You are on page 1of 10

Paulo Freire e a questo nacional

Ricardo Prestes Pazello1

Resumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre a produo terica de Paulo Freire, tomando a questo nacional como seu fio condutor e as consequncias de sua interpretao para suas opes epistemolgicas. A anlise ressalta dois momentos de sua produo, os quais carregam consigo entendimentos distintos referentes problemtica nacional, em um primeiro instante, marcada pelo desenvolvimentismo e, em um segundo, pela crtica dependncia poltica e econmica.

Palavras-chave
Paulo Freire. Questo Nacional. Histria da Educao Popular.

1. Doutorando em Direito das Relaes Sociais pela Universidade Federal do Paran, professor de Antropologia Jurdica e pesquisador do Ncleo de Estudos Filosficos (NEFIL) na mesma instituio; membro do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES); integrante do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), do Centro de Formao Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani) e do Instituto de Filosofia da Libertao (IFiL); colunista do blog <assessoriajuridicapopular.blogspot.com>. E-mail: ricardo2p@ufpr.br.

10

Paulo Freire and the national question


Ricardo Prestes Pazello*

Abstract
This text aims to get a reflection about the Paulo Freires theoretical production, considering the national question as guidance and the interpretation consequences to their epistemological options. The analysis emphasizes two moments of its production, which brings different understandings referred to the national problematic, at first, remarkable by developmentalism, and second, by political and economic dependence criticism.

Keywords
Paulo Freire. National Question. Popular Education History.

* Candidate for a doctors degree in Social Relations Law at the Federal University of Paran, Juridical Anthropology professor and Philosophical Studies researcher at Ncleo de Estudos Filosficos (NEFIL); group research member Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES); Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) component from Centro de Formao Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani) and Instituto de Filosofia da Libertao (IFiL); <assessoriajuridicapopular.blogspot.com> blog columnist. E-mail: ricardo2p@ufpr.br.

11

Introduo
Apodrecerei no crcere com esta idia. Morrerei com ela. uma obsesso, sim, uma obsesso no de um general, mas de um humilde soldado da Gloriosa Revoluo Latino-Americana. uma paixo, meu amor, a violenta paixo de um patriota2. Francisco Julio

Foram estas as palavras de Francisco Julio, eminente militante das Ligas Camponesas no Brasil, as quais tinham por objetivo maior a libertao dos campnios brasileiros e a construo de uma ptria livre. Certamente, no foi somente sua priso que o levou a diz-las. Paulo Freire, a quem estas notas pretendem se referir, tambm teve seus momentos no crcere e, como Julio, no foram eles os determinantes de uma prxis de resistncia. A pedagogia do oprimido germinaria ali, na exterioridade negada dos grilhes que no possuem rosas a lhes cobrir a ferrugem. Antes, contudo, de nos demorarmos na investigao do nacional em Paulo Freire, preciso fazer notar que sua obra no descura, em sua mirada geral, da compreenso da necessidade da integrao latino-americana, da porque as linhas de Francisco Julio vm a calhar. Temos por ponto de partida que, cremos, precisa ser explicitado o contexto de produo terica que uniu, dcada de 1970, grandes nomes das humanidades latinoamericanas. Assim, no s Paulo Freire desponta com Pedagogia do Oprimido (2004), livro que refunda seu caminho terico, fruto que foi da violncia do exlio, mas tambm nomes como o de Enrique Dussel, cuja obra sntese ser Filosofia da Libertao ([198-]), Alfredo Moffatt e sua Psicoterapia do Oprimido (1983), e, ainda, a Teologia da Libertao, de Gustavo Gutirrez (1984) e o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1991) apareceriam na exploso

continental de denncia e contestao da situao vil pela qual passava o continente. Esta observao torna-se necessria, tendo em vista a premncia de se conceber a obra freireana no desligada de um todo maior da qual fazia parte e que encontrava nele respaldo mtuo para um questionamento das estruturas opressoras que sufocavam (e ainda sufocam) a Amrica Latina, pois
ainda para a compreenso radical de cada uma de nossas culturas nacionais deveremos contar com as estruturas da cultura latinoamericana. (DUSSEL, 1997, p. 43-44).

