You are on page 1of 11

PROGRAMAS DAS PROVAS

LNGUA PORTUGUESA, LITERATURA EM LNGUA PORTUGUESA E PRODUO DE TEXTO


CONSIDERAES INICIAIS
As provas de Lngua Portuguesa, Literatura em Lngua Portuguesa e Produo de Texto (Redao) so elaboradas com o objetivo de possibilitar a seleo de candidatos que atendam ao perfil de estudante que a Universidade prev para os seus vrios cursos. Por essa razo, todos os candidatos aos diferentes cursos da PUC Minas submetem-se aos mesmos tipos de provas, que sero concebidas como unidade coerente e harmnica em suas partes, as quais priorizaro o eixo leitura-escrita-reflexo lingstica. Consideradas essas condies, tais provas procuraro apresentar questes que avaliem as habilidades do candidato no que se refere capacidade de: refletir sobre diferentes fatos lingsticos flagrados em textos orais e escritos; reconhecer e analisar a variao lingstica em suas diferentes dimenses scio-histricas como um fenmeno inerente ao uso da lngua e determinado pelos fatores que definem as condies de produo de um texto, oral ou escrito; conhecer a descrio/prescrio da lngua apresentada nas gramticas tradicionais do portugus; analisar as concepes de uso lingstico e os critrios de descrio e/ou prescrio usados em diferentes obras que tomam a lngua como objeto de estudo (gramticas tradicionais, dicionrios, manuais didticos, etc.); identificar as relaes entre as partes do texto, indicativas de sua organizao global, e as estratgias lingsticas que funcionam para a sua organizao local; reconhecer a natureza dominante de um texto e os elementos lingsticos que indicam a sua especificidade; relacionar o texto, enquanto estrutura formal e significativa, ao contexto em que produzido e/ou a que se refere, reconhecendo-lhe os traos mais expressivos de absoro, transformao e atuao nos vrios nveis da vida social: esttico, religioso, filosfico, cientfico, etc.; produzir textos que sejam adequados situao enunciativa proposta. I - LNGUA PORTUGUESA A PUC Minas no est interessada em medir a capacidade dos candidatos de memorizar e repetir os contedos aos quais tiveram acesso no ensino mdio. Por essa razo, todas as suas provas de vestibular tm como princpio levar o candidato a, a partir das questes propostas, interpretar, selecionar, organizar e relacionar as informaes ali contidas de forma a chegar a concluses. No que respeita parte de Lngua Portuguesa, sero avaliadas as habilidades inerentes ao processo da leitura. Alm disso, as questes propostas procuraro avaliar a capacidade de o candidato refletir sobre os fatos da lngua tomados em diferentes situaes enunciativas. Ressalte-se que no se avaliar, no candidato, a capacidade de memorizao de regras gramaticais, mas sim sua compreenso dos fenmenos lingsticos, bem como das regras que subjazem a eles.

II - LITERATURA EM LNGUA PORTUGUESA 2.1 Literatura e Cultura


Considerando-se que a literatura uma manifestao cultural, sugere-se que ela seja estudada a partir da relao texto/intertexto/contexto. Isto , o estudo da literatura deve ser feito tendo como principal objeto o texto, que, por sua vez, se relaciona com outros textos no tempo e no espao, sejam eles considerados literrios ou no. Por outro lado, a literatura no um mero reflexo do contexto histrico-cultural de uma poca, ela parte integrante desse contexto e como tal deve ser encarada. Prope-se, pois, que a teoria literria e a histria da literatura sejam vistas como subsdios para a leitura do texto e no como elementos determinantes de qualquer estudo.

a) O texto
O candidato dever ser capaz de ler os textos, considerando: elementos da narrativa: personagens, tempo, espao, ponto de vista, a se incluindo as vozes narrativas na relao enunciado/enunciao; elementos do poema: aspectos grficos, fnicos (mtrica, rima, ritmo), semnticos; recursos de linguagem e seu significado (linguagem figurada, metalinguagem); tipos de texto em relao ao sistema de produo, circulao e consumo (gneros e espcies literrias).

b) O intertexto
O candidato dever ser capaz de ler o texto, observando seu dilogo com outros textos no tempo e no espao, das condies contextuais. seja pela

apropriao explcita feita pelo autor atravs de parfrase, pardia, epgrafe, aluses, referncias e citaes, seja pela recepo associativa por parte do leitor.

atos de fala a serem realizados, tudo isso decorre das condies contextuais. Tendo em vista esse quadro, a prova de Produo de Texto (Redao) procurar levar o candidato a produzir texto com base nas condies de produo definidas pela proposta. Assim, o texto do candidato ser avaliado com base nos seguintes fatores: a compreenso geral da situao de interao proposta, execuo do gnero solicitado, seleo e tratamento dos argumentos/informaes, uso da lngua escrita.

c) O contexto
O candidato dever ser capaz de ler o texto, considerando: momento de sua produo, sua insero na rede cultural (o texto e outras artes, o texto e outras produes culturais); traos identificadores da tradio esttico-literria e de rupturas de natureza individual ou coletiva; momento de sua recepo: a leitura/o papel do leitor. de fundamental importncia lembrar que o leitor sujeito de sua leitura, logo no deve se valer de leituras feitas por outros, com elementos alheios ao seu conhecimento, mas interagir com o texto e, auxiliado pela teoria, estabelecer relaes e construir sentidos que possam ser comprovados pelos elementos textuais.

IV - PROGRAMA a) Lngua Portuguesa


1) Leitura. 2) Anlise e conhecimentos lingsticos: noes de variao lingstica e das modalidades oral e escrita da lngua; conhecimentos de regras de uso da linguagem em contextos especficos; domnio do portugus escrito padro; classificao e critrios de anlise de fatos lingsticos propostos por gramticas tradicionais, no que respeita morfologia, sintaxe e semntica.

