You are on page 1of 4

N do processo:

O presente questionrio destina-se a um estudo que pretende avaliar o conhecimento dos estudantes da Universidade do Porto acerca do Vrus do Papiloma Humano (HPV). Foi elaborado e ser analisado por um grupo de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no mbito da disciplina de Introduo Medicina. um questionrio annimo, a sua recolha ser feita atravs de uma urna selada, pelo que agradecemos a sua colaborao sincera. Em caso de dvida assinale Sem Opinio.

SECO I Questes acerca do cancro do colo do tero 1. J ouviu falar do cancro do colo do tero? (Seleccione com X uma das seguintes opes) Nunca ouvi falar J ouvi falar mas no sei o que J ouvi falar e sei o que !" ! !"

2. Preencha a seguinte tabela, assinalando com X o seu grau de concordncia com a afirmao:
Discordo Totalmente Discordo Concordo Concordo Totalmente Sem Opinio

cancro

do de

colo sade

do um

tero

na

reconhecido problema

como

importante pblica

populao portuguesa.

3. Que meios de preveno conhece para o cancro do colo do tero? (Seleccione com X as opes que considera correctas, pode assinalar mais do que uma) Uso do preservativo Abstinncia sexual Vacinao Uso de contraceptivos orais Outro (s) Nenhum !" !" !" !" ! Qual / Quais? _____________________________ !"

4. Classifique as seguintes afirmaes assinalando verdadeiro ou falso."


Verdadeiro Falso Sem Opinio

A taxa de mortalidade por cancro do colo do tero no nosso pas muito baixa. No nosso pas o cancro do colo do tero tem maior incidncia nas mulheres jovens. SECO II Questes sobre o HPV (vrus do papiloma humano) 5. Conhece o vrus do papiloma humano (HPV)? Nunca ouvi falar J ouvi falar mas no sei o que Conheo !" !" !"

6. Classifique as seguintes afirmaes assinalando verdadeiro ou falso.


Verdadeiro Falso Sem Opinio

O HPV uma das principais infeces sexualmente transmissveis detectadas em mulheres jovens. HPV est associado ao cancro colo do tero. O HPV provoca verrugas genitais. O HPV aumenta o risco para o cancro da nasofaringe. Infeces crnicas provocadas pelo HPV aumentam o risco para o cancro do colo do tero. O HPV causa acne. Todas as variantes do HPV so oncognicas. As variantes 16 e 18 do HPV so as variantes oncognicas mais frequentemente encontradas no cancro do colo uterino. As variantes 6 e 11 do HPV esto associadas a verrugas genitais mas no provocam cancro. possvel fazer o rastreio do HPV. Existe uma vacina preventiva do HPV. O HPV o principal responsvel pelo cancro do colo do tero. A vacina do cancro do colo do tero o meio mais eficaz para prevenir a infeco do HPV.

7. Como contrado o HPV? (Seleccione com X as opes que considera correctas, pode assinalar mais que uma) Partilha de talheres Via sexual Frequncia do mesmo espao Contacto atravs da pele Outro (s) Sem Opinio !" !" !" !" ! Qual / Quais? _____________________________ !"

8. Quais das situaes seguintes aumentam o risco de contrair HPV? (Seleccione com X as opes que considera correctas, pode assinalar mais que uma) Actividade sexual numa idade muito precoce Espirros Mltiplos parceiros sexuais por parte do prprio Mltiplos parceiros sexuais por parte do parceiro Frequncia de piscinas e casas de banho pblicas No uso do preservativo Hbitos tabgicos Uso de contraceptivos orais Ingesto de bebidas alcolicas Presena de doenas venreas Deficincias nutricionais Contacto com animais domsticos Raa ou etnia Outro (s) Sem opinio 9. A infeco por HPV afecta: (Seleccione com X a opo que considera correcta) Apenas ou maioritariamente homens Apenas ou maioritariamente mulheres Ambos (homens e mulheres), na mesma proporo Sem Opinio !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" !" ! Qual / Quais? ______________ !"

10. A infeco pelo HPV (Seleccione com X a opo que considera correcta) Sempre sintomtica Por vezes sintomtica Nunca sintomtica Sem Opinio 11. Quais os efeitos a longo prazo do HPV? (Seleccione com X a(s) opo(es) que considera correcta(s)) Cancro da nasofaringe No tem qualquer efeito Cancro do colo do tero Outro (s) Sem Opinio SECO IIII Identificao (A presente seco tem como intuito apenas a obteno de informao para anlise estatstica, no violando o carcter de anonimato do presente questionrio). 12. Ano em que est matriculado(a)? ___ 13. Sexo: Feminino Masculino ! !" !" !" !" ! Qual / Quais? _____________________________ !" !" !" !" !"

14. Idade: ___ anos

O questionrio termina aqui. Agradecemos a sua colaborao!

You might also like