You are on page 1of 12

PRIMEIRA PROVA Questo 1 Comente sucintamente 3 vantagens e 3 inconvenientes da utilizao do concreto protendido em comparao com o concreto armado.

Resposta Os aspectos relevantes da tecnologia do concreto protendido so: possvel controlar de modo mais eficiente a fissurao, podendo-se at elimin-la; Pode-se empregar concretos de resistncia mais elevada, o que permite, em alguns casos, a reduo do peso prprio das estruturas; Pode-se controlar melhor as deformaes das estruturas, com aproveitamento da seo transversal de concreto no fissurado; Impedir ou limitar os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aos de alta resistncia no estado limite ltimo (ELU); possvel desenvolver novos processos construtivos, nos quais a protenso entra como fator determinante no peso prprio de elementos pr-moldados e na solidarizao de componentes. As desvantagens do emprego de concreto protendido so: Para o projeto de peas de concreto protendido necessrio calcular com mais rigor os efeitos da retrao e fluncia do concreto, da relaxao do ao de protenso, as perdas por atrito e encunhamento e outras variaes da fora de protenso; necessria uma verificao mais pormerizada de todas as etapas da vida da pea, visto que a protenso introduz, desde a fase de execuo, esforos importantes nos elementos estruturais; Na execuo so utilizados sistemas especiais de protenso e necessrio um controle de qualidade mais rigoroso dos materiais e dos componentes executados. Questo 2 Defina protenso completa nos termos da norma brasileira NBR-6118/2003 (NB-1). Resposta As condies de protenso completa devem ser atendidas no caso de elementos com armadura pr-tracionada em ambientes de classe de agressividade ambiental (CAA) III e IV. Para protenso completa, as seguintes condies devem ser seguidas: Para combinaes freqentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de descompresso (ELS-D); Para as combinaes raras de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de formao de fissuras (ELS-F);

Questo 3 Defina sucintamente os valores representativos da fora de protenso: Pi, Pa, P0, P. Resposta Os valores representativos so: Pi a fora mxima aplicada armadura de protenso pelo equipamento de trao. Esta fora corresponde fora aplicada pelos macacos hidrulicos, na pista de protenso, antes de ser realizada a ancoragem dos fios ou cordoalhas nas cabeceiras da pista; Pa um valor que se refere somente a situao de pr-trao em pista e corresponde a fora na armadura de portenso no instante imediatamente anterior sua liberao das ancoragens externas. o valor de Pi subtrado das perdas de tenso decorrentes do escorregamento dos fios ou cordoalhas nas ancoragens provisrias das cabeceiras da pista, da relaxao do ao e da retrao inicial do concreto, sendo a pea ainda no solicitada por aes externas. Po No caso de pr-trao, a partir da fora de trao Pa, deduzem-se os valores das perdas de tenso decorrentes da deformao imediata do concreto. No caso de ps-trao, obtida a partir da fora Pi, deduzindo-se os valores das perdas de tenso decorrentes do atrito nos cabos, do escorregamento dos fios ou cordoalhas na ancoragem e acomodao de ancoragem, da deformao imediata do concreto devida ao estiramento dos cabos restantes, da retrao inicial do concreto, da fluncia inicial do concreto e da relaxao inicial da armadura. P o valor da fora de protenso aps as perdas ao longo do tempo. Perda por relaxao posterior da armadura; Perda por retrao posterior do concreto; Perda por fluncia do concreto;

Questo 4 Uma viga simplesmente apoiada, de seo transversal de forma desconhecida, est submetida a uma fora de protenso P = -600 kN, com excentricidade ep = 50 cm. Sabendo-se a posio dos pontos extremos do ncleo central da seo, calcule o valor do mximo momento fletor externo que pode ser aplicado tal que a seo transversal continue ainda totalmente comprimida. K1 e K2 so pontos extremos do ncleo central da seo; A seo de forma qualquer.

Resposta Dado uma fora F1 e F2 aplicadas em K1 e K2, respectivamente, tm-se os seguintes diagramas de tenses:

Para F2

Para F1

Para P

Sendo que para F2 (que atua junto com a fora de protenso P) nunca se ter apenas compresso na seo, considera-se um momento gerado por F1 somado com um momento gerado por P, onde: F1 = F1/A + (F1e1)/I ; Px = P/A + (Pex)/I; P = P/A + (PeP)/I. Para a soma F1 + Px = 0 na borda superior da seo (caso em que ocasiona apenas compresso na seo), encontra-se a seguinte relao: P(1 + ex) = F1(1 + e1) Se P e e1 so parmetros conhecidos e por F1 e ex terem unidades diferentes e estarem relacionados na equao apresentada acima, conclui-se que P = F1 e e1 = ex. Dessa forma, o mximo momento fletor externo dado por: Mmx = P(e1 + eP) = 600(12 + 50) = 37200 kNcm.

