You are on page 1of 25

1

EDUCAO ANARQUISTA NO BRASIL DA PRIMEIRA REPBLICA Jos Damiro de Moraes

Este texto tem como objetivo apresentar o pensamento e a ao resultantes da proposta anarquista no campo educacional na Primeira Repblica brasileira (18901937), principalmente no estado de So Paulo. O movimento anarquista esteve e fez-se presente na organizao dos trabalhadores atuando em sindicatos, federaes e unies classistas, especialmente com a fundao da Confederao Operria Brasileira (COB) em 1906. Alm disto, tambm foram importantes as atividades culturais - teatro social e confraternizaes movidas a msica e conferncias e as atividade educacionais propriamente ditas peridicos, bibliotecas, ateneus, centros de cultura, grupos de estudos e escolas. Todas essas atividades de militncia foram divulgadas, principalmente, em jornais e revistas, alm de panfletos e folhetos. A imprensa operria no perodo de 1847 a 1920 contou com a publicao de 341 jornais que, de alguma forma, tratavam da questo do proletariado (FERREIRA, 1978). A vida destes peridicos nem sempre foi duradora, alguns resistiram longos anos, outros alguns meses, mas as mensagens contriburam para informar as lutas e reivindicaes dos trabalhadores. Isabelle Felici (1994) traz um importante estudo sobre os jornais anarquistas na Primeira Repblica e, citando como exemplo o jornal La Battaglia, escrito em italiano, informa que sua tiragem variou entre 3.500 a 5.000 exemplares entre os anos de 1904 a 1912, sendo distribudo em mais de 100 localidades no Brasil muitas no interior de So Paulo e no exterior (Cf. FELICI, 1994, p. 345). Temos a partir desta autora uma idia da distribuio, alcance e caminho feito pelos jornais anarquistas na divulgao do iderio crata no territrio brasileiro e no exterior. Pelo grande nmero de publicaes: jornais, folhetos, panfletos, livros, percebemos como estas atividades tiveram importante papel na organizao dos trabalhadores e na divulgao das teorias e aes anarquistas. Tambm cumpriram o significativo papel de informar e promover campanhas de solidariedade s greves como, por exemplo, na greve geral de 1917 em So Paulo, incentivando o boicote dos produtos do cotonifcio Crespi, da fbrica de bebidas Antrtica e do moinho Matarazzo, entre outros.

O boicote, como estratgia de ao direta, esteve presente na atuao anarquista na Primeira Repblica. A Voz do Trabalhador, rgo da COB, de 15 de agosto de 1908, conclamava os trabalhadores a Boicotagem. Por no ter querido aceder aos justos pedidos de seus operrios e pela m f observada pelo seu proprietrio contra a classe operria em geral, os trabalhadores no devem comprar nada que seja produzido pelo moinho Matarazzo, de S. Paulo. (BOICOTAGEM, 1908). Como um conceito chave para entender a proposta de atuao anarquista, a ao direta pode ser entendida como um mtodo ou uma estratgia do movimento libertrio para produzir mudanas, sob forma de reao ou sob forma de resistncia a situaes indesejveis no conflito entre capital e trabalho. Outro princpio extremamente ligado ao direta posicionar-se se contra a participao parlamentar e o colaboracionismo de classe, opondo-se, portanto, aos processos eleitorais. Esta dimenso da ao anarquista levou seus oposicionistas (partidos socialistas e a social democracia) a atacarem o anarquismo, acusando-o de ser contrrio organizao. Esta alegao, ocorrida no final do sculo XIX, foi combatida por vrios militantes. lise Reclus, por exemplo, afirmava que anarquia a mxima expresso da ordem. Este debate foi tema do Congresso Anarquista de Amsterd que, por fim, aprovou a moo que indicava ser a organizao federativa a forma que melhor convm ao proletariado, unindo os grupos existentes em um todo orgnico que cresce com a adeso de novos grupos (CONGRESSO..., 2000). No Brasil, por sua vez, a questo de organizao e da ao direta sempre estiveram presentes nas lutas em que se envolveram anarquistas. Comprovamos isto ao estudar as diretrizes dos congressos operrios de 1906, de 1913 e de 1920, que reafirmaram a ao direta na luta dos trabalhadores para atingir os objetivos da emancipao social, econmica e poltica, alm da proposio da organizao federativa como estrutura do movimento proletrio. Preconizava-se que o sindicato tivesse como objetivo a educao e a organizao dos trabalhadores, e para isto, oferecessem elementos para participao ativa nas decises da categoria. Neste sentido, o modelo adotado e desenvolvido para a organizao de sindicatos era assim descrita:
Uma administrao reduzida sua mais simples expresso: um secretrio (ou mais, se exigir o servio) e um tesoureiro; quando muito alguns conselheiros e revisores de contas. Estas funes so puramente administrativas e no diretivas; trata-se de um servio, de um trabalho a executar segundo o encargo dado e aceito e

escrupulosamente cumpridos. Estes funcionrios no mandam, mas trabalham; no impem idias ou vontades prprias, mas executam resolues tomadas 1 (VASCO, 1913).
TP PT

Por sua vez, o entendimento do funcionamento interno revelava que:


A diretoria de um sindicato no um poder executivo e uma assemblia sindical em nada se parece com o poder legislativo (...) A diretoria uma simples comisso que por meio do livre acordo se encarrega de fazer o que no pode ser feito por todos ao mesmo tempo (NOTA ..., 1909).

Para o anarquismo, o sindicato foi entendido como um rgo de organizao da luta atravs da participao de todos os trabalhadores, s vezes representados por alguns eleitos, porm sempre restritos a funes meramente prticas de gesto e no de deciso e mando. Este tipo de sindicalismo dificultava a represso ao movimento operrio e suas organizaes. Mas as perseguies aos anarquistas ocorreram, tanto na Europa como na Amrica, e produziram mrtires. Entre muitos, os trabalhadores anarquistas envolvidos na manifestao do Primeiro de Maio de 1886, em Chicago; ou ainda, nos anos 1920, os dois italianos tambm condenados nos EUA, Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti. No Brasil no foi diferente. Os militantes anarquistas brasileiros eram presos em ilhas ou em outras prises. Sorte diferente era reservada aos estrangeiros: muitos foram deportados em pores de navios que iam rumo a Europa. Com o governo de Arthur Bernardes (1922-1926), vrios anarquistas foram enviados priso na distante Colnia Agrcola de Clevelndia do Norte, no Oiapoque, lugar destinados aos revoltosos da Revoluo de 1924 e aos descontentes com o regime de modo geral (Cf. SAMIS, 2002; ROMANI, 2003). Importante destacar que, antes mesmo de existir uma lei para regulamentar a deportao, esta situao extrema j ocorria desde 1893, como denuncia o redator Manuel Moscoso de A Voz do Trabalhador (MOSCOSO, 1908). Em 1907 o Brasil passou por um perodo de recesso, motivo de enfraquecimento das lutas. A represso, aproveitando-se deste momento, desencadeou uma guerra aos movimentos contestatrios. Uma das estratgias para combater as greves e manifestaes foi a elaborao da lei Adolfo Gordo, de autoria do homnimo deputado. O objetivo da famigerada lei que atravessou a Primeira Repblica era a
TP

