You are on page 1of 17

253

Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

REPRESENTAO SOCIOPROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS PERCEPO DOS UTENTES


MNICA FERREIRA MARTINS* MARIA OLVIA DIAS**
* Enfermeira do Hospital So Teotnio de Viseu. ** Docente da Universidade Catlica Portuguesa e colaboradora na Escola Superior de Sade do Instituto Politcnico de Viseu.

Resumo Este artigo pretende apresentar alguns resultados obtidos numa pesquisa, efectuada no mbito do mestrado em Gesto da Sade, subordinada ao tema A imagem dos enfermeiros percepcionada pelos doentes que cuida: Representaes socioprofissionais dos enfermeiros. A enfermagem tem vindo a assumir ao longo da sua histria um papel preponderante em mltiplos domnios de interveno na rea da sade. Tem procurado responder aos desafios de partilhar experincias que possam de algum modo contribuir para firmar a identidade especfica e o desempenho da profisso. De facto, assumindo um lugar cada vez mais distinto, a enfermagem tem-se afirmado como uma profisso em rpida mudana acompanhando a evoluo cientfica e tecnolgica. Considerando a enfermagem, esta tambm investigao que surge em contexto de trabalho, despertando o tema tratado grande interesse, pois permitiu aceder a diversas imagens e representaes do que ser enfermeiro do ponto de vista dos utentes que cuida. Portanto, o principal objectivo era compreender a imagem socioprofissional do enfermeiro enquanto profissional de sade. O estudo emprico baseou-se na realizao de 210 questionrios aplicados atravs de entrevistas aos doentes internados nos servios de Cardiologia e Ortopedia do Hospital So Teotnio de Viseu. Pelos resultados do estudo podemos constatar que a valorizao da prtica profissional e tica, a prestao e gesto de cuidados, as relaes interpessoais e o desenvolvimento profissional, no variam significativamente com a idade, com o estado civil, com o tempo, com o nmero de internamentos e o motivo de internamento, nem em funo do servio onde os utentes estiveram internados. Podemos ainda constatar que nestas dimenses so valorizadas de modo significativo pelos

254
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

utentes a competncia, a simpatia, sendo tambm reconhecida a importncia do conhecimento como uma caracterstica da maior competncia do enfermeiro. No decorrer deste artigo encontram-se alguns resultados que emergiram das respostas obtidas e que nos parecem evidenciar, por um lado, a importncia reconhecida enfermagem, e, por outro, a representao e a imagem positiva que os utentes tm do enfermeiro. Palavras-chave: Enfermagem, imagem socioprofissional do enfermeiro, utentes.

Abstract This article presents some of the results obtained in a survey, carried out within the Masters of Health Management, affected by the theme The image of nurses perceived by the patients they care for: Socio-professional representations of nurses. Nursing has been assuming throughout its history a major role in many areas of intervention in health. Has sought to meet the challenges of sharing experiences that may somehow contribute to a firm performance and the specific identity of the profession. In fact, assuming an ever more distinct place, nursing has established itself as a profession following the rapidly changing scientific and technological developments. Whereas nursing, this is also a research that appears in a work context, arousing great interest in the subject matter, as it allowed access to various images and representations of what being a nurse is, from the point of view of the patients they care for. Therefore, the main objective was to understand the socio-professional image of nurses as an occupational health professional. The empirical study was based on the completion of 210 questionnaires, through interviews with patients hospitalized in the departments of Cardiology and Orthopaedics, of the So Teotnio of Viseu Hospital. By the study results can be seen that the enhancement of professional practice and ethics, management and provision of care, interpersonal relationships and professional development, does not vary significantly with age, marital status, over time, with the number of hospitalizations and reason for admission, or in relation to the service where patients were hospitalized. We also note that these dimensions are significantly valued by patients: competence, friendliness, and also recognized the importance

255
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

of knowledge as a characteristic of most competence of nurses. Throughout this article are some results that emerged from the responses received and that seem to show, first, the importance accorded to nursing, and, secondly, the representation and positive image that patients have of the nurse. Keywords: Nursing, socio-professional image of nurses, patients.