III - PRODUO DE TEXTO (REDAO)


prprio da linguagem seu carter interlocutivo. Por isso, produzir um texto no apenas escrever sobre um tema na modalidade culta da lngua. Na verdade, todas as vezes em que se produz um texto, seja ele oral ou escrito, ele determinado por uma srie de fatores que interferem, por exemplo, em sua estrutura e na organizao de suas informaes. Um desses fatores o interlocutor a quem se dirige o texto (o alocutrio). Mesmo na situao em que o indivduo parece falar com ele mesmo (com os prprios botes), a fala tem como alocutrio a representao de si mesmo que o indivduo construiu. Assim, sempre que se escreve e sempre que se fala, isso feito tendo em vista um interlocutor (alocutrio), lgum que, obviamente, interfere na produo textual. Nas situaes reais de interao, as pessoas levam em conta, dentre outros, os seguintes fatores: por que escrevo/falo? para quem escrevo/falo? de que lugar social escrevo/falo? (aluno? filho? colega? namorado? amigo?, s para evocar alguns) que efeitos de sentido quero provocar? que efeitos de sentido NO quero provocar? o que sei sobre o assunto de que vou tratar? Que gnero textual estou atualizando? Da se v que toda produo textual oral ou escrita construda a partir e em funo desses fatores, que configuram o contexto enunciativo, ou seja, todas essas produes textuais so marcadas e definidas pelos lugares/papis sociais que caracterizam, na situao de interlocuo, cada um dos interlocutores, pelos objetivos definidos para e/ou na interao, pela natureza do tema a que se refere a interlocuo. Notese, ainda, que tambm a escolha da modalidade lingstica, da variedade lingstica, do suporte, dos

b) Literatura em Lngua Portuguesa


1) 2) Gneros e espcies literrias. Contexto social e literrio. Estilos de poca na literatura brasileira e portuguesa: caracterizao e relativizao da periodizao literria. Tradio e ruptura. Texto e intertexto: vozes discursivas; citao, pardia, aluso, parfrase, epgrafe, etc. Elementos da narrativa: foco personagem, tempo, espao. narrativo,

3) 4) 5) 6)

Estruturao do texto potico: formas fixas, estrofe, metro, rima, ritmo, sonoridade. Recursos de linguagem: linguagem figurada e metalinguagem.

c) Produo de Texto (Redao)


Fatores envolvidos no processo de produo de diferentes gneros textuais, com nfase para os gneros que circulam no domnio pblico.

LNGUA ESTRANGEIRA
INGLS, FRANCS, ESPANHOL E ITALIANO OBJETIVO
As provas de lngua estrangeira do vestibular da PUC Minas tm como objetivo geral avaliar a compreenso de textos em diversos nveis. Dessa maneira, o que se pretende saber se o candidato ao vestibular capaz de ler e entender o texto de uma forma global e de perceber a sua estrutura interna, ou seja, como ele est organizado. Alm desse objetivo geral, as provas de lngua estrangeira do exame vestibular da PUC Minas tm tambm objetivos especficos que demandam do candidato: habilidade de anlise e deduo; habilidade de distino e seleo; habilidade de sntese; habilidade de reconhecimento de estruturas particulares da lngua.

tipos de letra utilizados, etc.), participao subjetiva do autor, etc. Resumindo, as provas de lngua estrangeira do vestibular da PUC Minas pretendem avaliar a compreenso do texto, levando em conta que todo texto possui um funcionamento especfico com uma articulao prpria, que o torna diferente dos demais e que o define como um todo.

QUMICA
As provas de Qumica I e II possuem o mesmo programa. A prova de Qumica I aborda itens gerais e fundamentais para a compreenso dos fenmenos qumicos e dos modelos desenvolvidos por essa cincia. A partir da observao da natureza e dos fatos cotidianos, o estudante dever ser capaz de identificar fenmenos qumicos, associ-los a modelos utilizados pela Qumica, interpret-los, fazer anlises qualitativas e estabelecer generalizaes. O estudante dever ainda ser capaz de fazer anlises quantitativas dos fenmenos mais simples e mais gerais relacionados com os itens: 7.3, 7.4, 7.5, 8.2, 11.4, 11.5 e 12.2. J a prova de Qumica II, alm do previsto na prova de Qumica I, dar nfase tambm anlise quantitativa dos fenmenos mais simples e mais gerais, relacionados com os itens: 9.1, 9.2, 12.3, 12.4 e 12.5.

O candidato dever no somente ter um conhecimento bsico da lngua estrangeira pela qual optou, mas tambm deve ser capaz de ver como se constri o sentido do texto; de estabelecer relaes entre as idias como causa e efeito, seqenciao temporal, conseqncias lgicas, etc.; deduzir fatos e informaes implcitas a partir de elementos do prprio texto; resumir o texto retirando deste sua ou suas idias principais; atribuir um ttulo ao texto; identificar a natureza do texto (texto informativo, narrativo, descritivo, de divulgao cientfica, de publicidade, etc.). O candidato dever tambm, quando o texto o permitir, ser capaz de identificar o narrador ou o simples autor, atravs de marcas discursivas contidas no texto.

1. Propriedades dos materiais


1.1 Estados fsicos e mudanas de estado. Variaes de energia e do estado de agregao das partculas 1.2 Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade 1.3 Comportamento dos materiais nas mudanas de estado 1.4 Misturas homogneas e heterogneas. Mtodos de separao 1.5 Substncias puras e critrios de pureza. Substncias elementares e compostas

NATUREZA DAS PROVAS


As provas de lngua estrangeira da PUC Minas visam, como j foi dito, apenas avaliar a capacidade do candidato de compreender o texto em todos os sentidos. Elas no apresentam nenhuma questo versando nomenclatura gramatical ou mesmo fatos gramaticais especficos.

FONTE DOS TEXTOS


Os textos so retirados sobretudo de revistas e jornais estrangeiros, em uma seleo que oferea aos candidatos temas da atualidade em campos diversos.