Este texto de Neno Vasco novamente reproduzido, de forma reduzida, com o ttulo A fundao do sindicato no Boletim da Comisso Executiva do 3 Congresso Operrio de 1920, ano I, agosto,
PT

expulso dos trabalhadores imigrantes envolvidos em atividades consideradas subversivas. A lei Adolfo Gordo, cuja primeira verso est no Decreto 1641 de 1907, regulamentava a expulso, de parte ou de todo o territrio nacional, de estrangeiros que comprometessem a segurana nacional, com exceo dos casados com brasileiras, dos vivos com filhos brasileiros e dos moradores que residiam h mais de dois anos ininterruptos no Brasil. As excees foram revogadas em 1913, gerando protestos e campanhas contra a imigrao da Europa para o Brasil por parte da COB e pelos prprios trabalhadores expulsos (como o anarquista Neno Vasco). Foram vrios os jornais e textos enviados para a Europa para desestimular a imigrao, denunciando o clima de represso no Brasil, contrariando a enganosa propaganda do governo brasileiro (DULLES, 1977, p.117).
Est sancionada a Lei de expulso e, portanto, desmentido de uma maneira categrica, tudo que o Sr. Ruy Barbosa disse na Conferncia da Paz (Haia). Saiba Sr. Presidente da Repblica que a lei de expulso o maior crime cometido contra a humanidade, contra esse to falado direito de gente [direitos humanos] que os demagogos cansam de proclamar. um gravssimo atentado, especial e particularmente, contra homens do trabalho, que, iludidos pelas promessas falazes dos agentes de imigrao, para aqui vm na certeza de encontrar essa liberdade, de que tanto se apregoa existir no continente americano (IMPIEDADE, 1913).

Por isto, Antonio F. Vieites 2 foi enviado como delegado pela COB com a
TP PT

misso de ampliar a agitao no estrangeiro contra a imigrao para o Brasil [que] seria de utilidade em face da lei de expulso, levando importantes documentos. (EM TORNO...,1913). Manuel Moscoso de A Voz do Trabalhador tambm criticava a lei de expulso, que vitimava um professor da escola do bairro da gua Branca, na capital paulista: S. Paulo, baluarte dos civilistas, acaba de cometer mais um atentado contra a liberdade, expulsando do territrio brasileiro o professor Edmundo Rossoni. Os motivos da expulso so descritos e ironizados pelo editor de A Voz do Trabalhador:

responsvel Edgard Leuenroth. 2 Antonio Figueira Vieites, espanhol, foi expulso do Brasil sem culpa e sem julgamento, como j residia h mais de dez anos retornou. Entretanto, quando viajava, foi processado e condenado revelia, sendo novamente expulso em maio de 1914 (RODRIGUES, 1994, p.50-51).
TP PT

(...) eram graves, muito graves. Rossoni cometeu um crime horrendo, um delito imperdovel: dedicava-se instruo racional (o grifo meu) da infncia, ministrava aos filhos dos operrios um ensino livre de preconceitos patritico e religioso. E o governo no podia tolerar semelhante coisa. Ele quer preparar para o porvir escravos submissos, que obedeam humildemente s prepotentes ordens dos Prados e no homens conscientes dos seus direitos como os que o companheiro Rossoni preparava (MOSCOSO, 1909).
U U

Na data desta expulso, o racionalismo (a instruo racional) estava presente nas propostas pedaggicas dos anarquistas, principalmente aps as campanhas contra a priso e o fuzilamento de Francisco Ferrer na Espanha, fato ocorrido em 13 de outubro de 1909. Assim como em outros pases, no Brasil tambm ocorreram vrias manifestaes pr-libertao de Ferrer. Uma das manifestaes de protesto contra o fuzilamento de Francisco Ferrer ocorreu no dia 17, um domingo de outubro de 1909, e reuniu mais de 4.000 pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A passeata percorreu as principais ruas levando frente uma bandeira negra, um quadro de Ferrer, outro do rei da Espanha Afonso XIII, e uma tela do rei e do chefe do ministrio Maura, ambos degolados na gravura. As telas que representavam o rei e a Igreja foram destrudas e queimadas quando a passeata passou em frente ao consulado espanhol (A REAO ESPANHOLA..., 1909). Os acontecimentos da Espanha mobilizaram opinies pr e contra Ferrer. Como exemplo, podemos citar no Jornal do Brasil de 21/10/1909, a matria do prof. Janvau Sigma que atacava a obra e a proposta de Ferrer, o que foi prontamente respondido pelos defensores do racionalismo. A. Galileu, em A Voz do Trabalhador, de 15/11/1909, aps defender a Escola Moderna e a instruo integral, proclama: cada Ferrer que tomba uma pedra gigantesca atirada no alicerce do vasto edifcio do socialismo (GALILEU, 1909).

Francisco Ferrer e o racionalismo [FOTO 1] Francisco Ferrer y Guardia conseguiu criar e desenvolver uma prtica pedaggica anti-autoritria e anti-estatal, alm de prenunciar que a educao e deve ser tratada como um problema poltico 3 .
TP PT

Sua primeira Escola Moderna foi fundada em 1901 em Barcelona. Em 1905 j eram quase 150 na Espanha, alm de se espalhar pelo mundo, Portugal, Frana, Holanda, Chile, Brasil, entre outros.
TP PT

Como um crtico fervoroso da escola burguesa e da educao oferecida pela Igreja, defendia: a co-educao entre homens e mulheres, a importncia dos jogos no processo educativo, o fim de exames, prmios e castigos, e, principalmente, uma educao cientfica e racional, a servio das necessidades humanas e sociais, sendo, portanto, contrria s razes artificiais do capital e da burguesia. Com o objetivo de ampliar o movimento do racionalismo, em 1908 foi fundada a Liga Internacional para a Instruo Racional da Infncia, que constituiu-se como um Comit Internacional de Iniciativa e Direo, sob a presidncia de Francisco Ferrer, e tendo na presidncia de honra Anatole de France. Suas bases de ao foram assim definidas:
1. A educao da infncia deve fundamentar-se sobre uma base cientfica e racional; em conseqncia, preciso separar dela toda noo mstica ou sobrenatural; 2. A instruo uma parte desta educao. A instruo deve compreender tambm, junto formao da inteligncia, o desenvolvimento do carter, a cultura da vontade, a preparao de um ser moral e fsico bem equilibrado, cujas faculdades estejam harmonicamente associadas e elevadas ao seu mximo de potncia; 3. A educao moral, muito menos terica do que prtica, deve resultar principalmente no exemplo e apoiar-se sobre a grande lei natural de solidariedade; 4. necessrio, sobretudo no ensino da primeira infncia, que os programas e os mtodos estejam adaptados todo o possvel psicologia da criana, o que quase no acontece em parte alguma, nem no ensino pblico nem no privado. (LIGA..., 1991?).

Em seus Estatutos, os fins apresentados eram:


(...) introduzir praticamente no ensino da infncia, em todos os pases, as idias de cincia, de liberdade e de solidariedade, [propondo tambm] procurar a adoo e aplicao dos mtodos mais apropriados psicologia da criana, com o fim de obter os melhores resultados com o menor esforo (LIGA..., 1991?).

