You are on page 1of 9

1

CONSTRUO DE UM REFRIGERADOR CILNDRICO PARA BEBIDAS ENLATADAS

REA: 5-Processos Industriais e de Fabricao Rassa Arajo do Nascimento Centro Universitrio de Belo Horizonte Raraujo_7@hotmail.com (31) 84820211 Rua Aristides Duarte n148, Prado Belo Horizonte, MG CEP: 30410-040 Juan Canellas Bosch Neto Centro Universitrio de Belo Horizonte jboschbr@yahoo.com.br (31) 9657-7895 Rua Clementino Viana Dott n181, apto 301 Buritis, Belo Horizonte, MG CEP: 30575-030

Resumo: O trabalho desenvolvido refere-se montagem de um refrigerador no formato cilndrico utilizado para o resfriamento e conservao de bebidas enlatadas. O trabalho refora toda a importncia dos conceitos bsicos da termodinmica e da refrigerao de alimentos. O projeto utiliza um sistema de refrigerao termoeltrico do tipo termopar. O equipamento construdo com formato inovador possui a capacidade de refrigerar cinco latas de bebidas, iguais as convencionalmente comercializadas. A refrigerao termoeltrica tem substitudo, por muitas vezes, o sistema de refrigerao por compresso, principalmente nos setores domsticos. Este tipo de sistema mais leve, ocupa um espao fsico menor, dando maior versatilidade, praticidade e leveza ao sistema. O prottipo foi construdo com materiais de baixo custo como tubo de PVC, alumnio e manta de isolamento e se mostrou eficiente no resfriamento de bebidas enlatadas se tornando um concorrente, em potencial, para os equipamentos j existentes no mercado. Palavras-chave: refrigerador, refrigerao termoeltrica, termodinmica.

1. INTRODUO
A refrigerao tem sido uma das maiores ferramentas utilizadas no processo de conservao de alimentos. Por meio da retirada de calor dos alimentos, sejam eles in natura, processados ou embalados, possvel conserv-los, aumentando-se assim, sua vida de prateleira. Os mtodos de conservao de alimentos tm se tornado cada vez mais importantes e presentes no dia a dia. A refrigerao tem sido utilizada de diversas formas na indstria de alimentos, conservando alimentos de todas as espcies, de produtos in natura at enlatados, dentre outros. No mercado atual cada vez maior a busca por novas tecnologias e equipamentos a fim de melhorar o cotidiano, surpreender e satisfazer os desejos do consumidor e superar a concorrncia. O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um equipamento cilndrico e porttil para a refrigerao de bebidas enlatadas. O maquinrio pretende, por meio de um sistema de refrigerao termoeltrica, baseado no efeito Peltier, resfriar, para aproximadamente 5C, cinco unidades de bebidas enlatadas de 355ml cada em um tempo semelhante ao dos equipamentos j existentes. Sendo assim, o dispositivo ser capaz de atender a diversos mercados, podendo ser usado em residncias, supermercados, lojas de convenincia, bares e at mesmo utilizado como refrigerador porttil para automveis. Vislumbra-se ainda, a possibilidade de ser explorado como veculo de marketing e publicidade.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. MATERIAIS CONSTRUTIVOS E DIMENSIONAMENTO DO EQUIPAMENTO


O refrigerador cilndrico para bebidas enlatadas tem, como uma de suas finalidades, ser leve para facilitar o transporte do mesmo. Para isso, o projeto do maquinrio foi desenvolvido com trs partes principais: corpo interno, sistema de refrigerao termoeltrico e corpo externo. Possui, ainda, uma tampa na parte superior, por onde as latas so depositadas para o resfriamento, e uma porta, por onde as latas sairo aps o resfriamento. a) Corpo interno: O corpo interno da mquina a parte que estar diretamente em contato com as bebidas enlatadas. A estrutura desta parte um cilindro vazado feito de chapa de alumnio de espessura 0,50mm. O cilindro possui altura de 61 cm e raio de 3,5 cm. O fundo da estrutura fechado e a parte superior aberta. O corpo interno possui ainda uma cobertura externa que uma borracha esponjosa preta utilizada para isolamento de hidrulica de refrigerao, tubos de cobre e tubulaes de ar condicionado. Para o presente projeto, este revestimento servir como isolante de calor. Na Figura 1 possvel visualizar o corpo interno do prottipo.

