You are on page 1of 6

Reencarnao

Justia e Provas Planejamento e Processamento

166. Como pode a alma, que no alcanou a perfeio durante a vida corprea, acabar de depurar-se? Sofrendo a prova de uma nova existncia. a) - Como realiza essa nova existncia? Ser pela sua transformao como Esprito? Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformao, mas para isso necessria lhe a prova da vida corporal. b) - A alma passa ento por muitas existncias corporais? Sim, todos contamos muitas exist ncias. Os que dizem o contrrio pretendem manter-vos na ignorncia em que eles prprios se encontram. Esse o desejo deles. - Parece resultar desse princpio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, ento, que reencarna em novo corpo. E assim que se deve entender? Evidentemente. 167. Qual o fim objetivado com a reencarnao? Expiao, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justia? (O Livro dos Espritos)

*
Filosofia da Reencarnao A Reencarnao se baseia no conceito da Justia Divina. O seu objetivo expiao das faltas e melhoramento progressivo da humanidade. Um sem numero de fenmenos no podem ser explicados profunda e totalmente sem a luz que a Reencarnao proporciona. Crianas que com pouca idade, revelam conhecimentos extraordinrios, no havendo aprendido com os pais; as diferenas que existem social, moral, sentimental, etc as antipatias e simpatias que a psicologia convencional no logra explicar, podem ser elucidados todos esses fenmenos com a chave da reencarnao.

De duas uma: As almas foram criadas iguais ou desiguais. Se foram criadas desiguais porque Deus quis assim. Mas ilgico considerar que Deus infinitamente justo, bom, imparcial poderia dar preferncia a alguns filhos em detrimento de outros. As almas, portanto, foram criadas iguais. Se foram criadas iguais, por que existe tanta diferena entre elas? Isso nos faz perguntar: A alma existia antes do corpo, ou foi criada com ele? Se a alma criada com o corpo perguntaramos: Por que as almas crianas com pouca idade mostram tendncias to diferentes? Por que a diferena de intelectualidade de um Isaac Newton e um homem selvagem?

A mais lgica opo acreditar que a alma foi criada antes do corpo. Se foi criada antes, isso indica que houve uma vida antes, e um aprendizado anterior. Se isso ocorreu, o que impede de alma ter uma vida depois da morte e continuar aprendendo? O que impossibilita a reencarnao das almas? Sem a reencarnao ainda perguntaramos: Qual ser o futuro depois da morte de um cientista civilizado e um selvagem, quase animal? Onde uma criana que morreu com pouca idade, ir? Para o Cu sem ter feito o bem? Para o Inferno sem ter praticado o mal? Como uma me pode ser feliz no Cu, sabendo que seu filho encontra-se perdido no Inferno, sofrendo por toda a eternidade? O homem que trabalhou durante toda a sua vida, e se esforou, ocupar o mesmo local depois da morte que aquele que no fez nada disso, por se tratar de um homem doente, imobilizado? Se as almas so novas, por que a humanidade de hoje mais avanada do que a humanidade Medieval? Por que existem as simpatias e antipatias?

Se no houvesse a Reencarnao disse Allan Kardec teramos que inventa-la.

Mecanismos da Reencarnao 351. No intervalo que medeia da concepo ao nascimento, goza o Esprito de todas as suas faculdades? Mais ou menos, conforme o ponto, em que se ache, dessa fase, porquanto ainda no est encarnado, mas apenas ligado. A partir do instante da concepo, comea o Esprito tomado de perturbao, que o adverte de que lhe soou o momento de comear nova existncia corprea. Essa perturbao cresce de contnuo at ao nascimento, Nesse intervalo, seu estado quase idntico ao de um Esprito encarnado durante o sono. medida que a hora do nascimento se aproxima, suas idias se apagam, assim como a lembrana do passado, do qual deixa de ter conscincia na condio, de homem, logo que entra na vida. Essa lembrana, porm, lhe volta pouco a pouco ao retornar ao estado de Esprito. (O Livro dos Espritos)