Ou seja, os propsitos da Escola Moderna podem ser assim resumidos: as crianas devem ser instrudas na justia, na verdade, livres de preconceitos e capazes de raciocinar e, ao sarem da escola, devem continuar inimigas mortais dos prejuzos, sero inteligncias substantivas, capazes de formar convices pensadas, prprias, suas, a respeito de tudo que seja objeto do pensamento 4 (FERRER, s.d., p.26).
TP PT

enemigas mortales de los prejuicios, sern inteligencias substantivas, capaces de formarse convicciones razonadas, propias, suyas, respectos a todos lo que sea objeto del pensamiento.
TP PT

Para o educador catalo, a Escola Moderna no deve antecipar o amor ou o dio para as crianas com relao sociedade, mas sim prepar-las para serem membros desta, no querendo colher o fruto antes de ele ser produzido no cultivo 5 (FERRER,
TP PT

s.d., p.35). Ferrer, entretanto, reconhece o valor da rebeldia para os explorados, que tm uma tendncia niveladora, e, portanto, racional, natural 6 , e afirma: direi bem claro:
TP PT

os oprimidos, os espoliados, os explorados ho que ser rebeldes, porque ho de reclamar seus direitos at alcanar sua completa e perfeita participao no patrimnio universal 7
TP PT

(FERRER, s.d., p.35). Enquanto as propostas da Escola Moderna eram recusadas e criticadas pela Igreja, para os anarquistas eram fundamentais na luta contra o Estado e a instruo religiosa. Neste sentido, a defesa da educao mista foi um contraponto para esta luta, pois para o racionalismo era importante
(...) que as crianas de ambos sexos tenham idntica educao; que por semelhante maneira desenvolvam a inteligncia, purifiquem o corao e moderem suas vontades; que a humanidade feminina e masculina se complementem, desde a infncia, chegando a mulher, a ser no do homem, sim na verdade, a companheira do homem 8 (FERRER, s.d., p.30).
TP

PT

Ferrer tambm apresentou preocupao com a formao dos professores que participariam do projeto da Escola Moderna. Para isto, desenvolveu um projeto de formao de educadores para enfrentar a realidade escolar, tendo em vista que os professores eram considerados, para o educador, instrumentos conscientes e inconscientes dos interesses da burguesia e do capital, tornando-se impotentes frente organizao escolar que os oprime e qual tm que obedecer. Segundo o criador da Escola Moderna, uma das caractersticas esperadas dos educadores que no abandonem as crianas para formarem conceitos prprios e, desta forma, mesmo contra a vontade infantil, devem defender a criana, apelando em

maior grau para as energias prprias dessa mesma criana 9 (FERRER, s.d., p.60).
TP PT

no quiere coger el fruto antes de haberle producido por el cultivo. tendencia niveladora, y por tanto, racional, natural. 7 Lo dir bien claro: los oprimidos, los expoliado, los explotados han de ser rebeldes, porque han de recabar sus derechos hasta lograr su completa y perfecta participacin en el patrimonio universal. 8 que los nios de ambos sexos tengan idntica educacin; que por semejante manera desenvuelvan la inteligencia, purifiquen el corazn y templen sus voluntades; que la humanidad femenina y masculina se compenetren, desde la infancia, llegando a ser mujer, no de nombre, sino en realidad de verdad, la compaera del hombre. 9 defender al nio, apelando en mayor grado a las energas propias del mismo nio.
TP PT

5 6

TP

PT

TP

PT

TP

PT

TP

PT

Outro ponto fundamental da pedagogia libertria a questo da prtica no processo de aprendizagem. proposto que a criana vivencie o conhecimento junto com o professor
Em lugar de fundar tudo sobre a instruo terica, sobre a aquisio de conhecimento que no tem significao para a criana, se partir da instruo prtica, aquela cujo objeto se mostre claro, quer dizer, se comear pelo ensino do trabalho manual 10 (FERRER, s.d., p.126).
TP PT

As bases da proposta de Ferrer, avanadas para aquele momento histrico, o levaram condenao e morte na fortaleza de Montjuich em 13 de outubro de 1909.

A dimenso educacional do movimento anarquista no Brasil

Como j discorremos acima, os anarquistas construram, alm de sindicatos, obras voltadas educao que se materializaram em grupos de estudos, bibliotecas, ateneus, centros de cultura e escolas. Nestes locais desenvolviam-se projetos educativos, tanto para adultos quanto para crianas, sendo o objetivo central capacitar o proletariado para a transformao social, construindo uma nova sociedade socialista libertria. Este projeto de sociedade futura pensado pelos anarquistas, segundo Paulo Guiraldelli
compreendia uma boa dose de utopia, isso no quer dizer que, na prtica, a atuao de anarquistas e anarco-sindicalistas se pautasse pelo devaneio. Pelo contrrio, a nova sociedade deveria e poderia ser construda, eles acreditavam nisso, e partiram para inmeras iniciativas culturais e educacionais que preparavam a sociedade futura (GUIRALDELLI, 1987, p. 117).

Portanto, para os anarquistas a questo educacional extremamente relevante, pois ocupa posio importante dentro das discusses e aes no cotidiano das lutas. Importante recordar que no Brasil da Primeira Repblica muitos trabalhadores no sabiam ler nem escrever. Isto exigia que os jornais e boletins dos sindicatos e grupos fossem lidos em voz alta, em grupo, nos locais de trabalho, hora do almoo, ou nas sedes das associaes para que a maioria de analfabetos pudesse ouvir,

En lugar de fundar todo sobre la instruccin terica, sobre la adquisicin de conocimientos que no tienen significacin para el nio, se partir de la instruccin prctica, aquella cuyo objeto se le muestre claramente, es decir, se comenzar por la enseanza del trabajo manual.
TP PT

10

compreender

as

idias,

os

mtodos

de

luta,

memoriz-los,

assimil-los!

(RODRIGUES, 1992, p.48). Tendo como objetivos aumentar a participao nas organizaes e alfabetizar os trabalhadores, os anarquistas procuraram fundar centros, escolas e ateneus ou grmios culturais. Assim, a ao dos anarquistas procurava contribuir para aumentar o conhecimento dos trabalhadores, alicerada na idia de que uma nova sociedade passava por uma nova educao. Desta forma, muitos trabalhadores foram alfabetizados atravs das escolas de militantes, de oradores, fundadas nos sindicatos, as sees de leituras comentadas, os debates ideolgicos, as conferncias, as controvrsias, os crculos de estudos, os grupos teatrais (RODRIGUES, 1972, p.43). Todo esse movimento em prol da educao operria configurou-se em uma trajetria, entrelaando vrios suportes para o desenvolvimento dessa prtica, sendo eles: i. peridicos, ii. grupos de estudos, iii. bibliotecas, iv. edio e venda de livros, v. ateneus e centros de estudos sociais ou de cultura, vi. escolas, o que vamos expor a seguir.

i. Peridicos

A vida desses peridicos muitas vezes esteve ligada criao de grupos de divulgao, com a finalidade de organizao do proletariado, denncia de injustias sociais, revelando uma viso histrica dentro de uma tica dos trabalhadores. Estes veculos de comunicao tinham como meta explicar, de forma pedaggica, a luta internacional contra o capital e a necessidade da participao nas organizaes operrias. Os peridicos eram encontrados em centros de estudos, centros de cultura, ateneus, bibliotecas e sindicatos, cumprindo uma funo de informar os acontecimentos e divulgar as idias anarquistas. Este papel pedaggico dos jornais era claro para os libertrios:
A Plebe um jornal que divulga os ideais de regenerao humana. Por todas as partes deste pas, os trabalhadores acham-se na mais profunda ignorncia de seu destino; mas agora reaparece este jornal, que lhe pode cultivar o crebro com idias novas, tornando-os homens livres, emancipados, aptos para lutar em defesa da liberdade e da justia. (NOSSO JORNAL, 1927).

