You are on page 1of 22

Caderno de Prova Beab Tipo 001

PROJETO RETA FINAL INSS

MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Beab Tipo 001

S I M U L A D O 001

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001

PROJETO RETA FINAL INSS


(E) As Comisses de tica podero escusar-se de proferir deciso sobre matria de sua competncia alegando omisso do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ou do Cdigo de tica do rgo ou entidade, que, se existente, ser suprida pela analogia e invocao aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Conhecimentos Gerais
Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal e Sistema de Gesto da tica 1. Com relao s Comisses de tica dispostas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, marque a incorreto (A) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica. (B) Comisso de tica incumbe fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. (C) O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. (D) A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a advertncia sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. (E) Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico, a pessoa que, por fora de lei, preste servios e dentre outras hiptese esteja ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias e as fundaes pblicas. 2. Com relao ao Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispem sobre a conduta tica no mbito do Executivo Federal, marque a alternativa incorreta (A) Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal daro tratamento prioritrio s solicitaes de documentos necessrios instruo dos procedimentos de investigao instaurados pelas Comisses de tica. (B) Havendo dvida quanto legalidade, a Comisso de tica competente dever ouvir previamente a rea jurdica do rgo ou entidade. (C) As Comisses de tica, sempre que constatarem a possvel ocorrncia de ilcitos penais, civis, de improbidade administrativa ou de infrao disciplinar, encaminharo cpia dos autos s autoridades competentes para apurao de tais fatos, sem prejuzo das medidas de sua competncia. (D) As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos investigados, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica.

Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais 3. No forma de provimento do cargo pblico, dentre outras, a (A) aposentadoria. (B) reverso. (C) reintegrao. (D) reconduo. (E) readaptao

4. .Ao servidor permitido, dentre outras hipteses, (A) ausentar-se do servio durante o expediente, com prvia autorizao do chefe imediato. (B) valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica. (C) exercer, sem exceo, atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho.

(D) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. (E) proceder de forma desidiosa.

Noes de Direito Constitucional

5. Sobre a Administrao Pblica, em conformidade com o disposto na Constituio Federal, correto afirmar que (A) os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis, somente aos brasileiros natos que preencham os requisitos estabelecidos em lei. (B) o prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. (C) garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical. (D) a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade permanente de excepcional interesse pblico.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


(E) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio. 6. Sobe os direitos sociais, incorreto afirmar (A) O aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. (B) salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim. (C) proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. (D) so direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados na forma desta constituio. (E) proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, menos na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos.

PROJETO RETA FINAL INSS


II. Poder que o Direito concede Administrao Pblica, de modo implcito ou explcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. III. Poder de editar atos normativos para ordenar a atuao dos diversos rgos e agentes dotados das competncias especificadas em lei. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes. (A) subordinado, discricionrio e hierrquico. (B) discricionrio, arbitrrio e disciplinar. (C) vinculado, disciplinar e de polcia. (D) polcia, disciplinar e regulamentar. (E) polcia, discricionrio e regulamentar.

9. A aplicao de uma sano por ato de improbidade administrativa (A) aplica-se independentemente das sanes penais, civis e administrativas pelo mesmo ato. (B) resta prejudicada somente ante a aplicao de sano penal pelo mesmo ato. (C) resta prejudicada somente ante a aplicao de sano civil pelo mesmo ato. (D) resta prejudicada somente ante a aplicao de sano administrativa pelo mesmo ato. (E) resta prejudicada ante a aplicao de sano penal, civil, ou administrativa pelo mesmo ato.

7. Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, marque a alternativa correta (A) so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeasdata", e, na forma desta Constituio, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. (B) a todos, no mbito judicial apenas, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (C) os direitos e garantias expressos na lei no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. (D) so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da Constituio, o registro civil de nascimento e a certido de bito. (E) o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos.

