You are on page 1of 3

1. ELETRODINMICA: a parte da Eletricidade que estuda as cargas eltricas em movimento. 2.

. CORRENTE ELTRICA: A corrente eltrica um movimento ordenado de cargas elementares. A corrente eltrica devido ao movimento de: a) eltrons livres nos slidos (metais); b) eltrons e ons nos gases (lmpadas fluorescentes); c) ons nos lquidos (pilhas e baterias). Para facilitar a compreenso sobre o estudo da corrente eltrica, vamos imaginar duas situaes: 1 -Um fio metlico, como o da figura a seguir, possui eltrons em movimento desordenado em seu interior.

IMPORTANTE: Freqentemente utilizamos submltiplos do Ampere. -3 1 mA = 10 A (miliampre) -6 1 A = 10 A (microampre) -9 1 nA = 10 A (nanoampre)

Exerccio
1 . Numa seco transversal de um fio condutor passa uma carga de 10C a cada 2,0s. A intensidade da corrente eltrica neste fio ser: a) 5,0mA b) 10mA c) 0,50 A d) 5,0A e) 10A 2 . Num fio de cobre passa uma corrente contnua de 20A. Isso quer dizer que, em 5,0s, passa por uma seco reta do -19 fio um nmero de eltrons igual a: (e=1,6. 10 C) 20 a) 1,25. 10 20 b) 3,25. 10 20 c) 4,25. 10 20 d) 6,25. 10 20 e) 7,00. 10 3 . Pela Seco reta de um fio, passaram 5,0.10 eltrons a cada 2,0s. Sabendo-se que a carga eltrica elementar vale -19 1,6.10 C, pode-se afirmar que a corrente eltrica que percorre o fio tem intensidade: a) 500mA b) 800mA c) 160mA d) 400mA e) 320mA 4 . A corrente eltrica nos condutores metlicos constituda de: a. Eltrons livres no sentido convencional. b. Cargas positivas no sentido convencional. c. Eltrons livres no sentido oposto ao convencional. d. Cargas positivas no sentido oposto ao convencional. e. ons positivos e negativos fluindo na estrutura cristalizada do metal.
18

2 - Ao ligarmos este condutor aos plos de uma bateria (gerador), se estabelece um campo eltrico sem eu interior. Os eltrons, agora, estaro sob a ao de uma fora eltrica que far com que eles sejam acelerados adquirindo uma considervel energia cintica (energia de movimento).

Outra explicao para a causa da corrente eltrica a diferena de potencial (ddp). 3. INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA a quantidade de carga eltrica total Q que atravessa uma seco reta S de um condutor por intervalo de tempo t.

O enunciado a seguir refere-se s questes 05 e 06: Um fio metlico percorrido por uma corrente eltrica contnua e constante. Sabendo que uma carga eltrica de 64 C atravessa uma seo transversal do fio em 4,0 s. Dado 19 a carga elementar do eltron: e = 1,6. 10 C. 5 . Assinale a intensidade de corrente eltrica que percorre o fio: a) 32 A b) 16 A c) 12 A d) 10 A e) 8 A 6 . Determine o nmero de eltrons que atravessa uma seo do condutor. 20 a) 2,0. 10 eltrons 20 b) 3,0. 10 eltrons 20 c) 4,0. 10 eltrons 20 d) 5,0. 10 eltrons 20 e) 6,0. 10 eltrons

4 - GRFICO DA CORRENTE ELTRICA 7. Utilizando um aparelho sensvel, foi possvel medir a 2 passagem de 25,0. 10 eltrons por segundo atravs de uma seo de um condutor. Sendo a carga elementar de 19 1,6. 10 C, calcule a intensidade de corrente eltrica. 17 a) 4,0. 10 A 16 b) 4,0. 10 A 15 c) 4,0. 10 A 14 d) 4,0. 10 A 13 e) 4,0. 10 A 8. O grfico abaixo representa a intensidade da corrente que percorre um condutor em funo do tempo.

5 - CLASSIFICAO DA CORRENTE ELTRICA 5.1 - Corrente Contnua A corrente contnua constante tem sentido e intensidades constantes em funo do tempo. Exemplo: pilha comum. 5.2 - Corrente Alternada A corrente alternada muda periodicamente no tempo. No caso da figura, a corrente alternada senoidal. Exemplo: corrente eltrica residencial.

