You are on page 1of 4

Resenha

Uma proposta psicopedaggica com jogo de regras

O jogo considerado como uma importante atividade na educao de crianas, permitindo o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral e a aprendizagem de conceitos. Compreender o lugar do jogo na pedagogia ou na psicopedagogia torna-se imprescindvel e eficiente. acedo !"##$% defende os jogos, especialmente os de regras, por&ue criam um conte'to de o(servao e di)logo so(re processos de pensar e construir con*ecimento de acordo com os limites da criana. +egundo ,iaget, pode-se dizer &ue o jogo se encontra circunscrito ao -m(ito do prprio funcionamento da intelig.ncia, posto &ue sua construo depende de assimila/es e acomoda/es. 0 medida &ue a criana joga com regras e'ercita suas fun/es intelectuais de assimilao e acomodao a uma dada realidade, ainda &ue esta realidade seja de natureza metamrfica. Ca(e compreender o jogo de regras no domnio da e&uili(rao considerado por ,iaget !"#123"#14% como um dos fatores respons)veis pelo desenvolvimento das estruturas intelectuais. O jogo de regras possi(ilita desencadear os mecanismos da e&uili(rao cognitiva, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criana. 5nalisando o jogo de regras na psicologia gentica, o jogo sup/e organizao, coordena/es &ue se inserem dentro de &uadros de natureza lgica. Compreender as regras do jogo e pratic)-las com coer.ncia sup/e um e'erccio de operao e de cooperao. 6avorecer situa/es educacionais &ue permitam os jogos fundamental segundo ,iaget !"#4#3"#17%, por&ue por meio deles a criana assimila as realidades intelectuais, impedindo &ue estas permaneam e'teriores a sua prpria intelig.ncia. O desenvolvimento e a organizao do jogo so e'plicados por ,iaget !"#183"#$4% por meio da estrutura da prpria intelig.ncia da criana. +e o jogo depende desta estruturao progressiva, assim como os est)gios, tem tam(m uma ordem necess)ria de construo. 9esse sentido, afirma ,iaget: ;<eparamo-nos com tr.s grandes tipos de estruturas &ue caracterizam os jogos infantis: O e'erccio, o sm(olo e a regra, constituindo os jogos de construo, a transio entre as tr.s e as condutas adaptadas=. Os jogos de e'erccio correspondem >s primeiras manifesta/es l?dicas da criana, constituindo a forma inicial do jogo. 5 import-ncia desta categoria de jogo no desenvolvimento reside na e'ercitao dos es&uemas de ao. 5 (rincadeira sim(lica a uma das manifesta/es da funo semitica surge a partir dos dois anos de idade &ue possi(ilita a representao diferenciada !linguagem, imagem mental, gesto sim(lico%. O jogo deste perodo importante ao desenvolvimento cognitivo e afetivo da criana. O jogo de regras, ao contr)rio das outras categorias de jogo, desenvolve-se mais com a idade. !,iaget, "#$43"#18%.

O conte?do desta categoria de jogo pode ser o mesmo dos precedentes. O &ue *) de novo a regra &ue deve ser respeitada segundo o consentimento m?tuo e tam(m transformada. O jogo de regras tem uma funo importante no desenvolvimento social, moral e intelectual das crianas. @le permite &ue a criana realize descentra/es, coordena/es de pontos de vista. O jogo em geral, em suas diferentes formas de organizao, pode ser considerado como uma funo necess)ria, mas no suficiente, ao prprio desenvolvimento das estruturas cognitivas. @m cada est)gio do desenvolvimento sua import-ncia relevante aos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e morais. @m todos os nveis de desenvolvimento, o *omem interage-se com o meio fsico e social, rece(e suas influ.ncias e nesta interao transforma-se constantemente. 9o perodo sensrio-motor, ,iaget !"#413"#11% admite &ue no se pode afirmar com e'atido as modifica/es na estrutura mental da criana pela ao da vida social, o &ue ocorre por&ue nesse perodo no *) ainda interc-m(ios de pensamento. 9o perodo pr-operatrio, novas rela/es sociais so constitudas por meio da linguagem e a criana passa a perce(er &ue e'istem pensamentos diferentes dos seus. A no perodo das opera/es concretas &ue ocorre um ntido progresso da socializao da criana. Os jogos das crianas testemun*am estas transforma/es. ,ortanto, para ,iaget, o desenvolvimento no se reduz somente a um processo individual. <epende tam(m das trocas interindividuais e da vida social.

A msica na educao infantil

+egundo alguns pedagogos, a educao musical da criana inicia-se nove meses antes do seu nascimento. Bnicialmente, ouvindo-se a si mesmo, o recm-nascido comea a emitir sons. <essa forma, antes de falarmos, aprendemos a cantarC 5 m?sica no um fator e'terno em relao ao *omem - provm do seu interior, a segunda linguagem materna. Doda criana tem direito a uma educao musical desenvolvendo o potencial de comunicao e e'presso. 5 viv.ncia musical na educao infantil fundamental, pois estimula para o desenvolvimento de capacidades mentais, fsicas e afetivas. 5 criana precisa de uma ;dieta sonora= (alanceada &ue contri(ua para sua sa?de integral, e a &ualidade do repertrio &ue assimila influir) em sua formao, contri(uindo para o e&uil(rio emocional, fsico e intelectual. @ncontramos no tra(al*o l?dico-musical infantil o material ideal para um tra(al*o verdadeiramente educativo nessa fase de evoluo da criana. 5s (rincadeiras musicais infantis so universais, proporcionando > criana o e'erccio fsico, mental e emocional. ,or meio do movimento rtmico-musical infantil o material ideal para um tra(al*o verdadeiramente educativo nessa fase de evoluo da criana. 5s (rincadeiras musicais infantis so universais, proporcionando > criana o e'erccio fsico, mental e emocional.

