You are on page 1of 70

Pontifcia Universidade Catlica de Gois Engenharia Civil

Precipitaes

Professora: Mayara Moraes

gua da atmosfera que atinge a superfcie na forma de chuva, granizo, neve, orvalho, neblina ou geada denominada precipitao.

Brasil: A chuva a forma mais importante de precipitao.


Embora grandes prejuzos possam advir da ocorrncia de precipitao na forma de granizo e em alguns locais possa eventualmente ocorrer neve.

A precipitao a nica forma de entrada de gua em uma bacia hidrogrfica. Fornece subsdios para os vrios usos da gua. Seu conhecimento fundamental para o adequado dimensionamento de obras hidrulicas. Obs.: A chuva a causa mais importante dos processos hidrolgicos de interesse da engenharia, e caracterizada por uma grande aleatoriedade espacial e temporal.

A quantidade de vapor que o ar pode conter limitada.


Quantidades de vapor superiores a este limite acabam condensando.

A concentrao de saturao do vapor aumenta com o aumento da temperatura do ar.


O ar quente pode conter mais vapor do que o ar frio.

O ar atmosfrico apresenta um forte gradiente de temperatura.


Temperatura relativamente alta junto superfcie e temperatura baixa em grandes altitudes.

O processo de formao da chuva est associado ao movimento ascendente de uma massa de ar mido.

medida em que a massa de ar sobe, a sua temperatura vai diminuindo at que o vapor do ar comea a condensar.
Isto ocorre porque a quantidade de vapor de gua que o ar pode conter maior para o ar quente do que para o ar frio.

Com a condensao, pequenas gotas comeam a se formar, permanecendo suspensas no ar por fortes correntes ascendentes e pela turbulncia. Em certas condies, as gotas crescem, atingindo tamanho e peso para vencer as correntes ascendentes.

A gua das nuvens se precipita em forma de chuva.

medida em que a massa de ar sobe, a sua temperatura vai diminuindo at que o vapor do ar comea a condensar.
Isto ocorre porque a quantidade de vapor de gua que o ar pode conter maior para o ar quente do que para o ar frio.

Com a condensao, pequenas gotas comeam a se formar, permanecendo suspensas no ar por fortes correntes ascendentes e pela turbulncia.
Tamanho das gotas Em certas condies, as gotas crescem, atingindo nuvem: 0,02 mm tamanho e peso para vencer as correntes chuva:ascendentes. 0,5 a 2 mm

A gua das nuvens se precipita em forma de chuva.

A formao das nuvens de chuva est, em geral, associada ao movimento ascendente de massas de ar mido.
A causa da ascenso do ar mido considerada para diferenciar os principais tipos de chuva:
Frontais Convectivas Orogrficas.

Encontro de duas grandes massas de ar, de diferente temperatura e umidade. Na frente de contato entre as duas massas, o ar mais quente (mais leve e, normalmente, mais mido) empurrado para cima, onde atinge temperaturas mais baixas, resultando na condensao do vapor.

As massas de ar que formam as chuvas frontais tm centenas de quilmetros de extenso e movimentam-se de forma relativamente lenta.
Caracterizam-se pela longa durao e por atingirem grandes extenses. Geralmente, a intensidade baixa. Em alguns casos, as frentes podem ficar estacionrias, e a chuva pode atingir o mesmo local por vrios dias seguidos.

No Brasil, as chuvas frontais so muito freqentes na regio Sul, atingindo tambm as regies Sudeste, Centro Oeste e, por vezes, o Nordeste.

Ocorrem em regies em que um grande obstculo do relevo, como uma cordilheira ou uma serra muito alta, impede a passagem de ventos quentes e midos, que sopram do mar, obrigando-os ar a subir. Em maiores altitudes, a umidade do ar se condensa, formando nuvens junto aos picos da serra, onde chove com muita freqncia. Geralmente, na regio aps o obstculo, ocorrem secas intensas. As chuvas orogrficas ocorrem em muitas regies do Mundo, e no Brasil so especialmente importantes ao longo da Serra do Mar.

SOTAVENTO

BARLAVENTO

Aquecimento de massas pequenas de ar em contato direto com a superfcie quente dos continentes e oceanos.

O aquecimento do ar resulta na sua subida para nveis mais altos da atmosfera, onde as baixas temperaturas condensam o vapor, formando nuvens.
Chuvas caracterizadas pela alta intensidade e pela curta durao, concentradas sobre reas relativamente pequenas. Problemas de inundao em reas urbanas esto, muitas vezes, relacionados s chuvas convectivas.