Introduo A Enfermagem um caso paradigmtico de integrao harmoniosa dos saberes provenientes quer das cincias naturais, quer das cincias humanas. O seu objecto de estudo o Homem encarado de uma forma holstica Carvalho (2006:64), ou seja, v o doente como um Todo (fsico, psquico e espiritual) e no s a soma de todos os seus rgos em funcionamento. A enfermagem v as pessoas como seres totais, que possuem famlia, cultura, tm passado e futuro, crenas e valores que influenciam as suas experincias de sade e doena. A sociedade actual exige, cada vez mais, que os enfermeiros sejam capazes de desempenhar o processo de cuidados com maior eficcia, que tenham maior nvel de conhecimentos, maior capacidade de dar resposta aos problemas da populao, isto , que tenham maior competncia, tanto para ensinar como para dar resposta tcnica e cultural, o que se tem tambm verificado atravs da integrao da Enfermagem no Ensino Superior (Mago, 1992). Habitualmente, o Homem no se preocupa com aquilo que, para ele, real e conhecido, a no ser que tropece num problema qualquer (Luckman e Berger, 1999). Depreende-se, atravs dos contactos obtidos em contexto de trabalho e durante os estgios realizados, que os enfermeiros, enquanto profissionais de sade, sentem que a profisso de enfermagem ainda no suficientemente reconhecida pela sociedade. Aps a anlise das vrias abordagens sobre os diferentes pontos de vista adoptados, detectando as ligaes ou oposies que existem (Quivy e Campenhoudt, 1998:97) e procurando desenvolver investigao com base no questionar do real e do quotidiano, tentando compreend-lo e no apenas verific-lo (Amendoeira, 1999), chegou-se a uma questo fundamental de partida que foi a seguinte: Qual a imagem socioprofissional dos enfermeiros enquanto profissionais de sade? Como so percepcionados pelos doentes?

256
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

ainda de salientar que o impulso maior que nos levou seleco deste tema, foi o desconhecimento de estudos com esta especificidade, bem como ler autores, como Bento (1997:18), quando refere que a realizao de um estudo que visa conhecer a realidade, passa por promover o confronto entre as evidncias, as informaes colhidas e o conhecimento terico acumulado. Por todos estes factos, de toda a pertinncia o problema levantado, pois este estudo trar contributos para a profisso de enfermagem, podendo ser utilizado como instrumento que permitir reforar ou alterar a forma como os enfermeiros se relacionam com a sociedade onde esto inseridos, contribuindo assim para uma prtica fundamentada na evidncia e contribuindo, em larga escala, para o desenvolvimento da investigao focalizada em problemticas decorrentes da prtica de enfermagem. Aprofundar conhecimentos neste contexto, constitui uma experincia enriquecedora e motivadora, pela pertinncia, representatividade e exigncia do tema, uma vez que pouco discutido na realidade da Enfermagem em Portugal, como pudemos verificar da literatura consultada. Ao pensarmos no enfermeiro vamos construir uma ou vrias imagens, consoante as nossas experincias, as leis pelas quais nos regemos, a nossa origem e cultura e os contactos que se tm com estes profissionais. Por conseguinte, tentar-se- construir uma imagem social do que o enfermeiro, sendo esta representao mental influenciada pela sociedade em geral e pelo contexto particular onde est inserido. Para Lopes (2001) estas representaes sociais esto intimamente ligadas s competncias e capacidades individuais de cada profissional de enfermagem, ou seja, esto em estreita relao com o saber ser, saber estar e o saber fazer. No entanto, h que salientar que o saber fazer em enfermagem tem que ser sustentado pelos saberes cientficos, sendo esta incorporao que vai oferecer a possibilidade de uma prestao de cuidados de enfermagem baseada na metodologia cientfica. Esto assim presentes os processos intelectuais, cognitivos, analticos, caractersticos do saber cientfico. Assim, o objectivo geral deste estudo consiste em compreender a imagem socioprofissional do enfermeiro enquanto profissional de sade. Reviso da Literatura Em termos de suporte terico seleccionado para a realizao deste estudo, foram abordados contedos acerca da evoluo histrica da enfermagem, passando pela construo da autonomia e identidade da profisso, bem como os aspectos inerentes ao processo de formao e competncias. Tambm, a fim de se compreender a imagem socioprofissional do enfermeiro, recorreu-se a questes relacionadas com a mobilidade social, as representaes sociais, assim como ao interaccionismo.