10. Sobre a reviso do processo administrativo disciplinar, incorreto afirmar: (A) A autoridade competente para o julgamento nomear uma comisso revisora, que proceder instruo do processo e concluir os trabalhos em sessenta dias. (B) A reviso admissvel se o requerente alegar fatos novos ou circunstncias antes desconsideradas que justifiquem a inocncia do servidor. (C) Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. (D) O nus da prova na reviso sempre do requerente. (E) Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas, salvo inquirio das testemunhas

Noes de Direito Administrativo

8. Sobre os poderes administrativos, considere: I. Poder da Administrao de impor limitaes s liberdades individuais nos limites pr-estabelecidos na lei.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


Portugus Ateno: As questes de nmeros 11 a 12 referem-se ao texto abaixo. A palavra tica empregada nos meios acadmicos em trs acepes. Numa, faz-se referncia a teorias que tm como objeto de estudo o comportamento moral, ou seja, como entende Adolfo Sanchez Vasquez, "a teoria que pretende explicar a natureza, fundamentos e condies da moral, relacionando-a com necessidades sociais humanas." Teramos, assim, nessa acepo, o entendimento de que o fenmeno moral pode ser estudado racional e cientificamente por uma disciplina que se prope a descrever as normas morais ou mesmo, com o auxlio de outras cincias, ser capaz de explicar valoraes comportamentais. Um segundo emprego dessa palavra consider-la uma categoria filosfica e mesmo parte da Filosofia, da qual se constituiria em ncleo especulativo e reflexivo sobre a complexa fenomenologia da moral na convivncia humana. A tica, como parte da Filosofia, teria por objeto refletir sobre os fundamentos da moral na busca de explicao dos fatos morais. Numa terceira acepo, a tica j no entendida como objeto descritvel de uma Cincia, tampouco como fenmeno especulativo. Trata-se agora da conduta esperada pela aplicao de regras morais no comportamento social, o que se pode resumir como qualificao do comportamento do homem como ser em situao. esse carter normativo de tica que a colocar em ntima conexo com o Direito. Nesta viso, os valores morais dariam o balizamento do agir e a tica seria assim a moral em realizao, pelo reconhecimento do outro como ser de direito, especialmente de dignidade. Como se v, a compreenso do fenmeno tica no mais surgiria metodologicamente dos resultados de uma descrio ou reflexo, mas sim, objetivamente, de um agir, de um comportamento consequencial, capaz de tornar possvel e correta a convivncia.
(Adaptado do site Doutrina Jus Navigandi)

PROJETO RETA FINAL INSS


(C) filosfica. (D) contestatria. (E) tradicionalista.

13. A frase totalmente correta do ponto de vista da grafia e/ou da acentuao : (A) Referiu-se quilo que todos esperavam - sua ascenso na empresa -, com um misto de humildade e prepotncia (B) o caso de se por em discusso se ele realmente cr na veracidade dos dados. (C) Enquanto construimos esta ala, eles constroem a reservada aos aparelhos de rejuvenecimento. (D) Ele sempre muito corts, mas no pode evitar que sua ogeriza ela transparea. (E) Assinou o cheque, mas ningum advinha o valor registrado, porisso foi devolvido pelo banco.

14. A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: (A) Medidas sem precedentes em vrios pases, voltadas para conter o pnico no mercado financeiro internacional, ainda no conseguiu conter o impacto da crise. (B) A gesto dos riscos e das incertezas, que so responsabilidade de governantes, trouxeram-lhe novos desafios: encontrar meios e modos de superar a crise. (C) A falta de transparncia dos produtos financeiros e do funcionamento do mercado econmico globais deram origem atual crise que se expandiu no mundo todo. (D) Os desequilbrios do sistema financeiro global redundaram em inmeros prejuzos medida que despencou o valor das aes e se retraram as ofertas de crdito.

