You are on page 1of 11

Tudo sobre Agarrar (parte I)

Data 12/06/2005 00:01:00 | Topico: RPG: D&D

Por Skip Willians Fonte: Wizards Traduo: Gilvan Gouva Equipe REDERPG Muitos personagens de D&D sucumbiram derrota enquanto eram torcidos no apresamento de um oponente. Infelizmente, muitos jogos de D&D j viraram motivo de desavena quando o Mestre e os jogadores discutem sobre as regras de agarres. Este artigo no pode fazer muito sobre a destruio que ocorre quando um grande monstro agarra seu personagem, mas pode facilitar a confuso em torno das regras sobre agarrar. Bsico do Agarrar Todos sabem que agarrar envolve pegar um inimigo e segur-lo, mas um pouco mais complicado do que isto. Aqui est uma viso geral sobre o bsico:

Um ataque de agarrar comea com o oponente sendo seguro. Voc no pode agarrar qualquer coisa at voc colocar suas mos nela primeiramente. Para a maioria dos personagens jogadores, segurar um inimigo para um ataque de agarrar exige um ataque de toque corpo-acorpo bem sucedido. O agarrar provoca um ataque de oportunidade do inimigo que est sendo agarrado. Se o ataque de oportunidade acertar e causar dano, a manobra agarrar automaticamente falha (veja a pgina 156 do Livro do Jogador). Se o ataque de oportunidade no acertar, ou se acertar e no causar dano (que pode acontecer caso o alvo tenha reduo de dano), ela no derrota o agarrar automaticamente, mas o agarrar falha se o ataque de toque corpo-a-corpo errar.

Um teste resistido de agarrar vem na seqncia de um agarrar bem sucedido. Uma vez que voc agarra algum, voc precisa estabelecer o apresamento, e voc faz isto ao fazer um teste resistido de agarrar contra seu inimigo. As regras dizem que o teste resistido de agarrar que acontece na seqncia de um agarrar bem sucedido uma ao livre para voc, mas no realmente uma ao. Voc faz o teste de agarrar como parte do ataque que voc usou para agarrar. Da mesma forma, o teste resistido que seu inimigo faz para resistir a voc tambm no uma ao para ele. Um teste de agarrar igual a uma jogada de ataque corpo-a-corpo, exceto que o modificador especial de tamanho substitui seu modificador normal de tamanho. Em um combate corpo-a-corpo normal, criaturas pequenas ganham tanto um bnus no ataque quanto um bnus na Classe de Armadura. Durante o agarrar, a vantagem vai para um oponente maior. A Tabela 7-1 do Livro dos Monstros mostra os modificadores de tamanho para combates normais e de agarrar. A pgina 156 do Livro do Jogador tambm mostra modificadores especiais de tamanho para agarrar. Uma vez que um teste de agarrar um teste resistido, o combatente com o maior total ganha o teste. Se o teste empatar,, o combatente com o maior modificador de agarrar total (bnus base de ataque + modificador de Fora + modificador especial de tamanho + qualquer bnus variado que possa ser aplicado). Se acontecer um empate e ambos os combatentes tiverem o mesmo modificador de agarrar, role novamente para decidir o empate. Se voc ganhar o teste resistido, voc causa o dano de ataque desarmado em seu inimigo (1d3 pontos de dano de contuso para a maioria dos personagens Mdios) e voc tem seu inimigo apresado. Se voc perder o teste resistido, seu inimigo evita seu apresamento.

Voc pode sustentar a manobra em um inimigo de rodada em rodada.

Uma vez que voc prenda seu inimigo (ao agarrar aquele inimigo e vencer o teste anterior de agarrar) voc pode sustentar a manobra ao se mover para dentro do espao do inimigo. Este movimento livre para voc (ela no conta em seu deslocamento na rodada atual), mas provoca ataques de oportunidade dos inimigos que o ameaam (mas no do inimigo que voc est agarrando). Voc pode entrar no espao de seu inimigo mesmo se seus tamanhos relativos normalmente evitassem que voc termine seu movimento no espao daquele inimigo ou mesmo de passar atravs daquele espao (veja a pgina 148 do Livro do Jogador).

