You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO - CSE DEPARTAMENTO - CDA

PLANO DE ENSINO
FASE: 5 SEMESTRE : 2014/1 Departamento de Cincias da Administrao I. IDENTIFICAO DA DISCIPLINA: O NOME DA DISCIPLINA N DE HORAS-AULA SEMANAIS FORMAO PROFISSIONAL INOVAO E 2 CONHECIMENTO Crditos: 2 Carter: Obrigatria I. HORRIO TURMAS TERICAS Sexta-Feira 18:30hs s 20:10hs TURMAS PRTICAS

CDIGO CAD-7103 Fase: 5

TOTAL DE HORAS-AULA SEMESTRAIS 36

II. PROFESSOR (ES) MINISTRANTE (S) Ren Birochi (rene.birochi@ufsc.br) III. EMENTA Conceitos de inovao, cincia, tecnologia e conhecimento: bases tericas e evoluo histrica. Abordagem econmica para a inovao e tecnologia. Paradigmas do desenvolvimento. Polticas pblicas para a cincia, tecnologia e inovao. Empresas intensivas em pesquisa, conhecimento e inovao. A terceira revoluo industrial. Gesto do conhecimento, aprendizagem organizacional e governo eletrnico. Abordagem sociolgica para a inovao e tecnologia. Abordagens crticas sobre o tema. A inovao social e as novas tecnologias de informao e comunicao. Perspectivas futuras para os estudos sobre inovao, cincia, tecnologia e conhecimento. IV. OBJETIVOS Objetivo Geral:

Apresentar as principais bases tericas sobre os conceitos de inovao, cincia, tecnologia e conhecimento, com o objetivo de compreender a emergncia de suas prticas em contextos diversos (nacional e internacional), a partir de pesquisas em administrao, economia e sociologia, por meio de uma perspectiva evolutiva e crtica. Objetivos Especficos:

_ Conhecer e dialogar a respeito das principais teorias e abordagens relacionadas inovao, cincia, tecnologia e conhecimento; _ Analisar as principais prticas de inovao, cincia, tecnologia e conhecimento, tanto na perspectiva macro (sociedade civil, Estado e mercado) como na perspectiva meso (organizaes); _ Analisar criticamente o papel das novas tecnologias de informao e comunicao nos processos de inovao, cincia, tecnologia e conhecimento; _ Analisar as perspectivas futuras para os estudos sobre o tema. V. METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM - A disciplina ser apresentada na forma de debates orientados, visando propiciar aos alunos a oportunidade de participar e expor suas vises, ideias e argumentos. O debate ser incentivado, tendo em vista o contedo pr-agendado da disciplina. VI. AVALIAO Aproveitamento nos Estudos O aproveitamento nos estudos ser avaliado da seguinte forma:

2 (duas) provas, com peso 3 (trs) cada uma, na composio da mdia semestral (MS) da disciplina; Atividades no Moodle, que somadas tero peso 2 (dois), no clculo da mdia semestral (MS) da disciplina; e Participao em sala de aula, por meio de atividades (em grupo ou individuais) solicitadas - peso 2 (dois). 1 (uma) avaliao de recuperao. Clculo da Mdia Semestral (MS): MS = [(Prova I) x 3 + (Prova II) x 3 + (Atividades) x 2 + (Participao) x 2] / 10 O aluno com mdia semestral igual ou maior que 6,0 (seis) estar aprovado na disciplina. O aluno com MS entre 3,0 (trs) e 5,5 (cinco vrgula cinco) ter direito avaliao de recuperao (REC) no final do semestre que abranger todo o contedo do programa da disciplina. A Mdia Final da Avaliao Semestral (MF) ser a mdia aritmtica simples entre a mdia semestral (MS) e a avaliao de recuperao (REC), conforme frmula abaixo: MF = (Mdia Semestral + Avaliao de Recuperao) / 2 Se a mdia final da avaliao semestral (MF) for igual ou maior que 6,0 (seis), o aluno estar aprovado na disciplina. Observaes: - Ser atribuda nota 0 (zero) ao aluno que no comparecer s atividades ou no apresentar trabalhos nos prazos estabelecido; - Todas as avaliaes sero expressas em notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), no podendo ser fracionadas aqum ou alm de 0,5 (zero vrgula cinco). - O aluno, que por motivo de fora maior e plenamente justificado, deixar de realizar as avaliaes previstas no plano de ensino, dever formalizar pedido de Avaliao Substitutiva (AS) Chefia do Departamento de Ensino, dentro do prazo de 3 (trs) dias teis. - As Avaliao Substitutiva, aps serem autorizadas pelo professor da disciplina, sero realizadas exclusivamente ao final do semestre letivo.