Questo 5 Um construtor de muita experincia prtica, mas sem a fundamentao tcnica suficiente, pede sua ajuda para resolver um problema. Ele pretende executar uma viga protendida aplicando o seguinte processo: i) executa a viga simplesmente apoiada com vo terico de 7 m, seo retangular com b = 20 cm e h = 75 cm; ii) deixa no interior dessa viga uma bainha retilnea com isolamento trmico, e por dentro dela passa uma armadura de ao, com excentricidade de 32,5 cm em relao ao CG da seo bruta de concreto; iii) essa armadura envolvida por uma resistncia eltrica que pode aquecer rapidamente a armadura at 60C acima da temperatura ambiente, sem aquecer o concreto; iv) a rea de seo transversal da armadura de 5 cm; v) a armadura aquecida, ancorada nas extremidades e depois resfriada; vi) considere que o coeficiente de dilatao trmica do ao aproximadamente igual a 10-5/C e que o mdulo de elasticidade da armadura 200 GPa. Pergunta-se: a) qual a fora de protenso aplicada? Resposta = L/L0 = T = 10-5/C60C = 610-4; Ep = 20000 kN/cm; Ap = 5 cm; = P/(ApEp) P = (ApEp) P = 610-4(520000) P = 60 kN (sem considerar possveis perdas).

b) qual a maior sobrecarga uniformemente distribuda que pode ser aplicada sem que surjam tenses de trao, com qualquer combinao de aes, na seo do meio do vo? Resposta ??? c) qual o problema que pode surgir no que se refere s perdas de protenso? Resposta ???

Questo 6 Considere uma viga-calha de concreto protendido pr-moldado, se seo transversal em forma de U destinada ao suporte de telhas de fibrocimento autoportantes tipo Canalete 90 ou Kalheto.

Admitindo ainda as seguintes hipteses: l = vo da viga-calha = 10 m Ambiente exposto, agressividade moderada Perda a ser arbitrada inicialmente = 20% Faa os clculos necessrios e apresente: a) uma estimativa do valor da fora de protenso P Resposta Protenso Limitada (pr-trao / CAA II). Desta forma devemos verificar: - Estado Limite de Servio (descompresso); - Estado Limite de Servio de Formao de Fissuras. Do peso prprio: - Mg1 = 1,16102/8 = 14,50 kN.m; - gs = 14,501000/4253 = 3,41 MPa; - gi = 14,501000/4064 = 3,57 MPa; Das outras cargas permanentes: - Mg2 = 2,10102/8 = 26,25 kN.m; - gs = 26,251000/4253 = 6,17 MPa; - gi = 26,251000/4064 = 6,46 MPa; Da carga acidental: - Mq = 3,50102/8 = 43,75 kN.m; - gs = 43,751000/4253 = 10,29 MPa; - gi = 43,751000/4064 = 10,76 MPa;

Estimativa da fora de protenso P: i) Combinao quase-permanente de aes 1g1 + 1g2 + (2,11q1) + (2,21q2) + 1P = 0 3,57 + 6,46 + (0,3010,76) + 1P = 0 1P= 13,26 Mpa 1P = 1,32 kN/cm; 1P = P,est/Ac + P,estep/W1 1,32 = P,est/463 + P,est18,00/4064 P,est = 200,33 kN (valor A). ii) Combinao frequente de aes 1g1 + 1g2 + (1,11q1) + (2,21q2) + 1P = 1,2fctk; 3,57 + 6,46 + (0,3010,76) + 1P = 1,22,24 1P= 10,57 Mpa 1P = 1,06 kN/cm; 1,06 = P,est/463 + P,est18,00/4064 P,est = 160,87 kN (valor B) portanto, valor A comanda! b) uma estimativa do valor da fora de protenso Pi Resposta Estimativa da fora de protenso Pi: Pi,est = P,est/(1 Parb), adotando Parb = 20% Pi,est = 200,33/(1 0,20) Pi,est = 250,41 kN.