Agarrar tem conseqncias. Voc est agarrando sempre que voc est segurando um inimigo ou vice-versa. Quando voc est agarrando, voc no ameaa qualquer quadrado, nem mesmo o quadrado em qual voc est. Voc perde seu bnus de Destreza na CA (se voc tiver um) contra oponentes que voc no est agarrando. (Voc ainda pode us-lo contra oponentes que voc est agarrando.) Voc no pode se mover enquanto agarra a menos que voc vena primeiro um teste resistido de agarrar, e mesmo assim voc precisa arrastar seu oponente junto com voc (veja a Parte Dois). Voc compartilha o espao do seu oponente quando voc est agarrando. Se voc e seu inimigo so de tamanhos diferentes, use o maior dos dois espaos. Qualquer ataque que possa alcanar o espao dividido possui uma chance igual de acertar voc ou a criatura que voc est agarrando. Role aleatoriamente para determinar qual criatura o ataque acerta (veja a nota 3 na Tabela 8-6 no Livro do Jogador). Se voc usa uma arma contra um oponente que voc est agarrando (veja a Parte Dois), voc no precisa rolar para determinar o alvo que voc realmente ataca.

Agarrar tem limites de tamanho. Voc pode agarrar uma criatura de qualquer tamanho, mas voc no pode estabelecer ou sustentar a manobra em uma criatura que possui duas ou mais categorias de tamanho acima da sua. Por exemplo, se voc uma criatura Mdia, voc pode estabelecer um apresamento apenas em uma criatura de tamanho Grande ou menor. Criaturas Enormes ou maiores so muito grandes para voc agarrar.

Voc faz testes resistidos vrias vezes enquanto agarra. Quando algum est tentando fazer algo contra voc durante um agarrar, como estabelecer um apresamento, causar dano ou usar sua prpria arma contra voc, voc e seu inimigo fazem testes resistidos. Um teste resistido de agarrar que voc faz para resistir a algo que seu inimigo faa no uma ao para voc, e voc pode fazer o teste resistido mesmo se estiver surpreso ou se no for seu turno.

Conceitos Errados Comuns sobre Agarrar Voc descobrir que muitos dos seus problemas com agarrar desaparecero se voc evitar estes erros comuns: Voc est indefeso quando um inimigo o prende, ou quando um inimigo o imobiliza. Voc perde seu bnus de Destreza na Classe de Armadura (se tiver) enquanto agarra (mesmo se voc que est prendendo), mas voc no est indefeso. Se voc for imobilizado (veja a Parte Trs), voc tem mais problemas, mas um personagem imobilizado tambm no est indefeso. Uma vez que uma criatura agarrada ou imobilizada no est indefesa, ela no est sujeita ao de ataque especial golpe de misericrdia.

Se voc perder um teste de agarrar enquanto prende um inimigo, seu inimigo escapa automaticamente. verdade que voc precisa vencer um teste resistido de agarrar para estabelecer um apresamento logo depois que voc segurar um inimigo. Uma vez que voc o prendeu, contudo, voc sustenta a manobra at voc liberar seu inimigo ou seu inimigo escapar. Quando voc comea o seu turno com um inimigo preso, voc pode fazer um teste resistido de agarrar para fazer muitas coisas, incluindo causar dano ou imobilizar seu inimigo (veja as Partes Dois e Trs). Se voc falhar no teste resistido, voc no consegue fazer o que voc estava tentando, mas sua falha no liberta seu inimigo.

Se voc vencer um teste resistido de agarrar enquanto um inimigo est o prendendo, voc escapa. Se voc comea seu turno preso por um inimigo, voc pode escapar fazendo e vencendo um teste resistido de agarrar. Se voc falhar, voc no escapa. Durante o turno do seu inimigo, voc pode ter que fazer testes resistidos de agarrar adicionais para resistir a qualquer coisa que seu inimigo tente fazer. Vencer tal teste meramente impede qualquer coisa que seu inimigo estava tentando fazer, mas voc no escapa a menos que voc use uma ao no seu prprio turno para escapar.

Pr-Requisitos de Agarrar As regras no entram em detalhes sobre quando voc capaz de fazer um ataque de agarrar. O bom senso, contudo, sugere alguns pr-requisitos mnimos. Uma vez que agarrar envolve agarrar e prender um inimigo, voc precisa das duas mos para fazer isto. J que a maioria dos escudos no jogo D&D esto presos em seu antebrao, voc pode deixar seu escudo e usar a mo do escudo para agarrar. Voc pode agarrar ou prender um inimigo com um escudo amarrado em seu brao sem penalidade. Um escudo leve impe -1 de penalidade em testes de agarrar que voc faa ofensivamente. Um escudo pesado impe -2 de penalidade. Voc no pode iniciar um ataque de agarrar enquanto usa um escudo de corpo. Seu escudo no afeta qualquer teste de agarrar que voc faa defensivamente (tal como um teste para escapar do apresamento do inimigo). Criaturas que no possuam apndices manipulativos podem fazer ataques de agarrar se tiverem partes do corpo que possam encobrir inimigos ou alguma maneira de limitar as aes de um alvo. Por exemplo, uma cobra pode agarrar ao morder e envolver seu corpo em volta de um inimigo.

