e Bak induzem a liberao do citocromo c. Bad bloqueia Bcl-2.

Protenas Smac/DIABLO: inibem protenas que bloqueiam a apoptose. OBS: A leso no DNA ativa p53. Se o reparo no possvel, h liberao de Bax. Constituintes da via extrnseca: Receptores de membrana: TNF1 e FAS. Caspase 8: sofre ativao autocataltica. Juntamente com caspases 9 e 10, dita desencadeante, pois ativa as caspases executadoras.

COMUNICAO CELULAR RTK: receptor de tirosinoquinase. Dmero cujo domnio quinsico encontra-se voltado ao citoplasma. Ativa RAS e promove resposta celular sem mensageiro secundrio (mais lenta). RAS: protena monomrica, que se liga ao RTK de forma indireta. Ativada (ligada a GTP), promove cascata de fosforilao. GEF: ativa RAS (troca GDP por GTP) GAP: inativa RAS (troca GTP por GDP) GPCRs: receptores ligados a protena G. Formados por uma cadeia polipeptdica que atravessa a MP sete vezes. Ativa a protena G e promove resposta celular envolvendo mensageiros secundrios. Protena G: formada pelas subunidades alfa, beta e gama. Quando est ativada, a subunidade alfa possui, ligada a ela, uma molcula de GTP. Participa de duas vias:
1. ativando adenilato ciclase, que gera AMPc. 2. Ativando fosfolipase c, que gera sinal para degradao de fosfatidil inositol em IP3 e DAG.

OBS: Um ligante estimulante ativa Gs e aumenta AMPc. Um ligante desestimulante ativa Gi e diminui AMPc. AMPc: mensageiro secundrio derivado de ATP. Forma PKA. DAG: mensageiro secundrio.Promove a formao de PKC. PKC, PKA, CAM-cinase: serina/treonina quinases. IP3: abre os canais de clcio do RE. Calmodulina: protena que interage com clcio, ativando CAM-cinase. Amanda S. Dimbarre (14.1)

You might also like