11. As diferentes acepes de tica devem-se, conforme se depreende da leitura do texto, (A) aos usos informais que o senso comum faz desse termo. (B) s perspectivas em que considerada pelos acadmicos. (C) aos mtodos com que as cincias sociais a analisam. (D) s ntimas conexes que ela mantm com o Direito. (E) s consideraes sobre a etimologia dessa palavra.

(E) No se poderia manter intocvel as aes e a ampla circulao de instrumentos financeiros, sem os necessrios mecanismos de superviso e de controle.

12. D-se uma ntima conexo entre a tica e o Direito quando ambos revelam, em relao aos valores morais da conduta, uma preocupao (A) prescritiva.

15. A transio rumo ...... economia sustentvel deve considerar uma produo limitada ...... necessidade de reposio dos itens, e o fabricante prestaria servios vinculados ...... bens alugados, como manuteno, recolhimento e reciclagem. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) - - a

(B) descritiva.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


(B) - - (C) - a a (D) a- - (E) a a- a 16. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase: (E) Corifeu e Divino. (A) realmente muito difcil, cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h como de fato algum comear algo inteiramente do nada. (B) realmente muito difcil: cumprir propsitos de Ano Novo; pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada. (C) , realmente, muito difcil - cumprir propsitos de Ano Novo: pois no h como de fato, algum comear algo inteiramente do nada. D) , realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada. (E) realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente, do nada. (B) Amarilis e Divino. (C) Benivaldo e Corifeu. (D) Benivaldo e Divino.

PROJETO RETA FINAL INSS

Noes de Informtica 19. Para fornecer seu site comercial brasileiro so necessrios os seguintes endereos do tipo: (A) para o site www.nome.com.br (B) para o site nome.com.br (C) para o site nome@subdomnio.domnio (D) para o site http://www.nome.com.br (E) para o site nome.www.com.br

Raciocnio Lgico

20. I. Estimular o trabalho colaborativo, tanto na Internet quanto na Intranet, por meio de instrumentos do tipo dirio profissional (ou corporativo) eletrnico, onde contedos mais recentes aparecem no topo da pgina e mais antigos no final. II. Utilizar, preferencialmente, um navegador livre (Software Livre) para acesso a pginas da Internet. III. Transferir toda pgina pessoal que seja do interesse do Ministrio da Previdncia Social (arquivos html, imagens e outros correlatos) para o servidor Intranet que abrigar o site desenvolvido, para que este fique disponvel ao uso interno e comum. IV. Evitar a abertura de mensagens eletrnicas no solicitadas, provenientes de instituies bancrias ou empresas, que possam induzir o acesso a pginas fraudulentas na Internet, com vistas a roubar senhas e outras informaes pessoais valiosas registradas no computador. V. Ao enviar informaes sigilosas via mensagem eletrnica deve-se utilizar de um sistema que faa a codificao (chave, cifra), de modo que somente as mquinas que conhecem o cdigo consigam decifr- lo VI. Utilizar a impressora multifuncional para converter em arquivo formato jpeg os documentos em papel. VII. Proceder, diariamente, cpia de segurana dos dados em fitas digitais regravveis (algumas comportam at 72 Gb de capacidade) em mdias alternadas para manter a segurana e economizar material. VIII. Ao instalar quaisquer dispositivos que necessitem de comunicao entre o sistema operacional e

17. A negao da sentena "A Terra chata e a Lua um planeta." : (A) Se a Terra chata, ento a Lua no um planeta. (B) Se a Lua no um planeta, ento a Terra no chata. (C) A Terra no chata e a Lua no um planeta. (D) A Terra no chata ou a Lua um planeta. (E) A Terra no chata se a Lua no um planeta.