A Seguir Isto cobre bem o bsico sobre agarrar. Da prxima vez, vamos olhar as opes que voc tem em um combate de agarrar.

Sobre o Autor Skip Williams se mantm ocupado com projetos freelancers para vrias companhias de jogos diferentes e foi o Sbio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip o co-criador do jogo D&D 3 Edio e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando no est inventando mortes rpidas e cruis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos no so amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenria que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleo de animais. Gilvan Gouva um professor de ingls que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a RedeRPG.

Este artigo veio de RedeRPG http://www.rederpg.com.br/portal

O endereo desta histria : http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2659

RPG: D&D : Tudo sobre Agarrar (parte II) Enviado por RedeRPG em 19/06/2005 00:02:00 (1609 leituras) Notcias do mesmo autor Por Skip Willians Fonte: Wizards Traduo: Gilvan Gouva Equipe REDERPG Na ltima semana consideramos o bsico sobre agarrar. Nesta semana, vamos considerar o que voc pode fazer enquanto agarra. Suas Opes Enquanto Agarra Como descrito na Parte Um, voc est agarrando sempre que voc tiver um inimigo sendo seguro ou sempre que voc estiver sendo seguro por um inimigo. Quando voc comea seu turno envolvido em um agarrar (no importa quem comeou a agarrar), voc tem vrias opes, como descrito nas pginas 155-157 do Livro do Jogador. Aqui temos uma reviso, com alguns comentrios adicionais. Muitas destas manobras tomam o lugar de um ataque (ao invs de serem aes padro ou aes de movimento). Se seu bnus base de ataque permite ataques mltiplos, voc pode tentar uma destas manobras no lugar de cada um dos seus ataques, mas voc usa os bnus de ataque sucessivamente menores para decidir qualquer teste resistido de agarrar. Muitas destas manobras exigem que voc vena um teste resistido antes que voc possa faz-los. Se voc falhar no teste, voc no pode fazer as manobras e a ao (ou ataque) que voc usa para fazer a manobra gasto. Ativar Item Mgico: Voc pode ativar a maioria dos tipos de itens mgicos exceto itens de ativao com gatilho de complemento de magia (como pergaminhos). Na maioria dos casos, ativar um item mgico uma ao padro. Atacar o Oponente: Voc pode fazer um ataque com um ataque desarmado, arma natural ou arma leve contra outro personagem que voc est agarrando. Voc recebe 4 de penalidade em tais ataques. Voc no pode atacar com duas armas enquanto agarra, mesmo se ambas as armas forem leves. Se voc tiver armas naturais mltiplas, contudo, voc pode usar todas enquanto agarra. Na maioria dos casos, contudo, seria melhor voc fazer um teste resistido de agarrar para causar dano em seu oponente ao invs de fazer um ataque com uma arma natural (veja a seo sobre causar dano em seu oponente para detalhes). Conjurar Magias: Voc pode tentar conjurar algumas magias enquanto agarra ou

