You are on page 1of 2

4/14 Desafio da Famlia - Como fao?

http://414familychallenge.com/howitworks-portuguese.asp

IDIOMAS

Incio

Como Funciona

Histria e Metas

Ferramentas

Mapas

Sim, aceito!

Como fao?
Use, como nosso modelo, Deuteronmio 6. Vale a pena ler o captulo inteiro , mas trs coisas trabalhando juntas podem fazer com que treinamento espiritual acontea na sua casa:

1. Construir Relacionamentos 2. Compartilhar as Escrituras 3. Praticar a F 1. Construir Relacionamentos


Deuteronmio 6:6-9 sugere quatro oportunidades de momentos para passar os valores de Deus atravs de relacionamento. Elas so quando voc est sentado na sua casa, quando faz uma viagem, na rotina matinal, e na rotina da hora de dormir. Muitas vezes esses so momentos bons quando oportunidades para relacionamento existem. Alm disso, voc pode fazer outras coisas como jogar jogos, trabalhar juntos, refeies, ou entretenimento em famlia. A meta criar vnculo relacionalmente com seu/sua filho(a). Algumas crianas so mais fceis de criar vnculo do que outras, ento ser bom planejar atividades, eventos, ou momentos que voc sabe que daro certo com sua famlia. Construir relacionamentos abre o corao e o veculo atravs do qual os valores so passados. As vezes essas oportunidades acontecem espontaneamente, ento bom estar preparado para conversas significativas com seu/sua filho(a) fora de atividades planejadas.

2. Compartilhar as Escrituras
Quando faz referncia aos mandamentos de Deus, Deuteronmio 6:6-9 usa as palavras, Ensine-as com persistncia a seus filhos, e Converse sobre elas. Para passar sua f para seus filhos, ser necessrio compartilhar as Escrituras com seus filhos. Voc quer que seus filhos aprendam que a Bblia relevante para eles agora, no somente quando forem adultos. Quando voc for ler uma histria da Bblia para seu/sua filho(a), faa a pergunta, Qual a lio que aprendemos? Isto ajuda crianas a reconhecerem que as histrias da Bblia so diferentes do que as outras histrias que elas lem na vida. Quando olhamos para a Palavra de Deus, estamos examinando um livro que est vivo e ativo e que toca nossos coraes. Talvez voc queira ler a Bblia para seus filhos, ou talvez prefira ler sozinho para depois contar uma histria da Bblia para seus filhos. Voc pode escolher ensinar uma verdade teolgica ou decorar um versculo bblico juntos. Voc pode tambm cantar uma msica de louvor ou encenar uma histria bblica. Procure formas criativas para comunicar a mensagem da Bblia e explique as aplicaes no nvel de desenvolvimento da sua criana.

3. Praticar a F
Ser um exemplo a melhor forma de ensinar. Quando crianas vem seus pais orando, aplicando a Palavra de Deus, vivendo vidas justas, e servindo a Deus, elas vem que a f relevante. Voc quer que seus filhos saibam que um relacionamento com Deus algo pessoal e dirio. Interao contnua com Deus, com comentrios para seus filhos, revela a seus filhos o compromisso que voc tem para com Cristo. Uma palavra de adorao inspirada por um pr-do-sol lindo, uma orao rpida por um compromisso desafiador, ou simplesmente uma expresso de gratido pela sua famlia, tudo isso ajuda crianas a entenderem de forma prtica como um relacionamento pessoal com Cristo. Deus no tem netos, ento, apresentar crianas a Cristo e ver Deus falar com voc atravs dos seus filhos tambm importante. Crianas podem usar seus dons espirituais agora. Elas podem ouvir de Deus agora. E elas podem ser usadas para servir o Senhor agora. Enquanto voc fizer parceria com sua famlia para crescerem na graa de Deus, seus filhos no iro apenas pegar a empolgao da vida Crist, mas sua famlia se tornar mais unida.

Ento, voc ir se comprometer a colocar essas trs coisas em prtica pelo menos uma vez por semana?
Liderana espiritual exige um certo trabalho e planejamento, mas no precisa ser algo complicado. Para ter sucesso, ser bom voc planejar a reunir a famlia. Isto, sozinho, pode ser um obstculo para famlias que vivem na correria. No precisa levar muito tempo. Apenas uma meia hora por semana em treinamento espiritual planejado pode produzir muitas conversas espontneas ao longo da semana. Aceitar o Desafio da Famlia significa que voc se compromete a construir relacionamentos, compartilhar as Escrituras, e praticar sua f a fim de passar sua f para seus filhos. No esquea que a linguagem da criana atividade. Quando voc usa atividade para ensinar lies da Bblia, voc est fazendo algo muito poderoso, entrando na profundeza do corao do(a) seu/sua filho(a). Quando Jesus ensinava seus

1 de 2

24/04/2014 22:08

4/14 Desafio da Famlia - Como fao?

http://414familychallenge.com/howitworks-portuguese.asp

discpulos, Ele usava parbolas, uma combinao de princpios do reino e exemplos da vida real. As verdade ento poderia atingir a meta projetada, tocando os coraes dos ouvintes. Quando voc usa atividades para ensinar lies bblicas, as crianas lembram delas. Voc pode encenar uma histria bblica ou ilustrar uma lio com cincia, arte, ou cozinhando. Voc pode at praticar aquilo que a lio est ensinando, atuando juntos como famlia em aes de servio, confisso, ou orao. Construindo relacionamentos, compartilhando as Escrituras, e praticando a f tudo ao mesmo tempo, as crianas tm uma viso da grande importncia do seu relacionamento com Deus. Elas aprendero de forma prtica o que significa buscar a Deus nas suas prprias vidas tambm. Sim, estou pronto para aceitar o Desafio da Famlia!

Copyright 2012

2 de 2

24/04/2014 22:08

You might also like