No Brasil h uma predominncia de chuvas convectivas, especialmente nas regies tropicais.

Pluvimetros. Pluvigrafos.

Radares meteorolgicos. Estimativas a partir de imagens de satlites.

Pluvimetros:
Recipientes para coletar a gua precipitada com dimenses padronizadas. O mais utilizado tem forma cilndrica com rea de captao da chuva de 400 cm, de modo que um volume de 40ml de gua acumulado no pluvimetro corresponda a 1 mm de chuva. O pluvimetro instalado a uma altura padro de 1,50 m do solo e a uma certa distncia de casas, rvores e outros obstculos que podem interferir na quantidade de chuva captada.

Pluvigrafos:
Pluvimetros adaptados para realizar medies de forma automtica, registrando os dados medidos em intervalos de tempo inferiores a um dia. Originalmente: Mecnicos (balana para pesar a gua e papel para registrar o total precipitado). Atualmente: Eletrnicos com memria (data-logger).
Mais usado: Sistema de cubas basculantes. Permitem analisar detalhadamente os eventos de chuva e sua variao ao longo do dia. Pode ser acoplado a um sistema de transmisso de dados via rdio ou telefone celular.

Radares meteorolgicos:
Baseada na emisso de pulsos de radiao eletromagntica que so refletidos pelas partculas de chuva na atmosfera, e na medio da intensidade do sinal refletido. A relao entre a intensidade do sinal enviado e recebido, denominada refletividade, correlacionada intensidade de chuva que est caindo em uma regio. Principal vantagem: Possibilidade de fazer estimativas de taxas de precipitao em uma grande regio no entorno da antena emissora e receptora (embora existam erros considerveis quando as estimativas so comparadas com dados de pluvigrafos).

Estimativas a partir de imagens obtidas por sensores instalados em satlites:


A temperatura do topo das nuvens, que pode ser estimada a partir de satlites, tem uma boa correlao com a precipitao. Tcnicas em processo de aprimoramento.

Variveis caractersticas das chuvas:


Altura (lmina precipitada), Intensidade, Durao, Freqncia.

Durao: Perodo de tempo durante o qual a chuva cai.


Normalmente medida em minutos ou horas.

Altura: Espessura mdia da lmina de gua que cobriria a regio atingida se esta regio fosse plana e impermevel.
A unidade de medio da altura de chuva o milmetro de chuva. Um milmetro de chuva corresponde a 1 litro de gua distribudo em um metro quadrado.

Intensidade: Altura precipitada dividida pela durao da chuva.


Expressa, normalmente, em mm/hora.

Freqncia: Quantidade de ocorrncias de eventos iguais ou superiores ao evento de chuva considerado.


Chuvas muito intensas tem freqncia baixa, isto , ocorrem raramente. Chuvas pouco intensas so mais comuns.

Tabela: Anlise de freqncia de ocorrncia de chuvas dirias de diferentes intensidades ao longo de um perodo de 23 anos em uma estao pluviomtrica no interior do Paran.

Observa-se: - Ocorreram 5597 dias sem chuva (P = zero) no perodo total de 8279 dias em 67% dos dias do perodo, no ocorreu chuva. - Em pouco mais de 17% dos dias do perodo, ocorreram chuvas com intensidade baixa (menos do que 10 mm). - medida em que aumenta a intensidade da chuva, diminui a freqncia de ocorrncia.

A varivel utilizada na hidrologia para avaliar eventos extremos, como chuvas muito intensas. Estimativa do tempo em que um evento igualado ou superado, em mdia.
Ex.: Uma chuva com intensidade equivalente ao tempo de retorno de 20 anos igualada ou superada somente uma vez a cada dez anos, em mdia.

O TR pode tambm ser definido como o inverso da probabilidade de ocorrncia de um determinado evento em um ano qualquer.
Ex.: Se o TR de uma chuva de 20 anos, a probabilidade de acontecer um dia com chuva igual 1 ou superior em um ano qualquer de 5% ( ).
20

A chuva caracteriza-se por uma grande variabilidade espacial. Pluvimetros e pluvigrafos: medies executadas em reas muito restritas (400 cm), quase pontuais.
Durante um evento de chuva, um pluvimetro pode ter registrado 60 mm de chuva enquanto um outro pluvimetro, a pouca distncia registrou apenas 40 mm para o mesmo evento.

Representao: Isoietas.
Obtidas por interpolao dos dados de pluvimetros ou pluvigrafos. Podem ser traadas de forma manual ou automtica. Figura: Mapa de isoietas de chuva mdia anual do Estado de So Paulo, com base em dados de 1943 a 1988.

