You are on page 1of 11

Cursos e-learning para gesto de TI & Negcio www.tiexames.com.

br

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC
Este tutorial explica passo a passo como localizar os centros de testes PROMETRIC e tambm os como agendar o seu o exame EXIN. Importante esclarecer que a TIEXAMES no tem vnculo com a PROMETRIC. Problemas tcnicos no site da PROMETRIC devem ser reportados diretamente para o service-desk da PROMETRIC. Siga os passos abaixo para agendar o exame. 1 Passo Entre no link abaixo: http://www.prometric.com/EXIN Voc ir visualizar a pgina abaixo. Para localizar um centro de testes prximo de voc, clique no boto START HERE conforme exibido na figura abaixo.

2 Passo Na pgina seguinte escolha Locate A Test Center para obter acesso lista de centros de testes no Brasil. Caso voc j queira realizar o agendamento direto, escolha abaixo a opo Schedule na Exam.

3 Passo Na pgina seguinte selecione apenas o pas (Country) Brasil e clique no boto Next. Ateno: no iro aparecer os Estados. Clique em Next sem selecionar este campo.

No selecionar.

4 Passo Na pgina seguinte apenas iro aparecer algumas informaes importantes sobre os exames do EXIN, como: O EXIN enviar at 7 dias aps a realizao do seu exame um e-mail para confirmar seus dados pessoais. Somente a ps a confirmao destes dados, incluindo seu endereo, seu certificado ser despachado pelos correios. Importante que seja informado um e-mail vlido, pois para este e-mail que o EXIN enviar o link para confirmao de dados e tambm para obter antecipadamente o certificado em PDF. O prazo para o recebimento do certificado de 4 a 6 semanas.

Aps ler as instrues, clique no boto Next no final da pgina.

5 Passo Selecione o exame o exame desejado: 1. Se voc fez o nosso curso de ITIL, selecione o exame EX0-117 ITIL Foundation (syllabus 2011) 2. Se voc fez o nosso curso de ISO 20000 escolha o exame Bridge (EX0-114) ou Foundation (EX0-115). Considere que o exame Bridge somente para quem j certificado ITIL Foundation. 3. Se voc fez o nosso curso de Green IT Citizen, selecione o exame EX0-111 Green IT Citizen. Aps ter selecionado o cdigo do exame desejado, selecione o idioma do seu exame. Em seguida clique no boto Next. IMPORTANTISSO: Selecione o idioma corretamente, depois de confirmado o agendamento no possvel para fazer mais a troca de idioma. Caso voc queira trocar de idioma, ser necessrio cancelar o exame e agend-lo novamente.

Selecione o exame desejado

Selecione o idioma do seu exame

6 Passo Agora aparecer uma lista das escolas credenciadas pela PROMETRIC no Brasil onde voc poder agendar o seu exame. As escolas sero listadas por cidade em ordem alfabtica. Navegue pelas pginas para localizar um centro de testes mais prximo. Para agendar o exame, basta clicar no link Schedule Appointment ao lado do nome da escola. Escolha o centro mais prximo de voc. No existem diferenas entre os centros autorizados, todos oferecem a mesma cabine de testes. O resultado do exame sair na hora e quem vai emitir o certificado o EXIN. Ento, escolha o local que seja mais cmodo para voc.

7 Passo Aps ter selecionado o centro onde voc deseja fazer o exame, ir aparecer uma tela de login. Se este o seu primeiro exame na PROMETRIC, ento voc dever fazer um cadastro. Clique sobre o link Create a new account. para realizar o seu cadastro.

8 Passo Preencha seu cadastro conforme orientaes na pgina abaixo. IMPORTANTISSIMO: Fornea o seu endereo no formato brasileiro para que o pessoal do correio aqui no consiga localizar o destino. O campo ZIP CODE (CEP) tambm deve ser informado. Se voc informar um endereo errado ou colocar um endereo impreciso, seu certificado no vai chegar. Evite aborrecimentos. Se o seu certificado se extraviar, voc vai ter muitas dificuldades para resolver este tipo de situao depois. Coloque tambm o nome do jeito que voc quer que seja impresso no seu certificado. Existem trs campos para preenchimento do nome: First Name (Primeiro nome), Middle Inicial (Primeira letra do nome do Meio) e Last Name (ltimo nome). Se voc tem quatro nomes ou mais, utilize o campo Last Name para incluir todos. Se no couber seu sobrenome completo, abrevie uma parte. importante que nome esteja conforme a sua carteira de identidade atual ou outro documento oficial de identificao, pois ser feita a conferncia do seu nome quando voc entrar na cabine de provas no centro PROMETRIC.

9 Passo Depois de ter concludo o preenchimento do seu cadastro, voc ser redirecionado novamente para a tela de login. Preencha com o usurio/e-mail que voc cadastrou e com a senha que voc informou na tela anterior.