2. Estrutura atmica da matria constituio dos tomos


2.1 Modelo atmico de Dalton: evidncias para a sua adoo e rejeio, descrio e aplicaes 2.2 Natureza eltrica da matria e existncia do eltron. Massa e carga do eltron 2.3 Modelo atmico de Rutherford e ncleo atmico. Massas e cargas de prtons e nutrons 2.4 Nmero atmico e nmero de massa: conceitos e clculos 2.5 Espectro atmico e sua relao com um

NATUREZA DAS QUESTES


As questes buscam operar com diferentes aspectos da competncia de leitura do candidato, tais como: identificao de informaes veiculadas no texto, explicao ou interpretao dessas informaes,extrao de idias principais, leitura da configurao grfica (fotos, ttulos, subttulos, datas,

modelo de energia quantizada. Modelo atmico de Bohr: aspectos qualitativos 2.6 Sucessivas energias de ionizao como evidncia emprica dos nveis e subnveis de energia. Configuraes eletrnicas por nveis e subnveis de energia 3.1 Critrios usados na elaborao do Quadro Peridico (antigo e atual) 3.2 Periodicidade das propriedades macroscpicas, como: pontos de fuso e ebulio, carter metlico, carter cido e base dos elementos e seus xidos 3.3 Uso do quadro peridico na previso de propriedades dos elementos (propriedades bsicas dos principais grupos: alcalinos, alcalinos terrosos, halognios, calcognios, gases nobres) 3.4 Utilizao de configurao eletrnica, carga nuclear e energia do eltron ao explicar a periodicidade nas propriedades: raio inico, raio atmico, energias de ionizao e eletronegatividade

3. Periodicidade qumica

7.3 Massa atmica, mol e massa molar: conceitos e clculos 7.4 Aplicaes das leis de conservao da massa, das propores definidas e do princpio de Avogadro. Clculos estequiomtricos 7.5 Leis ponderais e volumtricas: clculos de massa, nmero de mols, volume de gases nas CNTP, nmero de partculas em substncias e reaes qumicas dadas

8. Solues lquidas
8.1 Soluo e solubilidade: conceito e aplicao (influncia da temperatura e da presso na solubilidade das substncias em gua) 8.2 Aplicao em problemas de concentrao expressa em g/L; percentuais, mol/L. Uso do conceito de equivalente-qumico em determinao de concentrao de solues cidas e bsicas (Titulao) 8.3 Anlise qualitativa e interpretao de diagramas para as propriedades coligativas das solues (tonometria, ebuliometria, criometria e osmometria)

4. Ligaes qumicas
4.1 Modelo, formao, anlise energtica envolvida na formao e rompimento das ligaes: inica, covalentes e metlica 4.2 Propriedades macroscpicas das substncias metlicas, moleculares (de estrutura polar e apolar), inicas e slidos covalentes, como: pontos de fuso e ebulio, solubilidade em gua e outros solventes, estado fsico a 25C, condutibilidade eltrica dessas substncias e de suas solues aquosas. Explicao dessas propriedades baseando-se no modelo das ligaes entre as partculas formadoras da substncia 4.3 Energia de ligao: conceito, anlise e aplicaes em clculos de calor de formao das substncias

9. Termoqumica
9.1 Reaes exotrmicas e endotrmicas. Entalpia 9.2 Princpio da conservao da energia. Lei de Hess. Energia de ligao

10. Cintica qumica


10.1 Velocidade das reaes: conceito e influncia da natureza dos reagentes, presso, concentrao, temperatura e catalisador na velocidade das reaes 10.2 Uso da teoria das colises moleculares, freqncia das colises e energia das colises (energia de ativao e complexo ativado) para explicar os fatores descritos no item 1 e interpretao de diagramas de energia potencial das reaes

5. Funes inorgnicas
5.1 Funes da Qumica Inorgnica: reaes acidobsicas de hidretos metlicos, cidos, hidrxidos, xidos cidos e xidos bsicos 5.2 Notao e nomenclatura de compostos comuns pertencentes s funes hidreto, xido, hidrxido, cido e sal

11. Equilbrio qumico (inico e molecular) e cidos e bases


11.1 Equilbrio dinmico em sistemas qumicos e fsicos. Princpios de Chtelier. Aplicaes 11.2 Constantes de equilbrio: anlise da extenso da reao e sua variao com a temperatura 11.3 Equilbrio e solubilidade: Estudo analtico do Kps 11.4 Clculos de concentrao de H+ e OH- em solues aquosas de cidos e bases fortes monoprticas e monoidroxlicas 11.5 Conceito e clculos de ph e pOH em solues de cidos e bases fortes e fracos monoprticos e monoidroxlicas (uso de ka e Kb) 11.6 Aplicao das definies de cidos e bases de Arrhenius e Brnsted-Lowry em reaes de neutralizao

6. cidos e bases
6.1 Distino operacional entre cidos e bases 6.2 Definies de Arrhenius para cidos e bases; cidos e bases fortes e fracos; neutralizao; aplicao 6.3 Definies de Brnsted-Lowry: cidos e bases; pares conjugados; espcies anfiprticas; autoprotlise; aplicaes 6.4 Definio de Lewis: cidos e bases; aplicaes