257
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

Numa poca em que a carreira de enfermagem se encontra em reestruturaes e as motivaes dos enfermeiros para investir na enfermagem a 100% cada vez menor, ir ser feita uma breve abordagem do que foi o percurso da enfermagem enquanto profisso ao longo dos tempos. Ser feita referncia grande impulsionadora da enfermagem que foi Florence Nightingale e opinio de vrios autores acerca do que constituiu a histria da enfermagem. Por se compreender que a profisso de enfermagem uma profisso autnoma, a reviso bibliogrfica feita mostra-nos a construo e a importncia da mesma, assim como as qualificaes e competncias na construo da identidade em enfermagem. na sequncia destas ideias que Abreu (2001) afirma que, enquanto pessoas, temos necessidade de obter, atravs de um modelo comparativo com outros grupos, uma avaliao positiva das nossas atitudes e comportamentos. Nesta mesma linha, poderemos perceber como, no entendimento de Lopes (2001), os profissionais de enfermagem tendem a enfatizar a separao formal dos grupos profissionais que lhes esto subordinados, os designados auxiliares de aco mdica, dando grande relevo s funes e saberes que. formal ou informalmente, so partilhados entre enfermeiros e mdicos. Nesta perspectiva, a delegao de trabalho desqualificado da enfermagem para grupos profissionais que lhes esto subordinados revela-se como uma das estratgias centrais, ao mesmo tempo que lhes permite uma maior especializao do seu campo de exerccio e uma maior visibilidade social dos seus saberes especializados, como tambm lhes permite gerar grupos sobre os quais exercem autoridade tcnica e social (Lopes, 2001). Uma das grandes questes que se colocam, no menos importante, o facto de que, tanto os enfermeiros como a sociedade, valorizam as actividades tcnico-instrumentais, adquirindo estas um maior reconhecimento quando comparadas com outros actos de trabalho. Estas actividades tm na sua base o domnio do saber fazer, em que a visibilidade dos saberes analticos se esbate, sendo englobadas nas actividades interdependentes e existindo necessidade de se reportar, ainda que informalmente para uma dependncia da autoridade mdica. A justificao, para Amendoeira (1999), que o campo autnomo dos enfermeiros no pode ser definido por oposio ao que interdependente ou autnomo para os outros profissionais, mas sim por aquilo que o enfermeiro pode e sabe realizar com as pessoas que necessitam dos seus cuidados. Entende-se, assim, por profissional competente, nas palavras do mesmo autor, aquele que possui um vasto e diversificado conjunto de conhecimentos e capacidades, executa e avalia as decises que toma em situaes um tanto ou quanto imprevisveis, de maneira a que se constituam como

258
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

solues adequadas, socialmente legitimveis e sujeitas a constantes reajustamentos para poderem continuar a assegurar a sua responsividade instabilidade permanente. Carper (1997: 252), ao estudar as competncias na construo da identidade em enfermagem e as relaes com os outros, entende que uma autntica relao pessoal requer a aceitao na sua liberdade e criatividade, bem como a identidade da pessoa no ser fixa. No reconhecimento de Pires (1994), a competncia relaciona-se intimamente com a imagem que predispe para a aco, tendo uma tonalidade afectiva e avaliativa, e organizando-se em torno de um processo ligado s representaes sociais colectivas. Predomina a relao consigo prprio e com o outro ser humano no entender destes autores. Na abordagem deste assunto, Luckman e Berger (1999:140) entendem que o conceito de identidade no constante, uma vez que varia consoante os contextos sociais, sendo o produto de sucessivas socializaes. Assim, considera-se que a construo da identidade no ocorre apenas devido pertena de um indivduo a um grupo, constri-se segundo uma trajectria que ocorre atravs de negociaes sucessivas com os outros, podendo estes atribuir-lhe uma identidade virtual que pode no coincidir com o real que o prprio sujeito constri e personifica (Dubar, 1997). Desta forma a identidade social o conjunto de aspectos da imagem que o indivduo possui de si prprio, a qual deriva da sua localizao em determinado contexto social. , por isso, que nos distinguimos dos outros indivduos, ou grupos, de acordo com as representaes que temos desta realidade social (Simes e Campos, 1994). Neste sentido, as representaes sociais so constitudas socialmente a partir de fenmenos de interaco e comunicao sociais (Simes e Campos, 1994; Luckman e Berger, 1999:87). Por conseguinte, o exerccio profissional da enfermagem centraliza-se na relao interpessoal entre um enfermeiro e uma pessoa ou entre um enfermeiro e um grupo de pessoas, famlia ou comunidade. Tanto o enfermeiro como as pessoas que recebem os cuidados de enfermagem possuem quadros de valores, crenas e anseios de natureza individual, fruto das diferentes condies ambientais em que vivem e se desenvolvem, o que leva constituio, por parte do doente, de diferentes representaes ou imagens socioprofissionais do enfermeiro. Neste contexto, e, mesmo com todos os limites na construo da imagem do enfermeiro, o exerccio da sua profisso distingue-se pela formao e experincia profissional, mas tambm pela sua capacidade de entender e respeitar os outros, num quadro relativo pessoa que recebe os cuidados, sendo que a satisfao dos utentes a

