You are on page 1of 8

Faculdades Opet Curso Superior de Tecnologia em Esttica e Cosmtica Mdulo Esttica e Cosmtica Disciplina Cosmtica Natural

LEOS ESSENCIAIS (leos volteis, leos etreos ou essncias)


ISO (International Standard Organization): produtos obtidos de partes de plantas atravs da destilao por arraste com vapor dgua e tambm por expresso (prensagem) dos pericarpos de frutos ctricos; So lquidos e de aparncia oleosa temperatura ambiente; Principais caractersticas: volatilidade (leos volteis leos fixos de sementes); aroma agradvel e intenso (essncias); Lipoflicos, praticamente insolveis em gua e solveis em solventes orgnicos apolares, como o ter (leos etreos); So uma mistura de 20 a 60 componentes com concentraes variadas 2 a 3 compostos majoritrios (acima de 20%) e outros elementos, chamados trao, em menor %; So formados pelo metabolismo secundrio das plantas.

METABOLISMO SECUNDRIO LEOS ESSENCIAIS

Competncias envolvidas: 1, 3 e 8

COMO OS LEOS ESSENCIAIS SO FORMADOS?


Via metablica de formao: derivados dos fenilpropanides ou dos terpenides (maioria).

- Terpenides: constituem uma grande variedade de substncias vegetais derivam de unidades de isopreno ou pentacarbonadas (C5)
Glicose Acetil-CoA cido mevalnico Isopreno

- Fenilpropanides (C6-C3):
Glicose cido chiqumico Fenilalanina/ Tirosina cido cinmico
ciclizao reduo Origem dos fenilpropanides

cido p- cumrico
oxidao reduo

Terpenides

Cumarinas

Alilbenzenos

Aldedos Propenilbenzenos aromticos

Os esqueletos de terpenides so formados pela condensao de unidades isoprnicas, de acordo com a regra do isopreno.

Regra do isopreno:

MONOTERPENIDES
Interesse econmico: perfumes, aromatizantes e atividade antimicrobiana; Mais de mil compostos ocorrem naturalmente;

- Frmula do isopreno C5H8; - Terpenides (C5H8)n; - Quando n=2 10C no esqueleto monoterpenides; - Quando n=3 15C no esqueleto sesquiterpenides; - Quando n=4 20C no esqueleto diterpenides; - Assim por diante, mas acima de 20C os terpenides j no constituem os leos essenciais; - Compostos terpnicos mais frequentes so os monoterpenides (cerca de 90%) e os sesquiterpenides.

Podem ser, quanto ao tipo do anel: - Acclicos: mirceno leo de louro; - Monocclicos: terpinoleno leo de manga; - Bicclicos: -pineno leo de eucalipto.

SESQUITERPENIDES
Interesse econmico: produo de substncias antibiticas, antifngico e antioxidante;

COMPOSTOS TERPNICOS OXIGENADOS


lcoois:
- Mentol leo de menta - Geraniol leo de limo

Podem ser, quanto ao tipo do anel: - Acclicos: farnesol leo de murta; - Monocclicos: bisabolano leo de bergamota; - Bicclicos: cariofileno leo de pindaba. ** Dentro dos compostos terpnicos existem aqueles oxigenados.

Aldedos:
- Aldedo cinmico leo de canela - Citronelal leo de eucalipto (Corymbia citriodora)

Cetonas:
- Cnfora leo de erva-cavaleira (canforeiro)

steres:
- Acetato de bornila leo de conferas

teres:
- Eucaliptol (1,8-cineol) leo de eucalipto (E. globulus)

cidos (pouco comuns):


- cido mirstico leo de noz-moscada cido gordo: CH3(CH2)12COOH - cido valerinico ou valrico leo de valeriana

Lactonas (nos monoterpenos iridides):


- Alantolactona leo de nula

COMPOSTOS AROMTICOS
Apresentam um ncleo benznico e podem possuir todas as funes oxigenadas.

COMPOSTOS NITROGENADOS OU SULFORADOS


So raros.

