You are on page 1of 3

Cirurgia plstica Visa restaurar a anatomia e a funo de partes do organismo alteradas por deformidades congnitas ou adquiridas, assim como

corrigir desarmonias estticas. Retalho indiano, usado 4000 a.C para reconstruir nariz de ladres que eram amputados na poca, ainda usado para cirurgia plstica do nariz, bl bl... Pulei histrico... Retalho indiano- retira-se rea de tecido da parte mdia frontal, para recobrir parte anterior do nariz. Depois de 21 dias, volta uma parte da pele para regio de origem e reconstri o nariz com o tecido q sobrou. Retalho de Tagliacozzi- reconstruo nasal em desuso. A tcnica consiste em um corte parcial de um retalho de pele da parte superior do brao, reformulando-o em um nariz. Depois enxerta-o no nariz danificado. O brao do paciente, em seguida, mantido no lugar usando bandagens durante aproximadamente 21 dias, enquanto o prprio enxerto se ligava face. Em seguida, o cirurgio corta o novo nariz do brao e comea a remodelar o seu contorno.

Retalho Indiano

Retalho de Tagliacozzi

Objetivos e princpios: Hierarquia de valores- 1 Preservar a vida; 2 Reabilitar funo; 3 Aprimoramento da esttica. Princpios bsicos- tcnica atraumtica; instrumental especializado, conhecimento da tcnica e material apropriado (menos traumtico para melhorar efeito esttico). reas de atuao da cirurgia plstica; - Cirurgia de mo; reconstruo mamria, microcirurgia (ex: ao mesmo tempo que est fazendo uma reconstruo de mama, usando prtese e retalhos do grande dorsal, usa-se tb um retalho microcirrgico para transplantar pequenos vasos); craniomaxilofacial (ver classificaes de Le Fort); queimaduras, esttica. - Cirurgia craniomaxilofacial- Fraturas de face de Le FortTipo 1- fratura de maxila Tipo 2- fratura de maxila e pirmide nasal Tipo 3- fratura de maxila, pirmide nasal e zigomtico (disjuno crnio-facial)

Princpios tcnicos da cirurgia plstica: - Assepsia adquada risco de infeco cirrgica, independente da cirurgia; - Debridamento minucioso em caso de trauma, debridar rea com cuidado, limpa o ferimento, regulariza a ferida para depois suturar; - Hemostasia meticulosa- sangue e cirurgia plstica no combinam; - Tcnica atraumtica traumatizar o mnimo possvel, muito delicada; - Camuflagens naturais cicatrizes no desaparecem, mgica no existe. So truques usados durante as incises para esconder a cicatriz (atrs da orelha, couro cabeludo, etc); - Linhas de fora orientacao de linhas de fora devem ser seguidas. - Cuidados ps-operatorios- repouso e cuidados mais exigentes. Conceitos: Enxertos- transferncia de um tecido, rgo ou parte do corpo de uma regio para outra, mediante perda total de continuidade com sua rea doadora. A irrigao sanguinea que tornar vivel sua sobrevivncia se far atravs de neoformacao vascular proveniente de rea receptora. Ex: tirar pele da perna e colocar no brao. ltima escolha do cirurgio plstico, pssimo resultado esttico. Podem ser classificados de acordo com: - Fonte de obteno- autoenxerto- mesmo doador e receptor; homoenxerto ou aloenxerto (transplantes)- doador e receptor diferentes mas da mesma espcie; heteroenxerto ou zooenxerto ou xenoenxerto- espcies diferentes. PS: prof. disse que no vai cobrar isso; Espessura- espessura parcial (epiderme e parte da derme); espessura total (toda a espessura da derme da area doadora) Constituio histolgica- enxerto simples (um nico tipo de tecido) ou composto (mais de um tipo de tecido). --- Caractersticas gerais dos enxertos- facilidade tcnica; morbidade na rea doadora; cobertura de grandes superfcies; resultado esttico e funcional inferior ao retalho. Retalhos- segmentos de tecido transferidos de uma regio para outra, mantendo com a 1 uma conexo vascular temporria ou definitiva. Essa conexo com a rea doadora os torna, na fase inicial, independentes da rea receptora. Ou seja: possuem vascularizao prpria. Indicaes: cobrir reas cruentas com vascularizao precria (extremidades inferiores e reas submetidas a RT); cobrir estruturas nobres expostas (tendo, nervo, vaso); reconstruir a forma corporal aps trauma, resseco de tumores etc.; acolchoar proeminncias sseas ou reas passiveis de compresso constante (ulceras de presso). Exemplos: mm grande dorsal para reconstruo da mama; reconstruo de nariz com retalho unilobado nasogeniano; reconstruo nasal com retalho bilobado; cross finger (dedo).

Implantes- implantes aloplasticos so materiais inorgnicos usados para aumentar ou substituir um tecido, rgo ou segmento corporal, mimetizando sua forma, tamnho e consistencia. Devem ser tolerados de forma permanente pelo organismo, sem reaes txicas ou imunolgicas. Pode ser de metais: ao, titnio; polmeros: silicone; cermica: hidroxiapatita. Cirurgias estticas: - Ritidoplastia- lifting facial. Trao da pele e subcutneo usado para envelhecimento e flacidez da pele da face. Atravs de resseco de plicatura do SMAS (sistema msculo aponeurotico superficial da face), ento a cirurgia acima do SMAS para n atingir estruturas importantes. Camufla cicatriz. - Mamoplastia redutora- corrigir ptose mamria, dores em coluna torcica; muitas tcnicas diferentes. Muito usada a tcnica de Pintanguy. - Mamoplastia de aumento- mamas pequenas, ptose, aps gravidez. Vias de acesso: Retroglandular (atrs da glndula, usada para quem j tem mama e quer aumentar o volume), submuscular (para quem no tem mama, fica atrs do mm peitoral), subfacial. - lipoaspirao- cirurgia segura, modeladora. No para emagrecer. Promove muito sangramento, o organismo entende como queimadura e gasta muita caloria no psoperatrio. Cuidados para no aspirar muito, o volume mximo no pode ultrapassar 7% do volume corporal. 5% seria o ideal. - Abdominoplastia- retirar excesso de pele e correo de flacidez de musculatura. As incises so realizadas na altura de Pfannenstiel, de uma espinha ilaca Antero-superior a outra. - Ginecomastia- mama masculina. - Blefaroplastia- plpebra. - Orelha em abano- nunca antes de 7 anos. Antihlice

You might also like