259
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

sua resposta avaliao, imagem que tm da qualidade dos cuidados que so prestados durante a experincia que tm num servio de sade. Entre outros, por exemplo, Pereira et. al. (2007), realizaram estudos para medir a satisfao dos utentes em relao aos cuidados de enfermagem e classificam-nos, globalmente, como bons. Em sntese, podemos relevar que a imagem percepcionada do enfermeiro pelo utente assume relevncia importante pela sua capacidade tcnica, mas possui tambm alicerces imprescindveis na aco que desenvolve atravs da interaco e das relaes interpessoais. Neste contexto, encontrmos pertinncia neste estudo sobre a existncia, na prpria classe de enfermagem, de um sentimento de inferioridade e frustrao comparativamente com outros profissionais de sade, o que nos levou discusso do tema proposto. A finalidade deste estudo identificar se as intervenes e o desempenho dos enfermeiros correspondem s perspectivadas pelos utentes. As razes que levaram a escolher este tema prenderam-se com razes de ordem pessoal e a particularidade de procurar compreender um fenmeno e extrair a sua essncia do ponto de vista daqueles ou daquelas que vivem ou viveram essa experincia. Material e Mtodos O caminho trilhado no desenvolvimento desta investigao foi suportado por aspectos de natureza qualitativa e de natureza quantitativa. A investigao qualitativa possibilitou a aquisio de uma maior sensibilidade e conhecimento para a complexidade do fenmeno em estudo. Os avanos foram conseguidos atravs de um extenso trabalho de reviso da literatura nas reas da evoluo da profisso de enfermagem, como profisso distinta das demais; construo de uma profisso autnoma; qualificao e competncia na construo da identidade ou identidades em enfermagem e das representaes sociais do enfermeiro do ponto de vista dos utentes. A componente quantitativa do trabalho encontra-se expressa ao nvel da contextualizao e definio do ambiente, Hospital Distrital de Viseu, bem como na componente emprica do estudo realizado nesse meio. Neste contexto, propusemo-nos a realizao de um estudo pluridisciplinar, descritivo, correlacional e transversal, com o objectivo primordial de compreender a imagem socioprofissional e os processos de construo do enfermeiro enquanto profissional de sade. Uma das etapas de um trabalho de investigao consiste na recolha de dados, por isso foi necessria a elaborao e aplicao de um instrumento que nos permitisse obt-los, indo de encontro aos objectivos do estudo e s caractersticas da populao.

260
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

Assim, a colheita de dados foi realizada atravs de um questionrio constitudo por uma parte que continha questes estruturadas, abertas e fechadas, e por uma outra que inclua uma escala. Este instrumento foi aplicado apenas nos servios do 4 piso do hospital, logo os resultados tm os limites da amostra que aplicmos. Os questionrios foram entregues pessoalmente nos servios, doente a doente, os quais foram esclarecidos acerca do estudo. No entanto, muitos doentes preencheram o questionrio mas recusaram assinar o consentimento, no achando que tal fosse necessrio. Formularam-se oito hipteses, que se avaliaram atravs de dados provenientes dos inquritos realizados a uma amostra de convenincia, composta 210 indivduos, inseridos em contexto hospitalar, conscientes e orientados, e com idade superior a 18 anos. Os dados foram tratados atravs de mtodos descritivos, cruzamento de variveis e testes de hipteses. Recolhidos os dados, efectuou-se o tratamento estatstico e a respectiva anlise. Para estudar a relao entre as variveis dependentes e independentes, recorremos anlise pelo teste kruskal-wallis, qui-quadrado, teste t, teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Os limites encontrados para este estudo estiveram ligados ao facto de no existirem trabalhos anteriores para se poderem fazer comparaes. Mas, tambm o facto de termos utilizado uma amostra de convenincia, no nos permitiu determinar a sua margem de erro e o grau de confiana associado mesma. Utilizmos, no entanto, as tcnicas estatsticas, nomeadamente testes de hipteses, para os quais em rigor falta o suporte de uma amostra aleatria, embora tenhamos tido o cuidado de interpretar os resultados com conscincia desta limitao. Por isso seria til a aplicao a uma amostra mais representativa da populao, pois seria possvel tirar algumas ilaes sobre a fiabilidade dos dados e do modelo criado em relao imagem socioprofissional do enfermeiro, o que poder vir a fazer-se num estudo posterior. Resultados Tendo sido a amostra desta investigao de 210 indivduos, os resultados e concluses mais significativas vm apresentadas a seguir. A maioria dos inquiridos do sexo feminino (59%), so casados (48,6%), pertencem classe mdia (45,7%), vivem em meio urbano (68,6%), tiveram um perodo de internamento inferior a 5 dias (40,5%), estiveram internados duas vezes (30,5%), com um motivo de internamento urgente (60%), sendo o servio mais exemplificativo o de Ortopedia, o que tem a sua explicao no facto do instrumento de colheita de dados ter sido aplicado em 3 servios de Ortopedia. As caractersticas mais valorizadas nos enfermeiros so, na opinio dos inquiridos, a competncia, com 21.27%, e a simpatia, com 17.97%, como se verifica no grfico.

261
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

Grfico 1 Distribuio dos utentes segundo as caractersticas mais valorizadas num enfermeiro

Tal como em estudos anteriores, a atribuio de ajudante de mdico ainda significativa neste estudo, com 43,3% dos indivduos a concordarem que os enfermeiros so ajudantes do mdico. Os inquiridos no acreditam que os factores idade e sexo do enfermeiro sejam relevantes para a sua maior ou menor competncia. So apresentados nos grficos 2 e 3 os resultados obtidos na avaliao da questo sobre se os enfermeiros mais novos eram mais competentes que os mais velhos.