10

Os jornais no s serviam para prestar informaes de classe, mas tambm tratavam de assuntos de interesse geral como, por exemplo, as normas ortogrficas, visando assim, familiarizar o militante e os trabalhadores com a escrita de textos para boletins, peridicos e revistas 11 . Desta forma, desempenharam papel de destaque no
TP PT

processo de conscientizao do proletariado e atuaram como centro de organizao da classe (RAGO, 1985, p. 153).

ii. Grupos de estudos

Encontramos vrias referncias, inclusive no incio do sculo XX, da criao de grupos com finalidades educativas, como por exemplo, a unificao de dois grupos que desejavam estabelecer uma biblioteca, na qual possam os deserdados estudar as verdadeiras causas do mal-estar querendo estabelecer uma espcie de ensino mtuo, como meio de atrair a juventude que est to corrompida. (COMPANEROS...,1902). Muitos grupos surgiram com a finalidade de desenvolver a educao nos meios operrios. O Comit de Relaes dos Grupos Anarquistas de So Paulo, um desses coletivos, em dois artigos de suas bases de acordo, apresentava as seguintes preocupaes:
6 o . Procurar criar uma biblioteca circulante, a qual servir para todos os camaradas e simpatizantes. 7 o . Formentar (sic) a criao de Ateneus e centros de estudos sociais, onde os militantes do anarquismo tenham amplo campo para seu trabalho de propaganda e de cultura social (VIDA...,1927).
P P P P

Outro grupo, o Amigo da Propaganda Libertria, entre vrias atividades pretendidas, destacava a dimenso educativa, que seria desenvolvida por meio de: a) Conferncias, palestras; b) Leituras coletivas e comentadas; c) Debates orais sobre teses escritas para esse fim; d) Promovero excurses de recreio e de propaganda (AMIGOS...,1933). Com essa mesma dedicao educativa, a Coligao Nacional Pr Estado Leigo lana em seu boletim n 3, sua proposta de combater a todos os erros e vcios da atual educao brasileira, para limp-la dos preconceitos que a afligem, sendo composta por homens dignos e ilustres de vrias classes sociais (COLIGAO...,1933).
11

TP

A Ortografia simplificada por Elysio de Carvalho, est no jornal O Amigo do Povo de 17/09/1904 e de 29/11/1904, (CARVALHO, 1904).
PT

11

Lembramos que nesse momento histrico, os anarquistas buscavam envolver vrios elementos da sociedade para tentar garantir seus organismos sindicais e culturais, alm de combater o fascismo representado pela Ao Integralista Brasileira (AIB). Outro exemplo a convocao da Conveno Estudantil pr Liberdade de Pensamento, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 16, 22 e 30 de novembro de 1933:
Aos estudantes das escolas superiores e secundrias, aos intelectuais, cientistas, livres pensadores, proletrios e aos adeptos de todos os credos sociais, filosficos e religiosos, que defendam a liberdade de pensamento. Programa da Conveno I Liberdade de Pensamento e Conscincia II - Igualdade de cultos e igrejas, perante a lei Estado Leigo III - Ensino leigo em todas as escolas oficiais e equiparadas IV - Revogao da Lei de Imprensa V - Liberdade de ctedra, sem restrio (CONVENO...,1933).

Outro coletivo que foi formado nesse perodo, com um objetivo bem definido, foi o Ncleo de Ao e Cultura Proletria, cuja inteno era atuar
na obra de propaganda, procurando influir com a palavra, com a pena e com a ao revolucionria nos movimentos de organizao proletria. Este grupo tem como finalidade, preparar militantes , educar e esclarecer o proletariado na sua finalidade revolucionria, (o grifo meu) fazendo, por meio das pequenas agrupaes, o que o sindicato, pela sua base de luta no pode fazer, isto : o preparo do trabalhador para a conquista da riqueza social, a sua habilitao tcnica para a posse das fbricas, dos campos e oficinas, o seu preparo revolucionrio para a obra de expropriao da burguesia. O seu fim no absorver a vida do sindicato, mas completar a sua misso revolucionria (NCLEO...,1933).
U U U

Atravs da proposta de atuao deste Ncleo percebemos uma viso e ao mais orgnica de atuao e de formao da militncia. Isto no significava a formao de quadros dirigentes, mas sim, fornecer habilitao tcnica para os trabalhadores para praticar a autogesto quando tomasse posse dos meios de produo. Alm destes grupos relacionados, existiram outros como os naturistas, os anticlericais, os de mulheres (crtica s mulheres ligadas ao movimento sufragista), entre outros.

iii. Bibliotecas

12

A criao de bibliotecas foi considerada prtica de carter sociolgico e econmico (BASES...,1918). Os recursos para a implantao provinham de eventos. Destacamos um exemplo: Festa social em benefcio da biblioteca social com participao de vrias associaes, ligas, sociedades, grmios e jornais operrios (FESTA SOCIAL, 1906). Freqentemente, a primeira iniciativa dos grupos organizados era constituir uma biblioteca. Para isto, solicitavam o envio de materiais, como no caso do Centro de Estudos Sociais Francisco Ferrer [que] pede administrao de jornais e revistas libertrias que enviem exemplares de cada nmero para sua sala de estudo (GRUPO...,1912). Tambm os sindicatos demonstravam preocupao em constituir este espao
Em circular muito bem lanada, o sindicato dos ferrovirios da companhia mogiana, com sede em Campinas, comunica estar trabalhando para o desenvolvimento de seu gabinete de leitura, criando uma biblioteca, para a qual solicita remessas de livros de toda natureza, novos ou usados. A fica o apelo ao qual nos associamos visto tratar-se de uma iniciativa que se destina cultura proletria (BIBLIOTECA...,1935A).

Temos referncia de iniciativa semelhante em Sorocaba, onde a Biblioteca Operria solicitava doao de livros e Jornais destinados quela biblioteca, cuja finalidade facilitar classe trabalhadora a possibilidade de instruir-se e cultivar o seu intelecto. (BIBLIOTECA...,1935B). Esses espaos, mantidos pelos prprios trabalhadores, normalmente

funcionavam no perodo noturno, facilitando assim o acesso aos interessados. Este movimento de bibliotecas no ocorreu apenas no Brasil, mas em vrios pases como, por exemplo, na cidade argentina de Mar del Plata, com a Biblioteca Juventud Moderna 12 , fundada no anos 1920.
TP PT

[FOTO 2]

iv. Edio e venda de livros

Ainda dentro do processo educativo, encontramos a edio, traduo e venda de livros no Brasil. Analisando e estudando os ttulos, os autores e o contedo, verificamos

12
TP PT

Esta biblioteca continua com suas atividades ainda nos dias de hoje.