7. Reaes qumicas e estequiometria


7.1 Reao qumica: conceito e evidncias 7.2 Equaes qumicas: balanceamento e uso na representao de reaes qumicas comuns

12. Eletroqumica
12.1 Oxidao e Reduo: conceitos e semiequaes 12.2 Potencial de Reduo: conceito, srie

eletroqumica e clculos de fem em sistemas qumicos (uso de tabela de potenciais-padro) 12.3 Balanceamento de reaes de oxirreduo com o uso de semi-equaes da srie eletroltica 12.4 Funcionamento e componentes de uma clula eletroltica (pilhas) 12.5 Eletrlise: conceito e aplicaes no cotidiano 13.1 Substncias orgnicas: conceito, fontes naturais e artificiais, usos mais comuns 13.2 Funes da Qumica Orgnica: identificao e grupos funcionais e aplicao das regras de IUPAC de nomenclatura at C6 para hidrocarbonetos alfticos e aromticos (derivados de benzeno), lcoois, teres, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, aminas, amidas, haletos de alquila, fenis e steres 13.3 Ismeros funcionais, de posio, de cadeia e tautmeros: identificao 13.4 Esteroisomeria: diasteroisomeria e enantiomeria. Identificao de diasteroismeros em compostos etilnicos e cclicos (isomeria geomtrica), identificao de diasteroismeros e enantimeros em compostos contendo carbono quiral 13.5 Propriedades fsicas e qumicas relativas s funes: hidrocarbonetos (alcanos, alquenos, alquinos, cicloalcanos, aromticos), lcoois, teres, aldedos,cetonas, fenis, cidos carboxlicos, aminas e amidas

processos evolutivos, de relao entre os seres vivos e destes com o meio ambiente.

1. A clula
1.1. Caractersticas fsicas e qumicas da clula. 1.2. Organizao dos seres vivos: 1.2.1. Clulas eucariota e procariota 1.2.2. Vrus 1.3. Membrana celular e parede celular. Estrutura e funes 1.4. Citoplasma: 1.4.1. Matriz citoplasmtica. Conceito fsicoqumico e funes 1.4.2. Organides citoplasmticos. Estrutura e funo de: mitocndrios, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico, ribossomos, lisossomos, centro celular, clios e flagelos 1.4.3. Vacolos 1.4.4. Incluses 1.5. Ncleo, Estrutura e composio qumica e funo: 1.5.1. Cromossomos, clula haplide e diplide 1.6. Diviso celular. Mitose e meiose. Gametognese 1.7. Motilidade celular: 1.7.1. Ciclose 1.7.2. Movimento amebide 1.7.3. Movimento ciliar e flagelar 1.8. Enzimas 1.9. Fermentao, respirao, fotossntese

13. Qumica Orgnica

2. Os tecidos
2.1. Tecidos animais. Morfologia, localizao e classificao 2.2. Tecidos vegetais. Morfologia, localizao e classificao funo, funo,

14. Qumica aplicada


14.1 14.2 14.3 14.4 A Qumica e o meio ambiente Qumica e Agricultura Fontes de energia A Qumica da limpeza

3. Reproduo e desenvolvimento ontogentico


3.1. Reproduo sexuada e assexuada: 3.1.1. Tipos 3.1.2. Caractersticas 3.2. Gametognese: 3.2.1. Tipos 3.2.2. Morfologia dos gametas 3.3. Tipos de ovos 3.4. Segmentao 3.5. Blastulao 3.6. Formao e diferenciao dos folhetos embrionrios 3.7. Anexos embrionrios: 3.7.1. Formao 3.7.2. Funo 3.8. Reproduo Animal. Ao dos hormnios. Ao de anticoncepcionais

BIOLOGIA
As provas de Biologia I e II so baseadas no mesmo contedo programtico, apresentado a seguir. Em ambos os casos, espera-se que os candidatos apresentem habilidades que a PUC Minas considera desejveis ao bom desempenho universitrio. O candidato dever demonstrar domnio dos conhecimentos bsicos do contedo, capacidade de integrar e correlacionar os mesmos, capacidade de anlise e interpretao de grficos, tabelas e experimentos, associando interpretao ao conhecimento especfico. Dever ainda demonstrar senso de observao com viso crtica, correlacionando os fatos cotidianos e o conhecimento cientfico, entendendo esse conhecimento como um processo no acabado e em evoluo contnua. A prova de Biologia I aborda os aspectos mais gerais do contedo, dando nfase s situaes relacionadas ao dia-a-dia, compreenso dos

4. Funes dos organismos


4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. 4.8. Respirao Nutrio Circulao Excreo Sustentao Locomoo Proteo Integrao

5. Ecologia
5.1. Ecossistema, populao, sociedade, comunidade. O fluxo da matria e energia entre os seres vivos 5.2. Associao entre os seres vivos 5.3. Modificaes, no meio ambiente, produzidas pelo homem 5.3.1. Conservao da natureza 5.3.2. Poluio

combate 11.2. Doenas de carncia 11.3. Noes de higiene pessoal e social 11.4. Noes elementares de imunidade

FSICA
As provas de Fsica I e II possuem o mesmo programa. Na prova de Fsica I, espera-se que o candidato consiga abordar os conceitos bsicos da Fsica contidos no programa a seguir, de uma maneira lgica e ordenada, sendo capaz de estabelecer relaes a partir da interpretao de dados, elaborando as hipteses adequadas ao contexto proposto, com um mnimo de manipulao matemtica. Na prova de Fsica II, espera-se que o candidato esteja familiarizado com os conceitos bsicos da Fsica pertinentes aos tpicos mencionados no programa a seguir, sendo capaz de lidar com eles de uma maneira lgica e ordenada para estabelecer relaes qualitativas e quantitativas e elaborar as hipteses adequadas ao contexto proposto, atravs de questes com graus de dificuldade compatveis com o contexto usual do ensino mdio.