mesmo enquanto est imobilizado (veja Parte Trs). A magia que voc conjura enquanto est agarrando (ou imobilizado) precisa ter um tempo de execuo que no seja maior do que 1 ao padro. A magia no pode ter um componente gestual, e voc precisa ter a mo qualquer componente material ou foco que voc possa precisar para a magia. Para conjurar a magia, voc tambm precisa ter sucesso em um teste de Concentrao (CD 20 + nvel da magia) ou perder a magia. O talento metamgico Magia sem Gestos pode ser til para conjurar magias enquanto est agarrando, desde que o uso do talento no aumente o tempo de execuo da magia em mais do que 1 ao padro (como aconteceria com um bardo ou feiticeiro). Uma habilidade similar magia no possui componente verbal, gestual, material, foco ou de XP, ento voc pode usar uma enquanto agarra. Para fazer isto, voc precisa ter sucesso em um teste de Concentrao; o CD para o teste exatamente o mesmo como seria ao conjurar uma magia. Veja as sees anteriores das Regras do Jogo para mais informaes sobre habilidades similares magia. Causar Dano em seu Oponente: Voc pode fazer um teste resistido de agarrar para causar dano em seu oponente enquanto o agarra. Se voc vencer o teste resistido, voc causa dano de contuso equivalente ao seu ataque desarmado (1d3 pontos para atacantes Mdios ou 1d2 pontos para atacantes Pequenos, mais modificadores de Fora). Se voc quer causar dano letal, voc recebe -4 de penalidade no seu teste de agarrar. Monges (e alguns poucos personagens) causam mais dano com um ataque desarmado do que outros personagens, e o dano letal. Contudo, um monge pode escolher causar dano de contuso enquanto agarra sem receber os -4 comuns de penalidade por mudar dano letal para dano de contuso. Se uma criatura possui armas naturais, ela causa dano letal com a arma natural com um teste bem sucedido de agarrar (suas armas naturais so como ataques desarmados). Uma criatura com armas naturais pode escolher causar dano de contuso em um agarrar recebendo -4 de penalidade. Desembainhar Arma Leve: Voc pode Desembainhar Arma Leve enquanto agarra como uma ao padro. Isto exige um teste bem sucedido de agarrar. Escapar da Manobra: Voc pode escapar do agarrar de um oponente ao vencer um teste resistido de agarrar no lugar de fazer um ataque. Voc pode fazer um teste de Arte da Fuga no lugar do seu teste de agarrar se voc desejar, mas isto exige uma ao padro. Se voc escolher fazer um teste de Arte da Fuga, seu inimigo ainda faz um teste de agarrar para resistir ao seu teste. Se mais de um oponente est agarrando voc, o resultado do seu teste de agarrar (ou resultado do teste de Arte da Fuga) tem que superar todos os resultados individuais para escapar. (Oponentes no tem que tentar prend-lo se eles no quiserem.) Se voc escapar, voc termina a ao ao se mover para qualquer espao adjacente ao do seu oponente ou oponentes. Este movimento parte da ao de ataque ou padro que foi usada para escapar do agarrar. O movimento provoca ataques de oportunidade

dos inimigos que ameaam o espao que voc deixa, mas o movimento no conta em seu deslocamento no turno atual. Deslocar-se: Voc pode se mover com metade do seu deslocamento (trazendo todos os outros engajados no agarrar com voc) ao vencer o teste resistido de agarrar. Isto exige uma ao padro, e voc precisa superar todos os outros resultados individuais dos testes para mover o agarrar. Mesmo se voc vencer o teste resistido, voc precisa ser forte o bastante para arrastar o peso combinado de todas as criaturas que voc est movendo. Seu movimento provoca ataques de oportunidade dos inimigos que ameaam voc. Da mesma forma, as criaturas que voc arrasta tambm provocam ataques de oportunidade dos inimigos que os ameaam quando voc se move com eles. Se voc imobilizou seu inimigo e ningum mais est envolvido no agarrar (veja a Parte Quatro), voc recebe +4 de bnus em seu teste de agarrar para mover um inimigo imobilizado. Apanhar Componente de Magia: Ao usar uma ao de rodada completa, voc pode pegar um componente de magia da sua bolsa enquanto agarra. Imobilizar Oponente: Voc pode manter seu oponente imvel por 1 rodada ao vencer um teste resistido de agarrar (feito no lugar de um ataque). Uma vez que voc tenha um oponente imobilizado, voc possui poucas novas opes disponveis, mas h poucas coisas que voc no pode fazer (veja a Parte Trs). Neutralizar Imobilizaode Outros: Se voc esta agarrando um oponente que tenha outro personagem imobilizado, voc pode fazer um teste resistido de agarrar no lugar de um ataque. Se voc ganhar, voc quebra o apresamento que seu oponente tinha em outro personagem. O personagem ainda est agarrando, mas no est mais imobilizado. Usar Arma do Oponente: Se seu oponente est segurando uma arma leve, voc pode us-la para atac-lo. Faa um teste resistido de agarrar (no lugar de um ataque). Se voc ganhar, faa uma jogada de ataque com a arma (fazer isto no exige outra ao). Voc tem -4 de penalidade na jogada de ataque. Voc no ganha posse da arma ao fazer esta ao; voc simplesmente vira a arma contra seu oponente por um ataque.