13

a riqueza e a profundidade terica dos anarquistas, o que ainda no recebeu devido destaque em pesquisas sobre a temtica. O levantamento que realizamos foi baseado nas listas de livros vendidos por meio dos jornais e revistas, o que permitiu que tivssemos uma idia sobre a literatura que os militantes e operrios tinham acesso. Na revista A Vida, essa lista recebia o ttulo de Leitura que recomendamos O que todos devem ler; no jornal A Voz do Trabalhador, aparecia como Livros a venda. Tambm recebia destaque a coluna que indicava uma Bibliografia brasileira sobre a questo social, trazendo informaes e publicaes de modo geral, inclusive sobre conferncias ocorridas, como: Dr. Mauricio de Medeiros: O Ensino Racionalista. Conferncia realizada em maio de 1910 e mandada publicar pela Associao Escola Moderna. 1 folheto de 24 pginas. Estabelecimento Grfico F. Borgonovo, Rua do Lavradio 91, Rio de Janeiro, 1910 (LEITURAS...,1915). Destacamos alguns autores e livros que aparecem tambm para serem vendidos em A Voz do Trabalhador: Karl Marx O Capital; Neno Vasco Da Porta da Europa; Peter Kropotkin A Conquista do Po, Palavras de um revoltado, A Grande Revoluo e O Comunismo Anrquico; F. Nietzsche Assim Falava Zarathustra e Genealogia da Moral; Errico Malatesta Programa Socialista Anarquista Revolucionrio; Eliseu Reclus Evoluo, Revoluo e Ideal Anarquista; Dr. Paulo Eltzbacher As Doutrinas Anarquistas. No campo educacional: Adolfo Lima O Ensino da Histria (1 vol. de 63 pg.), Educao e Ensino (Educao Integral); Flamarion Iniciao Astronmica; Darzens Iniciao Qumica; Laisant Iniciao Matemtica; Brucker Iniciao Zoolgica, e Iniciao Botnica; Guillaume Iniciao Mecnica; Jacquinet Histria Universal; entre outros. Ressaltamos que outros jornais brasileiros e europeus, alm do Boletim da Escola Moderna, anunciavam seus respectivos valores avulsos e assinaturas anuais neste importante rgo da COB que foi A Voz do Trabalhador. Muitos dos livros encontrados com temas escolares foram traduzidos, pois eram publicaes em espanhol da Escola Moderna de Francisco Ferrer.

v. Ateneus e centros de estudo sociais ou de cultura

A finalidade dos Centros de Estudos Sociais ou de Cultura era de promover a instruo entre associados e propagar as idias libertrias (FERNANDEZ, 1905);

14

tambm foram responsveis pela propaganda doutrinria, por meio de bibliotecas, conferncias, palestras, folhetos, etc (AO..., 1913). A atuao dos centros aparece nos jornais anarquistas e nos peridicos dos sindicatos, anunciando debates e conferncias. Por vezes, fugiam do dogmatismo ao propor temas que nem sempre estavam nos princpios cratas como, por exemplo, a srie de conferncias ocorridas no salo da Associao dos Grficos:
Luiz, sobre a necessidade de organizao. Jos Palma, sobre o efeito do alcoolismo. 13 B. Marconde, sobre o egosmo. J. Tranquillino, sobre os 3 inimigos do operrio. Fernando Nitche, necessidade da associao. Raul Caldas, sobre a necessidade de organizao de um partido operrio (o grifo meu) J. C. Rucillo, sobre a Internacional (CONFERNCIA..., 1906).
TP PT U U

Os centros de estudos promoveram vrias atividades, fato que acompanhamos atravs de leitura da impressa operria. Alguns abrigavam em seu interior uma escola, como o caso do Centro de Estudos Sociais Jovens Libertrios na Barra Funda, So Paulo. A semana de atividades deste centro estava assim dividida: Segunda, Quarta e Sexta para a escola, Teras e Quintas destinadas para a leitura, Sbado discusso, e Domingo reservado para as conferncias (CENTRO...,1903). As atividades que ocorriam nestes espaos variavam de conferncias e debates, algumas de carter informativo, outras abordando a histria da luta dos trabalhadores. Como complementos destas atividades, tambm eram oferecidos cursos primrios, profissionais de corte e costura, desenho geomtrico, artstico... (RODRIGUES, 1984, p.141), alm do ensino de msica e de teatro social. Outro papel dos centros foi o de oferecer formao poltica dos trabalhadores para a militncia, subsidiando-os por meio de cursos de oratria e de produo de texto para jornais operrios
Seu trabalho comeou com as escolas de militantes, de oradores fundadas nos sindicatos; sees de leituras comentadas nos locais de trabalho, a hora do almoo (sic), debates ideolgicos, conferncias e palestras, controvrsias nos crculos de estudos, nas sedes dos grupos de teatros social, fundao de escolas de alfabetizao, de artes e ofcios e o estmulo permanente ao estudo livre (RODRIGUES, 1992, p.49-50).
Existia uma preocupao dos anarquistas em combater os vcios entre os trabalhadores sendo o alcoolismo tratado como tema no Primeiro Congresso Operrio, em 1906, no qual aconselhava uma propaganda atravs de conferncias, folhetos e cartazes (RODRIGUES, 1979, p.110-111).
TP PT

13

15

Segundo Guiraldelli, um dos principais elementos que tornou numerosos os centros de estudo ou de cultura social foi o baixo investimento. Normalmente, o centro reduzia-se a uma sala, poucos mveis, livros para a formao de uma biblioteca e a vontade de pessoas de se reunirem para discutir problemas sociais e idias anarquistas. Desta forma, os trabalhadores recebiam uma formao dentro das teorias libertrias. (GUIRALDELLI, 1987, p. 117-118). Com a perseguio ao anarquismo, tanto por meio da legislao quanto de violncia, muito desses espaos foram fechados. Aqueles que permaneceram funcionando diminuram suas atividades durante os anos 1920. A retomada dos centros comeou apenas no final dos anos 1920 e incio dos anos 1930, procurando novamente aglutinar militantes em torno do ideal anarquista, dos peridicos e de aes contra o fascismo. Na dcada de 1930, as atividades libertrias foram centradas na Federao Operria de So Paulo (FOSP) reorganizada em 1931 e no Centro de Cultura Social, fundado em janeiro de 1933, com esse nome e com o intuito de divulgar entre o povo e os trabalhadores os conhecimentos das modernas concepes sociais, cientficas e filosficas (CENTRO...,1933). Este espao objetivava, portanto
(...) difundir a cultura nos meios populares, o Centro de Cultura Social prossegue no desenvolvimento de sua fecunda atividade despertando cada vez mais interesses principalmente entre os trabalhadores. Alm das conferncias sobre as questes que se relacionam com o problema social, vm agora realizando sesses de debates, que tm o duplo resultado de ventilar assuntos teis para o desenvolvimento da cultura popular e generalizar o hbito de discutir em pblico com serenidade e esprito de tolerncia mtua (C. C. S. ,1934B).

Outra organizao cultural instituda foi o Ateneu de Estudos Cientficos e Sociais, em 1934, e tinha como finalidade
(...) permitir o estudo dos problemas humanos com absoluta independncia de credos polticos, sociais ou filosficos, margem do partidarismo poltico e das paixes religiosas. O interesse por esse problema levou ao salo dos Contadores um bom nmero de pessoas que haviam sido convidadas, notando-se vrios estudantes das escolas superiores, intelectuais e operrios. (...) Deu-se, ento, por fundado o Ateneu de Estudos Cientficos e Sociais que tem por fim promover conferncias, leituras comentadas e editar uma revista de carter cientfico, crtico e filosfico (ATENEU..., 1934).