Sendo a carga elementar e = 1,6 x 10 C, determine: (a) a carga eltrica que atravessa a seo transversal do condutor em 6 s; (b) o nmero de eltrons que nesse intervalo de tempo atravessou a seo; (c) a intensidade mdia de corrente eltrica entre 0 e 6 s. 9. Uma corrente eltrica, cujo valor est representado no grfico abaixo, flui num condutor durante 80s.

-19

Nesse intervalo de tempo, a carga eltrica, em Coulomb, que passa por uma seco transversal do condutor, igual a: a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 10 - A carga eltrica de um eltron vale 1,6 . 10 C. A 17 passagem, pelo filamento de uma lmpada, de 1,25. 10 eltrons/s equivale a uma corrente eltrica, em mA, igual a: -2 a) 1,3. 10 -1 c) 2,0. 10 2 e) 2,0. 10 -2 b) 1,8. 10 d) 2,0. 10.
-19

Obs1: O sentido convencional da corrente eltrica contrrio ao do movimento dos eltrons. Obs2: A corrente contnua (CC) mantm o seu sentido com o tempo e a corrente alternada (CA), alterna o seu sentido periodicamente. Obs3: A velocidade dos eltrons num fio metlico relativamente baixa, ocorrendo um movimento simultneo entre eles ao longo de todo o fio. Isto explica o fato de uma distante lmpada incandescente acender no momento em que o interruptor ligado. Relao entre as correntes eltricas em um n N o ponto de um circuito eltrico em que mais de dois fios condutores esto interligados (ponto P da figura abaixo). Em qualquer intervalo de tempo, a quantidade de eltrons que chega ao n igual que sai dele. Ento, a soma das intensidades das correntes eltricas que chegam ao n tambm igual soma das que dele saem:

i1 + i2 = i3 + i4

LEITURA COMPLEMENTAR 6 - EFEITO DA CORRENTE ELTRICA: 6.1 - Efeito trmico ou efeito Joule. CHOQUE ELTRICO O choque eltrico causado por uma corrente eltrica que passa atravs do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque aquele que se origina quando uma corrente eltrica entra pela mo da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o trax, ela tem grande chance de afetar o corao e a respirao. Se fizerem parte do circuito eltrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mo, ou uma mo e um p, o risco menor. O valor mnimo de corrente que uma pessoa pode perceber 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos msculos, sendo difcil abrir as mos para se livrar do contato. O valor mortal est compreendido entre 10 mA e 3A

Qualquer condutor sofre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente eltrica. Esse efeito a base de funcionamento dos aquecedores eltricos, chuveiros eltricos, secadores de cabelo, lmpadas trmicas etc. 6.2 - Efeito luminoso. Em determinadas condies, a passagem da corrente eltrica atravs de um gs rarefeito faz com que ele emita luz. As lmpadas fluorescentes e os anncios luminosos. So aplicaes desse efeito. Neles h a transformao direta de energia eltrica em energia luminosa.

6.3 - Efeito magntico. Um condutor percorrido por uma corrente eltrica cria, na regio prxima a ele, um campo magntico. Este um dos efeitos mais importantes, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, rels etc. 6.4 - Efeito qumico. Uma soluo eletroltica sofre decomposio, quando atravessada por uma corrente eltrica. a eletrlise. Esse efeito utilizado, por exemplo, no revestimento de metais: cromagem, niquelao etc.

Normalmente, a resistncia eltrica de nossa pele grande e limita o estabelecimento de uma corrente eltrica caso a tenso aplicada no seja muito grande. Com a pele seca, por exemplo, no tomamos nenhum choque se submetidos tenso de 12 V, mas se a pele estiver mida a resistncia eltrica cai muito e podemos levar um choque considervel. Uma forma de se evitar os choques eltricos fazer a ligao dos aparelhos terra.

a voltagem ou a corrente que far mal? Muitas vezes voc v uma placa dizendo: "Perigo alta voltagem"; mas alta voltagem, ou alto potencial, no lhe causar mal. Alta voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, e esta que produz o dano. Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, no afetado por esta, porque nenhuma corrente passa atravs do seu corpo. Se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimar.

You might also like