262
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

Grfico 2 Distribuio dos utentes segundo a concordncia/discordncia em relao competncia dos enfermeiros mais velhos

Grfico 3 Distribuio dos utentes segundo a concordncia/discordncia em relao s competncias dos enfermeiros mais novos

263
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

Aps a anlise descritiva dos dados, apresentam-se a seguir os resultados obtidos com a aplicao dos testes estatsticos, de forma a verificar a relao entre as variveis dependentes e as variveis independentes. Para esta verificao foram utilizados os testes paramtricos e no paramtricos que melhor se adequavam ao estudo e, assim, aceitar ou rejeitar as hipteses formuladas. A primeira hiptese pretendia saber se o sexo, a idade e o estado civil do utente tinham influncia na percepo das competncias do enfermeiro. Atravs da aplicao do teste de kruskal-wallis, chegou-se concluso de que a valorizao da prtica profissional, da prestao e gesto de cuidados, das relaes interpessoais, do desenvolvimento profissional no varia significativamente com a idade (valor p> 0,05). Atravs do teste t verificamos que o sexo masculino valoriza mais as relaes interpessoais do que o sexo feminino (valor p <0,05). Em relao ao estado civil foi aplicado o teste de kruskal-wallis, tendo-se verificado que a valorizao da prtica profissional, da prestao e gesto de cuidados, das relaes interpessoais, do desenvolvimento profissional no varia significativamente com essa varivel (valor p> 0,05). A segunda hiptese queria verificar se o grau socioeconmico do utente tinha influncia na percepo das competncias do enfermeiro. Para a sua verificao foi aplicado o teste de kruskal-wallis, tendo-se chegado concluso de que a importncia atribuda ao desenvolvimento profissional varia de acordo com a classe socioeconmica (valor p <0,05), existindo apenas diferenas significativas entre a classe mdia-alta e classe mdia. De facto, situaes econmicas favorveis permitem um maior acesso cultura, mais actividades de lazer, mais conforto e favorecem os aspectos psicolgicos que ajudam a enriquecer a auto-estima dos indivduos, constituindo desta forma fontes de motivao, crescimento psicolgico e realizao pessoal (Vaz Serra, 2001), podendo com mais facilidade avaliar as competncias de um enfermeiro. A terceira hiptese tinha como objectivo verificar se o facto de se viver no meio rural ou urbano influenciava a percepo que o utente tinha das competncias do enfermeiro. Com a aplicao do Teste t, concluiu-se que, em termos mdios, os utentes do meio rural valorizam mais a prestao e gesto de cuidados e as relaes interpessoais do que os utentes do meio urbano (valor p <0,05). Para verificar se havia interferncia entre os domnios da varivel competncia e o nmero de vezes de internamento recorreu-se hiptese quatro. A importncia atribuda prtica profissional, prestao e gesto de cuidados, s relaes interpessoais e ao desenvolvimento profissional no varia

264
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

significativamente com o nmero de internamentos; a importncia atribuda prestao e gesto de cuidados e s relaes interpessoais variam significativamente com o tempo de internamento (valor p <0,05). Porm, a importncia atribuda prestao e gesto de cuidados significativamente maior nas pessoas que esto internadas entre 5 e 20 dias, em relao s que esto internadas mais de 20 dias. A quinta hiptese pretendia saber se as vivncias dos utentes em servios diferenciados tinham influncia na percepo das competncias dos enfermeiros. Atravs da aplicao do Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney chegou-se concluso de que o servio onde se notaram mais diferenas significativas no que diz respeito valorizao dos diferentes domnios foi na unidade de cuidados intensivos, nos outros no houve diferenas que possam ter significado. A sexta hiptese procurava determinar a relao entre os domnios da varivel competncia e o motivo de internamento. Com a aplicao do teste t, chegou-se concluso de que a importncia atribuda aos diferentes domnios no variava significativamente com o motivo de internamento (valor p> 0,05). Foi formulada a stima hiptese que tinha por objectivo verificar se as expectativas face ao enfermeiro influenciavam a competncia profissional. Tendo-se aplicado o teste de kruskal-wallis, verificou-se que a importncia atribuda ao desenvolvimento profissional maior nos utentes que entendem que a simpatia uma caracterstica importante num enfermeiro; que a importncia atribuda prtica profissional maior nos utentes que entendem que a apresentao uma caracterstica importante num enfermeiro; a importncia atribuda ao desenvolvimento profissional menor nos utentes que entendem que a destreza tcnica uma caracterstica importante num enfermeiro; as restantes caractersticas testadas no revelaram variao aps a aplicao do teste. Finalmente, colocou-se a oitava hiptese que pretendia determinar se as qualidades pessoais do enfermeiro influenciavam a sua competncia profissional. Aplicando o teste do qui quadrado s caractersticas: simpatia, disponibilidade, competncia, segurana, conhecimentos, destreza tcnica e humildade, constatou-se que, destas caractersticas, a que teve maior significado, e, por isso foi a mais valorizada nos enfermeiros a sua competncia. Os cuidados de enfermagem no se configuram apenas como actos de trabalho, eles so (re)conceptualizados e (re)interpretados como elos e elementos sustentadores de uma identidade de quem se disponibiliza a prestar cuidados. Nesta linha de pensamento, as representaes sobre os cuidados de enfermagem traduzem uma representao sobre a prpria profisso. Surge ento a necessidade de definir a identidade dos enfermeiros, muitas vezes pela dificuldade destes se identificarem como