16

Nesta poca, com uma nova perspectiva de organizao, o movimento anarquista contava com duas frentes: uma sindical a FOSP e outra no campo educacional o Centro de Cultura Social 14 e o Ateneu de Estudos Cientficos e Sociais 15 .
TP PT TP PT

O Centro de Cultura foi amplamente divulgado nos peridicos e recebeu estmulos a seus objetivos, cuja obra de esclarecimento e de cultura vem sendo realizada com grande interesse de todos os que estudam os problemas sociais (CONFERNCIA, 1933), pois esta simptica agremiao que desenvolve a sua atividade em incrementar a cultura principalmente entre os elementos populares, continua a realizar as suas utilssimas sesses semanais (C. C. S., 1934A). Essas entidades buscaram aglutinar um ncleo de militantes libertrios para responder conjuntura do perodo. Para isso, promoviam atividades visando ampliar suas influncias, sendo que grande parte das atividades ocorreu no salo Celso Garcia, localizado no Brs. Um dos inimigos identificado naquele momento era o fascismo e sua vertente brasileira, a AIB. Com o objetivo de esclarecer os trabalhadores e combater as idias fascistas foram organizados comcios e conferncias. O Centro de Cultura Social fez vrias atividades convocado todos os homens amantes da liberdade para comparecer a um comcio antiintegralista, neste salo Celso Garcia (COMCIO...,1933). Tambm eram promovidas conferncias com vrios temas: Arte Moderna, concepo de Estado, regime sovitico, a obra de Ferrer, entre outras, envolvendo os militantes anarquistas: Florentino de Carvalho, Flvio Carvalho, Jos Oiticica, J. Carlos Boscolo, Edgard Leuenroth. Alm disto, tambm existia espao para atividades recreativas como bailes at a madrugada, festival de jaz-band (sic) (C. C. S.,1933), tmbola 16 em benefcio da
TP PT

revoluo espanhola (FESTIVAL,1935). Ou ainda, com objetivos beneficentes, a realizao de festivais em parques pblicos do Jabaquara e da Cantareira em prol dos jornais A Plebe e A Lanterna. Nestes festivais eram realizados almoo campestre, recitativos, palestras, cantos e msicas, jogos recreativos e outros divertimentos; hinos, declamaes e poesias (FESTIVAL,1935). As pessoas interessadas eram convidadas a

Tanto a FOSP como Centro de Cultura Social dividiam a mesma sede da Rua Quintino Bocaiva, n 80, centro, S. Paulo. 15 Sua sede estava localizada na Praa da S, n 39, 2 o. andar, centro, S. Paulo. 16 Jogo de cartelas com nmeros, correspondente ao bingo na atualidade.
TP PT TP PT P P TP PT

14

17

retirar, nas sedes da FOSP ou do Jornal A Plebe 17 , um convite, que daria o direito a
TP PT

concorrer a um prmio no dia. Com a lei n 38 de abril de 1935, conhecida como Lei de Segurana Nacional, as organizaes anarquistas foram fechadas. A lei determinava penas de seis meses a dois anos de priso por aes como incitar diretamente o dio entre classes sociais ou instigar as classes sociais luta pela violncia. Especificamente, o golpe fatal para a existncia das entidades como o Centro de Cultura Social veio com o art. 29 que deliberava sobre o carter das atividades das organizaes que, sendo caracterizadas como subversivas para ordem poltica ou social, seriam fechadas pelo Governo. Com o golpe do Estado Novo em 1937, desaparecem os jornais e o Centro fechado, voltando a funcionar apenas aps 1945 18 .
TP PT

vi. Escolas

No Brasil, as escolas libertrias comearam a surgir em 1895, sendo a primeira delas a Escola Unio Operria, no Rio Grande do Sul, provavelmente originria dos ex-integrantes da Colnia Ceclia, como indica Edgar Rodrigues. Outras foram surgindo pelo Brasil: podemos citar, por exemplo, Escola Eliseu Reclus em Porto Alegre (1906), Escola Germinal no Cear (1906), Escola da Unio Operria de Franca (1906), Escola da Liga Operria de Sorocaba (1911), Escola Operria 1 o de Maio em Vila Isabel, Rio
P P

de Janeiro (1912), Escola Moderna em Petrpolis (1913), (RODRIGUES, 1992, p. 5152) e as Escolas Modernas n 1 e n 2 em So Paulo (1912). Em Campinas, por iniciativa da Liga Operria, foi fundada uma escola livre em 1908, defendendo que
A escola no deve ser um lugar de tortura fsica ou moral para as crianas, mas um lugar de prazer e de recreio, onde elas se sintam bem, onde o ensino lhes seja oferecido como uma diverso, procurando aproveitar a sua natureza irrequieta e alegre, as suas faculdades e sentimentos falando mais ao olhar do que ao ouvido, dedicando-se mais inteligncia do que memria, esforando-se por desenvolver harmnica e integralmente os seus rgos. A experincia, a observao direta, a recreao instrutiva sero muito mais favorecidas pelo professor que compreende a sua misso, do que as longas e fatigantes prelees e as recitaes fastidiosas e sem sentido (DOCUMENTO 1...,1992, p.53-54).
Localizada na ladeira do Carmo n 7, S. Paulo. O Centro de Cultura Social (CCS) foi novamente fechado com a Ditadura Militar (1964-1984), sendo reaberto em 1985, mantendo seu funcionamento at os dias atuais na regio do Brs, S. Paulo.
TP PT

17 18

TP

PT

18

A iniciativa de organizao escolar foi recebendo apoio de sindicatos, das unies operrias, federaes e da prpria COB em seus congressos (1906, 1913 e 1920) (Cf. GALLO; MORAES, 2005). Um momento importante desta ao foi a fundao das Escolas Modernas n 1 e n 2
19
TP PT

. A Escola Moderna n 1 iniciou suas atividades em 13

de maio 1912, como concretizao dos trabalhos do Comit pr-Escola Moderna de So Paulo. Esta comisso fora instituda por anarquistas e livres pensadores em 1909 a partir das manifestaes contra o fuzilamento na Espanha de Francisco Ferrer. [FOTO 3] A inaugurao da Escola Moderna n 2 aconteceu em seguida, sendo notcia nos peridicos da poca. Um deles assim informava ao pblico:
Cientificamos s famlias que se acha instalada no prdio da Rua Muller 74, a Escola Moderna n 2, criada sob o auspcio do Comit pr Escola Moderna. Esta escola servir-se- do mtodo indutivo, demonstrativo e objetivo, e baseia-se na experimentao, nas afirmaes cientficas e racionadas, para que os alunos tenham idias claras do que se lhes quer ensinar. (...) Na tarefa de educao tratar-se- de estabelecer relaes permanentes entre a famlia e a escola, para facilitar a obra dos pais e dos professores. Os meios para criar estas relaes sero as reunies em pequenos festivais, nos quais se recitar, se cantar, e se realizaro exposies peridicas dos trabalhos dos alunos: entre os alunos e professores haver palestras a propsito de vrias matrias, onde os pais conhecero os progressos alcanados pelos alunos. S. Paulo, 16 de agosto de 1913. A Diretoria (O ENSINO..., 1914).

Estes dois estabelecimentos tornaram-se emblemticos para o movimento anarquista, visto que adotavam o racionalismo de Ferrer em suas prticas educativas. Para atingir seus objetivos pedaggicos, foi criado o jornal O Incio, escrito e dirigido pelos alunos das Escolas Modernas, visando divulgar trabalhos escritos e fornecer informaes das atividades sociais. Abordavam-se questes diversas, passando por cartas de alunos para seus amigos, textos rememorando as comemoraes do movimento operrio e crticas s conjunturas nacional e internacional. O envolvimento da famlia era uma poltica das escolas, buscando atrair a ateno dos pais dos alunos para a obra de educao e instruo (ESCOLA...,1914). A
Joo Penteado foi fundador e diretor da Escola Moderna n 1 na Rua Saldanha Marinho, 58 Belenzinho; e Adelino de Pinho da Escola Moderna n 2, na Rua Muller, 74 Brs, que funcionaram entre os anos de 1912 a 1919.
PT

19

TP

19

prtica de ensino estava relacionada s questes do cotidiano familiar, especialmente aquelas vinculadas aos trabalhadores, ou seja, ao universo proletrio. ilustrativa a passagem relatada no jornal A Voz do Trabalhador
Assim terminou a manifestao contra a guerra no Primeiro de Maio. A noite efetuou-se uma reunio de propaganda na Escola Moderna n 1, assistindo os alunos e as famlias dos mesmos em franca familaridade (sic). Comeou a reunio com uma conferncia o professor Joo Penteado, que bastante agradou concorrncia. Em seguida houve recitao de poesia e canto de vrios hinos pelas crianas. (DA PAULICIA...,1915).

