You are on page 1of 3

As glndulas supra-renais tm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins.

Possuem funes muito importantes, como regular o metabolismo do sdio, do potssio e da gua, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reaes do corpo humano ao stress. 6.1 A ALDOSTERONA, A ADRENALINA E A NORADRENALINA Estas glndulas endcrinas tm forma de meia-lua achatada, situadas uma sobre cada rim e secretam vrios hormnios, entre os quais destacam-se a aldosterona, a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina). Sua funo bsica est relacionada manuteno do equilbrio do meio interno, isto , da homeostase do organismo, frente a situaes diversas de modificao desse equilbrio (tenso emocional, jejum, variao de temperatura, infeces, administrao de drogas diversas, exerccio muscular, hemorragias, etc. Possuem ntima conexo com o sistema nervoso. Embriologicamente, cada supra-renal formada por dois tecidos embrionrios diferentes, dos quais resultam as duas camadas da supra-renal: a mesoderme origina o crtex e a neuroectoderme a medula da glndula. Muitos autores consideram crtex e medula da supra-renal como sendo dois rgos distintos. 6.2 CRTEX DA SUPRA-RENAL O crtex, camada externa da glndula, amarelado e compe-se de trs camadasconcntricas de clulas. A camada externa, abaixo da cpsula, chamada zona glomerulosa do crtex supra-renal. Funcionalmente, a camada glomerular produz e secreta aldosterona, enquanto que as outras duas camadas produzem glicocorticides (cortisol e corticosterona) e hormnios sexuais. 6.3 A ALDOSTERONA A principal ao da aldosterona a reteno de sdio. Onde h sdio, esto associados ons e gua. Portanto, a aldosterona age profundamente no equilbrio dos lquidos, afetando o volume intracelular e extracelular dos mesmos. Glndulas salivares e sudorparas tambm so influenciadas pela aldosterona para reter sdio. O intestino aumenta a absoro de sdio como reao aldosterona. 6.4 O ESTRESSE E O CORTISOL O estresse ainda um tema que suscita muitas controvrsias, desde a sua definio at as suas implicaes com as doenas. Por vezes, o estresse definido como um estmulo, sendo por outras considerado como resposta desenvolvida por esse estmulo. Na realidade, a palavra estresse, em si, quer dizer "presso", "insistncia" e estar estressado quer dizer "estar sob presso" ou "estar sob a ao de estmulo insistente". Significa tambm tenso. uma palavra amplamente usada no mbito da Fsica como sendo a tenso gerada em um corpo pela ao de foras sobre o mesmo. Neste caso, o estresse assume o significado de "reao" do corpo ao das foras que configuram o estressor.

De fato, estressor qualquer estmulo capaz de provocar o aparecimento de um conjunto de respostas orgnicas e/ou comportamentais, relacionadas com mudanas fisiolgicas estereotpicas de padres, que incluem a hiperfuno da supra-renal, ou adrenal. O estresse um processo reativo, que tem como objetivo diminuir os efeitos negativos causados pelo estressor e favorecer a adaptao a este ou s mudanas advindas da sua presena. Assim, o estado de estresse exatamente aquele relacionado com a fase de adaptao, sendo o seu estabelecimento compatvel com a liberao de cortisol (hormnio secretado pela suprarenal), que torna o organismo hbil para responder s exigncias adaptativas. 6.5 A Adrenalina e a Noradrenalina Existem, na medula adrenal, dois tipos de clulas: umas secretam adrenalina, as outras noradrenalina. Tais hormnios so secretados em resposta estimulao simptica. Liberados em grandes quantidades depois de fortes reaes emocionais como, por exemplo, susto ou medo, estes hormnios so transportados pelo sangue para todas as partes do corpo, onde provocam reaes diversas, principalmente constrio dos vasos, elevao da presso arterial, aumento dos batimentos cardacos, etc. Tais reaes resultam, entre outras coisas, no aumento do suprimento de oxignio s clulas. Alm disso, a adrenalina, que aumenta a glicogenlise heptica e muscular e a liberao de glicose para o sangue, eleva o metabolismo celular. A combinao dessas reaes possibilita, por exemplo, reaes rpidas de fuga ou de luta frente a diferentes situaes ameaadoras. Ao contrrio do crtex supra-renal, que lana seus produtos continuamente na circulao, a medula acumula os hormnios produzidos. Existem doenas que se caracterizam pelo excesso de produo dos hormnios das suprarenais. As principais so a Sndrome de Cushing e o Feocromocitoma. 6.6 A SNDROME DE CUSHING Caracteriza-se por deposio de gordura no abdmen, fraqueza muscular, estrias avermelhadas, aumento de plos, surgimento espontneo de hematomas, aumento de gordura na face e no pescoo. O quadro clnico semelhante ao provocado pelo uso constante de medicamentos base de corticides. 6.7 O FEOCROMOCITOMA uma doena na qual ocorrem crises de hipertenso arterial podendo ou no estar acompanhada de dor de cabea, sudorese e palpitaes. Qualquer paciente jovem que apresente hipertenso arterial merece uma investigao mdica visando excluir a possibilidade de feocromocitoma. 6.8 DOENA DE ADDISON

Doena de Addison, que se caracteriza por deficiente produo hormonal, fraqueza, perda de peso, dores abdominais discretas e escurecimento de algumas reas da pele e das mucosas.

You might also like