6. Princpios bsicos de hereditariedade


6.1. 6.2. 6.3. 6.4. 6.5. Heredograma Monoibridismo - Diibridismo Alelos mltiplos Herana ligada ao sexo Grupos sangneos: 6.5.1. Sistema ABO 6.5.2. Sistema MN 6.5.3. Fator Rh 6.6. Ligao gnica e mapeamento 6.7. Interao gnica Mecanismo de evoluo Evidncias de evoluo Origem da vida Origem das espcies Origem e evoluo do homem Causas da variabilidade Gentica das populaes A finalidade da classificao Regras de nomenclatura Categorias taxonmicas Critrios de separao dos grandes grupos de seres vivos

7. Evoluo
7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5. 7.6. 7.7. 8.1. 8.2. 8.3. 8.4.

1. Medio e Funes
1.1 Algarismos significativos. Operaes aritmticas com algarismos significativos 1.2 Valor mais provvel de uma grandeza. Desvios: absoluto, relativo e percentual 1.3 Relaes entre grandezas

8. A classificao dos seres vivos

2. Cinemtica
2.1 Especificao de posies de partculas: referencial 2.2 Movimento retilneo uniforme, descrio grfica e analtica 2.3 Velocidade mdia e velocidade instantnea 2.4 Acelerao mdia e acelerao instantnea 2.5 Movimento retilneo uniformemente variado, descrio grfica e analtica 2.6 Queda livre dos corpos 2.7 Vetores. Adio e subtrao de vetores: mtodo geomtrico e mtodo analtico 2.8 Composio dos movimentos, movimentos de projtil 2.9 Movimento circular: velocidade linear, velocidade angular, acelerao centrpeta, acelerao tangencial, perodo e freqncia

9. Os grandes grupos vegetais


9.1. Caractersticas morfolgicas e funcionais de: 9.1.1. Bactrias 9.1.2. Algas 9.1.3. Fungos 9.1.4. Liquens 9.1.5. Brifitas 9.1.6. Pteridfitas 9.1.7. Gimnospermas 9.1.8. Angiospermas 9.2. Fisiologia da reproduo vegetal. Ao dos hormnios vegetais 10. Os grandes grupos animais 10.1. Caractersticas morfolgicas e funcionais de: 10.1.1. Protozorios 10.1.2. Porferos 10.1.3. Celenterados 10.1.4. Platelmintos 10.1.5. Nematelmintos 10.1.6. Aneldeos 10.1.7. Moluscos 10.1.8. Artrpodos 10.1.9. Equinodermas 10.1.10. Cordados 11. Higiene e saneamento 11.1. Principais endemias do Brasil e seu

3. Dinmica
3.1 Composio de foras, 1 Lei de Newton, equilbrio de uma partcula. Peso de um corpo e fora de atrito 3.2 Movimento de uma fora em relao a um eixo fixo, centro de gravidade e equilbrio de um corpo rgido 3.3 Densidade, presso, presso atmosfrica e nos fluidos. Princpios de Pascal e Arquimedes 3.4 Fora, acelerao e massa. Estudo de movimento de corpos sujeitos a foras constantes. 2 Lei de Newton 3.5 3 Lei de Newton

3.6 Trabalho de uma fora constante, potncia 3.7 Energia cintica. Relao entre energia cintica e trabalho. Trabalho de uma fora varivel por mtodo grfico 3.8 Energia potencial gravitacional e energia potencial elstica 3.9 Conservao da energia mecnica 3.10 Momento linear e impulso. Conservao do momento linear. Colises elsticas e inelsticas de partculas em uma e duas dimenses 3.11 Gravitao: Lei de Kepler e Lei de Newton da gravitao universal. Movimento de planetas e satlites. Variao da acelerao da gravidade com a altitude 4.1 Temperatura. Escalas Celsius e Kelvin. Dilatao trmica dos slidos e dos lquidos 4.2 Gs ideal. Equao de estado do gs ideal. Transformaes isotrmicas, isovolumtrica e isobrica. Teoria cintica dos gases 4.3 O calor como energia 4.4 Transferncia de calor: conduo, conveco e radiao 4.5 Capacidade trmica e calor especfico 4.6 Trabalho em uma variao de volume de um gs 4.7 Primeira lei da termodinmica. Aplicaes 4.8 Mquinas trmicas 4.9 Segunda lei da termodinmica. Aplicaes 4.10 Mudanas de fase

7. Eletrosttica
7.1 Carga eltrica. Eletrizao por atrito e por induo. Condutor e isolante eltrico. Polarizao. Lei de Coulomb 7.2 Campo eltrico. Campo criado por uma ou mais de uma carga puntual. Campo criado por uma esfera condutora carregada. Linhas de fora. Movimento de uma carga puntual em um campo uniforme 7.3 Potencial eltrico. Diferena de potencial, potencial em um ponto. Relao entre potencial e campo eltrico. Energia potencial eltrica de cargas puntuais. Potencial em um ponto devido a uma carga puntual. Potencial devido a uma distribuio esfrica de cargas 7.4 Capacitores. Capacitncia de um capacitor, associaes de capacitores em srie, em paralelo e mista. Energia armazenada em capacitores. Capacitores com dieltricos. Capacitores planos

4. Termodinmica

8. Eletrodinmica
8.1 Corrente eltrica. Resistncia eltrica, relao entre resistncia de um condutor com seu comprimento e a rea de sua seco reta. Variao da resistncia com a temperatura. Resistividade e condutividade. Lei de Ohm. Associao de resistncias em srie, em paralelo e mista. Efeito Joule. Potncia dissipada em um elemento do circuito. Medio eltrica: ampermetro e voltmetro 8.2 Geradores de corrente contnua. Pilhas e baterias. Fora eletromotriz. Resistncia interna

5. Vibraes e Ondas
5.1 Movimento harmnico simples: perodo, freqncia, amplitude. Mola elstica e pndulo simples 5.2 Ondas em meios elsticos: perodo, freqncia, comprimento de onda e velocidade de propagao. Reflexo, refrao, difrao e interferncia. Ondas longitudinais e transversais: perodo, freqncia, comprimento de onda e velocidade de propagao 5.3 Som: altura, intensidade, timbre, velocidade de propagao. Efeito Doppler. Reflexo do som. Difuso e interferncia sonora. Ressonncia

9. Eletromagnetismo
9.1 Experincia de Oersted. Campo magntico de uma carga em movimento. Vetor induo magntica, linhas de induo, campo magntico de uma corrente, de um fio retilneo, de uma espira circular e de um solenide 9.2 Fora exercida por um campo magntico sobre uma carga eltrica em movimento e sobre um condutor retilneo. Movimento de uma carga puntual em um campo magntico uniforme. Funcionamento de um motor eltrico 9.3 Fora eletromotriz induzida. Fluxo magntico. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Funcionamento de geradores decorrente alternada e transformador. Ondas eletromagnticas

