You are on page 1of 5

INQURITO

CONCEITO: Procedimento administrativo, presidido pela autoridade de polcia judiciria, de carter inquisitivo, ou inquisitrio, sigiloso, informativo que tem por fim colher prova da infrao e indcios suficientes de autoria, buscando viabilizar o exerccio da ao penal. Procedimento administrativo: O inqurito policial no processo judicial mas sim um procedimento, sem todas as formalidades e garantias da fase judicial. Por exemplo: no se pode falar em nulidades do Inqurito. Inquisitivo: A autoridade policial tem discricionariedade para realizar as diligncias que entenda necessrias, sem submeter suas decises ao contraditrio. Sigiloso: Os atos do inqurito policial no sero realizados com prvia cincia dos investigados ou publicidade a terceiros, salvo quando isso se demonstrar til s investigaes. Tal no se aplica ao Ministrio Pblico, o qual pode acompanhar diligncias e requisitar a realizao de outras. Quanto ao advogado, entendimento majoritrio que a autoridade policial no pode alegar sigilo para impedir que o advogado tenha vistas dos autos e o defensor que se ver impedido deve se valer de reclamao administrativo-disciplinar contra a autoridade policial e/ou Mandado de Segurana para fazer valer seu direito assegurado no artigo 7 , XIV da Lei n 8906/94 (estatuto da advocacia). OBS1: A polcia judiciria detm a exclusividade do INQURITO POLICIAL, no entanto, a investigao criminal (investigao direta) pode ser exercida pelo M.P de forma excepcional. OBS2: O fato de o M.P ter presidido investigao no o afasta do oferecimento da denncia nem da conduo do processo. FINALIDADE DO INQURITO: Tem como finalidade precpua colher provas da infrao e indcios suficientes da autoria.
Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria.

DESDINATRIOS DO INQURITO: Imediato M.P Mediato Juiz Art.10, 1o A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz
competente.

DISPENSABILIDADE E VALOR DO I.P: Pode ser dispensado caso o MP j possua alguma outra pea de informao de onde possa extrair a justa causa. Seu valor apenas informativo, no podendo o juiz fundamentar sua deciso exclusivamente com base nele.
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

VCIOS E AUSNCIAS DE NULIDADE: No que se se falar em nulidade em fase de inqurito, salvo no caso de provas obtidas por meio ilcito. CARACTERSTICAS - Inquisitivo - Discricionrio: Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer
diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade.

Exceo1: Exame de corpo de delito


Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.

Exceo2: Requisio (ordem) do juiz ou do M.P Exceo3: Auto de priso em flagrante (cognio coercitiva, ou seja, o I.P instaurado automaticamente). - Indisponvel: Delegado no pode manar arquivar inqurito.
Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito.

- Sigiloso: Para garantir que as diligncias se realizem, bem como para resguardar a figura do indiciado.
Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes. Smula Vinculante 14 direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.

INSTAURAO -Ao penal pblica INCONDICIONADA: -de ofcio (auto de priso em flagrante ou portaria; -mediante requisio do JUIZ ou MP; -a requerimento da vtima; -por notcia qualquer um do povo. -Ao penal pblica CONDICIONADA: -mediante representao da vtima.

Art. 5, 4o O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado.

-Ao penal PRIVADA: -a requerimento da vtima.


Art. 5, 5 Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la.
o

CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL Quando o MP requer o arquivamento ou devolve os autos ao Delegado de Polcia, ele est exercendo o controle externo da atividade policial.
Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia.

PRAZO E CONCLUSO -Na justia ESTADUAL 10 dias, se preso; 30 dias, se solto.


Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela.

-Na justia FEDERAL 15 dias, se preso, prorrogvel por + 15 dias;


Lei 5010/66, Art. 66. O prazo para concluso do inqurito policial ser de quinze dias, quando o indiciado estiver prso, podendo ser prorrogado por mais quinze dias, a pedido, devidamente fundamentado, da autoridade policial e deferido pelo Juiz a que competir o conhecimento do processo.

30 dias, se solto, de forma subsidiria do Art. 10 do CPP. -De acordo com a Lei de Txicos (Lei 11343/06) 30 dias, se preso;

90 dias, se solto.
Art. 51. O inqurito policial ser concludo no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

OBS3: Art. 51, Pargrafo nico. Os prazos a que se refere este artigo podem ser duplicados pelo juiz, ouvido o Ministrio Pblico, mediante pedido justificado da autoridade de polcia judiciria. ARQUIVAMENTO DESARQUIVAMENTO - possvel o desarquivamento quando surjam novas provas que o justifique.
Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia.

OBS4: Nos casos de pedido de arquivamento por atipicidade da conduta e causas excludentes da punibilidade faz-se coisa julgada material, ou seja, no haver desarquivamento. TTULO II DO INQURITO POLICIAL Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. (Redao dada pela Lei n 9.043, de 9.5.1995) Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo. o Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; II - mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. o o 1 O requerimento a que se refere o n II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. o 2 Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. o 3 Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. o 4 O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. o 5 Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. o Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994) (Vide Lei n 5.970, de 1973) II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.3.1994)

III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV - ouvir o ofendido; V - ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter. o Art. 7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. o Art. 8 Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro. o Art. 9 Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade. Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. o 1 A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz competente. o 2 No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. o 3 Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz. Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito. Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I - fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II - realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III - cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV - representar acerca da priso preventiva. Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial. Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia. Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes. (Redao dada pela Lei n 12.681, de 2012)

Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder de trs dias, ser decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado, em qualquer hiptese, o disposto no artigo 89, inciso III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n. 4.215, de 27 de abril de 1963) (Redao dada pela Lei n 5.010, de 30.5.1966) Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio. Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado.

You might also like