- Fenol eugenol leo de cravo

Compostos nitrogenados: originam-se durante a destilao do leo, atravs da decomposio do material que constitui o protoplasma do vegetal. Ex: amnia e cido ciandrico. - Indol leo de jasmim

- ster salicilato de metila leo de btulas

Compostos sulforados: so liberados por ao enzimtica. - Sulfeto de metila (CH3SH) leo de cebola - cido sulfdrico (H2S) leo de anis

OCORRNCIA DOS LEOS ESSENCIAIS NAS PLANTAS


Abundantes nas famlias de angiospermas dicotiledneas: Asteraceae, Apiaceae, Lamiaceae, Lauraceae, Myrtaceae, Piperaceae, Rutaceae, entre outras; Nas monocotiledneas: gramneas e zingiberceas; Localizao do leo no vegetal:

Ex: bolsas secretoras de leo essencial de eucalipto.

- Estruturas secretoras especializadas: pelos glandulares, clulas do parnquima, canais oleferos ou bolsas secretoras; - Estocados em rgos: flores (laranjeira), folhas (eucalipto), cascas (canela), madeira (sndalo), razes (vetiver), rizomas (gengibre), frutos (erva-doce) ou sementes (noz-moscada).

Diversas localizaes do leo:

A composio do leo geneticamente determinada, especfica para um rgo do vegetal e para certo estgio de desenvolvimento; De acordo com a localizao do leo, em um mesmo vegetal, a constituio majoritria dos componentes pode variar:

- Ex: canela casca/cido cinmico; razes/cnfora. A composio do leo essencial, extrado do mesmo rgo do vegetal, pode variar segundo alguns fatores: poca da colheita; Condies climticas; Solo; Idade da planta (ciclo vegetativo).

Funes do leo essencial para o vegetal:


- Defesa contra predadores herbvoros e fungos patognicos; - Proteo contra a perda de gua e aumento da temperatura; - Efeito aleloptico, inibindo a germinao de outras plantas ao redor; - Atrao de polinizadores, principalmente em flores pouco vistosas ou de polinizao noturna. Ex: dama-da-noite, polinizada por mariposas.

APLICAO DOS LEOS ESSENCIAIS


Desde a Antiguidade as plantas aromticas e seus leos essenciais so usados como alimentos (condimentos e aromatizantes) e fragrncias, e na medicina como antimicrobiano, inseticida e repelente. Uso mais recente: controle de pestes e ervas daninhas em plantaes fcil extrao, biodegradvel (no persistindo no solo e na gua) e apresenta pouca ou nenhuma toxicidade aos vertebrados.

Principais formas de uso do leo essencial:


- Indstria alimentcia aromatizantes. Ex: bala de eucalipto eucaliptol (E. globulus) - Perfumaria composio de perfumes para produtos de limpeza (sabo e desinfetante). Ex: citronelal (Corymbia citriodora). Produo de eudesmol (E. macarthuri) fixador de perfumes. Fragrncias (ex: jasmin). - Medicinal Ex: leo de E. globulus rico em eucaliptol (acima de 70%) aes expectorante e anti-sptica. leos para aromaterapia e outras terapias medicinais alternativas.

Cuidados na aplicao farmacutica:


- Atividade de um vegetal rico em essncias diferente da atividade do leo isolado do mesmo; - Determinar a atividade biolgica do leo mais difcil do que de outro componente isolado, pois o leo uma mistura de componentes sensvel a mudanas na composio qumica; - Alguns leos podem ser txicos principalmente por ser uma mistura de compostos qumicos. Toxicidade: dose-dependente (mais comum) administrao via oral, principalmente de leos no diludos. Efeitos no SNC: convulsivantes (ex: losna e funcho) e psicotrpicos (ex: noz-moscada); - uso tpico fototoxicidade e alergias (ex: canela e frutos ctricos).

Algumas propriedades medicinais j descritas:


- Ao carminativa camomila e menta; - Antiespasmdico alho e macela; - Ao cardiovascular (aumento do ritmo cardaco) leos com cnfora; - Anestsico local cravo-da-ndia; - Anti-inflamatrio camomila; - Antimicrobiano eucalipto.

