You are on page 1of 5

A Galinha Pintadinha, um Oceano Azul e SEO saiba o que tudo isso tem a ver com sua loja virtual

14 de abril de 2011 por Marcio Hiroshi Okabe

A Galinha Pintadinha um DVD de msicas infantis cujos vdeos no YouTube esto entre os mais vistos no Brasil. Seu canal no YouTube possui mais de 170 MILHES de visualizaes no vdeos publicados, e alm do DVD Galinha Pintadinha 2, foram lanados o CD e o bichinho de pelcia da Galinha Pintadinha. Meus filhos j devem ter assistido milhares de vezes a este DVD que so animaes com ilustraes simples, mas com excelente qualidade e que utilizam msicas infantis tradicionais.

No livro A Estratgia do Oceano Azul, os autores W. Chan Kim e Rene Mauborgne defendem uma tese de que a concorrncia do mercado tradicional em busca de lucro resulta no oceano vermelho com lucros menores e alta concorrncia. Eles afirmam que a estratgia deveria ser No concorra com os rivais torne-os irrelevantes e argumentam que possvel identificar nichos inexplorados de mercado e obter lucros de forma sustentvel. Vamos analisar o case Galinha Pintadinha do ponto de vista de SEO e Redes Sociais para compreender como a Bromlia Filmes, uma produtora de Campinas/SP, de Juliano Prado criou um oceano azul para o nicho de vdeos infantis.

Sugestes de Busca do Google e Comportamento de Busca

Ao realizar uma busca no Google, so listadas algumas sugestes relacionadas s palavras pesquisadas. No caso da palavra GALINHA, aparecem sugestes relacionadas Galinha Pintadinha. Uma pergunta importante : Quem faz a busca da palavra GALINHA no Google? Resposta: muito provvel que um pai ou uma me que esto ajudando o filho a fazer um trabalho de escola que precisa de imagens de animais. Como seria complicado encontrar fotos de animais em revistas como Exame, Veja e outras, ou talvez, a famlia nem assine mais revistas impressas, a busca no Google seria a melhor alternativa. Ao se deparar com a sugesto Galinha Pintadinha, seria muito difcil resistir curiosidade de clicar, portanto esse j um fator de influncia para gerar visitas aos vdeos no YouTube. Voc pode argumentar que a pessoa pode decidir fazer a busca apenas por GALINHA, mas vamos ver como seria o resultado dessa busca.

Resultados de Busca Universal do Google


A Busca Universal so resultados de busca que misturam imagens, vdeos, blogs, Twitter, Google Maps etc. O Google possui algoritmos que cruzam informaes dos resultados de diversos bancos de dados e decide quando adequado apresentar resultados que podem mesclar imagens e vdeos como no exemplo abaixo:. Como os vdeos da Galinha Pintadinha so os primeiros para busca no YouTube por GALINHA e possuem um nmero elevado de visualizaes, eles so apresentados nos resultados de busca do Google. Notem que a relevncia para o usurio to grande que os vdeos aparecem antes do Wikipedia que, em geral, domina o padro de busca por conhecimento.

Volume de buscas de Galinha Pintadinha


Utilizando a ferramenta de palavras-chave, podemos notar que o volume de buscas por Galinha Pintadinha e Galinha Pintadinha 2? totalizam 140 mil buscas exatas. Se somarmos todas as variaes de buscas, esse nmero muito maior. Isso mostra que a Galinha Pintadinha criou um NICHO de buscas prprio em torno de sua marca, que o sonho de toda empresa.

Criando seu Oceano Azul


Olhando a tendncia de buscas no Google Insights for Search, notamos que o crescimento iniciou em 2009 e em meados de 2010 a busca por Galinha Pintadinha aumentou drasticamente. Comparando com a busca por Compras Coletivas, que uma das grandes tendncias da atualidade, possvel notar que a Galinha Pintadinha vence em volume de buscas. O detalhe importante que compras coletivas so o oceano vermelho com alta concorrncia e lucros que tendem a baixar e muitas empresas iro fechar.

Galinha Pintadinha no Twitter


Uma simples busca no Twitter mostra que as pessoas falam muito bem do DVD, portanto a influncia na deciso de ir buscar no Google sobre o tema muito alta.

Concluso
A lio que devemos tirar deste case como um contedo de alta qualidade pode se propagar na internet sem a necessidade de um esforo de marketing tradicional que a prtica natural da estratgia de oceano vermelho. E para o seu negcio? Qual o seu OCEANO AZUL?.

You might also like