6. tica
6.1 Propagao e reflexo da luz. Espelhos planos e espelhos esfricos, formao de imagens reais e virtuais, localizao de imagens, grfica e analiticamente, nos espelhos 6.2 Refrao da luz, disperso, espectros. ndices de refrao, reflexo total da luz, disperso em prismas 6.3 Lentes esfricas, formao de imagens reais e virtuais. Localizao de imagens por processos grficos e analticos 6.4 Instrumentos ticos. Olho, cmara fotogrfica, microscpio, telescpio e projetor. Defeitos da viso, correo com culos 6.5 Reflexo e refrao da luz sob o ponto de vista ondulatrio. Difrao e interferncia luminosa. Experincia de Young

10. Fsica Moderna


10.1 Quantizao da energia. Descrio do efeito fotoeltrico, interpretao de Einstein. Clula fotoeltrica em circuito de rel fotoeltrico 10.2 Estrutura do tomo: espalhamento de Rutherford, espectro tico dos gases. Interpretao de Bohr para o espectro descontnuo do hidrognio 10.3 Ncleo atmico, radioatividade, reaes nucleares. Radiaes alfa, beta e gama.

Meia vida de substncia radioativa. Fisso e fuso

GEOGRAFIA
O programa a seguir estabelece um roteiro de estudo bsico para a prova de Geografia, sem prejuzo de conhecimentos mais especficos sobre os vrios temas abordados, que possam explicar algumas especificidades do espao geogrfico. A prova vai exigir do candidato o conhecimento dos elementos naturais, econmicos, polticos e sociais, o conhecimento da interao entre esses elementos e a anlise de sua influncia no processo de construo do espao geogrfico. O programa privilegia uma viso integrada da relao sociedade/natureza, de forma contextualizada no tempo e no espao. De forma mais objetiva, espera-se que o candidato seja capaz de: interpretar dados e informaes; compreender a relao sociedade/natureza em espaos especficos; contextualizar geogrficos. informaes e elementos

3.4 A indstria, fontes de energia e o modelo poltico-econmico 3.5 A importncia da indstria e a urbanizao do mundo contemporneo 3.6 A urbanizao, a terceirizao e as condies de vida 3.7 O espao da circulao: os sistemas de transportes, fluxos comerciais e os avanos nos sistemas de comunicao e informao

4. Processos e tendncias predominantes na organizao contempornea do espao mundial


4.1 As transformaes econmicas, polticas, sociais e demogrficas na nova ordem mundial 4.2 As relaes de poder e a nova ordem mundial: um mundo multipolar e multicivilizacional 4.3 A geopoltica e os focos de tenso 4.4 Da globalizao ao poder local: novas hierarquias dos espaos

5. Processo de ocupao, produo organizao do espao brasileiro

1. As formas grficas da representao do espao


1.1 Orientao e coordenadas geogrficas 1.2 Anlise de tabelas, grficos e mapas

2. Dinmica da natureza e a questo ambiental


2.1 A dinmica da crosta: tectnica de placas, gnese e evoluo do relevo e a distribuio dos recursos minerais 2.2 O sistema hdrico e sua importncia como recurso natural, estratgias polticas e econmicas 2.3 A dinmica da atmosfera: os fenmenos meteorolgicos e climticos e as mudanas climticas globais 2.4 Os solos: gnese, constituio, uso e conservao 2.5 Os grandes biomas: suas caractersticas e distribuio 2.6 A questo ambiental: fatores naturais, culturais e econmicos. A ruptura do equilbrio ambiental problemas e perspectivas

5.1 O subsistema natural: a interao entre o clima, a vegetao, o relevo, a hidrografia e o solo 5.2 Os recursos naturais e as polticas para o seu aproveitamento econmico 5.3 A dilapidao dos recursos naturais e as lutas para a preservao do meio ambiente 5.4 As questes demogrficas e a importncia da industrializao na produo e organizao do espao 5.5 A organizao do espao rural, a importncia da atividade agrcola na economia 5.6 As relaes cidade/campo 5.7 O processo de industrializao, a urbanizao, a terceirizao e as condies de vida na cidade 5.8 O espao da circulao - comrcio, transporte, comunicao, informao e internacionalizao da economia 5.9 As regies geogrficas brasileiras e os desequilbrios regionais

HISTRIA
Ns, os seres humanos, somos reconhecidamente sujeitos histricos, que produzimos Histria que, portanto, devemos entender a sua dinmica e a sua natureza. essa a perspectiva sobre a qual se baseia a prova de Histria do vestibular da PUC Minas. As provas tm passado por significativas mudanas nos ltimos tempos (basta compar-las entre si a cada semestre), buscando acompanhar as novas tendncias do estudo da Histria, os sistemas de valores e o conhecimento da sociedade atual, apoiando-se na idia de que o conhecimento fruto de seu tempo, e buscando, sobretudo, suplantar o equvoco corrente, que vincula Histria memorizao pura e simples de datas, nomes e fatos.