18. Certo dia, cinco Agentes de um mesmo setor da Agncia da previdncia Social - Amarilis, Benivaldo, Corifeu, Divino e Esmeralda - foram convocados para uma reunio em que se discutiria a implantao de um novo servio de atendimento. Aps a realizao dessa reunio, alguns funcionrios do setor fizeram os seguintes comentrios: Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou; Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou; Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou; Esmeralda no participou da reunio. Considerando que as afirmaes contidas nos quatro comentrios eram verdadeiras, pode-se concluir com certeza que, alm de Esmeralda, no participaram de tal reunio (A) Amarilis e Benivaldo.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


o hardware (espcie de tradutor/intrprete), providenciar as aes necessrias. IX. Alterar a pasta onde o editor de textos MS-Word grava seus modelos (extenses .DOT), sendo que a partir dessa alterao os modelos sero gravados nessa e obtidos dessa nova pasta. X. Gravar em todo cabealho e rodap das planilhas eletrnicas MS-Excel do MPS os padres de logo e pgina estabelecidos pela Organizao. A operao de transferncia referida em III trata de (A) download. (B) backup.

PROJETO RETA FINAL INSS


23. Acerca de acidente de trabalho, marque a incorreta: (A) Dever ser considerada acidente de trabalho a doena que tenha resultado das condies especiais em que o trabalho executado, relacionando-se diretamente com ele mesmo que no configure as hipteses de doena profissional e de doena do trabalho definidas em lei. (B) Constitui crime o descumprimento pela empresa das normas de segurana e higiene do trabalho. (C) Podem ser consideradas como dia do acidente, no caso de doena profissional ou do trabalho, a data do incio da incapacidade laborativa, o dia da segregao compulsria, ou o dia em que for realizado o diagnstico, prevalecendo o que ocorrer primeiro. (D) Equipara-se ao acidente de trabalho o acidente sofrido pelo segurado fora do local e do horrio de trabalho, na prestao de qualquer servio que, mesmo no tendo sido ordenada pela empresa, destine-se a evitar-lhe prejuzo ou proporcionar-lhe proveito. (E) Embora o intervalo intrajornada no seja computado, como regra, na durao do trabalho, o empregado ser considerado no exerccio do trabalho para fim de configurao do acidente de trabalho, quando este ocorrer no local do trabalho, em perodo destinado refeio e ao descanso.

(C) upload. (D) downsizing. (E) hosting

Conhecimentos Especficos
Noes de Direito Previdencirio 21. Ter direito a um abono de permanncia correspondente, o segurado civil, homem, com 30 anos de contribuio e mulher com 25 anos, que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria, mas que desejar continuar em atividade (A) a 8% do salrio de contribuio previdenciria.

24. So situaes equiparadas a Acidente do Trabalho,


os acidentes sofridos pelo segurado no local e no horrio do trabalho conforme itens abaixo, salvo (A) Ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho. (B) Ofensa psicolgica intencional, inclusive de terceiros, por motivo de assdio moral ou de disputa relacionada ao trabalho. (C) Ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho. (D) Ato de pessoa privada do uso da razo. (E) Desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior.

(B) um salrio nominal por ano. (C) ao valor da sua contribuio previdenciria. (D) a 20% do salrio nominal por ms. (E) a 13% do benefcio a que teria direito.

22. correto afirmar que compete Unio (A) destinar recursos financeiros aos Municpios, a ttulo de participao no custeio do pagamento dos auxlios natalidade e funeral, mediante critrios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistncia Social. (B) atender, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, s aes assistenciais de carter de emergncia (C) apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito nacional, regional e local. (D) efetuar o pagamento dos auxlios natalidade e funeral. (E) executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizaes da sociedade civil.

25. No que tange a acidente de trabalho, marque a incorreta: (A) Perante o INSS o acidente de trabalho ser caracterizado tecnicamente pela percia mdica, mediante a identificao do nexo entre o trabalho e o agravo.

(B) Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar nexo tcnico epidemiolgico entre a atividade da empresa e a entidade mrbida

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


motivadora da incapacidade, elencada na Classificao Internacional de Doenas-CID. (C) Considera-se agravo a leso, doena, transtorno de sade, distrbio, disfuno ou sndrome de evoluo aguda, subaguda ou crnica, de natureza clnica ou subclnica, inclusive morte, independentemente do tempo de lactncia. (D) Equipara-se ao acidente de trabalho, para todos os efeitos legais, a ofensa fsica ou psicolgica intencional, inclusive de terceiros, por motivo de assdio moral ou de disputa relacionada ao trabalho. (E) Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho.