Figura 1. Corpo interno. O sistema escolhido para a refrigerao do equipamento foi o sistema por refrigerao termoeltrica. A estrutura do sistema foi reaproveitada de uma maquina de refrigerao j existente, o Car cooler modelo CC8/B com freqncia igual a 50Hz e potncia igual a 50W (Fig.2)

Figura 2. Sistema de refrigerao.

O corpo externo da mquina o acabamento externo do equipamento. Assim como no corpo interno, esta estrutura tambm um cilindro vazado, porm feita de tubo de PVC. Essa estrutura possui altura de 61 cm e dimetro de 20 cm. O fundo da estrutura e a parte superior so fechados com caps (tampas de tubulaes) tambm feitos de PVC. Na Figura 3 possvel visualizar o corpo externo.

Figura 3. Corpo externo.

2.2. PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO


O sistema funciona por refrigerao termoeltrica. Seebeck observou, em 1821, que em um circuito fechado composto por dois metais diferentes, sempre que as junes forem mantidas a temperaturas diferentes, uma corrente eltrica circula. Peltier, em 1834, observou o inverso, ou seja, fazendo-se circular uma corrente eltrica na mesma direo da fora eletromagntica gerada pelo efeito Seebeck, observa-se o resfriamento do ponto de juno, e vice-versa. Willian Tomphson (Lord Kelvin) descobriu que um condutor simples, quando submetido a um gradiente de temperatura, sofre uma concentrao de eltrons em uma de suas extremidades, e uma falta dos mesmos eltrons na outra extremidade (SILVA, 2004). Durante muito tempo, a utilizao desde sistema se restringiu mensurao de temperaturas atravs dos chamados termopares. Os primeiros estudos objetivos sobre a aplicao do efeito Peltier na refrigerao foram feitos pelo cientista alemo Alternkirch, que mostrou que o material termoeltrico qualitativamente satisfatrio quando apresenta um alto coeficiente Seebeck, alta condutividade eltrica e baixa condutividade trmica. No entanto, at 1949, no existiam materiais adequados. A partir desta data, com o desenvolvimento da tcnica dos semicondutores, que apresenta um poder termoeltrico superior ao dos metais, a refrigerao termoeltrica tomou grande impulso, possibilitando criar maiores gradientes de temperatura entre a fonte quente e a fria (SILVA, 2004). O processo de obteno de um efeito de diminuio de temperatura (obteno de temperaturas abaixo da temperatura ambiente) baseado no efeito de Peltier. Um par termoeltrico ao ser percorrido por uma corrente eltrica contnua, apresenta uma juno quente e uma juno fria operando em regime permanente e haver uma transmisso de calor do espao refrigerado para a juno fria. A outra juno estar a uma temperatura acima da ambiente e haver ento a transmisso de calor para o local (Fig.4), (OLIVEIRA, 1998).

Figura 4. Esquema de um sistema de refrigerao termoeltrica. FONTE: (Silva, 2004). Um refrigerador termoeltrico constitudo de: um ou mais mdulos termoeltricos dispostos em srie ou em paralelo; de trocadores de calor fixados s superfcies cermicas dos mdulos para aumentar capacidade de troca de calor dessas superfcies e uma fonte de corrente contnua. Frente refrigerao mecnica, a refrigerao termoeltrica possui vantagens como uma maior vida til, manuteno simples e de baixo custo, no polui, possui baixssimo nvel de rudos, pequeno peso e as operaes so simples e de fcil controle. Por outro lado, este sistema possui alto custo inicial e custo operacional relativamente alto quando comparado com sistemas de mesma capacidade (OLIVEIRA, 1998). A escolha do sistema foi de acordo com as caractersticas que se deseja obter no equipamento: estrutura leve e de fcil transporte, baixo nvel de rudos, fcil manuteno e ser capaz de refrigerar at uma temperatura de aproximadamente 5C cinco bebidas enlatadas de 355ml cada. O sistema bivolt e funciona tanto em tomadas convencionais (AC 220-240V ou 100-120V), quanto em acendedores de cigarro de carro (DC 12V). Este sistema dar ao equipamento maior versatilidade e maior conforto ao consumidor.