3. Fatores humanos e econmicos organizao do espao geogrfico

na

3.1 Populao: condicionamentos econmicos, sociais e culturais do crescimento, da estrutura, da distribuio e da sua mobilidade no espao 3.2 A relao cidade/campo e as suas transformaes 3.3 A questo agrria, da atividade da agricultura de subsistncia modernizao agrcola

A prova elaborada com o objetivo de avaliar a capacidade do vestibulando de interpretar as diversas linguagens verbais e no verbais como documentos, textos histricos e jornalsticos, grficos, charges e mapas, dando-lhes historicidade; de aplicar conceitos a determinadas situaes histricas; de fazer correlaes entre fatos, informaes e conhecimentos; de analisar criticamente os fatos e informaes gerais do mundo contemporneo, que afetam o conjunto da vida individual e coletiva e que so julgados atravs da imprensa. Esses objetivos foram levantados a partir da expectativa da Universidade com relao aos sujeitos acadmicos, que pretende formar para a cidadania ativa, na permanncia e/ou transformao da realidade que vivemos. imprescindvel que o vestibulando seja portador de conhecimentos histricos (no memorizao) no nvel do ensino mdio, que sero o suporte para a anlise crtica e interpretativa do que proposto em cada questo. O programa sofreu algumas pequenas modificaes, tornando-se mais detalhado. Foram introduzidos temas relacionados aos mundos do trabalho, s culturas e Histria regional (Minas Gerais, neste caso), baseando-se nos contedos dos programas escolares oficiais, dos livros didticos e nas novas tendncias dos Parmetros Curriculares Nacionais, sempre tendo como pano de fundo a construo da realidade histrica atual. Com relao ao contedo, a diferena est apenas no enfoque, no tratamento dos temas. Conscientes de que o conhecimento histrico sempre provisrio, incompleto, seletivo e limitado, apresentamos o seguinte programa:

3. A configurao do mundo contemporneo


3.1 A I Guerra: antecedentes e desdobramentos 3.2 A Revoluo Russa e a consolidao do socialismo sovitico 3.3 Os fascismos e a crise das democracias liberais 3.4 A crise de 29 e seus desdobramentos 3.5 A II Guerra e o fim da hegemonia europia 3.6 A ordem internacional do ps-guerra (1945 1989) 3.7 A descolonizao do mundo afro-asitico 3.8 A Amrica Latina: a modernizao 3.9 Os mundos do trabalho 3.10 Sociedade, cincia e tecnologia 3.11 A cultura de massas

4. A nova ordem mundial - 1989...


4.1 4.2 4.3 4.4 A crise do socialismo e o fim da Guerra Fria Globalizao e regionalizao A integrao latino-americana Os conflitos contemporneos

5. Histria do Brasil
5.1 Colnia: economia e estrutura polticoadministrativa 5.2 Sociedade, trabalho e cultura na colnia 5.3 Minas no perodo da minerao 5.4 Movimentos de contestao: reao escrava e rebelies coloniais 5.5 O sistema colonial em crise 5.6 A corte portuguesa no Brasil 5.7 I Reinado: a construo do Estado Brasileiro 5.8 Regncias: Movimentos partidrios e revoltas 5.9 II Reinado: consolidao do Estado 5.10 Brasil Imprio e as relaes internacionais 5.11 A crise da monarquia 5.12 Sociedade, Trabalho e Cultura no sculo XIX 5.13 A Proclamao da Repblica e a consolidao da ordem oligrquica 5.14 Imigrao e formao da classe operria 5.15 Anos 20: contestao da ordem oligrquica 5.16 A Era Varguista 5.17 A crise no modelo agrrio-exportador e a industrializao 5.18 Populismo e nacional-desenvolvimentismo 5.19 Crise institucional e ditadura militar 5.20 Culturas e movimentos de contestao na ditadura militar 5.21 Formas de organizao da sociedade civil 5.22 Democracia e cidadania 5.23 Brasil atual: poltica, economia e sociedade 5.24 Minas na Repblica

1. Europa Moderna: a construo da nova ordem


1.1 A crise da sociedade feudal 1.2 O Renascimento: mudanas e permanncias 1.3 A Reforma e a Contra-Reforma: mudanas e permanncias 1.4 A formao do Estado Nacional 1.5 O expansionismo europeu 1.6 Poltica mercantilista e colonialismo 1.7 A colonizao das Amricas 1.8 Acumulao Primitiva de Capitais 1.9 Sociedades: relaes de trabalho e culturas

2. A consolidao e a expanso da ordem burguesa-capitalista


2.1 As revolues burguesas 2.2 O perodo napolenico e a restaurao aristocrtica 2.3 O liberalismo: princpios e papel histrico 2.4 A industrializao e os movimentos trabalhistas 2.5 A crise do sistema colonial nas Amricas 2.6 A emancipao colonial das Amricas 2.7 O socialismo e as organizaes dos trabalhadores 2.8 A crise do capitalismo no sculo XIX e o imperialismo 2.9 A Amrica Latina sob a hegemonia do capital estrangeiro 2.10 A Amrica Inglesa no sculo XIX 2.11 Os mundos do trabalho e culturas

MATEMTICA
A palavra matemtica significa a tcnica de organizar, a tcnica de pensar. Pelo significado da palavra, possvel perceber para que serve a Matemtica: ela est a, por toda a parte, fazendo a vida das pessoas ficar mais organizada e desenvolvendo nelas a capacidade de pensar de maneira sistematizada; ela uma cincia bsica e, em conseqncia, suporte para o desenvolvimento tecnolgico, tarefa empreendida pelos homens em todas as pocas.

As provas de Matemtica I e Matemtica II tm o mesmo programa. So elaboradas de forma a avaliar as habilidades que a PUC Minas considera necessrias ao bom desempenho universitrio. Os cursos de graduao precisam do aluno que seja capaz de organizar as idias, de estabelecer relaes, de interpretar dados e fatos, de aplicar os conhecimentos em situaes do dia-a-dia. As provas de Matemtica I e Matemtica II so organizadas de maneira a no exigir muita memorizao e clculos formais. Procura-se dar nfase a questes que avaliem no candidato sua capacidade de pensar e de recorrer aos vrios elementos do raciocnio, revelando, ao mesmo tempo, sua viso crtica e sua mobilidade de pensamento. Merecem uma ateno especial a leitura e a interpretao de grficos e tabelas, bem como a aplicao de conceitos matemticos para equacionar e resolver problemas. A prova de Matemtica d nfase aos temas de estudo que abordam conhecimentos utilizados nas mais variadas situaes do dia-a-dia e que so considerados bsicos em qualquer ramo do saber. No contedo programtico, tm essas caractersticas os itens ou unidades listados a seguir: 1.1, 1.2 e 1.3; 2.1, 2.2 e 2.4; 3.1, 3.2 e 3.6. Unidade 4 (Anlise Combinatria e Probabilidades), Unidade 5 (Matrizes e Sistemas Lineares), Unidade 6 (Geometria Plana), Unidade 7 (Geometria Espacial), Unidade 11 (Sistema Legal de Unidades de Medidas) e Unidade 12 (Matemtica Comercial).