,or meio do movimento rtmico-musical, o controle da motricidade acontece de forma natural e precisa. 5 (rincadeira infantil favorece o processo da aprendizagem &ue incentivam a (usca por solu/es. 5os educadores ca(e, preservar nossa cultura musical por meio do ensino formal. @ o professor de educao infantil dever) tra(al*ar a m?sica com seus alunos. 5 pr-escrita e a leitura nas atividades musicais sero meros complementos &ue estaro documentando as atividades. Eivenciando as (rincadeiras musicais da tradio (rasileira, a criana estar) desenvolvendo-se fsica, intelectual e emocionalmente. Um o(jetivo ()sico em educao musical o desenvolvimento auditivo &ue leva ao desenvolvimento rtmico-motor e > realizao sonoro-vocal e instrumental. 5prender a ouvir por meio da m?sica aumentar a capacidade de concentrao e memria. 5 criana &ue aprende a ouvir no curso de educao infantil est) mais preparada para apreender nas sries su(se&Fentes. 5 criatividade d) seus primeiros passos por meio da m?sica na criana pe&uena, desde &ue ela seja estimulada a cantar, danar ou manusear o(jetos sonoros. 5 voz um instrumento natural &ue j) faz parte do aluno. O uso inade&uado da voz falada ou cantada produz dist?r(ios &ue podem ser prevenidos por meio de uma (oa orientao e de (ons e'emplos. 5 voz uma e'tenso do corpo &ue evidencia as condi/es internas do estado fsico e emocional. 5o tra(al*armos o canto com a criana, estejamos atentos ao seu corpo, (uscando uma perfeita unidade na pr)tica vocal. 5 leitura e a escrita do cdigo musical fazem parte do processo do aprendizado, e o *)(ito do registro gr)fico se converte numa pr-alfa(etizao musical. 5 metodologia est) inteiramente calcada em atividades l?dicas motivadoras e prazerosas. G) um mundo sonoro e'tremamente rico em nossas escolas. Demos apenas &ue selecionar o som &ue educa &ue saud)vel e &ue se transforma um desenvolvimento integral de nossas crianas.

A necessidade infantil de mgica

O conto de fadas procede de uma maneira consoante ao camin*o pelo &ual uma criana pensa e e'perimenta o mundo. Uma criana confia no &ue o conto de fada diz por &ue a viso de mundo a apresentada est) de acordo com a sua. Como todas as pessoas pr-alfa(etizadas e v)rias instrudas, a criana assume &ue suas rela/es com o mundo inanimado formam um s padro com as do mundo animado das pessoas. Uma criana pode apenas encontrar segurana na convico de &ue entende agora o &ue a confundiu antes H nunca em rece(er fatos &ue criam novas incertezas. A importante lem(rar &ue apenas as afirma/es &ue so inteligveis em termos de con*ecimento e'istente da criana e de suas preocupa/es emocionais trazem convico para ela.

+e uma criana aceita como verdade o &ue seus pais l*e dizem H &ue a terra um planeta mantido firmemente em seu camin*o pela gravidade H ento a criana s pode imaginar &ue a gravidade uma corda. ,ara ,iaget, a criana s pode vivenciar o mundo su(jetivamente. 5s e'plana/es cientficas re&uerem pensamento o(jetivo. Danto a pes&uisa terica como a e'plorao e'perimental mostra &ue nen*uma criana a(ai'o da idade escolar realmente capaz de aprender estes dois conceitos, sem os &uais a compreenso a(strata impossvel. Uma criana &ue a partir das estrias de fadas aprendeu a acreditar &ue o &ue de incio parecia uma figura repulsiva e ameaadora pode, magicamente, transformar-se num amigo prestativo. ,or um longo tempo na sua *istria a *umanidade usou proje/es emocionais tais como os deuses-nascidos de suas esperanas e ansiedades imaturas para e'plicar o *omem, sua sociedade e o universoI dando-l*e um sentimento de segurana. <epois lentamente, atravs do prprio progresso social, cientfico e tecnolgico, o *omem li(ertou-se do constante medo de sua prpria e'ist.ncia. 5 partir da, as proje/es ;infantis= do *omem se dissolveram e e'plica/es mais racionais tomaram seu lugar. Contudo, no est), de modo algum, isento de fantasias. Draduzido em termos de comportamento *umano, &uanto mais segura uma pessoa se sente dentro do mundo, tanto menos necessitar) refugiar-se em proje/es infantis. ,or estas raz/es, uma criana, en&uanto no est) segura de &ue seu am(iente imediato a proteger), necessita acreditar &ue poderes superiores, como um anjo da guarda, velam por ela, &ue o mundo e seu lugar dentro dele so de suprema import-ncia. ais &ue tudo, a criana deseja um apoio para sua crena ainda muito t.nue de &ue atravs do crescimento, do tra(al*o duro e do amadurecimento ela um dia ser) vitoriosa.

You might also like