Outras Opes Enquanto Agarra As opes de agarrar apresentadas no Livro do Jogador cobrem a maioria das coisas que voc gostaria de fazer enquanto agarra, mas aqui temos mais algumas possibilidades (estritamente opcionais). Quebrar o Apresamento de Outros: Isto funciona como quebrar a imobilizao de outros, exceto que voc a usa contra um inimigo que esteja meramente prendendo outro personagem. Se voc ganhar o teste resistido, voc liberta o personagem que est ajudando.

Arremessar seu Inimigo ao Cho: Isto funciona como um ataque de imobilizao exceto que voc no faz o ataque de toque inicial (porque voc j est segurando seu inimigo) e voc e seu inimigo fazem testes resistidos de agarrar para decidir o ataque de imobilizao. Se vencer, voc e seu inimigo caem no cho no espao que ambos dividem, mas voc ainda est agarrando. Voc pode opcionalmente receber -4 de penalidade no teste resistido: se vencer voc quebra o apresamento do seu inimigo e o arremessa no cho no espao adjacente ao espao que vocs antigamente dividiam. (Voc permanece em p.) O movimento do seu inimigo no provoca ataques de oportunidade, nem conta no seu deslocamento durante o turno (ou seu prximo turno). Se voc perder o teste resistido, seu inimigo recebe a chance de imobiliz-lo ao fazer o teste resistido de agarrar, assim como foi descrito acima. Libertar Oponente: Curiosamente, o Livro do Jogador no diz nada sobre liberar voluntariamente o apresamento sobre um inimigo, ento aqui est uma regra que cobre isto. Voc pode soltar seu inimigo como uma ao livre. Voc ainda considerado agarrando, contudo, a menos que seu inimigo tambm decida solt-lo ao mesmo tempo. Se seu inimigo no quiser solt-lo, voc pode escapar ao vencer um teste resistido de agarrar que voc faz no lugar do ataque corpo-a-corpo. Quando voc e seu inimigo se soltam, um de vocs precisa ir para um espao adjacente ao espao que vocs dividiam. O movimento provoca ataques de oportunidade dos inimigos que ameaam o espao que o personagem deixa, mas o movimento no levado em conta no deslocamento do personagem naquele turno. Se voc fez o teste resistido de agarrar bem sucedido para terminar o agarrar, voc decide que se move. Se vocs decidirem se soltarem, faa um teste resistido de agarrar e o vencedor decide quem move. Encontrar Item Guardado: Voc pode usar uma ao de rodada completa para pegar um item que voc esteja carregando. O item guardado precisa estar bem acessvel isto , guardado em uma aljava, cinto, manga, bolso ou outra localidade de fcil alcance.

A Seguir Isto cobre as manobras que voc pode fazer enquanto agarra. Da prxima vez, vamos olhar vantagens e desvantagens de imobilizar um oponente e ser imobilizado.

Sobre o Autor Skip Williams se mantm ocupado com projetos freelancers para vrias companhias de jogos diferentes e foi o Sbio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip o cocriador do jogo D&D 3 Edio e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando no est inventando mortes rpidas e cruis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos no so amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenria que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleo de animais.

Gilvan Gouva um professor de ingls que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a RedeRPG.

Partes anteriores: Parte I: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2659

Tudo sobre Agarrar (parte III)


Data 26/06/2005 00:02:00 | Topico: RPG: D&D

Por Skip Willians Fonte: Wizards Traduo: Gilvan Gouva Equipe REDERPG Na ultima semana vimos as opes durante uma manobra de agarrar. Nesta semana vamos considerar suas opes quando voc est imobilizando um oponente ou sendo imobilizado. Os Efeitos de Ser Imobilizado Como dito semana passada, um personagem imobilizado mantido imvel (mas no indefeso) por 1 rodada. Enquanto voc est imobilizado, voc recebe -4 de penalidade na sua CA contra qualquer oponente que no esteja o imobilizando. Dependendo da escolha de seu oponente, voc tambm pode estar incapaz de falar.