10 Passo

Aps ter realizado o login, na tela seguinte aparecer uma agenda. Escolha o dia e o horrio em que voc quer realizar o exame no centro escolhido anteriormente. Somente iro aparecer disponveis os dias e horrios em que a cabine, naquele centro que voc escolheu, estiver disponvel. Em seguida clique no boto Next.

11 Passo Na prxima pgina aparecero seus dados e a forma de pagamento. Voc dever possuir um carto de crdito internacional para efetuar o pagamento. Caso no tenha, pea a algum amigo que lhe empreste o carto. No existe outra forma de fazer o pagamento no site da PROMETRIC. Se voc no tiver um carto emprestado, entre em contato com o centro em que voc pretendia agendar o exame e verifique se eles podem receber o seu pagamento diretamente. Em ltimo caso, podemos intermediar o seu pagamento. Para intermediao, cobraremos 6,8% de imposto IOF + R$ 20,00 de taxa.

Continuao da tela de cima:

IMPORTANTISSIMO: O seu carto de crdito deve ser aceito internacionalmente. Veja se est escrito sobre o carto que ele internacional ou accepted worldwide. Se voc nunca fez uma compra internacional, primeiro voc precisa ligar para a operadora do seu carto e pedir o desbloqueio para compras internacionais. Todo carto, mesmo sendo internacional, precisa estar autorizado para realizar compras internacionais. Se aps voc inserir os dados do carto aparecer erro no site da PROMETRIC ou mostrar que seu agendamento foi cancelado, isto significa que o seu carto est bloqueado para compras internacionais. Entre em contato com a sua operadora para resolver isto. Importante tambm saber que a PROMETRIC, por ser uma empresa estrangeira, no emitir nota fiscal. 12 Passo Aps a transao com o carto de crdito voc visualizar a pgina de confirmao abaixo. Voc deve imprimir este recibo, pois ele o comprovante de que voc agendou e pagou o exame. Leve este recibo com voc quando for ao estabelecimento para realizar o exame. Leve tambm sua carteira de identidade. IMPORTANTE: Se aparecer uma tela de erro aps voc ter confirmado os dados do seu carto crdito, significa que o seu carto foi recusado. Volte para a tela anterior , clicando no boto voltar do seu navegador, e verifique se voc digitou algum dado errado. Caso os dados do seu carto estejam corretos, certamente o seu carto no est autorizado para compras internacionais. Neste caso, ligue para o 0800 da sua operadora para consultar se o seu carto est disponvel para compras internacionais.

Reagendando ou Cancelando o exame


Se por ventura, voc precisar alterar a data do exame, ser possvel realizar o reagendamento com 2 dias teis de antecedncia. Se voc no comparecer no dia agendado, considerado No show e voc perde o valor pago. Uma vez ocorrido o no show, voc ter que pagar de novo, caso voc queira agendar novamente o exame. Voc tambm pode desistir do exame com 2 dias de antecedncia. Caso voc cancele o exame, o valor pago ser estornado para o seu carto. Para reagendar ou cancelar o exame siga os passos abaixo: 1. 2. 3. 4. Entre no link: http://www.prometric.com/EXIN e clique no boto Start Here. Na tela seguinte clique no link Re-schedule or Cancel an Exam Na tela seguinte informe seu login na PROMETRIC Aps o login aparecero dois botes, um para reagendar e outro para cancelar o exame.

Resultado do Exame e recebimento do certificado


No dia agendado comparea ao centro de testes com 1 hora de antecedncia para evitar riscos. A tela do sistema PROMETRIC permite voc marcar questes para reviso. Tente responder todas as perguntas mais fceis e depois volte para revisar as perguntas que voc marcou para reviso. Ao final voc dever confirmar que quer submeter as respostas para a correo. O resultado do exame sai na hora. Voc receber do estabelecimento PROMETRIC um relatrio contendo a pontuao atingida em cada rea de conhecimento do exame. Guarde este relatrio, pois caso o seu certificado seja extraviado, voc o ter como comprovante. Normalmente em at 7 dias teis aps a aprovao do exame, o EXIN enviar para voc um e-mail com um link para que voc confirme seu endereo de correspondncia. Tambm ser enviado neste e-mail um link para que voc possa obter antecipadamente o seu certificado em formado PDF. O certificado impresso ser enviado pelo EXIN quando voc tiver confirmado seu endereo de correspondncia. Aps a confirmao de endereo o prazo mdio de recebimento do certificado impresso de 4 a 6 semanas. No certificado vai constar o seu nome e ttulo recebido pela certificao. O EXIN no manda nada mais alm de um certificado em papel e um bton. No certificado no vai constar nem o idioma que voc realizou o exame e muito menos a pontuao que voc atingiu. Se voc no receber o certificado, entre em contato diretamente com o service desk do EXIN no site www.exin-exams.com . A TIEXAMES no tem como intermediar problemas com o certificado, o aluno dever contatar diretamente o EXIN.

You might also like