You are on page 1of 4

Llanero

Brachiaria humidicola cv. Llanero (ex-dictyoneura) (LLANERO, DICTYONEURA)

Nome cientfico: Brachiaria humidicola (Rendle.) Schweickerdt. Cultivar: Llanero (CIAT 6133, CPAC 3139, BRA 001449) Fertilidade do solo: Baixa a mdia Forma de crescimento: Planta estolonfera Altura: At 1,0m Utilizao: Pastejo direto e fenao Digestibilidade: Boa Palatabilidade: Boa Precipitao pluviomtrica: Acima de 700 mm anuais Tolerncia seca: Boa Tolerncia ao frio: Mdia Teor de protena: 4 a 7% na MS Profundidade de plantio: 1 a 2 cm Ciclo vegetativo: Perene Produo de forragens: 8 a 10 t/ha/ano de matria seca Cigarrinha das pastagens: Tolerante Solos midos: Mdia tolerncia Consorciao: Arachis pintoi , Puerria e Java

ORIGEM

Este cultivar foi liberado comercialmente na Colmbia pelo ICA (Instituto Colombiano Agropecurio) em 1987, cujas sementes (CPI 59610) vieram do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) da Austrlia, que foi introduzido pelo CIAT em 1978 sob o no CIAT 6133. A ex-dictyoneura foi coletado originalmente no Zimbabwe (ex-Zmbia) em 1971. Atualmente comercializada em todo o Brasil e na Amrica Latina.

CARACTERSTICAS MORFOLGICAS

Gramnea de ciclo perene, semi-ereta a prostrada, estolonfera e rizomatosa, de 40 a 90cm de altura, estoles compridos de cor prpura com pilosidade de cor branca, folhas lanceoladas de 4 a 6cm de

comprimento e 0,8cm de largura, razes adventcias superficiais. As folhas so lineares lanceoladas, eretas, glabras, de cor prpura, com uma das bordas denticuladas. Os talos e as nervuras das folhas so verdes com manchas prpuras. A inflorescncia uma pancula com trs ou quatro racemos de 4 a 6cm de comprimento, cada um com 10 a 22 espiguetas alternas, sobre uma raque de cor prpura verde em forma de ziguezague.

CARACTERSTICAS AGRONMICAS

Adapta-se bem a solos cidos e de baixa fertilidade, tolerante a seca e se recupera bem depois de queimadas. Tem boa tolerncia a cigarrinha-das-pastagens, boa capacidade de rebrota e boa palatabilidade. Ataques espordicos de cigarrinha podem ocorrer, principalmente em reas manejadas com baixas lotaes de animais, sendo que a pastagem normalmente se recupera satisfatoriamente.

As sementes deste cultivar apresentam dormncia, chegando, inclusive, a at um ano depois de colhidas. Recomenda-se deixar a semente exposta, durante pelo menos um dia todo, espalhado a pleno sol sobre uma lona preta ou um terreiro, remexendo a cada hora com os ps, para que o aquecimento seja uniforme. Este aquecimento da semente, que pode alcanar at 50oC, auxilia na quebra da dormncia. A dormncia pode acarretar problemas durante o estabelecimento da pastagem, pois como a semente demora a germinar (mesmo em condies normais de temperatura, luminosidade e umidade), sementes de ervas daninhas e a vegetao nativa germinam primeiro e "domina" a rea de plantio. Isto provoca o sombreamento do solo que no recebe mais luz e se torna frio, afetando ainda mais a germinao das sementes da dictyoneura. Se isto ocorrer deve proceder a roada da rea. A recomendao para evitar este problema, alm do aquecimento das sementes de dictyoneura, semela associada, com 15% da dosagem normal, com ruziziensis ou outra braquiria. Outra opo misturar com 5kg/ha (no mximo) de sementes de milheto. Este cultivar pode ser consorciado com Pueraria phaseoloides , Macrotyloma axillare (Java) e Arachis pintoi.

UTILIZAO E MANEJO

O valor nutritivo do cultivar Llanero pode ser considerado como moderado a pobre (4 a 7% de Protena). Em pastagens associadas com Arachis pintoi, foram obtidos ganhos de peso vivo por animal por ano de 124 a 183 kg e ganhos por hectare variando de 267 a 540 kg de peso vivo. No desenvolvimento inicial deste pasto, assim como a humidcola, o primeiro pastejo deve ser efetuado de forma suave para estimular o perfilhamento e o enraizamento dos estoles. A dictyoneura sofre do mesmo problema que a humidcola e perde a qualidade nutricional mais rapidamente que outras

braquirias se deixarmos ela amadurecer. Recomendamos utilizar altas cargas animais ou maior freqncia de pastejo, pois desta maneira os animais patejam uma forragem mais tenra e de melhor qualidade nutricional e de melhor digestibilidade. Em solos cidos, arenosos e pobres em fertilidade, este cultivar uma das melhores opes de pastagem para eqinos, ovinos e caprinos.

QUANTIDADE DE SEMENTES NO PLANTIO

Para o clculo da quantidade desta semente no plantio recomendamos o uso do quadro de Fatores para Brachiaria sp. abaixo e a frmula:

FATOR = kg/ha de sementes VC

As condies de plantio referem-se ao preparo de solo, as condies climticas da regio (chuva, temperatura do solo e luminosidade), se o solo foi corrigido (calagem) e fertilizado, se h problemas com insetos (formigas, cupins, grilos, gafanhotos, lagartas, cigarrinhas, etc), se h problemas com a infestao de ervas daninhas, etc. Estas informaes devero ser obtidas com o proprietrio ou o administrador, pois so estas pessoas que conhecem melhor a regio, para recomendarmos a quantidade necessria de sementes no plantio, assim como a forma em que ser plantada. Por exemplo: condies mdias de plantio, utilizando-se uma distribuidora de calcrio e sementes com VC de 25%.

FATOR = 340 = 13,6 kg/ha de sementes de VC 25% VC 25

Classificao Botanica
Familia Poaceae Genero Especie Cultivar Llanero (ex-dictyoneura) Nome Comum Llanero

Brachiaria

humidcola

You might also like