You are on page 1of 14

Faa Agora Mesmo o seu Sumrio Executivo!

Autor: admin | 10/05/2012 - 12:31 | Categoria(s): Dicas

Elaborar um plano de negcios, apesar de no ser obrigatrio, pode ajudar muito a organizar algumas ideias e conceitos sobre sua empresa. O plano de negcios basicamente um documento que apresentar sua empresa, com dados sobre seus produtos e servios, mercado, estratgia, planejamento, etc. E uma das partes mais importantes do seu plano de negcios o sumrio executivo. O sumrio executivo onde o leitor ter a primeira impresso de como ser o documento, e consequentemente, de como a sua empresa, portanto fundamental escrev-lo de maneira que transmita uma impresso positiva do seu negcio. Trata-se de uma viso ampla e resumida do que est porvir, explicando de maneira geral como o modelo de negcio com fundamentos e justificativas das informaes presentes no documento. Facilmente ser a parte que mais vai dar trabalho do seu plano de negcios, j que extremamente importante e ter de ser escrito com muita ateno, e ser revisado vrias vezes com mais ateno ainda. Como o sumrio apresenta informaes resumidas da sua empresa e claro, do seu plano, importante escrev-lo por ltimo, assim no ter necessidade de acrescentar e modificar partes depois de ter finalizado o documento. E para no comear errado com o investidor que gostou do seu pitch e quis dar uma olhada no seu plano de negcios, confira algumas dicas para preparar o sumrio executivo da sua empresa. Voc pode desenvolver seu plano de negcios a partir dos seguintes captulos:

O que voc faz?


Fale resumidamente sobre seu produto ou servio, sobre o mercado que pretende atingir, como est estruturada sua empresa, ou como pretende estrutur-la. D uma viso ampla da sua proposta explicando a soluo que oferece para determinado problema. Se esforce para prender a ateno do leitor, venda a sua ideia. Lembre-se, ao ler os dois primeiros pargrafos o leitor deve ter certeza do que se trata o seu negcio.

Quem o seu time?

Descreva o seu time e principalmente, quem so os fundadores: o que fizeram, qual sua formao e como usaram isso para chegar neste ponto? Qual o comprometimento da equipe com o negcio? Voc sabe o que est fazendo? Entende o mercado que pretende entrar ou que j est inserido? Voc precisa passar a mensagem que voc, assim como sua equipe, est ciente de tudo que necessrio para colocar essa ideia para frente. Faa com que o leitor tenha certeza de que voc est apto para tocar o negcio.

Problemas?
J que todo negcio existe para resolver algum problema, explique qual o problema que est em evidncia e que precisa ser eliminado a qualquer custo. Quais dificuldades existem e quais as solues atuais para este tipo de problema, e quais as dificuldades recorrentes com essas atuais solues do mercado.

Soluo/ Tecnologia
Chegou a hora de explicar a soluo que voc criou. Venda a tecnologia do seu produto ou servio, descreva atentamente sua proposta, sua ideia, explicando de modo bem claro e obviamente, com o marketing afiado. Como sua soluo se difere das atuais solues? Qual o diferencial que far com que o usurio escolha seu produto ou servio? Qual o alcance do seu negcio?

Mercado

Descreva o mercado potencial. Existe um mercado? Qual o tamanho deste mercado? Qual a fatia que voc pretende conquistar com sua brilhante ideia? E um mercado secundrio que futuramente possa ser explorado? Como transformar esse mercado potencial em um mercado efetivo? interessante utilizar dados com base em nmeros, construa grficos e abuse do Excell.

Venda o seu negcio!


Finalmente, utilize o final do seu sumrio para encantar o investidor ou leitor. Nada mais encantador que a projeo de vendas e faturamento. Com a execuo do seu plano de negcio, quais os valores que voc pretende alcanar? Qual o atual volume financeiro do seu negcio? Ele j sustentvel? Voc precisa de financiamento? Quanto? Qual ser o retorno?

Meu Sumrio Executivo est completo?