Assim, procuraremos estabelecer um guia de leitura para compreender a questo nacional na obra de Paulo Freire. No se trata de uma mirada acerca do conceito de nacional em seu pensamento, mas antes os traos que, em pocas distintas de sua produo, se apresentam marcantes para o seu esforo terico e prtico em busca da libertao. Nesse sentido, o problema nacional mais um elemento no causal que uma chave analtica, ou seja, as mudanas nas perspectivas de Freire levaram a transformar seu entendimento do nacional e de seu lugar em suas reflexes. um fio condutor apenas neste aspecto. Portanto, trata-se de item perifrico em seu discurso, mas que, ao mesmo tempo, permite compreender o contexto a partir do qual se engajava, seja em um ambiente nacionaldesenvolvimentista, seja a partir da crtica dependncia latino-americana ou, ainda, no seio da tentativa da construo do socialismo em frica. Vale dizer: trs possibilidades consequenciais para o enfrentamento da questo nacional em Paulo Freire. Como perceptvel, pretendemos muito mais um pequeno escoro histrico da questo nacional, no caso, em Paulo Freire, do que uma

2. Carta escrita do crcere da ditadura de 1964, intitulada At quarta, Isabela.

12

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

anlise contempornea, por certo premente, acerca do tema em nosso continente. Ocorre que, porm, na compreenso histrica pode-se alcanar a compreenso do presente e entender que as bases do nacionalismo de hoje passam, sem dvida, por um passado de lutas e resistncia, tambm devendo ser este o desiderato de todo pesquisador latino-americano.

Paulo Freire e o nacionaldesenvolvimentismo


Tomaremos, no sem certo risco, uma opo por conceber a obra de Paulo Freire em dois tempos diferentes. Em um primeiro momento, destacaremos a fase em que esteve mais ligada ao pensamento originado no ISEB Instituto Superior de Estudos Brasileiros, sendo seu amlgama ltimo o nacionaldesenvolvimentismo. Em um segundo momento, porm, tal pressuposio terica se esvaecer na obra de Freire, ressaltandose a fase do exlio e seu contato com a obra marxista. Neste ponto que poderemos melhor compreender a contribuio freireana para a questo nacional latino-americana. Um ltimo momento ainda poderia ser assinalado, mas este no ser objeto de nossas reflexes, seja por razo de limites espaotemporais, seja pelo fato de destoar da apreenso que este texto pretende oferecer. Cabe, porm, uma periodizao como a que fizemos destacando as obras mais significativas de cada um dos momentos: um primeiro Paulo Freire, melhor compreendido em Educao como prtica da liberdade; um segundo, caracterizado pela Pedagogia do Oprimido; e um ltimo, consubstanciado em Pedagogia da Autonomia. Paulo Freire inaugura sua produo terica com a tese apresentada em concurso para professor de Histria e Filosofia da Educao da Escola de Belas Artes de Pernambuco. A tese, de 1959, se chamou Educao e atualidade