265
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

profissionais e/ou de saberem qual a forma de desempenharem o seu trabalho, de entre as vrias formas existentes. Meleis (1995) refere que as interaces que se estabelecem entre enfermeiro e utente, deveriam ser organizadas em volta de um objectivo. Nesta perspectiva, o centro do processo de cuidados deveria ser verdadeiramente o utente. Este seria considerado como um parceiro no processo de cuidados, procurando-se, fundamentalmente, manter a sua individualidade e integridade e tendo-se em considerao as suas percepes e experincias, o ambiente e as necessidades por ele identificadas. Contudo, o trabalho de enfermagem caracterizado como um trabalho rotinizado, um saber representado como no requerendo, na sua aplicao, qualquer exerccio intelectual de interpretao cognitiva, ou seja, um saber com uma vertente mais prtica (Lopes, 2001). Neste sentido, se as rotinas continuam a ser as mesmas e se o tipo de organizao de trabalho no sofrer alteraes profundas, o estatuto e imagem socioprofissional dificilmente poder evoluir de forma favorvel. Assim, se no forem os enfermeiros a mostrar os contributos que podem oferecer sociedade, quem o far por eles? Se o enfermeiro no aplica o que aprendeu, ou se aplica uma pequena parte dos conhecimentos que adquiriu durante a sua formao, como os cuidados de higiene e conforto, os outros profissionais com quem estabelece interaces acabam por construir determinadas imagens desse profissional. Com o tempo acabam por interiorizar que enfermeiro sinnimo de realizar higienes, o que no corresponde de todo realidade. Teixeira (1996), num estudo realizado com base na opinio expressa por mdicos do Hospital do Conde de Ferreira, chegou s seguintes concluses: que a enfermagem ocupa um dos lugares mais elevados na equipa multidisciplinar; que o enfermeiro est preparado e capaz de trabalhar multidisciplinarmente e os mdicos privilegiam a comunicao com estes profissionais no mbito da equipa. Refere, ainda, que as relaes profissionais que mantm com os enfermeiros so abertas e que, fora do contexto de trabalho, tm por hbito tomar caf com os enfermeiros. Com base na opinio dos inquiridos, os investigadores afirmam que os mdicos da sua amostra tm uma representao social do enfermeiro a exercer funes no Hospital do Conde de Ferreira muito prxima de uma representao social positiva, que abrange, entre outros, os seguintes itens: profisso de enfermagem importante e muito importante; enfermagem como profisso de risco e desgastante; enfermagem entendida como cincia, arte e profisso; com competncias tcnicas e inter-relacionais como qualidades essenciais a um enfermeiro. Outro estudo, realizado por Paim et al. (2004), interrogando a populao da Ilha Terceira, chega concluso que a enfermagem uma profisso de risco, que o

266
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

enfermeiro um tcnico de grande responsabilidade, com conhecimentos e competncias para assistir os doentes nas suas necessidades humanas bsicas. Sendo assim, os colegas que realizaram este estudo chegaram, no final, s seguintes concluses: os indivduos questionados vem o enfermeiro como aquele que presta cuidados directos ao utente e que deve cuidar dele com elevada competncia humana e tcnica, ou seja, vem-no essencialmente como enfermeiro integrando a equipa de sade, e, embora seja considerado como um profissional de grande importncia e responsabilidade, continua a destacar-se mais pelas qualidades e atitudes humanizadas que o caracterizam, do que pelo seu perfil tcnico-cientfico (Paim et al., 2004). Estes investigadores afirmam ainda que a imagem da enfermagem nos mass media tem evoludo nas ltimas dcadas, o que facilita o entendimento da importncia e do papel do enfermeiro no sistema de sade. A imagem que o cidado comum tem do enfermeiro o resultado de um esteretipo, que tem como base o conhecimento que o pblico tem acerca do mesmo e que se mantm at que seja confrontado com uma nova forma de actuao por parte do enfermeiro. Todos estes esteretipos tm mantido um elemento bsico de continuidade, apesar das mudanas ocorridas na educao dos enfermeiros, na prtica da investigao e no aumento das atribuies dadas enfermagem na rea de organizao e administrao dos cuidados de sade. Cuidar a base da sua prtica. Consideraes Finais Face aos resultados obtidos, importante que a enfermagem desenvolva uma atitude dinmica e que mostre aos outros profissionais e sociedade que o enfermeiro cada vez mais um profissional habilitado e responsvel e que pode contribuir efectivamente para o trabalho de equipa, em relao de igualdade com outros profissionais, bem como para o restabelecimento da sade dos indivduos. importante que se adquiram e continuem a construir cada vez mais conhecimentos cientficos, necessrios a uma prtica reflectida e suportada pelos mesmos. Demonstrar os raciocnios analticos e interpretativos que fazem cada situao especfica e que esto inerentes ao processo de cuidados, transmitindo assim o corpo de conhecimentos cientficos que suportam a prtica da profisso de enfermagem. No que respeita imagem socioprofissional esteriotipada, os enfermeiros tentam demarcar-se e optam em frequentar formaes ou cursos que lhes conferem graus acadmicos, mas isso no chega. Devemos sim demonstrar e desenvolver uma atitude que permita o crescimento de uma disciplina que caminha para a autonomia, ou seja, que domine um corpo de conhecimentos prprios e especficos, que permita uma prtica reflectida, onde o utente e famlia sejam o principal centro de cuidados e nos reconheam como tal.