Depois de ler o seu sumrio executivo o leitor deve ter as respostas para as seguintes perguntas:

Quem voc? Que tipo de servio ou produto voc oferece? Onde ele est localizado? Quanto voc pretende levantar? Como o mercado em que seu produto/servio est inserido? Como ele se encontra atualmente e como ele reagir com o investimento? Por que esta uma oportunidade nica para o investidor?

Se voc conseguir responder essas perguntas de uma forma resumida (porm explicativa), atraente (porm completa), e segura (porm inovadora), voc ter criado um sumrio executivo matador.

Elaborando seu Modelo de Negcios: Business Model Canvas Parte 1


Ns j ensinamos como fazer o seu Sumrio Executivo, e como eles descrevem a maneira que uma empresa cria, entrega e retm valor. Agora que voc j sabe como fazer um, chegou a hora de passar para a prxima fase. Se voc j tem uma startup ou planeja ter, j deve conhecer ou ouviu falar sobre o Business Model Canvas, uma ferramenta de gerenciamento estratgico para empreendimentos. O BMC ajuda no desenvolvimento de esboos e verses finais de modelos de negcio, tanto para um novo empreendimento quanto para sua startup que j est na ativa. Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualizao e compreenso do modelo de negcio de um empreendimento, dividindo-o em nove importantes blocos para o detalhamento do seu negcio. Por mais que os planos de negcios no sejam feitos com muita alegria, o Business Model Canvas d uma viso mais ampla dos problemas e oportunidades que voc poder encontrar na sua jornada empreendedora. O mtodo Business Model Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, expert em Modelos de Negcios. A ferramenta baseada no seu trabalho anterior, Business Model Ontology, mas foi apresentada com mais detalhes em seu livro Business Model Generation, escrito por ele e Yves Pigneur. escrito por ele e Yves Pigneur. O BMC divido em nove blocos:

Segmentos de Consumidores (Customer Segments) Proposta de Valor (Value Propositions) Canais (Channels) Relacionamento com Consumidor (Customer Relationships) Fontes de Receita (Revenue Streams) Recursos-Chave (Key Resources) Atividades Chave (Key Activities) Parcerias Chave (Key Partnerships) Estrutura de Custos (Cost Structure)

Com o Business Model Canvas voc pode descrever com facilidade o seu modelo de negcios, mas para isso voc precisa aprender como desenvolv-lo. O ideal fazer o download do template, imprimir em uma folha de bom tamanho e complet-la com seu(s) scio(s). Para completar o business plan voc pode comprar blocos de paps tipo Post-it, preencher e colar nos blocos.

Segmentos de Consumidores

Aqui voc deve preencher com os grupos, pessoas e organizaes que sua empresa pretende alcanar e atender. Ningum sobrevive sem os consumidores. Mas o que fazer quando sua base de usurios aumenta drasticamente? Voc precisa se organizar para atendlos. Para isso voc precisar dividir seus consumidores/usurios em segmentos distintos com necessidades e comportamentos em comum. Voc ter decises difceis a tomar. Essa segmentao ajuda na deciso de quais grupos vale a pena atender e quais sero ignorados.

Os consumidores devero ser segmentados se: precisam de atendimento especial, so alcanados atravs de diferentes canais de distribuio e se esto dispostos a pagar mais por recursos extras. Confira os tipos de Segmentos de Consumidores:

Mercado de Massa (Mass Market) - modelo de negcios focado no mercado de massa, que no distingue entre Segmentos de Consumidores. Ex: setor de consumo eletrnico. Mercado de Nicho (Niche Market) modelo de negcios com foco em mercados de nicho, atendendo a um Segmento de Consumidor especfico. Todo o modelo focado neste nicho, desde a Proposta de Valor at o Relacionamento com o Consumidor. Ex: vendedores de peas de automveis dependem das compras de grandes fbricas de carros. Segmentos (Segmented) modelos de negcio que atende segmentos diferentes com pequena diferena nas necessidades e problemas. Ex: indstria de relgios atende em mdia trs segmentos diferentes e oferece pequenas diferenas na Proposta de Valor entre esses grupos. Diversificados (Diversified) - Empresa com modelo de negcios diversificado, que atende dois Segmentos de Consumidores diferentes. Ex: Amazon. Plataformas ou Mercados multi-laterais (Multi-sided platforms or markets) o modelo de negcio precisa de dois segmentos para funcionar. Ex: uma empresa que produz seu jornalzinho precisa de uma grande base de leitores, mas tambm precisa de anunciantes para cobrir seus custos.