VII. CRONOGRAMA Observao: As aulas e as atividades programadas podero sofrer alteraes ao longo do semestre em funo dos jogos do Brasil na Copa. DATA CONTEDO PROGRAMTICO Introduo ao programa da disciplina: principais objetivos, atividades e critrios de avaliao. 21/03/14 28/03/14 Inovao e Conhecimento Viso geral I Leitura dos textos: BRITO CRUZ, C.H.; PACHECO, C.A. Conhecimento e inovao: Desafios do Brasil no sculo XXI. Campinas, 2004. Disponvel em: http://www.inovacao.unicamp.br/report/intebritopacheco.shtml; POPADIUK, Silvio; CHOO, Chun Wei . Innovation and knowledge creation: how are these concepts related? International Journal of Information Management, v. 26, p. 301/4-311, 2006. Inovao e Conhecimento Viso geral II Leitura do texto: FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovao Industrial. Ed. Unicamp, 2008. Captulo 1 (Introduo).

04/04/14

11/04/14

Abordagem Econmica para a Inovao e Tecnologia: A aula contar com a participao da doutoranda em Administrao, Cristina Martins, que estuda os processos de inovao e empreendedorismo. Schumpeter e os Neo-Schumpeterianos Modelo Triplice Hlice - Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff Feriado Paixo Atividade no Moodle: Redija uma resenha crtica sobre o texto FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovao Industrial. Ed. Unicamp, 2008. Captulo 1 (Introduo). Publique no Moodle at 25/04/2014. Resenha Crtica (at 3 pginas, Fonte Arial 11, espao simples): Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que: Resenha crtica uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos: a apresentao do contedo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. A resenha crtica, em geral elaborada por um pesquisador que, alm do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juzo crtico. Tambm pode ser realizada por estudantes; nesse caso, como um exerccio de compreenso e crtica. A finalidade de uma resenha informar o leitor, de maneira objetiva e corts, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuio do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma sntese das ideias fundamentais da obra. Paradigmas do Desenvolvimento - O que Desenvolvimento? Leitura dos textos: Jos Eli da Veiga (2010) in: VEIGA, J. E. Como pode ser entendido o desenvolvimento. In:___ Desenvolvimento sustentvel: o desafio do sculo XXI. Rio de janeiro, Garamond, 2010; Celso Furtado (2004). Os desafios da nova gerao. Jornal dos Economistas, 2004. http://www.centrocelsofurtado.org.br/arquivos/image/201108311223070.os_desafios_da_nova_ge racao.pdf

18/04/14

25/04/14

02/05/14

Feriado dia do Trabalho Atividade no Moodle: Escolha um dos autores citados por Eli da Veiga sobre o tema do Desenvolvimento e desenvolva uma resenha crtica (2 pginas). Publique no Moodle at 09/05/2014. .

09/05/14

Polticas Pblicas para a Cincia, Tecnologia e Inovao: Estratgia Nacional 2012-2015. http://www.mct.gov.br/upd_blob/0220/220024.pdf - pgs 9 a 32 Poltica Catarinense para a Cincia, Tecnologia e Inovao. http://www.fapesc.sc.gov.br/

16/05/14 23/05/14

PROVA INTERMEDIRIA As aes de CTI por intermdio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) Leitura do Plano Diretor da EMBRAPA 2011-2023. http://www.embrapa.br/publicacoes/institucionais/VPDE.pdf. Gesto do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional e Governo Eletrnico Leitura de texto a definir Abordagens Crticas Leitura do texto: Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento. Carlos Tnnerman Bernheim e Marilena Souza Chau. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf Inovaes Sociais I