MTODOS DE EXTRAO
* Os mtodos variam com a localizao do leo no vegetal e a proposta de uso. Enflorao (Enfleurage): extrao do leo de ptalas de flores (ex: rosas). Obteno de leo puro de alto valor comercial. Mais empregado nas indstrias.

Solventes orgnicos: solventes apolares (ex: ter de petrleo ou diclorometano). leo sem muito valor comercial extraem junto outros compostos lipoflicos.

Espresso (Prensagem): extrao de leo de frutos ctricos. Os pericarpos so prensados e o leo extrado separado da emulso formada (leo-gua) decantao, centrifugao ou destilao fracionada.

Arraste por vapor dgua: mais comum para extraes de pequena escala. Aparelho de Clevenger: leos essenciais: maior tenso de vapor que a gua, ento so arrastados pelo vapor dgua.

Arraste por vapor dgua em escala industrial:

MTODOS DE ANLISE
* Problemas de qualidade do leo essencial: - adulterao ou falsificao adio de compostos sintticos de menor valor, mistura de um leo de boa qualidade com outro inferior e adio de substncias sintticas que compem o leo; - fitoterpicos sem identificao o nome cientfico e a origem devem estar na embalagem. Testes organolpticos: odor do leo. Pureza: - teste de frao solvel em gua com NaCl verifica a presena de alcois, teres ou steres;

Para afirmar a identidade de certo leo essencial:


- Cromatografia em camada delgada (CCD) placa com fase fixa de slica gel GF e fase mvel formada por combinaes de solventes. Utilidade: observa-se e confirma-se a presena de algum componente majoritrio do leo corrida da amostra comparada a de um padro.

- Cromatografia gasosa e acoplada a detector de massas (CG/EM) fcil aplicao para os leos, por j serem volteis. Utilidade: separao compem o leo. e quantificao de substncias que

Identificao de compostos individuais: comparao do tempo de reteno relativo da amostra com os padres.

1: corrida nos solventes determinados; 2: detecta-se as manchas no ultravioleta; 3: revelao da placa (reagente adequado para a amostra); 4: observao das manchas (quantidade e cores) e determinao do Rf (fator de reteno) informam sobre o possvel componente.

- Acoplado a EM: fornecimento do espectro de massas massa molecular (indica sobre a classe da substncia) e padro de fragmentao (comparao com a biblioteca de espectros de massa j instalada no computador) descoberta de qual componente se trata.

LEO ESSENCIAL
Melaleuca alternifolia Cheel (tea tree), Myrtaceae - Folhas - Constituintes: terpinen-4-ol, -terpineol, cineol, pineno, - terpeneno, -cariofileno - Propriedades antimicrobianas: infeces por bactrias Grampositivas e Gram- negativas, vrus do herpes, cndida e Trichophyton sp. - Acne e onicomicose - Contra-indicao: no deve ser usado para queimaduras ou na pele queimada de sol, pode ser citotxico s clulas epidrmicas expostas radiao UV - Pode ser incorporado em cremes, loes, sabonetes, xampus antisspticos; ps-depilatrios - Concentrao: 0,5 a 5 % em cosmticos; 5 a 10 % em preparaes farmacuticas; 0,5 a 1 % como conservante natural

REFERNCIAS
BATISH, D. R. et al. Eucalyptus essential oil as a nature pesticide. Forest Ecology and Management, v.256, n.12, p.2166-2174, 2008. FARMACOPIA Brasileira. So Paulo: Atheneu SP Ltda. 4 ed. Parte I. 1988. DORAN, J. C.; BROPHY, J. J. Commercial sources, uses, formation, and biology. In: BOLAND, D. J.; BROPHY, J. J.; HOUSE, A. P. N. Eucalyptus leaf oils: use, chemistry, distillation and marketing. Melbourne: Inkata, 1991. p.1128. SIMES, C. M. O.; SPITZER, V. leos volteis. In: SIMES, C. M. O. et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 6ed. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2007. 1102p. VITTI, A. M. S.; BRITO, J. O. leo essencial de eucalipto. 2003. (Documentos Florestais, 17)

You might also like