Este foi o primeiro post da nossa srie sobre Business Model Canvas, nos prximos, entraremos nos demais setores do canvas e daremos dicas sobre como preencher cada um deles. Fique ligado! E se tiver alguma dvida, no deixe de comentar!

Elaborando seu Modelo de Negcios: Business Model Canvas Parte 2


Assim como o modelo Lean Startup, o Business Model Canvas tambm virou febre entre modelos de negcios e adotado por muitos empreendedores brasileiros. Mas nem todos entendem esta ferramenta complexa de gerenciamento estratgico que permite que o empreendedor conhea melhor o seu negcio e mercado. O BMC pode ajudar tanto as startups recm-nascidas quanto s startups que j se consideram estabelecidas no mercado. A ferramenta pode ser considerada um mapa visual, que realmente mostra o caminho para o empreendedor, facilitando a compreenso o modelo de negcio de um empreendimento, dividindo-o em nove blocos para o detalhamento do seu negcio:

Segmentos de Consumidores (Customer Segments) Proposta de Valor (Value Propositions)

Canais (Channels) Relacionamento com Consumidor (Customer Relationships) Fontes de Receita (Revenue Streams) Recursos-Chave (Key Resources) Atividades Chave (Key Activities) Parcerias Chave (Key Partnerships) Estrutura de Custos (Cost Structure)

J falamos sobre Segmentos de Consumidores, agora continue lendo para entender o que o BMC e como utiliz-lo para elaborar seu modelo de negcio.

Proposio de Valor

Descreve os produtos e servios que criam valor para determinado segmento de consumidor. A proposta de valor prende o seu consumidor, resolve seus problemas e satisfaz suas necessidades. Cada proposta de valor representa um grupo de produtos e servios ou benefcio que atende s necessidades de um determinado segmento de consumidor. Voc pode considerar uma proposta de valor: algo que represente uma novidade ou podem ser similares aos mercados existentes com alguns recursos extras. Elementos que contribuem com a proposta de valor:

Novidade Desempenho Personalizao Resolver o problema Design Status da marca Preo Reduo de custo Reduo de risco Acessibilidade Convenincia e Usabilidade

Canais

Comunicao, distribuio e canais de venda. Em alguns casos pode ser considerada a comunicao da empresa, responsvel pela entrega da propostade valor aos segmentos de consumidores. Os canais so importantes para a experincia do consumidor. Servem para divulgar alguma novidade, receber feedback, oferecer produtos e servios e tambm oferecer suporte aps aquisio. Confira as diferentes fases dos Canais:

Percepo - Como aumentar a percepo do consumidor perante o seu produto ou servio? Avaliao - Como ajudar o consumidor a avaliar a Proposta de Valor da empresa? Aquisio - Como permitir que o consumidor adquira produtos e servios especficos? Entrega - Como entregar a Proposta de Valor aos consumidores? Ps venda - Como oferecer o suporte ps venda?

Relacionamento com Consumidor

Defina o tipo de relacionamento que sua startup ter com seus segmentos de usurios/consumidores. Voc pode dar um toque pessoal ao seu relacionamento com determinado segmento. Esse relacionamento pode ajudar na conquista do novo usurio, manter os usurios atuais e at mesmo aumentar as vendas. Existem vrias categorias de Relacionamento com o Consumidor, que podem ser diferenciadas tambm pelo Segmento do Consumidor:

Assistncia pessoal o relacionamento com interao humana. Um representante d suporte na venda, ou no ps venda. Assistncia pessoal dedicada o relacionamento mais ntimo com o consumidor. Um representante oferece suporte para clientes individuais. Como acontece com os gerentes de bancos. Self-service a empresa oferece os meios necessrios e o prprio consumidor se vira.