Como sistema educacional, o ensino racionalista era definido como um mtodo indutivo, demonstrativo e objetivo, baseado na experimentao, nas informaes cientficas e racionais para que os alunos tenham idias claras do que lhes quer ensinar (O ENSINO..., 1914). O programa curricular era organizado em leitura, caligrafia, gramtica, aritmtica, geografia, geometria, botnica, geologia, mineralogia, fsica, qumica, histria, desenho, etc. e alertava que para complemento do nosso programa de ensino organizar-se-o sesses artsticas e conferncias cientficas (O ENSINO..., 1914). A existncia das escolas foi constantemente noticiada nos jornais operrios, os quais traziam informaes de seu funcionamento. Outro estabelecimento, a Escola Nova 20 de So Paulo, localizada na Rua Alegria n 26 (sobrado), ofertava cursos
TP PT

primrio, mdio e superior


Os cursos primrio e mdio acham-se a cargo dos educacionistas (sic) Florentino de Carvalho e Antonia Soares. O curso superior est sob a direo de pessoas de reconhecida competncia, figurando entre elas o professor Saturnino Barbosa, Drs. Roberto Feij, Passos Cunha, A. de Almeida Rego e Alfredo Junior. (VRIAS...,1915).

Toda essa iniciativa de fundao de escolas libertrias ficou comprometida aps a exploso de uma casa em 1919, na Rua Joo Boemer (bairro do Brs, So Paulo), que provocou a morte de quatro militantes anarquistas no momento em que manipulavam materiais explosivos. Entre os mortos, estava o diretor da Escola Moderna de So Caetano, Jos Alves.

20
TP PT

O termo Nova no faz nenhuma aluso ao escolanovismo.

20

Este fato foi utilizado para a emisso de um ofcio do diretor geral de instruo, Oscar Thompson, determinando o fechamento das Escolas Modernas n 1 e n 2. A alegao foi o no cumprimento do artigo 30 da lei 1579, de 10 de dezembro de 1917, que fixava as normas gerais para o estabelecimento de ensino particular. No ofcio, encontrava-se tambm o poderoso argumento que a Escola Moderna n 1 visava a propagao de idias anrquicas e a implantao de regime comunista 21 e, mesmo com
TP PT

o recurso do professor Joo Penteado, a escola no conseguiu autorizao para reabrir. O fechamento das escolas no estaria nica e exclusivamente ligado ao acontecido na Rua Joo Boemer, mas, segundo Flvio Luizetto,
serviram para precipitar o seu fechamento, pois o seu futuro achavase seriamente comprometido desde meados da segunda dcada do sculo, assim como o das demais iniciativas do gnero. Nesta ocasio, verificou-se uma sensvel alterao das relaes entre Estado e a Educao, com prejuzo evidente para as atividades educacionais do movimento anarquista. As condies propcias para o funcionamento de estabelecimentos do tipo da Escola Moderna n 1, nas primeiras dcadas do sculo XX, no Brasil, dependiam de dois fatores interligados: o grau do interesse do Estado pela educao e, consequentemente, a extenso do controle que aquele exercia sobre esta (LUIZETTO, 1986, p. 45).

Apesar da represso e do fechamento dos estabelecimentos educacionais, podemos notar que os princpios de criao de escolas e de disseminao do racionalismo continuavam presentes no movimento anarquista. Com o objetivo de driblar a fiscalizao governamental, a Escola Moderna n 1 passou a ter o nome de Escola Nova, sendo homnima do estabelecimento dirigido por Florentino de Carvalho. O recurso da alterao nominal facultava a divulgao do funcionamento da escola, situao comprovada nos anncios de rodap que apareciam nos jornais do perodo
Escola Nova Joo Penteado abre curso a noite comercial (sic) e de lnguas habilitando alunos para funes de guarda livros, chefe de contabilidade de empresas comerciais e estabelecimentos bancrios, peritos judiciais, etc. (ESCOLA, 1921).
TP PT

22

Ainda no incio dos anos 1920 apareceram notas em jornais que anunciavam que a Escola Nova, sob direo de Joo Penteado, estava funcionando, autorizada pelo

TP

TP

Para aprofundar essa questo, inclusive a defesa de Joo Penteado, consultar LUIZETTO, 1984. Posteriormente, foi chamada de Academia de Comrcio Saldanha Marinha e, finalmente, Colgio Saldanha Marinho.
PT

21 22

PT

21

diretor de Instruo Pblica (ESCOLA...,1921AB). E que oferecia, alm dos cursos anteriormente citados, o curso primrio, [e] mantm tambm um curso comercial, [e] aulas especiais de francs e ingls. (ESCOLA..., 1921B). O primeiro diretor da Escola Moderna n 2, Adelino de Pinho, continuou na ativa, abrindo em Poos de Calda (MG) uma escola nos moldes do racionalismo. Sua atividade docente estendeu-se por mais 11 anos. Antonio Candido destaca sua presena de 1931 a 1951 como amigo de Teresina (Maria Teresa Carini), figura conhecida por sua postura de vanguarda na cidade mineira (Cf. CANDIDO, 1996). [FOTO 4]

Finalizando

A dimenso educacional do movimento anarquista no Brasil durante a Primeira Repblica (1890-1937) teve uma vasta produo impressa. Essas publicaes, que se destinavam a informar as lutas e a organizar os trabalhadores, tambm cumpriram um importante papel que foi o de educar para a (construo da) nova sociedade, alm de colaborar diretamente na alfabetizao dos operrios desta poca. Tambm a pedagogia libertria, atravs do racionalismo, trazia em seu interior discusses que apenas posteriormente foram incorporadas aos debates pedaggicos e realidade escolar. Podemos citar como exemplo: a co-educao de meninos e meninas, a relao no autoritria entre professor e aluno, a participao ativa da famlia, a produo e apresentao de temas cientficos pelos alunos como parte de eventos realizados nas escolas, a presena dos assuntos do cotidiano proletrio dentro da produo de conhecimento curricular, entre outros. Para atingir seus objetivos, a militncia educacional anarquista concentrou-se no sentido de envolver os trabalhadores e de criar espaos para a divulgao de suas idias. Os ataques ao Estado e ao clericalismo tambm se traduziram em manifestaes de defesa dos direitos pblicos como a escola, sem nunca abandonar os princpios cratas. Prova disto a palavra do professor Adelino de Pinho, defensor da escola pblica, afirmando que coisa axiomtica, sabida e provada [que] quem dominar e possuir a escola ser dono do futuro. Por isto, fazia-se necessrio, ento, impedir por todos os meios que os padres consigam pr a mo nas escolas pblicas, pagas com o dinheiro do povo em geral, mantidas com o suor de todos os indivduos pertencentes a todos os

22

credos, seitas ou partidos (PINHO,1933). Posio muito prxima a de Noam Chomsky ao declarar que, no mundo de hoje,
as metas de um anarquista comprometido devam ser defender algumas instituies do Estado do ataque que feito contra elas e ao mesmo tempo tentar fazer com que, ao final, desmantel-las, constituindo uma sociedade mais livre, se as circunstncias apropriadas puderem ser alcanadas (CHOMSKY, 2004, p. 100)

Ao analisar este momento histrico da trajetria anarquista, podemos confirmar a importncia atribuda educao pelo movimento libertrio, defensor da estreita relao entre o educar e a transformao social. Transformao construda atravs da solidariedade, ao direta e autogesto, elementos apreendidos nos espaos educativos e exercitados no interior dos conflitos entre capital e trabalho.

