You are on page 1of 7

FACULDADE DE AMERICANA FAM CURSO DE BIOMEDICINA

NATHALIA RODRIGUES CAVALLARO

ATIVIDADE AVALIATIVA COMPLEMENTAR ORGOS LINFOIDES: TIMO E BAO

AMERICANA 2012

FACULDADE DE AMERICANA FAM CURSO DE BIOMEDICINA

NATHALIA RODRIGUES CAVALLARO

ORGOS LINFOIDES

Trabalho elaborado na disciplina de Imunologia, sala n 5, bloco III, 3 semestre do curso Biomedicina, da Faculdade de Americana, sob a orientao do Prof. Ms. Silvia Mansur Scagliusi.

AMERICANA 2012

SUMRIO

1. Prefcio 2. Introduo 3. Conceito 4. Bibliografia

4 5 6 7

4 PREFACIO Trabalho realizado, para avaliar o desenvolvimento e o entendimento do assunto exposto em sala de aula.

5 INTRODUO Quando estudamos as clulas do sangue e suas unes fisiolgicas verificamos que os glbulos brancos so conhecidos por sua funo de defesa do organismo, chamado de sistema imune. A Imunologia o estudo da imunidade, em seu sentido mais amplo, e de eventos elulares e moleculares depois que o organismo encontra micrbios ou outras macromolculas estranhas. A Imunidade, deriva da palavra em latim immunitas ou, literalemnte, inseno de varios deveres cvicos e de processos legais oderecida a senadoresromanos durante seu mandato. Significa mais amplamente proteo contra doenas. a reao de substancias estranhas sem implicar uma consequcia fisiolgica ou patologica de tal reao. Os responsveis pel imunidade so clulas e molculas qe formam o sistema imune. (Abbas A. K et all, 2005). O sistema imune um conjunto de barreiras fisicos qumicas e celulares do organismo com funo de defesa. As clulas do sistema imune so produzidas por orgos linfides primarios e secundrios. Orgos linfoides primrios: Timo e medula ossea; Orgos linfoides secundrios: Linfonodos (glanios linfticos), bao, tonsilas (amigdalas), apndice vermiforme. Estes orgos so contituidos por tecidos, que por sua vez so contituidos por clulas chamadas linfcitos. O sistema imunolgico executa suas funes atravs de suas clulas, seus produtos e clulas acessorias. (Girello A. L, Khn T. I . B. B, 2007).

6 CONCEITO 1.1 SISTEMA LINFTICO. Sistema formado por vasos e orgos linfoides e nele circula a linfa, sendo basicamente um sisema auxiliar de drenagem, ou seja, auxiliar do sistema venoso. Nem todas as molculas do liquido tecidual passam para os capilares sanguineos. o caso de molculas de grande tamanho, que so recolhidas em capilares especiais chamados capilares linfticos, de onde a linfa segue para vasos linfticos, e destes para troncos linfticos, os mais volumosos, que por sua vez lanam a linfa em veias e mdio e grande calibre. Os capilares linfticos so mais calibrosos e mais inrregulares que os sanguineos, e terminam em fundo cego, sendo geralmente encontrados na maioria das reas onde esto situados capilares sanguineos.So extremamente abumdantes na pele e nas mucosas. Os vasos linfticos possuem vlvulas em fora de bolso, como as das veias, e elas asseguram o fluxo da linfa numa s direo, ou seja, para o corao. Como o calibre do vaso menos ao nivel da localizao das valvulas, ele apresenta-se irregular e lembra as contas de um rosrio. O maior tronco linftico recebe o nome de ducto torcico, e geralmente desemboca na juno da veia jugular interna com a veia subclvia, do lado esquerdo. Os vasos linfticos esto ausentes no sistema nervoso central, na medula ossea, nos musculos esquelticos (mas no no tecido conjuntivo que os reveste) e em estruturas avasculares. O sistema linftico assemelha-se com o sistema sanguineo em muios aspectos, mas dele difere em outros. Assim, o sistema linftico est constituido de capilares onde ocorre a absoro do liquido tecidual, mas estes capilares so tubos de fund cego. Por outro lado o sistema linftico no possui um orgo central bombeador, apenas conduzindo a linfa para vasos mais calibrosos que desembocam principalmente em veias do pescoo. Um outra importante diferena que aos vasos linfticos sociam-se estruturas denominadas linfonodos. Estes, esto interpostos no trajeto dos vasos linfaticos e agem como uma barreira ou filtro contra a penetrao

BIBLIOGRAFIA 1- Imunobiologia: o sistema imune na sade e na doena. Shlomchik M. J, Walport M, Travers P, Janeway C. A. Jr . traduo Ana Cristina Armburu da Silva Porto Alegre Artmed 2007. 2- Fundamentos da Imuno-hematologia eritrcita. Girello A. L, Khn T. I . B. B So Paulo Editora Senac So Paulo, 2007.

You might also like