Servios automatizados simula uma relao pessoal, mas oferece servios automatizados especficos para o consumidor atravs do perfil do mesmo. Comunidades algumas empresas possuem uma comunidade online onde os prprios consumidores se ajudam de maneiras variadas. Co-criao algumas empresas do espao para que o consumidor contribua com a criao de valores. Seja com reviews, com opinies at mesmo na criao de novos produtos e servios. Acontece tambm em plataformas onde o usurio cria seu prprio contedo e, ocasionalmente, gera milhares de visitas pela qualidade do contedo criado.

Fique ligado, em breve teremos o prximo captulo da srie sobre BMC. E caso tenha alguma dvida, no deixe de comentar.

Elaborando seu Modelo de Negcios: Business Model Canvas Parte 3


O Business Model Canvas uma ferramenta de gerenciamento estratgico que pode mudar a percepo do empreendedor perante sua empresa, ou produtos e servios oferecidos. Muitos brasileiros j adotaram o BMC, abrindo caminhos para conhecerem melhor seus empreendimentos. A ferramenta pode ser til para o mercado de internet, mas tambm utilizado por grandes empresas de outros setores. O BMC dividido em nove blocos para o detalhamento do seu negcio:

Segmentos de Consumidores (Customer Segments) Proposta de Valor (Value Propositions) Canais (Channels) Relacionamento com Consumidor (Customer Relationships) Fontes de Receita (Revenue Streams) Recursos-Chave (Key Resources) Atividades Chave (Key Activities) Parcerias Chave (Key Partnerships) Estrutura de Custos (Cost Structure)

J falamos sobre Segmentos de Consumidores, Proposta de Valor, Canais e Relacionamento com Consumidor. Agora continue lendo para entender mais sobre Fontes de Receita e Recursos-Chave. Confira as partes anteriores da srie, faa o download do BMC e continue lendo.

Fontes de Receita

Trata-se da renda gerada por cada segmento de usurio. Quais so as propostas de valores que cada segmento de consumidor est disposto a comprar? Cada resposta representa uma fonte de receita, e cada fonte possui diferentes mecanismos de preo, como listas de preos, barganhas, leilo, variveis do mercado, e at mesmo variveis de volume. Existem dois tipos de Fontes de Receita: de transaes de pagamentos nicos de consumidores ou renda de pagamentos recorrentes para entrega de Proposta de Valor aos consumidores ou por oferecer suporte ps-venda. Existem vrias maneiras de gerar fontes de receita, confira:

Venda de ativos a fonte de receita mais comum que existe, trata-se da venda de direitos de propriedade de um produto fsico. Taxa de utilizao gerado a partir do uso de um servio. Quanto mais o servio utilizado, mais o usurio paga. Ex: A cada entrega de pizza realizada cobrada uma taxa de entrega. Taxa de assinaturas este tipo de fonte de receita acontece quando vendido o acesso contnuo a um servio. Ex: o jogador do World of Warcraft paga uma taxa mensal pela permisso de uso do jogo online. Emprstimo, Aluguel e Leasing esta fonte de renda criada pela cobrana atravs da permisso temporria do direito de uso de um ativo particular por um perodo fixo. Quem aluga o produto/servio tem a vantagem de receber receita recorrente, j quem aluga, aproveita os benefcios por determinado perodo em troca de uma porcentagem que poderia gastar pelo custo total de propriedade. Ex: Locadoras de carros e tambm de filmes. Licenciamento acontece quando vendida uma permisso ao consumidor de uso de propriedade intelectual protegida. Permite que os detentores dos direitos ganhem receitas atravs de suas propriedades, isso sem a necessidade de comercializar produtos ou servios. comum na indstria de tecnologia, atravs do pagamento de taxas em troca do uso de tecnologia patenteada. Taxa de corretores este tipo de fonte de receita acontece com servios intermediados realizados em nome de duas ou mais partes. Ex: Fornecedores de cartes de crdito ganham receitas ao cobrarem taxas de cada transao realizada entre o consumidor e os estabelecimentos. Anncios acontece quando so cobradas taxas por publicidade de determinado produto, servio ou marca. Ex: aquele amigo seu que tem um blog e recebe R$ 500,00 por ms por cada banner veiculado.