brasileira, e seria, grosso modo, reescrita cinco anos depois, com algumas alteraes, dandose a conhecer por Educao como prtica da liberdade. Segundo Paiva (1979, p. 9), este primeiro Freire cuja produo terica traria a lume o prembulo pedagogia do oprimido (ou seja, os livros de 1959 e 1964) estaria vinculado ao nacionalismo brasileiro da poca. Esta concluso destina-se a, por parte da autora, aproximar criticamente Paulo Freire dos grandes nomes do anticolonialismo (como Franz Fanon e Albert Memmi), ainda que guardadas as devidas propores. A mesma autora quem dita o seguinte entendimento: absorvido pelo trabalho prtico desde a criao do seu mtodo, restara a Freire pouco tempo para o trabalho terico, vale dizer, sua conscincia terica j no dava conta de toda a sua prtica (PAIVA, 1986, p. 141). Ainda, resgata o prefcio de Francisco Weffort edio de Educao como prtica da liberdade para quem a teoria teve de esperar que o exlio do autor lhe permitisse um esforo de sistematizao (WEFFORT, 1996, p. 11). Apesar de considerarmos corretas estas interpretaes, elas no devem ser entendidas como uma possibilidade de se dicotomizar teoria e prtica na obra de Paulo Freire, mas, sim, como um momento que expressa transio e ruptura com as fundamentaes iniciais s quais ele recorria. Desse modo, fica patente o comprometimento de Paulo Freire com a prtica educativa, bem como que sua maturao pedaggica levaria o tempo necessrio para ser compreendida mais sistematicamente dentro da luta pela desopresso, coerente, inclusive, com seu entendimento do homem, incompleto e imperfeito, antes de tudo. De fato, Paulo Freire apresenta em suas obras iniciais um tom muito mais prximo do isebianismo do que se costuma

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 11, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

13

lembrar hoje em dia (o que se acentua, por sua vez, mais no primeiro livro que no segundo). Mas, neste sentido, ficamos com o entendimento de Ana Ins Souza, quando diz:
[...] resgatar o pensamento de Paulo Freire nos idos de 1959 um desafio mpar e apaixonante para quem, quarenta anos depois do chamado nacional-desenvolvimentismo, est envolvida na discusso do Projeto Popular para o Brasil. (SOUZA, 2006, p. 33).

hibridao do pensar freireano. Ao tempo do ISEB, um nacional-desenvolvimentista renomado, como Celso Furtado, diria, referindo-se inflao, que a estabilidade um objetivo fundamental, mas que deve subordinar-se a outro mais amplo que o desenvolvimento (FURTADO, [19--], p. 259). Sua soluo, todavia, no olvidaria da questo nacional em favor da do desenvolvimento:
no possvel seguir uma poltica ordenada de desenvolvimento se no se dispe de um efetivo comando sobre esse instrumento fundamental que o sistema bancrio. (FURTADO, [19--], p. 260).

Como Freire ontem, todos os que, hoje, recusam uma educao neutra e uma pedagogia vertical e bancria, tm de se posicionar politicamente em prol do popular e, nesta toada, podemos mesmo concluir pela inextricabilidade entre os conceitos de nacional e popular. certo que, assim, incorre-se no risco de reaproximar duas ideias que, em suas verses extremadas, devem ser superadas, quais sejam: o nacionalismo e o populismo. No entanto, este risco torna-se tanto menos provvel quanto mais a posio poltica se define em contrariedade ao sistema dado de coisas, ou seja, opresso do capital e subjugao dos pases perifricos. Isto tudo nos faz remeter a Paulo Freire (1996), em sua abordagem sobre a sociedade brasileira em transio. Trata-se, claramente, de um apelo ao nvel nacional que busca se desvelar criticamente em favor da libertao. Da sociedade em transio passa-se democratizao cultural que se impe como necessria e, desta, necessidade de se ter como foco de reflexes o homem brasileiro:
[...] assim como no podemos perder a batalha do desenvolvimento, a exigir, rapidamente, a ampliao de nossos quadros tcnicos de todos os nveis (a mo-de-obra qualificada do Pas de 20% apenas), no podemos perder a batalha de humanizao do homem brasileiro. (FREIRE, 1996, p. 105).