Suas Opes Enquanto Est Imobilizado Voc s pode fazer enquanto est imobilizado se seu oponente no escolheu evitar que voc fale. Se seu inimigo permitir que voc fale, voc pode conjurar uma magia com um componente verbal, desde que aquela magia no tenha um componente gestual, desde que a magia tenha um tempo de execuo que no seja acima de 1 ao padro e desde que voc tenha qualquer componente material ou de foco em mos. Voc precisa fazer um teste de Concentrao para fazer a magia, como descrito na Parte Dois. Voc no pode usar uma ao de rodada completa para apanhar um componente de magia necessrio como poderia fazer enquanto est meramente agarrando. Os talentos Magia sem Gestos e Magia Silenciosa podem ser teis para conjurar magias enquanto est imobilizado, desde que o uso dos talentos no aumente o tempo de execuo da magia em mais do que 1 ao padro (como aconteceria com um bardo ou feiticeiro). Uma habilidade similar magia no possui componente verbal, gestual, material, foco ou de XP, ento voc pode usar uma enquanto est imobilizado. Para fazer isto, voc precisa ter sucesso em um teste de Concentrao; o CD para o teste exatamente o mesmo como seria ao conjurar uma magia. Veja as sees anteriores das Regras do Jogo para mais informaes sobre habilidades similares magia. Como voc poderia esperar, voc no pode se mover para fora do espao que divide com um oponente que est o imobilizando. Voc no pode fazer nenhuma outra ao exceto fazer um teste resistido de agarrar para escapar da imobilizao no lugar de um ataque. Voc pode fazer um teste de Arte da Fuga no lugar do seu teste de agarrar se quiser, mas isto exige uma ao padro. Se vencer o teste resistido, voc escapa da imobilizao, mas ainda est agarrando. Se seu bnus base de ataque permitir ataques mltiplos, voc pode tentar escapar da imobilizao varias vezes (com bnus de ataque sucessivamente menores). Se voc escapar da imobilizao, voc ainda est agarrando seu inimigo, mas se ainda tem ataques disponveis, voc pode continuar no agarrar, como descrito na Parte Dois.

Suas Opes Enquanto Imobiliza um Oponente Manter outra criatura imvel exige um pouco mais de esforo, ento suas opes enquanto agarra outra criatura so bem limitadas, mas voc tem a vantagem sobre um inimigo que voc imobilizou. As pginas 156-157 no Livro do Jogador descrevem o que voc pode e no pode fazer quando possui um inimigo imobilizado. Voc no pode sacar ou usar uma arma (contra o personagem imobilizado ou qualquer outro personagem), escapar de

outro agarrar, apanhar um componente de magia, imobilizar outro personagem, ou Neutralizar Imobilizaode outro enquanto voc est imobilizando um oponente. Voc pode tentar causar dano ao seu oponente com um teste resistido de agarrar, usar a arma do seu oponente contra ele, ou tentar mover o agarrar (todos descritos na Parte Dois). Voc tambm pode conjurar uma magia como descrito acima. Imobilizar um inimigo torna novas manobras de agarrar disponveis para voc: Pegar Itens: Voc pode usar a ao de desarme para remover ou tomar um objeto bem seguro utilizado por um personagem imobilizado, mas ele recebe +4 de bnus em seu teste para resistir tentativa (veja a ao Desarmar na pgina 155 do Livro do Jogador). Uma vez que seu oponente imobilizado no pode atacar, sua tentativa de desarmlo no provoca um ataque de oportunidade daquele inimigo. Libertar Inimigo: Quando voc tem um inimigo imobilizado, voc esta mais ou menos no controle da situao. Voc pode voluntariamente libertar um inimigo imobilizado como uma ao livre; se fizer isto, voc no mais considerado como estar agarrando aquele personagem (e vice versa). Uma vez solto, seu inimigo precisa ir para um espao adjacente ao espao que vocs dois dividiam. O movimento provoca ataques de oportunidade dos inimigos que ameaam o espao que seu inimigo deixa, mas o movimento no conta no deslocamento do inimigo naquele turno.