Observa-se: - A chuva mdia anual sobre a maior parte do Estado da ordem de 1300 a 1500 mm por ano. - H uma regio prxima ao litoral com chuvas anuais de mais de 3000 mm por ano. - As regies onde as isoietas ficam muito prximas entre si caracterizada por uma grande variabilidade espacial.

poca de ocorrncia das chuvas um dos aspectos mais importantes do clima e da hidrologia de uma regio
Regies com grande variabilidade sazonal da chuva (estaes do ano muito secas ou muito midas). Na maior parte do Brasil, o vero o perodo das maiores chuvas. No Rio Grande do Sul, a chuva relativamente bem distribuda ao longo de todo o ano (em mdia).

A variabilidade sazonal da chuva representada por grficos com a chuva mdia mensal.

Cuiab

Porto Alegre

Observa-se: - NoAlegre Sul do Brasil, a distribuio Porto de chuvas mais homognea ao longo do ano - No Centro-Oeste, ocorrem veres muito midos e invernos muito secos.

Maior interesse na hidrologia: Chuvas mdias que atingem uma regio, como a bacia hidrogrfica (e no chuvas pontuais). Clculo da chuva mdia em uma bacia:
Mtodo da mdia aritmtica; Mtodo das Isoietas; Mtodo dos polgonos de Thiessen Interpolao em Sistemas de Informao Geogrfica (SIGs).

Mtodo mais simples de clculo


Mdia das chuvas ocorridas em todos os pluvimetros localizados no interior de uma bacia.

Exemplo:
= 66+50+44+40 =50. 4

Mdia ponderada da precipitao com base nas reas de influncia de cada posto.
Sequncia de passos:
Traar linhas que unem os postos pluviomtricos mais prximos entre si. Determinar o ponto mdio em cada uma destas linhas e, a partir desse ponto, traar uma linha perpendicular. A interceptao das linhas mdias entre si e com os limites da bacia definem a rea de influncia de cada um dos postos. A chuva mdia uma mdia ponderada utilizando as reas de influncia como ponderador.

50mm
120mm 70mm

75mm

82mm

Exemplo:
rea total = 100 km2 rea sob influncia do posto com 120 mm = 15 km rea sob influncia do posto com 70 mm = 40 km rea sob influncia do posto com 50 mm = 30 km rea sob influncia do posto com 75 mm = 5 km rea sob influncia do posto com 82 mm = 10 km

= 120 0,15 + 70 0,40 + 50 0,30 +75 0,05 + 82 0,10 = 73.


Se fosse utilizado o mtodo da mdia aritmtica, haveriam apenas dois postos no interior da bacia, com uma mdia de 60 mm.

O mtodo das isoietas parte de um mapa de isoietas, j existente ou elaborado para determinado estudo, e calcula a rea da bacia que corresponde ao intervalo entre as isoietas.

Por exemplo, considera-se que a rea entre as isoietas de 1200 e 1210 mm receba 1205 mm de chuva. Em todo o resto ele semelhante ao mtodo de Thiessen.

A bacia dividida clulas quadradas.


Realiza-se uma estimativa de chuva para cada uma das clulas por um mtodo de interpolao espacial:
A chuva em um ponto representada pela mdia ponderada das chuvas registradas em pluvimetros da regio. A ponderao feita de forma que os postos pluviomtricos mais prximos sejam considerados com um peso maior no clculo da mdia.

A mdia dos valores de precipitao de todas as clulas corresponde chuva mdia na bacia.

Causas mais comuns de erros grosseiros:


Preenchimento errado do valor na caderneta de campo; Soma errada do nmero de provetas, quando a precipitao alta; Valor estimado pelo observador, por no se encontrar no local no dia da amostragem; Crescimento de vegetao ou outra obstruo prxima ao posto de observao; Danificao do aparelho; Problemas mecnicos no registrador grfico.

Processos empregados na consistncia dos dados.

Falha na leitura ou no arquivamento de dados pluviomtricos Falta de informao para alguns perodos. Em alguns casos possvel fazer o preenchimento destas falhas, utilizando dados de postos pluviomtricos da vizinhana.
Mtodo da Ponderao Regional; Mtodo da Regresso Linear.

Este tipo de preenchimento no substitui os dados originais, e somente pode ser aplicado para dados em intervalo de tempo mensal ou anual.

Posto Y com falhas a serem preenchidas. Pelo menos trs postos da vizinhana que possuam no mnimo dez anos de dados (X1, X2 e X3).