Prognosticar o controle do sistema bancrio, hoje, mais do que nunca, significa obter um controle sobre o mercado que se fetichiza em sua financeirizao e transnacionalizao, perdendo o vnculo com o nacional e com a responsabilidade diante das economias especficas. Paulo Freire tambm se referia ao desenvolvimento, mas sua reflexo, quanto temtica da educao, incidia sobre o homem brasileiro, da seu ad-mirar nacional:
[...] at o ISEB, a conscincia dos intelectuais brasileiros ou da grande maioria daqueles que pensavam e escreviam dentro do Brasil tinha como ponto de referncia tanto para o seu pensar como para a prpria avaliao do seu pensar a realidade do Brasil como um objeto do pensar europeu e depois norte-americano. Pensar o Brasil, de modo geral, era pensar sobre o Brasil, de um ponto de vista no-brasileiro. Julgava-se o desenvolvimento cultural do Brasil segundo critrios e perspectivas nos quais o Pas era necessariamente um elemento estrangeiro. evidente que este era fundamentalmente um modo de pensar alienado. (FREIRE, 1996, p. 106).

A passagem exemplar, no que toca

Fica claro, portanto, que apesar de as mais variadas influncias que se exerceram sobre Freire, ele foi portador de uma sntese

14

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

pedaggica, para alm de uma mera construo pedaggica. Ou seja, no foi seu pensamento tomado por um ecletismo que no permitisse ter uma posio bem definida sobre seu quefazer, pois, como diria Roberto Gomes (1979, p. 33), no ecletismo, retratamos nossas hesitao em assumir um ponto de vista que nos permitisse uma sntese original. justamente o contrrio que caracteriza Freire: uma sntese terica nem um pouco neutra porque para a liberdade -, ainda que tributria do existencialismo cristo, do culturalismo e do escolanovismo. Podemos recuperar outro exemplo do primeiro Paulo Freire, agora em seu primeiro livro, a tese Educao e atualidade brasileira, ao fazer um comentrio introdutrio em que resgata o pensamento de Vieira Pinto e sua ideologia do desenvolvimento:
[...] medite-se, ainda, no que representa para pases subdesenvolvidos como o Brasil, mas em processo de desenvolvimento, a insero do povo no esforo da recuperao econmica de suas comunidades. E no s econmica, mas poltica e social. O que representa a criao e a amplitude de uma conscincia popular do desenvolvimento. O sentido da responsabilidade social do homem. O que no podero fazer comunidades assim ideologizadas no esforo de sua recuperao. (FREIRE, 2003, p. 21, grifos do autor).

momento de aprofundamento e de rigorosa sistematizao para Paulo Freire. Destaquemos aqui alguns momentos de sua trajetria intelectual e prtica para que possamos nela ver o desdobramento da questo nacional. Antes de tudo, significativo resgatar a reflexo de Freire a respeito da dependncia latino-americana como um fenmeno relacional, ou seja, como uma relao de poder em favor da tradio metropolitana contra a cultura colonial. Trata-se de uma cultura do silncio, da apatia e da no participao democrtica. Freire vai interpretar, ento, a crescente das massas como o rompimento dessa cultura, dando azo a contradies que favorecem a emerso das conscincias at a assujeitadas:
[...] ainda mais, se um grupo de apodera do poder por um golpe de Estado como no caso recente do Peru e comea a tomar medidas de defesa econmica e cultural de tipo nacionalista, sua poltica cria uma nova contradio. O novo regime pode ir alm de suas prprias intenes e ver-se obrigado a romper definitivamente com a cultura do silncio, tanto no exterior como no interior, ou temendo o ascenso do povo voltar atrs e tratar de impor novamente o silncio s massas. (FREIRE, 1980, p. 65).

Eis a, pois bem, uma sntese do pensamento freireano nos prembulos da pedagogia do oprimido. Entre a anlise da alienao e da conscientizao, abertas estariam portas para a recepo crtica do cabedal marxista, bem como a prtica deixaria de se realizar localizadamente, como, dentre outras, na experincia de Angicos, mas se tornaria internacional e dialogada, ensima potncia, com vrias culturas distintas.

Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido


Como j reiterado, o exlio seria

Enfim, est a se referir ao fato de que o populismo terminar por criar srias contradies (FREIRE, 1980, p. 65). A ttulo de introduo, esta interpretao do fenmeno da dependncia dentro do binmio nacionalismopopulismo j demonstra a guinada de perspectiva do pensamento freireano, devido ao rumo que sua vida se obrigou a tomar. Em suma, para Freire (1980, p. 71), na Amrica Latina, o golpe de Estado veio a ser a resposta das elites econmicas e militares s crises provocadas pela emergncia popular. Isto significa dizer que a efervescncia do perodo populista era muito mais que cultural, no sentido das artes, pois que tambm de transio poltica, sugerindo a prpria revoluo: clima

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

15

de pr-revoluo, cuja contradio dialtica o golpe de Estado (FREIRE, 1980, p. 71). Tendo em vista esta interpretao inicial, possvel avanarmos para outros momentos da reflexo nacional em Freire. Dussel (1997, p. 44) advertia para o fato de que
[...] um certo nacionalismo cultural lanounos ao encontro do nacional. necessrio dar um passo a frente e descobrir a Amrica Latina para salvar nossa prpria cultura nacional. necessrio, ento, superar tal nacionalismo!

[...] penetrao que fazem os invasores no contexto cultural dos invadidos, impondo a estes sua viso do mundo, enquanto lhes freiam a criatividade, ao inibirem sua expanso. (FREIRE, 2004, p. 149).

Tal admoestao j fora incorporada por Paulo Freire, quando, no Chile, atuou no processo de planejamento da reforma agrria. Ali, o nacional, anteriormente to exaltado, transforma-se no continental que, como Dussel haveria de dizer, seria condio de salvaguarda das culturas nacionais. O prprio Freire daria argumentos para esse prisma de anlise:
[...] de um ponto de vista mais crtico e de uma viso mais histrica, para a Amrica Latina como para o Terceiro Mundo em geral, no somente a capacitao tcnica, mas qualquer outra dimenso educativa popular, no processo de reforma agrria ou no, tem que estar associada a este esforo atravs do qual os homens simples se decifram a si mesmos como homens, como pessoas proibidas de ser. (FREIRE, 1985, p. 92).

A despeito de no haver nenhuma referncia explcita questo nacional, esta se torna patente medida que o centro das atenes se torna a ao cultural dialgica e a revoluo cultural, como, respectivamente, anteriores e posteriores ao processo revolucionrio. Ou seja, trata-se de um convite a que todos participem da reconstruo da sociedade. Como no poderia deixar de ser, esta reflexo no d mais primazia questo nacional, em sentido explcito, por ser tributria do marxismo. Todavia, as sempre presentes menes sociedade acompanhadas do legado maosta acerca da revoluo cultural implicam o reconhecimento deste pano de fundo. Para corroborar nossa argumentao, demonstremola via prprias palavras de Paulo Freire:
[...] no possvel o desenvolvimento de sociedades duais, reflexas, invadidas, dependentes da sociedade metropolitana, pois que so sociedades alienadas, cujo ponto de deciso poltica, econmica e cultural se encontra fora delas na sociedade metropolitana. (FREIRE, 2004, p. 159).

No Chile, Freire tambm poderia ter elaborado sua pedagogia do oprimido, verdadeiro monumento da Teoria da Libertao na Amrica Latina. Para alm de aprofundar e ressistematizar suas ideias, ele optou por fazer uma dura crtica teoria da ao antidialgica (no mbito da educao, a concepo bancria). Qui o mais interessante para a reflexo do nacional a seja, justamente, as caractersticas de tal ao antidialgica, em especial, a invaso cultural, conceituada da seguinte maneira:

Por derradeiro, insta-nos rpida viso da atuao de Freire na frica como decorrncia de sua prtica pedaggica subversiva, a qual no tinha guarida em seu pas natal. Ao abordar a problemtica da Tanznia, a seu pedido, Freire comentaria sobre a construo feita por seu presidente em termos de educao, sendo que uma das propostas
[...] tem que ver com o carter poltico da educao, a nfase que o Presidente Nyerere d participao crtica de seu Povo, como sujeito no processo de desenvolvimento do Pas. Para Nyerere, no h desenvolvimento sem a presena curiosa e responsvel das

16

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

massas populares na reconstruo da sua sociedade. (FREIRE, 1984, p. 37).