Outras Opes Enquanto Imobiliza um Oponente Aqui temos algumas manobras opcionais para usar contra o oponente que voc imobilizou. Arremessar Seu Inimigo ao Cho: Faa um teste resistido de agarrar como um ataque corpo-a-corpo. Se voc vencer, seu inimigo fica cado em qualquer quadrado adjacente ao que voc e seu inimigo dividiam anteriormente. O movimento provoca ataques de oportunidade de inimigos que ameaam o espao que seu inimigo deixa, mas o movimento no levado em conta no deslocamento do inimigo no turno atual. Voc fica em p no espao que voc dividia com seu inimigo e vocs dois no esto mais agarrando. Jogar Inimigo: Faa um teste resistido de agarrar como um ataque corpo-a-corpo. Se tiver sucesso, voc pode literalmente levantar seu inimigo (desde que voc possa levantar o peso do seu inimigo). Faa um teste de Fora; se seu resultado pelo menos 10, voc joga seu inimigo a 1,5 metro. Para cada 5 pontos que seu teste de Fora exceder 10, voc joga seu inimigo outro 1,5 metro, at um mximo de 7,5 metros. Mover Inimigo: Faa um teste resistido de agarrar como um ataque corpo-a-corpo. Se voc vencer, voc pode mover seu inimigo para qualquer quadrado adjacente ao quadrado que voc e seu inimigo dividiam anteriormente. Voc precisa ser capaz de carregar ou arrastar o peso do seu inimigo para poder mov-lo. Voc pode ficar no espao que voc e seu inimigo dividiam; se o fizer, voc solta seu inimigo e no est mais agarrando. Voc tambm pode se mover com seu inimigo; se o fizer, seu inimigo permanece imobilizado. O movimento provoca ataques de oportunidade de inimigos que ameaam o espao que voc e seu inimigo deixam, mas o movimento no levado em conta no seu deslocamento ou no do inimigo durante turno atual.

A Seguir Isto cobre as manobra que voc pode usar enquanto imobiliza um inimigo ou imobilizado. Da prxima vez, vamos terminar nossa olhada sobre agarrar com alguns detalhes adicionais.

Sobre o Autor Skip Williams se mantm ocupado com projetos freelancers para vrias companhias de jogos diferentes e foi o Sbio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip o co-criador do jogo D&D 3 Edio e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando no est inventando mortes rpidas e cruis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos no so amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenria que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleo de animais. Gilvan Gouva um professor de ingls que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a RedeRPG.

Partes anteriores: Parte I: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2659 Parte II: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2660

RPG: D&D : Tudo sobre Agarrar (parte IV)

Enviado por RedeRPG em 03/07/2005 00:02:00 (2883 leituras) Notcias do mesmo autor

Por Skip Willians Fonte: Wizards Traduo: Gilvan Gouva Equipe REDERPG Na ltima semana, consideramos as manobras disponveis para voc quando imobiliza um oponente ou quando est imobilizado em um combate de agarrar. Nesta semana, vamos terminar com alguns detalhes variados que esto envolvidos nas regras de agarrar. Agarrando com Mais de Um Inimigo Algumas vezes, voc achar til entram em um combate de agarrar que j est acontecendo, tal quando um grande monstro agarra um aliado chave. Entrando em um Agarrar Existente: Quando seu inimigo escolhido j est agarrando, voc pode usar um ataque corpo-a-corpo para peg-lo e segur-lo como descrito na Parte Um, exceto que o alvo no recebe um ataque de oportunidade contra voc, e seu agarrar automaticamente bem sucedido. Voc ainda tem que fazer um teste resistido de agarrar com sucesso para se tornar parte do agarrar. Se mltiplos oponentes esto envolvidos no agarrar, voc escolhe um para fazer o teste resistido de agarrar. Neste caso, voc no tem que determinar aleatoriamente em qual inimigo seu ataque de agarrar acerta (veja a Parte Um). Se isto parece muito generoso para voc, possvel exigir uma ao de rodada completa para escolher seu alvo. Como parte desta ao, voc faz o agarrar e o teste resistido seguinte de agarrar para segurar o alvo. Unindo em um Agarrar: At quatro combatentes podem agarrar um nico oponente em uma certa rodada. Criaturas que possuem uma categoria de tamanho menor ou mais do que o seu contam como metade, criaturas de uma categoria de tamanho maior contam como dobro, criaturas com duas categorias de tamanho ou mais contam o qudruplo. Por exemplo, oito halflings (tamanho Pequeno) podem agarrar um humano (tamanho Mdio). Quando o Inimigo se Une em Voc: Quando voc est agarrando com mltiplos oponentes, voc geralmente escolher um oponente e faz um teste resistido de agarrar contra aquele oponente. Se voc tentar escapar do agarrar, contudo, voc precisa fazer um teste de agarrar contra cada inimigo que estiver o segurando. As regras no dizem isto, mas razovel assumir que se voc no vence todos os testes resistidos, voc no escapa de nenhum deles (os agarres que voc no se liberta o mantm no lugar). De acordo com as regras, escapar de mltiplos atacantes o nico momento onde voc tem que vencer todos os testes resistidos de seus oponentes. O bom senso sugere que mover mltiplos inimigos (veja a Parte Dois) tambm exige que voc vena todos os testes resistidos de agarrar.

