You are on page 1of 8

....................................

Refrigerador

Duplex 360/470

Por Onde Comeo?


INSTALANDO
1000 Watts, entre o refrigerador e a tomada. o cabo de alimentao estiver Se danificado, ele deve ser substitudo

Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos.

pelo servio autorizado a fim de evitar riscos de acidentes.

Rede eltrica da residncia:


Os fios da rede eltrica devem ser de cobre e ter sees mnimas de 2,5 mm2.

Antes de ligar:
a base da embalagem, calos e Retire fitas de fixao dos componentes internos. Limpe o interior do seu refrigerador usando um pano ou esponja macia com gua morna e sabo neutro. No utilize objetos pontiagudos, lcool, lquidos inflamveis ou limpadores abrasivos. Eles podem danificar a pintura de seu refrigerador.

Tenso:
A tenso admissvel na rede eltrica de sua casa deve estar dentro da faixa indicada na tabela a seguir: Tenso do aparelho 127 V 220 V Limites de tenso de 104 a 140 V de 198 a 242 V

Fio Terra (aterramento):


Para sua segurana, ligue corretamente o fio terra do seu refrigerador (fio verde atrs do produto). A conexo incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local de instalao no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana.

Risco de Choque Eltrico Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No remova o fio de aterramento. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.
se a tenso da rede eltrica Verifique no local de instalao a mesma indicada na etiqueta fixada prxima ao plugue do cabo de alimentao do seu refrigerador, (conforme tabela do tem Tenso, a seguir). O refrigerador deve ser ligado em uma tomada eltrica em bom estado.

Risco de Exploso Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina, longe do refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou exploso.

Local:
M
E

TA G VOL

Importante:
conecte o seu refrigerador Nunca atravs de extenses duplas ou triplas com outro eletrodomstico na mesma tomada. No use extenses. Este tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu refrigerador e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva. caso de oscilao na tenso da Em rede eltrica, instale um estabilizador automtico de voltagem com potncia mnima de 2

O refrigerador no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc) ou em local onde incida luz do sol diretamente. A instalao em local no adequado, prejudica o funcionamento do seu refrigerador e aumenta o consumo de energia.

Embutimento:
Considere as seguintes distncias mnimas para garantir uma circulao de ar adequada:
15cm

10 cm nas laterais. 10 cm no fundo. 15 cm no topo.

10 cm 10 cm

Desta forma, voc estar garantindo o bom desempenho do seu refrigerador e impedindo que seus componentes encostem em paredes, outros produtos ou mveis, evitando rudos desagradveis.

Nivelamento:
Coloque o refrigerador no local escolhido e ajuste os ps estabilizadores para garantir a estabilidade do seu refrigerador. Para o nivelamento do refrigerador, gire os ps estabilizadores at encost-los no cho, suspendendo os rodzios.

Risco de Incndio Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre o refrigerador. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou de incndio.

Reverso das portas:


O seu refrigerador vem de fbrica com as portas instaladas de forma a abrirem para a direita. Dependendo do local que voc escolheu para instalar o seu refrigerador, pode ser mais conveniente que as portas abram para a esquerda. Se voc tem esta necessidade, chame o servio autorizado. A primeira reverso, dentro do prazo de garantia, ser executada gratuitamente pelo servio autorizado.

Importante:
facilitar o fechamento das Para portas, gire um pouco mais os ps estabilizadores inclinando levemente o produto para trs.

Aquecimento nas laterais:


aquecimento de algumas regies externas do refrigerador normal. Isto O ocorre para evitar formao de suor. No entanto, em condies crticas de temperatura e umidade ambiente pode ocorrer formao de suor. Seque-o com pano macio.

CARACTERSTICAS GERAIS
1- Formas de Gelo 2- Prateleira de Grade (regulvel e removvel) 3- Cestos Deslizantes (modelo BRD47) 4- Controle de Temperatura 5- Lmpada 6- Gavetas de Carne (2 para o modelo BRD47 e 1 para o modelo BRD36) 7- Prateleiras de Grade do Refrigerador (removveis e regulveis) 8- Controle de Umidade da Gaveta de Legumes 9- Gaveta de Legumes 10- Rodap 11- Rodzios e Ps Estabilizadores 12- Prateleiras Porta Freezer (removveis) (2 para o modelo BRD47 e 1 para o modelo BRD36) 13- Prateleira Porta-Ovos 14- Prateleiras Intermedirias 15- Porta-Latas (modelo BRD47) 16- Prateleira Garrafas 17- Separador de Garrafas
2 3

12

4 5 6 7

13

14

15 8 9 10 11 16 17

11

Usando o Refrigerador
COMO OPERAR O CONTROLE DE TEMPERATURA
O controle de temperatura pode ser regulado para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao de seu refrigerador. Temperatura Mnima

Dias frios Poucos alimentos


armazenados

Pouca freqncia de
abertura de portas Temperatura Mdia Temperatura Mxima

Situao intermediria Dias quentes Muitos alimentos


armazenados

A temperatura interna ajustada girando o boto de controle at a posio desejada.