SEGUNDA PROVA Questo 1 Desenhe os diagramas de momento fletor e fora normal causados pela fora de protenso nos dois casos esquematizados abaixo. A fora de protenso vale P em qualquer caso, e podem ser desprezadas as foras de atrito. Resposta

No caso poligonal, o diagrama normal no linear como indicado, mas o que quer se mostrar so os valores representativos (os que esto indicados acima).

Questo 2 Considerando um caso de verificao de tenses ao longo do vo pelo processo grfico das curvas limites, como se fez no projeto desenvolvido na disciplina, considere o diagrama abaixo. Responda sempre com comentrios.

a) O que significa 1p/1p,m? Resposta A relao 1p/1p,m um parmetro adimensional, em que se toma como referncia as tenses provocadas pela protenso na seo transversal mais solicitada. Em outras palavras, trabalhando-se com tenses relativas pode-se reunir todas as verificaes feitas para os estados extremos mais desfavorveis num s diagrama, de nica escala dimensional. b) Qual o nmero de fios ou cordoalhas na seo central? Por que o grfico apresenta uma descontinuidade na seo intermediria? Resposta Na seo central h 7 fios, pois a ordenada mxima, que igual a 1 (100%), dividida em partes iguais ao nmero de cabos, ou seja, 7 neste exemplo. A descontinuidade (o degrau) na seo intermediria representa a desativao de 2 fios, pois as tenses relativas devidas protenso no podem ser mantidas constantes nesta parte da seo, sendo que estariam interceptando a curva limite C2v (estado em vazio para a borda superior). Isto significa que os valores das curvas limites para as tenses normais no concreto estariam sendo desrespeitados no estado em vazio. Portanto, as tenses devidas protenso devem ser alteradas de tal modo que sejam respeitadas as curvas limites. Desativar alguns cabos significa eliminar a sua aderncia com o concreto a partir de uma determinada seo. Isto pode ser conseguido revestindo-se as cordoalhas, nas

regies onde no se deseja a aderncia, com materiais como, por exemplo, betume ou papel kraft. Outra soluo, muito prtica, consiste em revestir as cordoalhas com mangueiras de plstico flexvel, chamadas usualmente de espaguetes. c) Como est a situao da viga, em geral, com relao ao estado limite de compresso excessiva? Resposta ??? d) Nas proximidades do apoio, alguma alterao foi feita em algumas cordoalhas. O que foi? Resposta Nas proximidades do apoio, algumas cordoalhas tiveram suas excentricidades alteradas (diminudas), ou seja, as cordoalhas que inicialmente estavam localizadas na regio inferior da seo da viga se aproximaram do seu centro tendo as suas tenses relativas devidas protenso diminudas. Questo 3 Defina pr-alongamento da armadura ativa, para efeito de clculo da resistncia da seo de uma pea de concreto protendido no Estado Limite ltimo Solicitaes Normais. No caso particular de um elemento recm-protendido em pista, qual o valor representativo da fora de protenso (Pi, Pa, P0) que corresponderia ao pralongamento? Resposta Pr-alongamento, pn, a deformao da armadura ativa correspondente situao em que se anula a tenso no concreto a altura do centro de gravidade desta armadura, ou seja, a deformao na armadura ativa correspondente fora de neutralizao Pn. O estado de neutralizao um estado convencional que obtido a partir da situao em que existem apenas esforos devidos protenso, acrescentando-se solicitaes adequadas que tornem nulas as tenses em toda a seo transversal considerada. No caso particular de um elemento recm-protendido em pista, o valor representativo da fora de protenso que corresponderia ao pr-alongamento seria o valor P = P0, ento Pn = Pa e pn = pa. Isso quer dizer que o pr-alongamento tem o mesmo significado fsico da deformao na armadura ativa previamente estirada na pista de protenso, se no levar em conta as perdas de protenso e os coeficientes de ponderao das aes.