267
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade

No entanto, este facto da imagem socioprofissional do enfermeiro ter dificuldades em obter visibilidade, deve-se tambm sobrevalorizao de outras profisses que transportam a Enfermagem para um plano secundrio. Isto poder levar a sentimentos de inferioridade e frustrao dentro da mesma profisso. Por conseguinte, este trabalho foi para ns de extrema pertinncia, o que se justifica, por um lado, pelo contributo da investigao para o desenvolvimento da profisso de enfermagem, mostrando sociedade como o ncleo de conhecimentos, tambm nesta rea, se torna de suma importncia. Por outro lado, por se tentar contrariar algumas ideias menos correctas e s vezes deturpadas acerca das competncias desta profisso. Deste modo, o estudo permitiu fazer uma importante reflexo sobre a prtica profissional da enfermagem. Segundo Nunes (2008), com experincias passadas tambm se aprende a melhorar o processo de vivncias futuras e este conhecimento confere habilidade, construo progressiva, para saber gerir uma situao profissional complexa. Muitas vezes, escreve-se, constri-se e problematiza-se no sentido do futuro. E aquilo que vai traando o horizonte pode levar dcadas a alcanar a tornar-se o lugar de onde se olha para um outro horizonte. Aps a realizao deste estudo, a escolha desta temtica revelou ser bastante interessante e vlida, o que sem dvida contribuiu para atingir de forma satisfatria os objectivos que nos propusemos inicialmente. Enfermeiro competente significa melhoria nos cuidados de sade prestados. Face aos limites deste estudo a amostra estudada foi uma amostra por convenincia e no uma amostra aleatria, o que no permite fazer generalizaes deixa-se a sugesto de o alargar, estendendo-o populao de outras instituies (por exemplo Centros de Sade). Embora tenhamos conscincia destas limitaes, foi, contudo, possvel, atravs das tcnicas estatsticas e da verificao das hipteses, estabelecer a imagem socioprofissional que os utentes inquiridos fazem do enfermeiro.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABREU, W. (2001). Identidade formao e trabalho das culturas locais s estratgias identitrias dos enfermeiros. Coimbra: Formasau. AMENDOEIRA, J. (2006). O cuidado de enfermagem. Inteno ou aco, o que pensam os estudantes de enfermagem. In Nursing. 1: 8-14. AMENDOEIRA, J, (1998). O estudo dos cuidados de enfermagem in Pensar Enfermagem, 2: 18-22. AMENDOEIRA, J. (1999). Do meu doente aos doentes do servio. Aprender o cuidado de enfermagem na interdisciplinaridade. Dissertao apresentada a concurso para Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem de Santarm. (No publicado Centro de Documentao ESEnf). BENTO, M. C. (1997). Cuidados e Formao em Enfermagem, que identidade? Lisboa: Fim de sculo Edies