BIBLIOGRAFIA

A REAO espanhola. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 30 de out. 1909. AO libertria no Rio. La Bataglia, So Paulo, 10 de maio 1913. AMIGOS da propaganda libertria. A Plebe, So Paulo, 29 de jul. 1933. ATENEU de estudos sociais. A Lanterna, So Paulo, 20 de set. 1934. BIBLIOTECA operria. A Plebe, So Paulo, 23 de fev. 1935A. BIBLIOTECA operria. A Plebe, So Paulo, 23 de mar. 1935B. BOICOTAGEM. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 15 de ago. 1908. BOLETIM da escola moderna; suplemento da obra de Ferrer. Ed. Fac-similar. Coedio Centro de Memria Sindical e Arquivo do Estado de So Paulo, [1991?]. C. C. S. Jaz Band da Associao instruo e trabalho para os cegos. A Lanterna, So Paulo, 17 de jul. 1933. C. C. S. A Lanterna, So Paulo, 01 de fev. 1934A. C. C. S. A Plebe, So Paulo, 22 de fev. 1934B. CARVALHO, Elysio de. Ortografia simplificada. O Amigo do Povo, So Paulo, 17 de set. 1904. CARVALHO, Elysio de. Ortografia simplificada. O Amigo do Povo, So Paulo, 29 de nov. 1904. CENTRO de cultura social. A Plebe, So Paulo, 14 de jan. 1933.

23

CENTRO de estudos sociais jovens libertrios (na Barra Funda). Amigo do Povo, So Paulo, 25 de jul. 1903. CHOMSKY, Noam. Notas sobre o anarquismo. Trad. Felipe Corra [et al]. So Paulo: Imaginrio: sedio, 2004. COLIGAO nacional pr Estado leigo boletim n. 3. A Lanterna, So Paulo, 17 de ago. 1933. COMCIO anti-integralista - C. C. S. A Lanterna, So Paulo, 09 de nov. 1933. COMPANEROS de Germinal salud. Germinal, So Paulo, 10 de fev. 1902. CONFERNCIA - C. C. S. A Lanterna, So Paulo, 21 de dez. 1933. CONFERNCIA na sede da associao. O Trabalhador Grfico, So Paulo, fev. 1906. CONGRESSO anarquista de Amsterd, 1907. Porto Alegre: Brisa de liberdade, 2000. CONVENO estudantil pr-liberdade de pensamento. A Lanterna, So Paulo, 23 de nov. 1933. DA Paulicia proletria a agitao contra a guerra a comemorao do primeiro de maio movimento de organizao operria. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 08 de jun. 1915. DOCUMENTO 1, uma escola livre. In: Rodrigues, Edgar. Quem tem medo do anarquismo? Rio de Janeiro: Achiam, 1992. DULLES, John. W. F. Anarquistas e comunistas no Brasil, 1900 - 1935. Trad. Cesar Parreiras Horta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977. EM torno de uma monstruosidade. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 01 de jan. 1913 ENSINO racionalista em So Paulo, O escola moderna n. 2. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 01 de fev. 1914. ESCOLA nova. A Vanguarda, So Paulo, 02 de jul. 1921B. ESCOLA nova. A Vanguarda, So Paulo, 23 de jun. 1921A. ESCOLA. A Plebe, So Paulo, 26 de mar. 1921. FELICI, Isabelle. Les italiens dans le mouvement anarchiste au Bresil: 1890-1920. Tese (doutorado) - Universite de la Sorbonne Nouvelle-Paris III. Paris, 1994. FERNANDEZ, Evaristo R. Centro de estudos sociais. O Livre Pensador, So Paulo, 09 de dez. 1905. FERREIRA, Maria Nazareth. A imprensa operria no Brasil 1880-1920. Petrpolis: Vozes, 1978.

24

FERRER Y GUARDIA, Francisco. La escuela moderna. Edies solidariedad, s. d. FESTA social. O Trabalhador Grfico, So Paulo, fev. 1906. FESTIVAL Campestre de A Lanterna no parque Jabaquara. A Lanterna, So Paulo: 01 de jun. 1935. GALILEU, A. a refutao a um jesuta memria de Ferrer. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 15 de nov. 1909. GALLO, Silvio; MORAES, Jos Damiro de. Anarquismo e educao a educao libertria na Primeira Repblica. In.: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Cmara (org.) Histria e memria da educao no Brasil, Vol. III: sculo XX.. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. GHIRALDELLI JNIOR, Paulo. Educao e movimento operrio no Brasil. So Paulo: Cortez: Autores associados, 1987. GRUPO de estudos sociais Francisco Ferrer. Guerra Social, So Paulo, 10 de abr. 1912. IMPIEDADE. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 15 de Jan. 1913. LEITURAS que recomendamos o que todos devem ler. A Vida, Rio de Janeiro, 31 de jan. 1915. LIGA Internacional para a Instruo Racional da Infncia. Comit internacional de iniciativa e de direo. Nmero especial dedicado aos acontecimentos de Hespanha e obra de Ferrer. Boletim da escola moderna, Ed. Fac-similar. So Paulo, [1991?]. LUIZETTO, Flvio V. O movimento anarquista em So Paulo: a experincia da escola moderna n. 1 (1912-1919). In: Educao e sociedade. Revista quadrimestral. So Paulo: Cortez editora e CEDES, ano 8, n. 24, 1986, p. 18-47. MOSCOSO, Manuel. A expulso de um jornalista. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 01 de ago. 1908. MOSCOSO, Manuel. A justia republicana. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 09 de dez. 1909. NOSSO jornal. A Plebe, So Paulo, 12 de fev. 1927. NOTA nota. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 09 de dez. 1909. NCLEO de ao e cultura proletria. A Plebe, So Paulo, 29 de abr. 1933. OBRAS de educao racional. La Barricata, So Paulo, 1913. PINHO, Adelino de. Por cima das escolas paira a garra jesutico-clerical. A Lanterna, So Paulo, 27 de jul. 1933.

25

RAGO, Luzia M. Do cabar ao lar: a utopia da cidade disciplinar, Brasil: 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. RODRIGUES, Edgar. Nacionalismo & cultura social, 1913-1922. Rio de Janeiro: Editora Laemmert, 1972. RODRIGUES, Edgar. Os anarquistas; trabalhadores italianos no Brasil. So Paulo: Global, 1984. RODRIGUES, Edgar. Os companheiros 1. Rio de Janeiro: VJR, editores associados, 1994. RODRIGUES, Edgar. Quem tem medo do anarquismo? Rio de Janeiro: Achiam, 1992. ROMANI, Carlo. Clevelndia, Oiapoque aqui comea o Brasil!: trnsito e confinamentos na fronteira com Guiana Francesa (1900-1927). Tese doutorado UNICAMP. Campinas, 2003. SAMIS, Alexandre. Clevelndia: anarquismo, sindicalismo e represo poltica no Brasil. Rio de Janeiro: Achiam; So Paulo: Imaginrio, 2002. VRIAS Escola nova. A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 07 de abr. 1915. VASCO, Neno. Sindicalismo revolucionrio A Voz do Trabalhador, Rio de Janeiro: 13 de jan. 1913. VIDA Libertria: Bases de acordo do comit de relaes dos grupos anarquistas de So Paulo. A Plebe, So Paulo, 12 de mar. 1927.

You might also like