Questo 4 Na verificao da resistncia ao cisalhamento de uma viga de concreto protendido, se alm da fora de protenso atua tambm uma fora normal centrada Ng, de carter permanente, como o efeito favorvel dessa fora levado em conta no clculo? Resposta ??? Questo 5 Quais as principais vantagens do uso da protenso em lajes de edifcios, e qual o processo indicado para determinar o valor da fora de protenso a ser aplicada em cada faixa ou regio de uma laje? Resposta As principais vantagens so: As deformaes so menores do que no concreto armado; O emprego de aos de alta resistncia conduz a estruturas mais econmicas; Na laje protendida as deformaes oriundas do peso prprio podem ser completamente eliminadas; Como a laje protendida trabalha com tenses relativamente baixas, possvel uma retirada antecipada do escoramento e das formas; H um melhor comportamento da estrutura com relao s fissuras; A ausncia de vigas oferece vantagens evidentes para a execuo da obra quanto economia, tanto de material como de tempo; Vos maiores e grande esbeltez diminuem o peso prprio, a carga sobre os pilares e fundaes e a altura total do edifcio, permitindo por vezes o acrscimo de um pavimento; A laje plana lisa protendida oferece maior resitncia ao puncionamento; Controle e diminuio da flecha ao longo do vo. Para lajes protendidas somente numa direo e apoiadas em linhas de apoio, o dimensionamento feito para faixas de largura unitria como se fossem vigas chatas protendidas utilizando-se o Mtodo das Cargas Balanceadas. O dimensionamento pelo Mtodo das Cargas Balanceadas considera as componentes transversais da protenso como foras agindo em sentido contrrio ao das cargas de laje. A protenso tomada com intensidade tal que suas componentes transversais equilibrem a carga permanente e uma parte da carga acidental (a critrio do projetista), no existindo praticamente at aqui nem tenses nem deformaes provenientes da flexo da laje.

Questo 6 Considere a seo transversal de uma viga pr-moldada de concreto protendido e os demais dados. Verifique a segurana da seo em relao ao Estado Limite ltimo Solicitaes Normais, utilizando o processo de clculo manual (sem uso de tabela).

Resposta Calculo do pr-alongamento: cp = 0,90P(1/Ac + ep/Ic) cp = 0,901130(1/3090+24/1764472) = 0,66 kN/cm; Pd = 0,9P = 0,91130 = 1017,0 kN; p = Ep/Ecs = 202000/(0,855600fck) = 6,71 e Ap = 11,20 cm; Pnd = Pd pApcp,d = 1017,0 6,7111,20(-0,66) = 1066,6 kN; Ep = 20200 kN/cm; pnd = Pnd/(ApEp) = 1066,6/(11,2020200) = 4,7110-3 = 4,71 . Clculo do momento resistente com arbitragem da tenso da armadura: Supondo que o ELU atingido no domnio 3 ou 4. pd,arb = fpyd = (0,9190)/1,15 = 148,69 kN/cm. Domnio 3 ou 4: cd = 3,5 cp = 0,85fcd; pid = 10 ; cd = 0,85fcd = 0,85(fck/c) = 0,85(4/1,3) = 2,62 kN/cm.

Supondo y h = 25 cm: Acc = by = 35y; Rcc = Acccd = 35y2,62 = 91,7y; Rpl = Apcd,arb= 11,20148,69 = 1665,33 kN. 1 Interao equilbrio Rcc = Rpt: 91,7y = 1665,33 y = 18,16 cm < h = 25 cm ok! x = y/0,8 = 18,16/0,8 = 22,70 cm. Compatibilidade de deformaes: cd/x = pid/(d x) pid = cd(d x)/x = = 3,5(69 22,70)/22,70 = 7,14 < 10 ok! pid = 7,14 pd = pid + pnd = 7,14 + 4,71 = 11,85 Pelo diagrama tenso-deformao, tem-se:

s
s

e
(165,2 pd,calc)(35 7,36) = (165,2 148,7)(35 11,85) pd,calc = 151,38 kN/cm pd,arb = 148,69 kN/cm. 2 Interao equilbrio Rcc = Rpt: Rcc = Acccd = 35y2,62 = 91,7y; Rpl = Apcd,arb= 11,20151,38 = 1695,46 kN; ok! 91,7y = 1695,46 y = 18,49 cm < h = 25 cm x = y/0,8 = 18,49/0,8 = 23,11 cm. Compatibilidade de deformaes: cd/x = pid/(d x) pid = cd(d x)/x = = 3,5(69 23,11)/23,11 = 6,95 < 10 ok! pid = 6,95 pd = pid + pnd = 6,95 + 4,71 = 11,66 . Pelo diagrama tenso-deformao, tem-se: (165,2 pd,calc)(35 7,36) = (165,2 148,7)(35 11,66) pd,calc = 151,27 kN/cm pd,arb = 151,38 kN/cm ok! Clculo do momento ltimo resistente: z = d y/2 = 69 18,49/2 = 59,75; MRd = Rptz = pdApz = 151,2711,2059,75 = 101238 kNcm; Msd = 1,4(Mg + Mq) = 1,4(37300 + 21400) = 82180 kNcm; MRd Msd ok!

You might also like