You are on page 1of 3

6 hbitos do brasileiro no trabalho que gringos no entendem - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/6-habitos-do-brasileiro-no-trabalho-q...

Atitude 03/04/2014 16:17

6 hbitos do brasileiro no trabalho que gringos no entendem


Como em qualquer relao com culturas diferentes, brasileiros podem ter alguns desafios ao trabalhar com outros povos; veja quais so os mais comuns

So Paulo As empresas estrangeiras j no so as nicas a ultrapassar as fronteiras dos pases de origem para, em alguns casos, mirar o Brasil. Mais e mais, as nacionais tambm esto ampliando seu Talita Abrantes, de campo de atuao e fincando bandeiras em outros territrios. Uma prova disso uma pesquisa da Fundao Dom Cabral que mostra que o ndice de internacionalizao das companhias brasileiras pulou para 18% em 2012 - dois pontos acima do registrado em 2010. Entre 2012 e 2013, por outro lado, o nmero de carteiras de trabalho emitidas para estrangeiros no pas cresceu mais de 50%, segundo dados publicados no G1. Em outros termos, seja aqui ou no exterior, o contato do brasileiro com diferentes culturas aumentou e o nmero tende a crescer nos prximos anos. Por natureza, a cultura tupiniquim tende a ser mais aberta para o que novo ou diferente. Mas, mesmo assim, temos alguns pontos de choque quando em contato com outros povos. Principalmente, quando o cenrio para este encontro o mercado de trabalho. O conflito cultural nasce porque tivemos experincias pessoais especficas e construmos, a partir delas, ritos e comportamentos, diz Fabiana Gabrieli, professora da HSM Educao. De fato, a imagem que se cria sobre um povo no verdade para todos que esto inseridos naquele grupo. s voc pensar: nem todo brasileiro gosta de samba, futebol e feijo com arroz caractersticas que fazem parte do nosso esteretipo no exterior. Mas h caractersticas gerais que marcam uma dada cultura, como explica a consultora Jussara Nunes, da LCO Partners, que vive h 11 anos na Holanda. Por isso, as atitudes listadas a seguir so fruto de uma reputao mais geral criada pelos brasileiros no mundo corporativo e baseadas nas experincias de trs especialistas no assunto. Confira. 1 Rodear e rodear para, enfim, chegar ao ponto O principal desafio do brasileiro ao lidar com outras culturas est, vejam s, na comunicao. E no s uma questo de fluncia em outro idioma. O que pega para os estrangeiros a maneira como nos expressamos. O brasileiro precisa explicar antes de chegar ao ponto, afirma Jussara. Os anglo-saxes, em geral, vo direto ao ponto: falam primeiro o que querem e, depois, tecem uma conversinha conforme o que o outro pede.

1 de 3

06/04/2014 18:39

6 hbitos do brasileiro no trabalho que gringos no entendem - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/6-habitos-do-brasileiro-no-trabalho-q...

Pode parecer um pequeno detalhe, mas, na prtica, esta diferena pode comprometer a relao profissional. As pessoas chegam a ficar irritadas, diz a especialista. 2 Usar o sim como um talvez A gente no quer ferir a outra pessoa, vamos falando devagarinho e, s vezes, no somos totalmente francos ou diretos, diz Jussara. Assim, o sim vira talvez; o talvez, no e o no propriamente dito nunca aparece nas promessas, claro, porque na prtica, est presente o tempo todo. Diante disso, estrangeiros tendem a ficar confusos e, no pior dos cenrios, frustrados. 3 Querer amigos, no colegas Pesquisa da EY divulgada no ms passado mostra que o colega de trabalho ideal para quem mora no Brasil inspirador, motivador, amigvel e socivel. Ou seja, na prtica, mais do que algum que ajude a conseguir bons resultados, o brasileiro quer trabalhar com pessoas com quem seja fcil se relacionar. O brasileiro tende a focar no relacionamento. Primeiro, ele tem que confiar e se dar bem. Depois, vem a tarefa, diz Jussara. Isso se materializa, por exemplo, nas (necessrias) conversas pessoais antes de comear uma reunio, na ocupao do espao do outro (nos comuns contatos fsicos) e at em nossa (velada) dificuldade em separar o que profissional do que pessoal. Voc d beijinho, mostra a fotos dos filhos, coloca um pouco de sentimento nas relaes, diz Cristina Santos, da EMDOC. Em outras culturas, o tom outro: viemos aqui para fazer negcios, no amigos, descreve a especialista. 4 Ajustar o alcance da viso Segundo Fabiana Gabrieli, da HSM Educao, o brasileiro tende a ter uma viso de negcios focada no curto prazo. Queremos fechar negcio, fazer movimentos rpidos, diz. Enquanto na cultura oriental, por exemplo, as pessoas no fazem negcios com quem no conhecem. Por outro lado, tendo em vista as condies do mercado no Brasil, aprende-se desde cedo que, muitas vezes, preciso improvisar. Com isso, apesar de no elaborar planos rgidos, por exemplo, o brasileiro tende a guardar na manga um plano B. Ou C ou D, brinca Jussara.

5 Buscar excees o tempo todo Nosso cotidiano repleto de excees, diz Cristina. o cdigo de conduta que no seguido risca; a lei que, na prtica, no bem assim e por a vai. Isso no vlido em outras culturas. Tendemos a ser indisciplinados, precisamos trabalhar com regras rgidas para que o "jeitinho" seja controlado, afirma Fabiana.

2 de 3

06/04/2014 18:39

6 hbitos do brasileiro no trabalho que gringos no entendem - Carreira

http://exame.abril.com.br/noticia/6-habitos-do-brasileiro-no-trabalho-q...

Quando em contato com outras linhas corporativas, o brasileiro, alm de ler, precisa seguir o manual sem criar atalhos. 6 No andar no ritmo dos ponteiros Uma consequncia desta cultura de flexibilidade a maneira como lidamos com o tempo. Atrasos fazem parte da rotina de muitas corporaes por aqui. Quantas vezes, por exemplo, voc foi pontual e teve que esperar alguns bons minutos para que a reunio comeasse? Em outros pases ou culturas, esta rotina quase um insulto. E no levar isso em conta quando voc trabalha em equipes multiculturais pode ser danoso para a sua prpria carreira.

3 de 3

06/04/2014 18:39

You might also like