Mecanismos de Preos Precificao fixa:

Lista de preos preos pr-determinados de produtos e servios.

Varia de acordo com recursos do produto o preo depende da quantidade e qualidade dos recursos. Varia de acordo com o Segmento do Consumidor o preo depende das caractersticas do segmento de consumidor. Varia de acordo com o volume preo varia de acordo com a quantidade aquirida.

Precificao dinmica:

Negociao (barganha) o preo varia de acordo com o poder de negociao das partes envolvidas. Gesto de quantidade preo depende de acordo com estoque e poca da compra (passagens de avio). Mercado em tempo real Preo estabelecido pelo mercado em tempo real Leilo preo determinado por lances.

Recursos-Chave

Os recursos-chave so os itens tangveis e intangveis necessrios para oferecer e entregar os elementos mencionados acima. Ao completar esse bloco voc saber as peas importantes para tocar o seu modelo de negcio. Esses recursos permite a criao e entrega de propostas de valor, alcance de mercados, alm de manter o relacionamento com seus segmentos de usurios e ganhar renda. Dependendo do seu modelo de negcio, voc precisar de vrios recursos-chave. Uma fbrica foca em instalaes de produo intensiva enquanto uma empresa de servios foca em recursos humanos. Esses recursos podem ser fsicos, financeiros, intelectuais ou humanos, eles tambm podem ser alugados ou vendidos para parceiros-chave. Os recursos-chave podem ser divididos nas categorias seguintes:

Fsicos tratam-se dos ativos fsicos como escritrios e instalaes, veculos, mquinas, sistemas, pontos de venda e redes de distribuio. Intelectuais nesta categoria podemos incluir marcas, conhecimento patenteado, patentes, direitos, parcerias e bancos de dados. Recursos intelectuais so difceis de serem desenvolvidos, mas criam grande valor substancial. Humanos em algumas empresas os recursos humanos so mais importantes que em outras. Alguns planos de negcios dependem mais de um setor especfico, sendo necessria a formao de uma forte equipe. Financeiros algumas empresas precisam dar mais ateno aos recursos financeiros, como dinheiro, linhas de crdito ou opes de aes para a contratao de funcionrios estrelas. O que acontece muito nas startups.

Esta foi a terceira parte da nossa srie sobre Business Model Canvas, em breve teremos a quarta e ltima. Caso tenha alguma dvida no deixe de comentar!

Elaborando seu Modelo de Negcios: Business Model Canvas Parte 4


O Business Model Canvas uma ferramenta de gerenciamento estratgico que pode mudar a percepo do empreendedor perante sua empresa, ou produtos e servios oferecidos. O BMC dividido em nove blocos para o detalhamento do seu negcio:

Segmentos de Consumidores (Customer Segments) Proposta de Valor (Value Propositions) Canais (Channels) Relacionamento com Consumidor (Customer Relationships) Fontes de Receita (Revenue Streams) Recursos-Chave (Key Resources) Atividades Chave (Key Activities) Parcerias Chave (Key Partnerships) Estrutura de Custos (Cost Structure)

Clique aqui para baixar o template, tambm disponvel no site Business Model Generation. Como voc j vem acompanhando nossa srie, vamos direto ao ponto! J falamos sobre Segmentos de Consumidores, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Consumidor, Fontes de Receita e Recursos-Chave. Chegou a hora de aprender mais sobre Atividades Chave, Parcerias Chave e Estrutura de Custos. Agora continue lendo para finalizar o seu treinamento BMC.

Atividades Chave

So as atividades mais importantes que uma empresa deve realizar para que seu modelo de negcio v para frente. Assim como os recursos chave, as atividades precisam oferecer uma proposta de valor, alcanar mercados, manter o relacionamento com o consumidor e gerar receita. As atividadeschave tambm dependem do tipo do modelo de negcio da empresa.