3

Muita freqncia de
abertura de portas

Evite regular a temperatura de seu

refrigerador na posio Mnima em dias quentes, com muitos alimentos armazenados e com muita freqncia de abertura de portas. Isto causar um resfriamento insuficiente, podendo haver perda de qualidade dos alimentos, alm de formao de suor interno. Para dias frios, com poucos alimentos armazenados e pouca freqncia de abertura de portas, evite regular a temperatura de seu refrigerador na posio Mxima. Isto pode causar um resfriamento excessivo nos alimentos e desperdcio de energia. Ajuste o controle de temperatura conforme a real necessidade. No inverno ou com pouca utilizao, a posio do controle de temperatura pode ser diminuda.

PORTA-LATAS

(modelo BRD47)

Para dar maior flexibilidade de uso no painel da porta, o seu refrigerador possui um porta-latas retrtil, (capacidade total: 6 latas de 350 ml).

GAVETA DE LEGUMES
Certos alimentos como frutas e hortalias, quando armazenados em contato direto com o ambiente frio e seco, desidratam. A gaveta de legumes mantm a temperatura e a umidade adequadas para o armazenamento de frutas e hortalias, preservando suas caractersticas naturais.

ARMAZENANDO ALIMENTOS

CONTROLE DE UMIDADE

Recomendamos que os alimentos

O uso adequado do controle permite


regular a passagem de ar para o interior da gaveta de legumes, de acordo com sua necessidade. recomendado manter o controle fechado para conservao de vegetais folhosos, e aberto para conservao de frutas.

sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo da umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade. No coloque alimentos quentes no refrigerador ou no freezer. Aguarde at que estejam temperatura ambiente. Isto contribui para que no aumente o consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do produto. Evite quantidades excessivas e perodos longos de abertura de portas. Desta forma voc estar reduzindo o consumo de energia e melhorando o desempenho do seu refrigerador.

COMPARTIMENTO FREEZER

Ao armazenar alimentos no

Importante:

Uma vez descongelado, o alimento

no deve ser congelado novamente porque ele pode perder suas caractersticas naturais. Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no freezer. Estes recipientes podem quebrar. No armazene produtos txicos em seu refrigerador. Produtos txicos podem contaminar os alimentos. Recomenda-se manter o refrigerador operando pelo menos duas horas antes de abastec-lo com alimentos, tempo necessrio para a estabilizao da temperatura no interior do produto.

compartimento freezer, prepare pequenas pores, isto possibilitar um congelamento mais rpido e a utilizao integral de cada poro. Ao armazenar alimentos no freezer, observe as orientaes dos fabricantes de alimentos. Observe sempre a data de validade dos produtos congelados, indicada pelo fabricante. Todo freezer possui capacidade de congelar uma quantidade mxima de alimentos a cada 24 horas. Evite exceder a capacidade de congelamento do seu produto, que voc pode conferir nas Caractersticas Tcnicas (pgina 6). Para acelerar o congelamento dos alimentos, utilize a superfcie inferior do compartimento freezer.

Temperaturas no compartimento freezer:

Interior do compartimento freezer


(incluindo os cestos): abaixo de -18C

Recomenda-se que alimentos a serem

Gaveta carnes:
Para obter uma melhor organizao dos alimentos, seu refrigerador possui gavetas indicadas para armazenar pequenas quantidades de alimentos de consumo dirio, tais como: embutidos, massas resfriadas, carnes, frios e laticnios.

congelados ou armazenados por um longo tempo, sejam mantidos no interior do compartimento freezer. Prateleiras da porta do compartimento freezer: entre -12C e -18C compartimento freezer devem ser utilizadas para armazenar alimentos j congelados e que sero consumidos em menor tempo.

As prateleiras da porta do

Prateleiras:
Seu refrigerador possui prateleiras de grade regulveis e removveis para facilitar a limpeza. Evite forrar as prateleiras com toalhas para no prejudicar a circulao de ar no interior do produto. 4

GELO
Para soltar o gelo das formas, basta torc-las levemente.