PY = precipitao do posto Y a ser estimada; PX1, PX2 e PX3 = precipitaes correspondentes ao ms (ou ano) que se deseja preencher nos outros trs postos; PMy = precipitao mdia do posto Y; PMX1 a PMX3 so as precipitaes mdias nas trs estaes vizinhas.

Para o ajuste da regresso linear simples, correlaciona-se o posto com falhas (Y) com outro vizinho (X). A correlao produz uma equao, cujos parmetros podem ser estimados graficamente, atravs da plotagem cartesiana dos pares de valores (X, Y), traando-se a reta que melhor representa os pares de pontos. Uma vez definida a equao semelhante apresentada abaixo, as falhas podem ser preenchidas.

Exemplo:

Com base na equao determinada pelo grfico, os valores de chuva dos meses de Abril e Maio no posto P1 seriam 108,7 e 112,1 mm, respectivamente.

O total de chuva precipitado ao longo de um ano influencia fortemente a vegetao existente numa bacia e as atividades humanas que podem ser exercidas na regio. Exemplos:
Porto Alegre Aproximadamente 1300 mm/ano; Regies da Amaznia Mais que 2000 mm/ano; Semi-rido do Nordeste Menos de 600 mm/ano.

Exemplo:
Chuva anual mdia = 1433 mm. Desvio padro da chuva anual = 298,8 mm.

Clima inconstante: Variaes importantes em torno da mdia da precipitao anual. Frequncia de chuvas anuais: Distribuio Normal.
M

M = Mdia = Desvio Padro 68% dos dados esto entre M- e M+. 95% dos dados esto entre M-2 e M+2.

Estimar qual o valor de precipitao anual que igualado ou superado apenas 5 vezes a cada 200 anos, em mdia.

5 vezes a cada 200 anos: TR = 40 anos. Probabilidade de ocorrncia em um ano qualquer:


1 40

= 0,025 = 2,5%.

Pela distribuio normal, sabe-se que a faixa de chuva entre a mdia menos duas vezes o desvio padro e a mdia mais duas vezes o desvio padro inclui 95% dos anos em mdia
2,5 % dos anos tem precipitao inferior mdia menos duas vezes o desvio padro; 2,5% tem precipitao superior mdia mais duas vezes o desvio padro, o que corresponde a 5 anos a cada 200, em mdia. Assim, a chuva anual que superada ou igualada apenas 5 vezes a cada 200 anos :

2,5% = 1433 + 2 298,8 = 2030.

Chuvas intensas: Causas das grandes cheias


Inundaes; Destruio de propriedades, obras e plantaes, Interrupo do trfego; Disseminao de doenas de veiculao hdrica.

Grande interesse pelo conhecimento detalhado de chuvas mximas no projeto de estruturas hidrulicas como bueiros, pontes, canais e vertedores.

Variveis: Intensidade Durao Frequncia. Precipitao P que atinge uma rea A em uma durao D com uma dada probabilidade de ocorrncia em um ano qualquer (Tempo de Retorno).

Obtida a partir da anlise estatstica de sries longas de dados de um pluvigrafo (mais de 15 anos) Metodologia de desenvolvimento da curva IDF:
Seleo das maiores chuvas de uma durao D escolhida (por exemplo 15 minutos) em cada ano da srie de dados. Com base nesta srie de tamanho N (nmero de anos) ajustada uma distribuio de freqncias que melhor represente a distribuio dos valores observados. O procedimento repetido para diferentes duraes de chuva (5 minutos; 10 minutos; 1 hora; 12 horas; 24 horas; 2 dias; 5 dias) e os resultados so resumidos na forma de um grfico, relacionando as trs variveis.

PORTO ALEGRE

Intensidade Mxima (mm/h)

Ex.: A chuva de 1 hora de durao com tempo de retorno de 20 anos tem uma intensidade de 60 mm/hora.

Durao da chuva (minutos)

Exemplos de usos da curva IDF:


Qual a precipitao mxima de 1 hora de durao em Porto Alegre com 1% de probabilidade de ser excedida em um ano qualquer?

Em termos prticos, para a utilizao de uma IDF necessrio informar o TR de projeto e a durao da chuva.
A durao da chuva adotada, normalmente, igual ao tempo de concentrao da bacia hidrogrfica para a qual ser desenvolvido o estudo. O TR a ser utilizado um critrio relacionado com o tipo de obra de engenharia.

Microdrenagem urbana: 2 a 5 anos Drenagem urbana: 5 a 25 anos Pontes e bueiros


Com pouco trnsito: 10 a 100 anos Com muito trnsito: 100 a 1000 anos

Grandes obras hidrulicas: 10.000 anos

You might also like