30/05/14

06/06/14

13/06/14

20/06/14

Leitura do texto: Baumgarten, M. Cincia, tecnologia e desenvolvimento redes e inovao social. In: Parcerias Estratgicas. Nmero 26 junho 2008 Braslia, DF. Centro de Gesto e Estudos Estratgicos. http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_26.pdf#page=102 - pgs 102 a 124; Feriado corpus Christi Atividade no Moodle: Pesquise uma ao ou iniciativa de inovao social realizada recentemente no Brasil. Descreva e analise brevemente (2 pginas) esta ao/iniciativa escolhida, baseando-se nos contedos apresentados em sala e nas leituras recomendadas sobre inovaes sociais. Publique no Moodle at 27/06/2014.

27/06/14

Inovaes Sociais II Leitura dos textos: Birochi, R. As Microfinanas e o Empoderamento Socioeconmico por meio de TICs. In: Inovao social: origem, caminhos e prticas. Dalmarco, G. e Tondolo, R. (Organizadores), 2013 (no prelo). Birochi, R. Servios Microfinanceiros no Interior do Amazonas: incluso ou excluso social? In: Inovao social: origem, caminhos e prticas. Dalmarco, G. e Tondolo, R. (Organizadores), 2013 (no prelo).

04/07/14 11/07/14 18/07/14

PROVA FINAL Resultados Finais Comentados PROVA DE RECUPERAO

VIII. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Leituras obrigatrias BAUMGARTEN, M. Cincia, tecnologia e desenvolvimento redes e inovao social. In: Parcerias Estratgicas. Nmero 26 junho 2008 Braslia, DF. Centro de Gesto e Estudos Estratgicos. http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_26.pdf#page=102 - pgs 102 a 124. BIROCHI, R. As Microfinanas e o Empoderamento Socioeconmico por meio de TICs. In: Inovao social: origem, caminhos e prticas. Dalmarco, G. e Tondolo, R. (Organizadores), 2013 (no prelo). BIROCHI, R. Servios Microfinanceiros no Interior do Amazonas: incluso ou excluso social? In: Inovao social: origem, caminhos e prticas. Dalmarco, G. e Tondolo, R. (Organizadores), 2013 (no prelo). BRITO CRUZ, C.H.; PACHECO, C.A. Conhecimento e inovao: Desafios do Brasil no sculo XXI. Campinas, 2004. Mimeografado. Disponvel em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/inte-britopacheco.shtml>. FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovao Industrial. Ed. Unicamp, 2008. Captulo 1 (Introduo). FURTADO, C. Os desafios da nova gerao. Jornal dos Economistas, 2004. http://www.centrocelsofurtado.org.br/arquivos/image/201108311223070.os_desafios_da_nova_geracao.pdf POPADIUK, Silvio; CHOO, Chun Wei . Innovation and knowledge creation: how are these concepts related?. International Journal of Information Management, v. 26, p. 301/4-311, 2006. TNNERMAN, C. B.; CHAUI, M. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento. UNESCO, 2008. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf. VEIGA, J. E. Como pode ser entendido o desenvolvimento. In:___ Desenvolvimento sustentvel: o desafio do sculo XXI. Rio de janeiro, Garamond, 2010.

Leituras complementares CHAUI, M. Convite Filosofia. Ed. tica, So Paulo, 2000. FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovao Industrial. Ed. Unicamp, 2008.

OECD. Supporting Investment In Knowledge Capital,Growth and Innovation . 2013. RIFKIN, J. A Terceira Revoluao Industrial. Ed. M. BOOKS, 2012. SCHUMPETER, J.A. Teoria do Desenvolvimento Econmico. Srie Os Economistas. Editora Nova Cultural, 1997.

IX. ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE Os atendimentos extra-classe sero realizados mediante agendamentos realizados somente em sala de aula (no sero aceitos agendamentos por email).

..................................................... Ass. do Professor Aprovado na Reunio do Colegiado do Depto em ___/___/___ ....................................... Ass. Chefe do Depto.

You might also like