As atividades-chave podem ser dividas nas seguintes categorias:

Produo as atividades de produo so relacionadas a desenvolvimento, produo e entrega de um produto em grandes quantidades e/ou qualidade superior. Soluo de problemas as atividades desta natureza esto relacionadas com as novas solues para problemas individuais do cliente. Plataforma/rede modelos onde plataformas so caracterizadas como atividades-chave. Redes, plataformas matchmaking, software, e at mesmo marcas podem funcionar como uma plataforma. Ex: O modelo de negcio da Visa requer atividades relacionadas sua plataforma de transaes de cartes de crdito para bancos, clientes e comerciantes.

Parceiros-Chave

Trata-se da rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negcio da empresa funcionar. As parcerias existem para beneficiar todas as partes. Nada de graa, e o que de graa no vale a pena. As parcerias so cada vez mais importantes para a otimizao do modelo de negcios, assim como na reduo de riscos e aquisio de recursos. Existem quatro tipos de parcerias:

Parcerias estratgicas entre no-concorrentes. Parcerias estratgicas entre concorrentes. Joint ventures para desenvolvimento de um novo negcio. Parceria entre comprador e fornecedor.

Voc pode considerar trs elementos de motivao para a criao de parcerias. So eles:

Otimizao e economia de escala a parceria mais comum feita para otimizar a alocao de recursos e atividades. Pra que ser auto suficiente se voc pode reduzir seus custos e apostar em parcerias? As parcerias so timas para reduzir custos. Reduo de risco e incertezas a comunidade de startups de tecnologia sempre foi unida, pelo menos entre empresas amigas. Isso porque as parcerias so timas para a reduo de riscos em ambientes incertos. Muitas empresas formam parcerias estratgicas com concorrentes em uma rea enquanto competem em outra. Aquisio de recursos e atividades especiais poucas empresas so auto suficientes se tratando dos recursos e atividades que realizam. mais fcil estender seus prprios recursos com parcerias de outras empresas para

fornecer recursos ou realizar atividades especificas. Esse tipo de parceria pode ser motivada para adquirir conhecimento, patentes ou at mesmo uma base de usurios.

Estrutura de Custos (Cost Structure)

Quais so seus gastos para que sua empresa funcione? Quais so os recursos e atividades mais caros? Aqui voc descreve os custos mais importantes para que seu modelo de negcio seja eficiente. Criar e entregar valor para segmentos, mantendo um relacionamento com o consumidor, e ainda assim gerando renda. Este um modelo que funciona, mas que tambm gera gastos. Esses gastos so definidos com mais facilidade depois de definir seus recursos-chave, suas atividades-chave e suas principais parcerias. Seu modelo de negcio se encaixa em uma das categorias:

Modelo de negcio orientado por custo foca minimizar os custos sempre que possvel, mantendo uma estrutura de custos mais simples possvel com propostas de valor baixas, automatizao e outsourcing extensivo. Modelo de negcio orientado por valor focam mais em criar valor que na economia de custos. Geralmente focam em propostas de valor Premium por servios altamente personalizados.

Confira as caractersticas das estruturas de custo:


Custos fixos os custos continuam os mesmos apesar de bens e servios. Ex: Salrios e aluguis. Custos variveis variam proporcionalmente ao volume de bens e servios produzidos. Escala de economia a empresa consegue descontos com uma alta produo. Grandes empresas pagam menos em produtos que compram em grande nmero. Escopo de economia uma empresa consegue descontos por possuir um mbito maior de operaes. Em uma grande empresa, os mesmos esforos de marketing ou de canais de distribuio so utilizados para diversos produtos.

Agora voc precisar do mapa visual para a impresso, no prprio site dos criadores da ferramenta possvel fazer o download. A recomendao que voc faa o plotter em um pster grande. Assim poder ir completando com seus scios ou companheiros de trabalho atravs dos marcadores post-it. Finalmente finalizamos a nossa srie, agora basta voltar sempre que tiver alguma dvida. E no deixe de comentar sobre o processo de elaborao do seu Business Model Canvas. Boa sorte!

You might also like