You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR MESTRADO ACADMICO EM SADE DA FAMILIA MDULO: DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR PROF.

: PhD GEISON LIRA MESTRANDA: GAUSSIANNE CAMPELO

ELIZABETH A. RIDER, MARGARET M. HINRICHS & BETH A. LOWN

SOBRAL-CE, 2013

Medical Teacher, 2006.

A model for communication skills assessment across the undergraduate curriculum

INTRODUO
Habilidades interpessoais e de comunicao eficazes so associadas a melhores resultados de sade. Estudos sugerem que as habilidades de comunicao declinam durante os quatro anos de faculdade .
Por isso, importante ensinar e avaliar as habilidades de comunicao durante formao mdica de graduao.

AVALIAO DE HABILIDADES DE COMUNICAO


Fora-tarefa com especialistas da Harvard Medical School
Indicaram as competncias essenciais e um quadro para o ensino e avaliao das habilidades de comunicao

Declarao do Consenso de Bayer-Fetzer Kalamazoo.


Listaram sete competncias essenciais de comunicao amplamente apoiadas, com sub- competncias para cada um.

Competncias e sub-competncias em habilidades de comunicao adaptados do quadro consenso Bayer-Fetzer Kalamazoo:


1 . Constri um relacionamento:
Cumprimenta e mostra interesse no paciente como uma pessoa Usa palavras que mostram o cuidado e preocupao ao longo da entrevista Usa tom, ritmo , contato visual e postura que mostrar cuidado e preocupao Responde explicitamente com declaraes de pacientes sobre as idias , sentimentos e valores.

2 . Abre a discusso:
Permite paciente para completar declarao de abertura , sem interrupo Solicita ' h mais alguma coisa " para provocar conjunto completo de preocupaes Explica e / ou negocia uma agenda para a visita

Competncias e sub-competncias em habilidades de comunicao adaptados do quadro consenso Bayer-Fetzer Kalamazoo:


3. Rene informaes:
Comea com a narrativa do paciente utilizando perguntas abertas ("diga-me sobre ...") Esclarece detalhes quando necessrio, com mais especfico ou " sim/no" perguntas Resume e d oportunidade paciente para corrigir ou adicionar informaes Faz transies de forma eficaz para perguntas adicionais

4.Compreende a perspectiva do paciente:


Pergunta sobre os eventos de vida, circunstncias, outras pessoas que podem afetar a sade Esclarece crenas, preocupaes do paciente e as expectativas sobre a doena e tratamento

Competncias e sub-competncias em habilidades de comunicao adaptados do quadro consenso Bayer-Fetzer Kalamazoo:


5. Aes informaes:
Avalia a compreenso do paciente de problema eo desejo de obter mais informaes Explica usando palavras que so fceis para o paciente entender Pergunta se paciente tem alguma dvida Inclui paciente em escolhas e decises , na medida em que ele/ela deseja Verifica se h compreenso mtua dos planos de diagnstico e/ou tratamento Pergunta sobre a capacidade do paciente de seguir os planos de diagnstico e / ou tratamento Identifica recursos adicionais, conforme apropriado Pergunta se o paciente tiver dvidas, preocupaes ou outros problemas Resume Esclarece arranjos de acompanhamento ou de contato Reconhece paciente e fecha entrevista

6. Chega a acordo (se mudou / plano de novo):

7. Fornece fechamento:

Implementao de instrumentos de avaliao no currculo


ANO 1 Objetivo: aprender os fundamentos da entrevista ao paciente e o impacto da doena na vida dos pacientes. Mtodo: tutoriais em pequenos grupos e em ambientes clnicos com pacientes reais, e, ocasionalmente, simulados, internados ou ambulatoriais. Avaliao: entrevistas filmadas com os pacientes padronizados, no meio e no final do ano, e feedback dos professores.

Implementao de instrumentos de avaliao no currculo


ANO 2
Objetivo: foco nos exames fsicos e continuar

a aprender e praticar entrevistas, habilidades interpessoais e de comunicao. Mtodo: ambientes clnicos. Avaliao: OSCE, com 7 estaes de exame clnico, cada uma com um encontro de 20 minutos com um paciente padronizado.

Implementao de instrumentos de avaliao no currculo


ANO 3 Objetivo: aprender a dar ms notcias e lidar com situaes crticas. Mtodo: tutoriais semanais de pequenos

grupos, avaliao clnica em profundidade. Avaliao: apresentao oral de um caso filmado aos docentes, ao dar ms noticias ao paciente padronizado.

Implementao de instrumentos de avaliao no currculo


ESTGIO CURRICULAR Objetivo: avaliar as habilidades de comunicao com o ncleo mdico e secretarias. Avaliao: 1. Duas entrevistas com pacientes reais observadas pelos professores, seguidas de comentrios do corpo docente. 2. Exerccio de Caso nico com paciente padronizado no final do estgio, com autoavaliao do aluno, pelo SP e comentrios docentes.

Implementao de instrumentos de avaliao no currculo


ANO 4

Os alunos devem passar por um exame abrangente da prtica clnica. Avaliao: nove estaes de habilidades clnicas 7 estaes com SPs, contendo histria, exame fsico, habilidades de comunicao, diagnstico diferencial e alguma gesto com SP e feedback dos professores.

CONCLUSO
Apesar dos esforos, as barreiras para melhorar as habilidades interpessoais e de comunicao de ensino na educao mdica persistem.
Os objetivos de qualquer currculo devem incluir a promoo da auto-reflexo e auto-aprendizagem contnua. Incluir tambm: habilidades tcnicas, habilidades relacionais e de auto-conscincia.

You might also like