You are on page 1of 7

COLEGIO DA POLICIA MILITAR-CPM SRIE: 3 ANO TURMA: B

TURNO: NORTURNO PROFESSOR (a): Perpetua ALUNOS (as): Lucas Cerqueira, Esdras, Matheus Maia.

SUMRIO: 1. 2. 3. 4. 5. 6. INTRODUO DOENAS ANOMALIAS SINTROMES CONCLUSO REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

_____________________________________________________________________________

1. INTRODUO: O trabalho aborda os seguintes temas: doenas, anomalias e sndromes de origem

gentica. Esse trabalho solicitado pela Prof. Perpetua, traz informaes dos temas citados. Tendo como objetivo mostrar com clareza os assuntos abordados, evitando conter duvidas e proporcionando aprimoramento consequentemente das questes em pauta.

2. DOENAS:

-ASMA: Asma uma doena inflamatria crnica das vias areas. O pulmo do asmtico diferente de um pulmo saudvel, como se os brnquios dele fossem mais sensveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritao. Causando falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritaes, como a fumaa de um incndio. Diante desse quadro, o organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brnquio se contraia, fechando o rgo e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmes. O mesmo processo acontece com um paciente que tem asma, s que os gatilhos para causar uma irritao nos brnquios so bem menos intensos, como a poeira. Sintomas: Grau 1: sintomas leves e intermitentes at dois dias por semana e at duas noites por ms, em geral com predomnio dos sintomas no inverno, por exemplo. Grau 2: sintomas persistentes e leves mais do que duas vezes por semana, mas no mais do que uma vez em um nico dia. Grau 3: sintomas persistentes moderados uma vez por dia e mais de uma noite por semana. Grau 4: sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite. Causas: Ningum sabe exatamente o que provoca asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Dessa forma, importante entender o que causa seus ataques de asma e tentar reduzir a exposio a esses agentes ou buscar tratamentos mais adequados. Prevenes: Lavar semanalmente as roupas de cama. Evitar animais domsticos. Promover a ventilao do ambiente. Tratamento: Preveno e controle so a chave para impedir que os ataques de asma comecem. As medicaes de uso contnuo servem para minimizar a sensibilidade e a inflamao as quais os brnquios da pessoa asmtica esto sujeitos, fazendo com que os pulmes reajam com menos intensidade aos agentes irritantes, como poeira e caros.

2. DOENAS: -AIDS: Aids uma doena que ataca o sistema imunolgico devido destruio dos glbulos brancos. A Aids considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu carter pandmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma regio) e sua gravidade. A infeco da Aids se d pelo HIV, vrus que ataca as clulas do sistema imunolgico, destruindo os glbulos brancos (linfcitos T CD4+). A falta desses linfcitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenas oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente no so capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal. Sintomas: Os primeiros fenmenos observveis para Aids so fraqueza, febre, emagrecimento, diarria prolongada sem causa aparente. Na criana que nasce infectada, os efeitos mais comuns so problemas nos pulmes, diarria e dificuldades no desenvolvimento. Prevenes: Para evitar a transmisso da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relao sexual, uso de seringas e agulhas descartveis, teste prvio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou lquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e comear o pr-natal o mais cedo possvel. Tratamento: A Aids no tem cura, mas os portadores do HIV dispem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda mdica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente ter acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento so prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela reduo da carga viral e reconstituio do sistema imunolgico. O atendimento garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de servios.

3. SIMDROME: -Donw: A sndrome de Down uma doena gentica em que uma pessoa tem 47 cromossomos em vez dos 46 normais. Sintomas: Os sintomas da sndrome de Down variam de pessoa para pessoa e podem ser de leves a graves. No entanto, as crianas com sndrome de Down tm uma aparncia amplamente conhecida. A cabea pode ser menor do que o normal e com formato diferente. Por exemplo, a cabea pode ser redonda com uma rea achatada na parte de trs. O canto interno dos olhos pode ficar arredondado em vez de pontudo. O desenvolvimento fsico muitas vezes mais lento do que o normal. A maioria das crianas com sndrome de Down nunca atinge a altura mdia da idade adulta. Prevenes: ------------no contm*---------------------------------------------------------------------------------------Tratamento: No h um tratamento especfico para a sndrome de Down. Uma criana nascida com obstruo gastrointestinal pode precisar de uma cirurgia complexa imediatamente aps o nascimento. Determinados problemas cardacos tambm podem precisar de cirurgia.

4. ANOMALIA: -Progria: A Progria tem origem em um nico e pequeno defeito no cdigo gentico do beb, mas tem leva a efeitos terrveis para a vida da criana que geralmente no chega aos 13 anos de idade. Desde os seus primeiros dias seus corpos aceleram o processo de envelhecimento por causa de um defeito nas pontas (telmeros) que prendem as fitas de DNA unidas no ncleo das clulas. Eles sofrem sintomas que incluem calvcie, doena cardaca, osteoporose e artrite. A doena muito rara afetando apenas um em cada oito milhes de nascimentos.

Causas: A progria uma condio rara marcante, pois seus sintomas lembram o envelhecimento humano normal, mas que ocorre em crianas. Geralmente, no hereditrio. raramente observado em mais de uma criana na mesma famlia. Sintomas: Falha no crescimento durante o primeiro ano de vida Rosto estreito, atrofiado ou enrugado. Falta de cabelo. Perda dos clios e sobrancelhas. Amplitude limitada de movimentos. Dentes - formao atrasada. Tratamento : Pesquisadores espanhis conseguiram recentemente fazer com que a toma de um coquetel de medicamentos impedisse o desenvolvimento do envelhecimento precoce em ratos de laboratrio, gerando a esperana de um tratamento realmente eficaz para a cura da progria, mas no existe nada comprovado alm dos coquetis.

5. CONCLUSAO: Como vimos, este trabalho resultado de uma pesquisa, que exigiu reflexo sobre o assunto, esperamos que tenha sito refletido de forma positiva ,agregando valor ao conhecimento dos que dele participaram ,deixando claro o que Doenas, anomalias, ou sndrome de origem gentica diferenciando cada um deles e as explicando.

_____________________________________________________________________________

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

www.minhavida.com.br www.drauziovarella.com.br www.wikipedia.com.br www.mdig.com.br

You might also like