DEGELO
Degelo do refrigerador:

Importante:

O degelo do compartimento
Importante:

Nunca utilize objetos cortantes ou

refrigerador automtico, sem a necessidade de desligar seu refrigerador.

pontiagudos para remover o gelo, pois voc pode danificar o produto.

a sada total da gua do Aguarde degelo, feche o dreno, empurrando o

importante que o dreno, localizado


embaixo da tampa gaveta de legumes, seja limpo mensalmente ou quando resduos de alimentos ou objetos obstrurem a passagem da gua do degelo automtico.

isto, despeje um pouco de gua Para morna atravs do dreno, verificando

se a gua flui para a bandeja localizada na parte traseira do produto, sobre o compressor. Caso a gua no escoe livremente, utilize o limpa dreno para desobstruir a passagem, retirando e recolocando-o algumas vezes.

pino para cima at o travamento, e despeje a gua em uma pia. um pano seco no compartimento Passe freezer e recoloque os alimentos congelados. Religue o refrigerador girando o boto de controle de temperatura para a posio desejada. caso de degelo do freezer seguido Em de limpeza de todo o refrigerador, proceda de acordo com a orientao do item Limpeza.

LIMPEZA

A formao de pequenas gotas de

gua ou uma pequena camada de gelo na regio da placa normal ao funcionamento do produto, devido refrigerao e ao degelo automtico. Evite encostar alimentos ou vasilhames nesta regio.

Risco de Exploso Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida, incndio ou de exploso.

Bandeja de degelo:
O acmulo de gua neste recipiente normal. A gua proveniente do degelo automtico que ser evaporada naturalmente.

Esta pea no deve ser retirada.

Degelo do freezer:
O excesso de gelo prejudicial ao desempenho do produto e aumenta o consumo de energia. O degelo total necessrio quando a camada de gelo for superior a 2 cm. Aconselha-se que sejam feitos, pelo menos, 4 degelos por ano.

Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno do produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida ou choque eltrico.

Manter limpo o seu refrigerador, evita

Para o degelo, proceda da seguinte forma:

Gire o boto de controle at a posio

Desliga. A lmpada continuar acesa. Para acelerar o descongelamento, mantenha a porta do refrigerador e do compartimento freezer abertas. Retire os alimentos do compartimento freezer e armazene-os em um recipiente de isopor ou papelo. Coloque um recipiente sobre a primeira grade do compartimento refrigerador, posicionando-o sob a abertura do dreno para coletar a gua do degelo. FECHADO Puxe o pino para baixo, evitando ABERTO remov-lo. 5

a contaminao dos alimentos por odores. Antes de fazer uma limpeza geral, desconecte o plugue da tomada. Os alimentos perecveis devero ser acondicionados em algum recipiente trmico.

Importante:

Nunca utilize produtos

txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas, na limpeza do seu refrigerador. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no interior do seu refrigerador. Evite tambm o contato destes produtos com o seu refrigerador, pois podero danific-lo.

Use esponja ou pano macio umedecido


em gua com detergente ou sabo neutros. Enxge bem e seque com um pano limpo e seco.

LMPADA
Em caso de queima da lmpada, substitua- a seguindo os seguintes passos:

Para limpar a parte externa traseira


use somente aspirador de p ou espanador.

Aps a limpeza, conecte o plugue na


tomada. Se necessrio ajuste o controle de temperatura na posio desejada.

Desconecte o plugue da tomada. Retire a tampa


pressionando-a e empurrando para trs.

Retire a lmpada e

VIAGENS E AUSNCIAS

Nas ausncias longas, desligue o

substitua por uma nova com as mesmas caractersticas, de no mximo 15 Watts, que voc tambm pode encontrar no servio autorizado.

produto da tomada e esvazie os compartimentos refrigerador e freezer, inclusive as formas de gelo. Deixe as portas abertas para evitar odores.

Importante:

Lmpadas com potncia maior


que 15 Watts podem danificar seu refrigerador.

Para perodos curtos de ausncia, seu


refrigerador poder permanecer ligado. Lembre-se que pode haver falta de energia eltrica prolongada enquanto voc estiver fora e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocar a degradao dos mesmos.

Recoloque a tampa. Conecte o plugue na


tomada.

Caracterticas Tcnicas
Modelo Dimenses sem embalagem Altura Largura Largura com a porta aberta a 155 Profundidade Profundidade com a porta aberta a 90 Capacidade bruta Total Compartimento refrigerador Compartimento freezer Capacidade de armazenagem Total Compartimento refrigerador Compartimento freezer Interior do compartimento freezer Porta do compartimento freezer BRD36 (mm) 1700 620 1170 710 1245 (litros) 353 270 83 (litros) 332 262 70 59 11 2,7 kg (kg) 21,0 26,0 5,0 21,0 3,0 20,0 15,0 2,5 5,0 8,0 68,0 BRD47 (mm) 1850 700 1322,5 720 1325 (litros) 455 344 111 (litros) 432 335 97 81 16 3,7 kg (kg) 24,0 6,0 30,0 6,0 24,0 4,0 25,0 20,0 3,0 6,0 10,0 85,0

(3 estrelas) (2 estrelas)

