You are on page 1of 5

Reviso AV1 Algoritmos

1- O objetivo da lgica na programao ? R: Buscar racionalidade e o uso de tcnicas vlidas para soluo de problemas. 2- Explique: A linguagem de programao quando aprendida/entendida pode ser formalizada em qualquer linguagem de computao, assim como falar em idiomas distintos. R: O mecanismo de raciocnio o mesmo, a lgica quando compreendida pode ser aplicada em qualquer linguagem de programao. 3- Como expressamos a lgica de programao? R: Usa-se o algoritmo.

4- Defina algoritmos. R: Uma sequncia lgica de instrues que devem ser seguidas para realizar um problema ou objetivo definido.

5- O que devemos fazer para especificar um algoritmo? R: Deve-se ter um estado inicial e aes bem claras e definidas.

6- Explique o que vem a ser sequncia em um algoritmo. R: A sequncia uma conveno com o objetivo de reger o fluxo de execuo do algoritmo.

7- Explique como so as aes em um algoritmo. R: Aes so ligadas a uma condio. Se a condio for verdadeira, a ao ser executada, caso contrrio, no ser executada.

8- H muitas formas de se resolver um problema e criar uma sequncia de aes, afinal, cada pessoa pensa e age de uma maneira diferente. Explique. R: Cada indivduo tem uma heurstica prpria, nenhuma cdigo-fonte igual a outro.

9- O que podemos seguir para desenvolver um bom algoritmo? R: O bom senso e a prtica da lgica de programao que indicaro qual a soluo mais adequada, com menor esforo e maior objetividade.

10- Quais as formas de representar um algoritmo? R: Textual, grfica, etc...

11- Defina a legenda bsica de um diagrama de blocos.

12- Defina o que seria informao para algoritmos. R: o dado elaborado, com valor agregado.

13- Diga qual os tipos de dados abaixo: a) 1,73cm -> Real b) 80Kg -> Inteiro

14- Quando um dado pode ser chamado de constante? R: Quando no pode ser alterado ou no sofre nenhuma variao durante o tempo; seu valor o mesmo do incio ao fim do algoritmo.

15- Quando um dado pode ser chamado de varivel? R: Um dado varivel quando h possibilidade de ser alterado no decorrer do tempo, ou seja, durante o processamento do algoritmo. 16- Assinale os identificadores vlidos: a) b) c) d) e) f) X - correto (y) - errado -> por causa dos parnteses e por no comear com letra. U2 - correto #55 - errado -> por conter caractere especial. Rua - correto AH! - errado -> por conter caractere especial.

g) H2OH h) 1002

- correto - errado Por comear com nmeros

17- Qual a regra para o clculo correto de expresses aritmticas? R: 1 () 2 Pot rad 3 * / 4 Div mod

5 +-

18- Realize as seguintes expresses aritmticas: a) b) c) d) e) 1+ 3x2 = 7 2x2 +3 = 7 1-4 * 3/6 pot(3,2) = 7.5 Pot(5,2) 4/2 + rad(1+3*5) /2 = 12 25 4/2 + 4/2 =25

19- O que so comandos de entrada e sada? Defina: R: Geralmente recebem ou enviam dados externos provenientes do meio externo. R: Entrada de dados -> Para que o algoritmo possa receber dados que necessita, adota-se um comando de entrada de dados chamado LEIA. R: Sada de dados -> Para que o algoritmo possa mostrar o resultado de um clculo usa-se o comando de sada de dados ou escreva; que tem como objetivo exibir o contedo de uma varivel identificada. 20- Porque utilizar c/c++? R: PODER DA LINGUAGEM: POR SER DE MAIOR PROXIMIDADE A LINGUAGEM DE MQUINA, DENTRO DAS DISPONVEIS EXISTENTES, O C PERMITE OPERAES DAS (MAIS SIMPLES. EX: MOSTRAR NA TELA UM CONTEDO FORMATADO) (AS MAIS COMPLEXAS OU DE BAIXO NVEL EX: DESLOCAR BITS EM UM BYTE) A LINGUAGEM C DEU ORIGEM A VRIAS LINGUAGENS, TAIS COMO: JAVA, PHP, PYTON, ETC. CDIGOS EXECUTVEIS EM C SO MAIS ENXUTOS. APESAR DOS CDIGOS FONTE TEREM QUE SER COMPILADOS EM PLATAFORMAS DIFERENTES, GERALMENTE SO OS MENORES EXECUTAVEIS, EM RELAO A OUTRAS LINGUAGENS.

21 Faa um programa em c/c++ que leia 3 nmeros e mostre o valor do primeiro nmero, depois a multiplicao do primeiro com o terceiro nmero, a mdia entre todos os 3 nmeros e dia qual dos 3 nmeros lidos o maior. #include <iostream.h> #include <stdio.h>

main () { float a,b,c; printf(\n Digite o valor de A); cin >> a;

printf(\n Digite o valor de B); cin >> b;

printf(\n Digite o valor de C); cin >> c;

printf(O valor de A e a=%f \n A multiplicao entre o primeiro e o terceiro e a*c=%f \n A media entre os trs nmeros e (a+b+c)/3=%f, a, a*c, (a+b+c)/3);

if (a>b) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , a); }

if (a>c) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , a); }

if (b>a) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , b); }

if (b>c) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , b); }

if (c>a) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , c); }

if (c>b) { printf(\n O maior nmero que voc digitou foi , c); }

system(pause);

You might also like