Monstros e Agarrar As regras no dizem muito sobre como os monstros conduzem o combate de agarrar. mais fcil, contudo, permitir que um ataque de agarrar natural de um monstro para cada arma natural que ele tenha, desde que a arma natural possa segurar o alvo de alguma maneira. O monstro usa seu bnus de agarrar listado quando atacar com a arma (ou armas) natural primaria e o bnus de agarrar listado -5 para qualquer arma natural secundria. Se o ataque de agarrar do monstro causar dano em um inimigo, o dano letal (a menos que o monstro receba -4 de penalidade para causar dano de contuso) e igual quantidade de dano da arma natural. Por exemplo, um troll agarrando com um agarra tem +14 de bnus de agarrar e causa 1d6+6 pontos de dano com o ataque.

Um mtodo um pouco mais complexo para lidar com monstros que agarram permitir ao monstro um ataque de agarrar para cada 5 pontos de bnus base de ataque que ele tenha. Se o monstro tiver armas naturais, ele causa dano letal de um ataque natural. O monstro pode usar cada arma natural somente uma vez durante o turno. Se o ataque base do monstro permitir mais ataques de agarrar do que suas armas naturais, voc precisa causar o dano desarmado normal para qualquer ataque adicional. Agarrar Aprimorado: O ataque especial agarrar aprimorado permite que um monstro faa um ataque de agarrar como parte de um ataque corpo-a-corpo comum com uma arma natural em particular (geralmente uma mordida ou garra). Se o ataque acertar, a arma natural causa dano normalmente, e o monstro imediatamente faz um teste resistido para segurar o oponente. O ataque no provoca um ataque de oportunidade. Uma vez que o ataque j causou dano quando acertou, um sucesso no teste no causa dano adicional. Cada teste de agarrar bem sucedido que o atacante faa durante as rodadas seguintes causa automaticamente o dano indicado do ataque que agarrou o oponente. (Isto funciona como fazer um teste de agarrar para causar dano.) Uma criatura com o ataque especial agarrar aprimorado tem a opo de conduzir o agarrar normalmente, ou simplesmente usar a parte do seu corpo que usada no agarrar aprimorado para segurar o oponente. Se ele escolher fazer o ultimo, ele recebe -20 de penalidade nos testes de agarrar, mas considerado como se no estivesse agarrando; a criatura no perde seu bnus de Destreza na CA, ainda ameaa uma rea, e pode usar seus ataques remanescentes contra outros oponentes. Isto til para monstros realmente grandes, como lulas gigantes e krakens. Quando uma criatura sustenta a manobra de um ataque de agarrar aprimorado, ela puxa o oponente para seu espao (ao invs de entrar no espao do oponente). De acordo com a pgina 306 do Livro dos Monstros, o movimento involuntrio da criatura agarrada no provoca ataques de oportunidade. Uma criatura com o ataque espacial agarrar aprimorado e com alcance arrasta um inimigo agarrado por uma distncia considervel. Uma criatura com o ataque especial agarrar aprimorado pode se mover sem fazer o teste resistido de agarrar, desde que ela possa arrastar o peso do oponente. O movimento da criatura e o movimento involuntrio de qualquer um que ela arraste provocam ataques de oportunidade normalmente. Constrio: Criaturas com o ataque especial constrio causam dano adicional quando agarram. A maioria das criaturas com este ataque tambm possui o ataque especial agarrar aprimorado. Uma criatura causa dano adicional de constrio quando primeiramente agarrar um inimigo e sustentar a manobra. Se a criatura depois faz um teste de agarrar para causar dano a uma criatura presa, ela causa o dano da sua arma natural que usa para atacar (se tiver) e tambm o dano adicional da constrio.

Sobre o Autor Skip Williams se mantm ocupado com projetos freelancers para vrias companhias de jogos diferentes e foi o Sbio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip o co-criador do jogo D&D 3 Edio e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando no est inventando mortes rpidas e cruis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos no so amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenria que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleo de animais. Gilvan Gouva um professor de ingls que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a RedeRPG.

Partes anteriores: Parte I: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2659 Parte II: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2660 Parte III: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2661

You might also like