2.5 Funes racionais e algbricas com termos constantes, do 1 grau ou do 2 grau 2.6 Noo intuitiva e interpretao grfica de limite e continuidade de funo k x k (x a)

3. Polinmios e Equaes Algbricas


3.1 Conceito, grau e propriedades fundamentais. Adio, subtrao, multiplicao e diviso de polinmios 3.2 Fatorao e produtos notveis. Diviso de xn- na por x a 3.3 Identidade de polinmios e diviso pelo mtodo dos coeficientes a determinar. Resto da diviso de um polinmio por x a 3.4 Conceito de raiz, multiplicidade de razes. Equao e trinmio do segundo grau, frmula de Bhaskara. Teorema fundamental da lgebra. Decomposio de um polinmio em fatores irredutveis (dos 1 e 2 graus) 3.5 Relao entre coeficientes e razes. Pesquisa de razes mltiplas. Razes reais e complexas 3.6 Equaes e inequaes dos 1 e 2 graus 3.7 Equaes redutveis ao 2 grau; equaes irracionais

4. Anlise Combinatria e Probabilidades


4.1 Princpios de contagem: multiplicativo e incluso-excluso 4.2 Arranjos, permutaes e combinaes. Tringulo de Pascal e binmio de Newton 4.3 Conceito de probabilidade e de espaos amostrais. Resultados igualmente provveis 4.4 Eventos independentes

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conjuntos numricos


1.1 Nmeros naturais e inteiros: divisibilidade, nmeros primos, fatorao, mdc e mmc. 1.2 Nmeros racionais e irracionais: reta numrica, valor absoluto, desigualdades, representao decimal 1.3 Sistemas de numerao: base 10 e outras bases, mudana de base 1.4 Seqncias numricas: PA e PG, noo de limite para seqncias infinitas, soma dos termos de uma PG infinita 1.5 Nmeros complexos: o plano complexo, representao geomtrica, forma trigonomtrica. Operaes com nmeros complexos

5. Matrizes e Sistemas Lineares


5.1 Operaes com matrizes. Escalonamento. Inversa de uma matriz quadrada 5.2 Determinante de uma matriz quadrada. Propriedades e aplicaes de determinantes 5.3 Matrizes associadas a um sistema de equaes lineares. Resoluo e discusso de um sistema linear. Regra de Cramer

6. Geometria Plana
6.1 Congruncia de figuras geomtricas. Congruncia de tringulos. Os casos clssicos de congruncia 6.2 O postulado das paralelas. Duas paralelas cortadas por uma transversal. Feixe de paralelas cortadas por transversais. Teorema de Tales. Semelhana de tringulos 6.3 Relaes mtricas nos tringulos, polgonos regulares, circunferncia e crculo 6.4 Teorema de Pitgoras 6.5 reas de tringulos e quadrilteros, reas de polgonos regulares, rea do crculo e do setor circular 6.6 Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo

2. Funes e Grficos
2.1 Grficos de y = (x a), y = -(x) e y = (-x) a partir do grfico de y = (x) 2.2 Grficos de y = kx2 , y = ,y= e de seus

transladados:

2,y=

2.3 Funo composta, funo inversa, funo par, funo mpar, funo definida por vrias sentenas 2.4 Funes: constante, 1 grau, 2 grau e modular

7. Geometria Espacial
7.1 Retas e planos no espao: paralelismo e perpendicularismo de retas e planos

7.2 Prismas, pirmides e respectivos troncos. Clculo de reas e volumes 7.3 Cilindro, cone e esfera. Clculo de reas e volume 8.1 Arcos e ngulos: medidas em graus e radianos, relaes de converso 8.2 Funes trigonomtricas, periodicidade. Valores das funes trigonomtricas dos arcos bsicos: 0= radianos

8. Trigonometria

9.3 Equao da circunferncia. Tangentes a uma circunferncia. Condio para que uma dada equao represente uma circunferncia: identificao do raio e centro de uma circunferncia de equao dada 9.4 Elipse, hiprbole e parbola. Equaes cannicas. Grficos

10. Logaritmo e exponencial


10.1 Funo logaritmo natural y = lnx e sua inversa, a funo exponencial y = ex 10.2 Exponencial y = ax, com a > 0. Logaritmos numa base qualquer a > 1 10.3 Propriedades dessas funes e seus grficos

8.3 Identidades trigonomtricas fundamentais. Frmulas de adio, subtrao, duplicao e bisseo de arcos. Transformaes de somas de funes trigonomtricas em produtos 8.4 Equaes trigonomtricas 8.5 Leis dos senos e lei dos cossenos 8.6 Grficos das funes seno, cosseno e tangente

11. Sistema Legal de unidades de medidas


11.1 Sistema mtrico decimal: unidades de comprimento, rea, volume e massa 11.2 Unidades usuais de tempo e ngulo

12. Matemtica Comercial


12.1 Propores; regra de trs simples e composta 12.2 Porcentagem 12.3 Juros e descontos simples 12.4 Taxas compostas de juros e de descontos

9. Geometria Analtica
9.1 Coordenadas cartesianas. Ponto mdio de um segmento de reta. Distncia entre dois pontos 9.2 Estudo da equao da reta. Intersees de duas ou mais retas (no plano) e interpretao geomtrica dos sistemas lineares correspondentes. Retas paralelas e perpendiculares, feixe de retas. Distncia de um ponto a uma reta, rea de um tringulo

You might also like