A se percebe o respeito de Freire pela cultura tanzaniana, mas, ao mesmo tempo, sem abdicar de balizas muito bem sedimentadas quanto sua opo poltica. A sociedade socialista que Freire tambm queria construir no poderia se furtar de unir o nacional ao universal, no sentido da luta pela libertao, pois fora disto,
[...] a minha pesquisa s tem sentido se a minha opo poltica pela dominao e no pela libertao dos grupos e das classes sociais oprimidas. (FREIRE, 1984, p. 35).

trabalhadores e de trabalhadoras. Por isso, a reconstruo nacional exige de ns: unidade, disciplina, trabalho e vigilncia. (FREIRE, 1987, p. 71).

Outra experincia salutar seria a de So Tom e Prncipe, na ajuda dada por Freire ao governo independente recm-descolonizado. Ali, ele participou da redao dos Cadernos de Cultura Popular, os quais primariam por uma compreenso crtica do momento de transio revolucionria em que se achava o pas (FREIRE, 1987, p. 46). Os Cadernos trariam uma grande riqueza poltica para a educao, como se pode observar em algumas passagens:
[...] com o MLSTP [Movimento de Libertao de So Tom e Prncipe] estamos a construir uma sociedade em que todos participam para o bem-estar de todos. Precisamos estar vigilantes contra aqueles que pretendem comear de novo o sistema de explorao das maiorias por uma minoria dominante. (FREIRE, 1987, p. 59).

Sob o ttulo reconstruo nacional, segue um excerto citado por Freire:


[...] vimos, no texto anterior, que produzir mais nas roas, nas fbricas e trabalhar mais nos servios pblicos lutar pela reconstruo nacional. Vimos tambm que a reconstruo nacional, para ns, significa a criao de uma sociedade nova, sem explorados nem exploradores. Uma sociedade de

Estas quatro ltimas palavras parecem resumir a temtica do nacional em Paulo Freire. Apesar de includas em um especfico contexto, o ps-colonialismo africano, representam um pouco da sntese freireana a respeito do assunto. Freire teve muitas outras experincias, mas as apontadas aqui tendem a nos fazer crer em uma suficiente anlise introdutria ao tema. A partir delas, bem como do que assinalamos anteriormente dentro da concepo freireana, podemos distinguir alguns traos contnuos de sua obra, vale dizer, o privilgio prtica, a conscincia crtica, o respeito cultural e a aproximao final entre os conceitos de nacional e popular, em especial, dentro de processos de reestruturao das sociedades nas quais trabalhou. Esta abordagem histrica dada ao pensamento de Freire quanto reflexo do nacional, permite-nos entrever que a prpria histria tem suas salincias, sulcos que ficam recnditos e que precisam ser entrevistos novamente para que entendamos que sua narrativa feita pelos vencedores. Mas os vencidos, explorados, dominados, no deixam de resistir; quando a histria parece ter chegado a seu fim ela nos surpreende e, a sim, comea verdadeiramente. Como diria Freire, o passado no se muda. Compreende-se, recusa-se, aceitase, mas no se muda. J o futuro dos Povos e no dos Imprios (FREIRE, 2000, p. 73-76). Tivemos por objetivo refletir sobre a produo terica de Paulo Freire, tomando a questo nacional, a fim de compreendermos as consequncias de sua interpretao para suas opes epistemolgicas. Ao ressaltarmos dois momentos de sua produo que ensejam cargas semnticas e polticas distintas problemtica nacional o desenvolvimentismo e a crtica dependncia conectada reconstruo de uma

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

17

sociedade de novo tipo cremos ter evidenciado sua contribuio, a partir das transformaes de seu pensamento mesmo, para a superao

das apostas polticas de mudana marginal, como diria Fals Borda (1979), em prol de transformaes estruturais, revolucionrias.

18

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 10-19, jul./dez. 2013

19

You might also like