*
A Reencarnao uma necessidade da vida espiritual, assim como a morte uma necessidade da vida corporal. Nem todos os Espritos compreendem, ou pensam da mesma forma em suas futuras reencarnaes. De acordo com a vontade, eles podem apressar ou retardar o momento de se reencarnarem. Cedo ou tarde, no entanto, o esprito sente necessidade de crescer. Algumas reencarnaes so impostas porquanto o esprito no tem condies de escolher. No momento de reencarnar, o esprito sofre uma perturbao muito maior do que no momento da morte. A morte a libertao da escravido, a reencarnao o ingresso na mesma. A alma se une ao futuro corpo no momento da concepo. definitiva essa unio, j que outro esprito no pode habitar aquele invlucro. No entanto, a reencarnao s se completa depois do nascimento. Portanto, no inicio os laos so muito sutis, e se o Esprito recua diante da prova pela qual tem de passar, ele pode romper esses laos, e a criana no vinga. A Reencarnao nos ensina que a vida nica, mas que existncias carnais so mltiplas. Estamos na vida, seja no corpo, ou fora do corpo. O progresso incessante. Hoje, desenvolvemos determinados valores, amanha deixamos esses valores adquiridos armazenados e desenvolvemos outros tesouros que se encontram em germe. O que hoje possumos resultado do nosso esforo quando positivo ou da nossa irresponsabilidade quando negativo. Eloqncia, conhecimentos intelectuais, amor, sabedoria, so conquistas do esforo pessoal da pessoa, em experincias passadas. Nada na vida privilgio. A palavra Carma, d uma idia fatalista. Na ndia o conceito de Reencarnao um tanto fatalista: Nasceu pobre, para pagar mesmo. Eis porque Allan Kardec no utilizou a palavra Carma, preferindo o termo Lei de Causa e Efeito.

Ou seja, todo efeito provm de uma causa. Toda causa produz um efeito. Se eu produzo positivamente na vida, receberei a conseqncia com o mesmo teor. Se eu ajo com irresponsabilidade, eu estou gerando efeitos de desarmonia para mim mesmo no futuro. A reencarnao consegue explicar que a escassez de hoje, fruto do desperdcio de ontem. Ento, o bem que hoje desperdiamos, nos far falta amanha. A pessoa que utiliza das outras como objetos sexuais, dilacerando vidas, retorna e transita em uma existncia experimentando a solido, para aprender a dar valor s companhias. O homem rebelde, que em um momento de desespero se mata, atirando com o revolver contra a prpria cabea, retorna em uma situao como doente mental, a fim de poder dar valor a beno de um corpo fsico saudvel. Aquele que teve muito dinheiro, e que utilizou para a satisfao dos caprichos pessoais, reencarnar-se em uma situao de misria, para aprender a utilizar os recursos com sabedoria. O filho doente, cuja me no tem nada a fazer a no ser cuidar dele, o antigo suicida que se matou induzido por ela. A esposa autoritria, aquela que foi magoada por ns mesmos, em experincias passadas. O filho rebelde, que causa transtornos na vida dos pais, o mesmo ser que foi abandonado no passado. E assim por diante... As antipatias e simpatias, que a psicologia convencional no consegue explicar, a reencarnao explica. A reencarnao tambm diz que no somos nem anjos nem demnios. Somos o resultado de tudo o que fizemos no passado. Ou seja, somos o melhor de ns, atualmente. Alguns podem objetar que o esquecimento do passado um obstculo para a lgica da reencarnao. A razo diz que, se Deus lanou um vu de esquecimento em relao ao passado, isso no por acaso. Tem uma razo de ser, porquanto a natureza sbia. O Esprito no entanto, que conhece as suas tendncias, pode ter uma idia do que foi no passado. Alm disso, o esquecimento bem temporrio, porquanto, aps a morte, ele recobra as suas lembranas. Alias, mesmo encarnado, no momento de desprendimento, quando o corpo adormece, ele tem conhecimento do passado. A recordao do pretrito traria inmeras conseqncias desagradveis. Ser que no sentiramos sentimento de culpa, ao descobrir que aqueles que convivem conosco, foram magoados por ns em reencarnao anterior? Ser que o dio, ou a mgoa, no reapareceria, quando descobrssemos que um irmo nosso, nos arrancou a existncia no passado? O esquecimento, ao contrrio, diminui o contedo perturbador das emoes do passado, das animosidades, das antipatias, das atitudes infelizes, ensejando um novo comeo, uma nova chance, com probabilidades maiores de vitria! Provas da Reencarnao