Capacidade de congelamento (em at 24 horas) Peso mximo sobre componentes Prateleira de grade do freezer Cesto deslizante do freezer (cada) Base freezer Prateleira da porta do freezer (cada) Prateleira de grade do refrigerador (cada) Gaveta de carne (cada) Tampa gaveta de legumes Gaveta de legumes Prateleira porta-ovos Prateleira intermediria (cada) Prateleira garrafas Peso sem embalagem (kg)

O fabricante se reserva no direito de modificar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio. 6

Solues de Pequenos Problemas


Antes de ligar para o SAB - nico Autorizado Brastemp, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir.
Problema Causa provvel Soluo
Maiores Informaes na Pgina

O Controle de temperatura na refrigerador posio Desliga. no liga Falta de energia

Regule o controle de refrigerao na posio desejada. Verifique o fusvel ou o disjuntor da residncia. Veja tambm se o plugue est conectado tomada.

Tenso muito baixa/alta (isto pode Instale um estabilizador ser notado pelas oscilaes de automtico de voltagem com luminosidade das lmpadas da casa) potncia mnima de 1000 Watts. Tomada com defeito Plugue desconectado Cordo de alimentao danificado Ligue outro aparelho na tomada para verificar e troque a tomada se necessrio. Conecte-o. Ligue para o SAB - nico Autorizado Brastemp. Grande So Paulo (011) 3116-2499 Outras regies 0800 900 999. Veja o item Por onde comeo? (Instalando). Regule os ps estabilizadores. Redistribua os alimentos, evitando sobrecarregar as grades. No forre as prateleiras com toalhas. Instrua as pessoas a abrir as portas somente quando necessrio. Ajuste-o, conforme o item Usando o Refrigerador (Como operar o Controle de Temperatura). Instale seu refrigerador em local ventilado. Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. Instrua as pessoas a abrir as portas somente quando necessrio. Embale alimentos e/ou tampe os recipientes. Regule os ps estabilizadores de maneira a manter o refrigerador levemente inclinado para trs. Deixe esfriar os alimentos antes de armazenar no seu refrigerador. Verifique se algum objeto est impedindo o fechamento completo das portas. Se necessrio reorganize os alimentos. Substitua a lmpada. Veja o item Usando o Refrigerador (Lmpada).

2 2 3

Rudos anormais

Instalao em local no adequado Nivelamento inadequado

Refrigerao A circulao de ar est sendo insuficiente dificultada Portas sendo abertas com muita freqncia Controle de temperatura na posio incorreta Suor externo Elevada umidade do ar ambiente (normal em certos climas e pocas do ano) M vedao da borracha magntica que contorna a porta Suor interno Abertura de portas muito freqente Alimentos desembalados e ou recipientes com lquidos destampados (umidade excessiva) M vedao da borracha magntica que contorna a porta Armazenamento de alimentos quentes no refrigerador Portas mal fechadas

4 4

3 2

3 4 4

3 4

Lmpada no acende

Lmpada queimada

RUDOS CONSIDERADOS NORMAIS


Alguns rudos so considerados prprios ao funcionamento do refrigerador. A seguir, apresentamos uma relao descritiva dos rudos caractersticos do funcionamento. Estalos Os estalos so devidos ao desplacamento de gelo. o mesmo rudo que ocorre quando formas de gelo so retiradas do freezer e expostas temperatura ambiente. Rudo caracterstico de motor. Significa que o compressor est em funcionamento. Rudo caracterstico da expanso do gs no sistema de refrigerao. um rudo semelhante ao gerado quando se enche um balo de gs. Rudo caracterstico de gua escorrendo. Ocorre quando o produto est fazendo o degelo. 7

Rudo do Compressor Rudo de expanso de gs Rudo de degelo

Garantia
TERMO DE GARANTIA
O seu produto Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 3 (trs) primeiros meses - garantia legal; Os 09 (nove) ltimos meses, - garantia especial, concedida pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos; A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pelo SAB - nico Autorizado Brastemp, como sendo de fabricao; Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica do SAB - nico Autorizado Brastemp. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: O uso do produto no for exclusivamente domstico; No forem observadas as orientaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto a utilizao do produto; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.; Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto; Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pelo SAB - nico Autorizado Brastemp ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos, salvo os produtos mencionados no Manual do Consumidor; Despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs ou hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.; Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relmpago, chuva, inundao, etc.; Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do SAB - nico Autorizado Brastemp, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Multibrs S.A. Eletrodomsticos divulgada atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Multibrs S.A. Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Multibrs S.A. Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha este Manual com o Termo de Garantia, e Nota Fiscal de Compra do produto sempre a mo.

www.brastemp.com.br
Agende a visita de um tcnico e tire suas dvidas no atendimento 24 horas. Tudo on-line, rpido e seguro.

326040119 11/03/2004

MULTIBRS S.A ELETRODOMSTICOS Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

You might also like