2.3. CONSTRUO DO REFRIGERADOR


Para a montagens do corpo interno uma folha de alumnio de espessura 0,50mm foi cortada no tamanho 61x24cm. Em uma das bordas de 24 cm, ao centro, foi feito um novo corte de 14x8cm. Em seguida, o alumnio foi enrolado e as beiradas foram rebitadas, de forma que se formou um cilindro com altura de 61 cm e dimetro de 7 cm. O passo seguinte foi o encaixe do sistema de refrigerao termoeltrico do tipo termopar que, por sua vez, teve que ser parafusado ao cilindro na altura de 15 cm. Por fim, a manta preta de olamento foi enrolada cobrindo todo o cilindro e somente o sistema de refrigerao ficou descoberto (Fig.5).

Figura 5. Procedimento de montagem do corpo interno. Na construo do corpo externo, um tudo de PVC de 200 mm foi serrado no comprimento de 61 cm. Em uma das bordas foi serrado uma retngulo de 15x 9 cm, este retngulo foi utilizado para fazer a porta. Foram feitos vrios furos no tubo, formando uma espcie de tela, com a ajuda de uma furadeira (os furos serviro para passagem do ar quente). Foram utilizados dois caps de PVC que serviriam como fundo e tampa. O cap que foi utilizado como fundo teve sua borda serrada da mesma forma que o tudo de PVC. Para cada cap, na parte interna, foram colocadas rodelas de manta de isolamento. O retngulo utilizado como porta, foi parafusado ao tubo de PVC com a ajuda de uma dobradia para que ficasse mvel. Por fim, tanto o tubo, a porta e os caps foram pintados com tinta a leo de colorao vermelha. A Figura 20 mostra algumas das etapas deste procedimento. Para a montagem final da mquina, o corpo interno foi colocado dentro do corpo externo. Para que o corpo interno no se movimentasse dentro do corpo externo, foram utilizadas tiras de papelo para sustentar a estrutura interna. A parte inferior da maquina e a superior foram fechadas com os caps. As Figuras 6,7,8 e 9 mostram as etapas da montagem e a mquina pronta.

Figura 6. Procedimento de montagem do corpo externo.

Figura 7. Vista da porta.

Figura 8. Vista traseira.

Figura 9. Vista frontal.

3. CONCLUSO
Com o objetivo de resfriar cinco latas de bebidas a mquina construda neste projeto se mostrou eficiente. O comportamento da mesma em relao ao resfriamento, similar a de outras mquinas j existentes no mercado, no entanto, por seu formato inovador, seu baixo peso e baixo custo, o projeto se mostrou vivel para produo. O maquinrio construdo apresenta uma inovao e consequentemente um acrscimo para as tecnologias de refrigerao domestica. O projeto foi totalmente voltado para a construo da mquina e, por este motivo, no foi possvel realizar estudos experimentais e comparativos. Fica assim, como sugesto, para trabalhos futuros, as anlises e clculos de eficincia do equipamento.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
OLIVEIRA, H. Q. Otimizao de cmara frigorfica termoeltrica acionada por clulas solares. In: FEIRA E CONGRESSO DE AR CONDICIONADO, REFGRIGERAO, AQUECIMENTO E VENTILAO DO MERCOSUL, 1998, Esprito Santo. Mercofrio 98. Disponvel em: www.revistadofrio.com.br/pdf/artigo12.pdf. Acesso em 25 nov. 2008. SILVA, J. G. Introduo tecnologia da refrigerao e da climatizao. So Paulo: Artliber Editora, 2004. 219p

5. DIREITOS AUTORAIS
Os autores so os nicos (e inteiramente) responsveis pelo contedo deste trabalho.

CONSTRUCTION OF A CYLINDRICAL REFRIGERATOR FOR CANS OF DRINKS


Abstract. The work developed refers to the manufacture of a cylindrical refrigerator used in cooling and conserving cans of drinks. The work gives more emphasis to the importance of the whole basic concepts of thermodynamic and food refrigeration. The project utilizes a thermopar kind of thermoelectric system. The equipment built has an innovator format and is capable to refrigerate five cans of drink, the same as the ones commercialized. The compression refrigeration, mainly in domestic sections, has been replaced many times by thermoelectric refrigeration. This kind of system is lighter and smaller, giving more versatility and more practicality to the equipment. The prototype was build with cheap materials like PVC pipe, aluminum, and isolator manta. This prototype demonstrates its efficiency in the refrigeration of cans of drinks and it can be used as a competitor for the refrigerators that already exist. Keywords: refrigerator, thermoelectric refrigeration, thermodynamic.

You might also like