A idia da reencarnao esteve presente nos tempos mais recuados do pensamento humano. A historia da humanidade, pode ser considerada um instrumento. Pitgoras, que bebeu da sabedoria dos egpcios, j ensinava a Reencarnao. Nos santurios das religies esotricas, a reencarnao esteve presente. Na ndia, desde a poca dos livros sagrados como os Vedas, e o Bhagavad Gita, a reencarnao era divulgada. Sfocles e Aristfanes, acreditavam na reencarnao. Plato, Orgenes, Tertuliano, Prfiro, Vrgilio e Ovdio, carregavam a reencarnao como crena. Os druidas, no eram diferentes. Entre os Hebreus a Reencarnao encontra-se com o nome de Ressurreio. A Reencarnao esteve sempre no Oriente. No ocidente, no ano de 553, quando no segundo Conclio Ecumnico de Constantinopla esta doutrina foi expulsa tecnicamente da Religio Oficial, porquanto foi considerada uma filosofia hertica, j que lhe faltavam bases filosficas e cristas. Eminentes filsofos e pensadores do passado como do presente falavam em reencarnao. Alfred Russel Wallace, o companheiro de Charles Darwin, admitia a reencarnao, a fim de explicar os enigmas humanos. Buda, Krishna, Giordano Bruno, divulgaram a reencarnao. Alm disso, as crianas que trazem conhecimentos extraordinrios, sem terem aprendido na vida presente, atestam a reencarnao. Pascal, aos 12 anos de idade, era um notvel matemtico e filosofo. Mozart, aos 5 anos falava o francs, o alemo e o latim. Raisin, com 2 anos realizou o seu primeiro concerto de violino. Joo Stuart Mill, aos 3 anos aprendeu o alfabeto grego. Goethe, o poeta alemo, aos 10 anos escrevia em vrias lnguas. Jan Fleurry, era psicopata infantil, mas um excelente matemtico. As crianas que se lembram de vidas passadas, ou que trazem conhecimentos prodigiosos, tm sido estudadas atualmente por pesquisadores. Hernani Guimares Andrade, Ian Stevenson e Banerjee, so exemplos de cientistas que pesquisaram esse assunto. Mas, a lembrana das vidas passada, notvel mesmo nos adultos. Pitgoras, se lembrava de ter sido Hermotimo e Euforbo. Flamarion dizia ter sido a reencarnao do poeta espanhol Don Alonso de Ercilla. Hoje em dia, a regresso das vivencias passadas, a Psicologia Moderna, e outros homens admirveis tem levantado a bandeira da Reencarnao. Brian Weiss, psiquiatra americano, tornou-se celebre, aps acreditar na Reencarnao e lanar a obra Muitas Vidas, Muitos Mestres. Tanto Bernie Siegel, oncologista americano, como Deprak Chopra, acreditam que na matriz dos problemas cancergenos existe um fator reencarnacionista.

NOTA: Este Roteiro de Estudo destinado ao Grupo de Estudos Bsico do Centro Esprita Paulo & Estvo, contendo algumas informaes Gerais sobre Reencarnao.

Bibliografia:
Estudos Espritas Joanna de Angelis (Esprito) 6a Edio, Editado pela Federao Esprita Brasileira 1982. O Livro dos Espritos - Allan Kardec 76a Edio, Editado pela Federao Esprita Brasileira 1944.

You might also like