268
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade
BOLANDER, V. (1998). Enfermagem Fundamental Abordagem psicofisiolgica. Lisboa: Lusodidacta. CAMPANA, A. O. (2001). Investigao cientfica na rea mdica. So Paulo: Manole. CARPER, B. A. (1997). Fundamental patterns of Knowing. In Nicoll, Leslie. Perspectives on nursing theory. Philadelphia: Lippincott. CARVALHO, M. (2006). A formao profissional. In O professor, 34: 63-71. CARVALHO, M. (2000). A imagem do enfermeiro. In O professor, 20: 10. CATARINO, H. et al. (1993). Enfermagem, uma profisso autnoma. In Servir, 41: 300-305. COLLIRE, M. (1989). Promover a Vida. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. DEMO, P.(1988). Metodologia cientfica em cincias sociais. So Paulo: Atlas. DEODATO, S. (2008). Critrios do Agir profissional. Ordem dos Enfermeiros, 29: 45-50. DUBAR, C. (1997). A Socializao Construo das Identidades Sociais e Profissionais. Porto: Porto Editora. DURKEIM, E. (1987). As regras do mtodo sociolgico. Lisboa: Presena. FERREIRA M. & DIAS, M. O. (2005). tica e Profisso Relao Interpessoal em Enfermagem. Loures: Lusocincia. FORTIN, M. F. (1999). O Processo de Investigao. Da Concepo Realizao. Loures: Lusocincia. FREIDSON, E. (1991). La profession Mdicale. Paris: Payot. GOMES, A. M. T. et al. (2004). A representao social do trabalho do enfermeiro na programao em sade. In Psicologia: Teoria e Prtica. Edio especial: 79-90. HENRIQUES, F. (2004). Paraplgia: percursos da adaptao e qualidade de vida. Coimbra: Formasau. HESBEEN, W. (1997). Cuidar no Hospital Enquadrar os cuidados de enfermagem numa perspectiva de cuidar. Lisboa: Lusocincia. HESBEEN, W. (1998). Qualidade em enfermagem Pensamentos e aco na perspectiva do cuidar. Lisboa: Lusocincia. IRVINE, D. & IRVINE, S. (1996). The practice of quality. Oxford, New York: Radcliffe Medical Press. JODELET, D. (1989). Les reprsentation sociales. Paris: PUF Editions. KOCHE, J. C. (2001). Fundamentos de Metodologia Cientfica: Vozes LOPES, N. M. (2001). Recomposio Profissional da Enfermagem. Coimbra: Quarteto Editora. LUCKMAN, T. & BERGER, P. (1999). A Construo Social da Realidade Um livro sobre a Sociologia do Conhecimento. Lisboa: Dinalivro. MAGALHES, C. P. et al. (2001). Representao social dos enfermeiros em crianas dos 8 aos 10 anos. In Sinais Vitais, 39: 59 63. MAGO, M. (1992) Cuidar significado e expresso na formao em enfermagem. Dissertao no mbito do 3 CPAEE (No publicado). MARTINS, F. J. R. (2007). O poder nas organizaes de sade e a sua relao com o modelo terico adaptado prtica de enfermagem. In Sinais vitais, 74: 6-12 MARTINS, M. C. (2008) Da delegao; do sigilo; do consentimento. In Ordem dos Enfermeiros, 29: 51-56. MARGATO C. (2005). A visibilidade dos Cuidados de Enfermagem. In Sinais vitais, 62 : 17-25. MATIAS, E. (2004). Autonomia em Enfermagem. In Sinais vitais, 56: 12,13 MELEIS, A. I. (1995). Theoretical Nursing: Development and progress. Philadelphia: Lippincott. MOSCOVICE, S. et al. (1986) Textes de base em psycologie letude des representations socials. Paris: Delachaux et Niestl. NUNES, L. (2008). Responsabilidade tica e deontolgica do enfermeiro. In Ordem dos Enfermeiros, 29: 72-80. ORDEM DOS ENFERMEIROS (2003). Cdigo Deontolgico do Enfermeiro: anotaes e comentrios. Edio da Ordem dos Enfermeiros PAIM, C. et al. (2004). A imagem do enfermeiro na ilha Terceira. In Nursing, 10: 14-19 PEREIRA, M. A. et al. (2007). Satisfao dos utentes do centro de sade de Mogadouro, face aos cuidados de enfermagem. In Sinais vitais, 71: 4-13 PIRES, A. L. O. (1994). As novas competncias profissionais. Os desafios do presente. In Formar. 10: 4-19.

269
Centro de Estudos em Educao, Tecnologias e Sade
QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L. V: (1998). Manual de investigao em cincias sociais. Lisboa: Gradiva. S-CHAVES (1998). Percursos de formao e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. SILVA, C. A. C. (2008). Enfermagem como profisso autnoma. In Sinais vitais, 76: 27,18 SILVA, R. S. & OLIVEIRA, R. M. (1998). A Enfermagem aos olhos da Sociedade. In Sinais Vitais, 16: 27-31. SIMES, J. & CAMPOS, R. (1994). A enfermagem aos olhos da Sociedade. In Sinais Vitais. 16: 27-31. TAVARES, J. (1998). A formao como construo do conhecimento cientfico e pedaggico. In: S-CHAVES, I. Percursos de formao e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. TEIXEIRA, P. M. A. M. (1996). Representao social do Enfermeiro. In Revista Portuguesa de Enfermagem, 2: 101- 176. VAZ SERRA, A. (2001). Autoconceito, coping e ideias de suicdio. In Psiquiatria Clnica. Coimbra, 22: 9-21. ZUBEN, V. et al. (1995). Vulnerabilidade e deciso: tenso no pacto mdico. O mundo da sade. So Paulo: Faculdades Integradas So Camilo. 19.

You might also like