PROJETO RETA FINAL INSS


28. Na falta da competente comunicao do Acidente de Trabalho por parte da empresa, podem formaliz-la os abaixo relacionados, excetuando-se (A) o prprio acidentado. (B) os dependentes do acidentado. (C) a entidade sindical competente. (D) o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica. (E) o perito da previdncia.

29. Perodo de carncia (A) o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. (B) o nmero mximo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. (C) o nmero mnimo de contribuies semestrais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. (D) o nmero mnimo de contribuies anuais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio. o nmero mximo de contribuies anuais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio.

26. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o .............. seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. (A) 1 (primeiro) dia til. (B) 2 (segundo) dia til. (C) 3 (terceiro) dia til. (D) 4 (quarto) dia til. (E) 5 (quinto) dia til.

(E)

27. Acerca do Acidente de Trabalho, a empresa dever comunicar, (A) o Acidente de Trabalho at o 5 dia til seguinte ao ocorrido Previdncia Social e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente. (B) o Acidente de Trabalho at o 5 dia til seguinte ao ocorrido Previdncia Social e, em caso de morte, no dia seguinte, autoridade competente. (C) o Acidente de Trabalho at o 1 dia til seguinte ao ocorrido Previdncia Social e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente. (D) o Acidente de Trabalho no dia seguinte, mesmo no til ao ocorrido Previdncia Social e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente. (E) o Acidente de Trabalho at o 1 dia til seguinte ao ocorrido e, em caso de morte, de imediato, ambos autoridade competente.

30. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes relacionadas abaixo, salvo: (A) penso por morte. (B) auxlio-recluso. (C) salrio-famlia. (D) auxlio-acidente. (E) peclios.

31. Durante qual perodo quando do afastamento da atividade por motivo de doena, incumbir empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio integral (A) os primeiros 5 dias. (B) os primeiros 10 dias. (C) os primeiros 15 dias. (D) os primeiros 20 dias.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


(E) os primeiros 30 dias. (B) 20% (quinze por cento). (C) 30% (vinte por cento). 32. Qual o prazo em que a empresa dever conservar os comprovantes dos pagamentos e as cpias das certides correspondentes ao salrio-famlia, para exame pela fiscalizao da Previdncia Social (A) 2 anos. (B) 4 anos. (C) 6 anos.

PROJETO RETA FINAL INSS

(D) 40% (quarenta por cento). (E) 50% (cinquenta por cento).

36. Assinale por quem e como ser pago o salrio-maternidade devido trabalhadora avulsa e empregada do microempreendedor individual (A) indiretamente/Previdncia Social.

(D) 8 anos. (B) diretamente/Empregador. (E) 10 anos. (C) diretamente/Previdncia Social. 33. segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana devido salrio-maternidade pelo perodo de 60 (sessenta) dias, se a criana tiver (A) entre 1 (um) e 5 (cinco) anos de idade. (B) entre 1 (um) e 4 (quatro) anos de idade. (C) entre 6 (meses) e 2 (anos) anos de idade. (D) entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos de idade. (E) entre 1 (um) e 2 (dois) anos de idade. (D) indiretamente/Empresa. (E) diretamente/Microempreendedor.

37. O Benefcio de Prestao Continuada a garantia de um salrio mnimo mensal pessoa com deficincia e ao idoso ......................... que comprovem no possuir meios para prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. (A) com idade de sessenta anos ou mais. (B) com idade de sessenta e cinco anos ou mais. (C) com idade de setenta anos ou mais.

34. O salrio-maternidade no valor de um salrio mnimo, para a segurada empregada domstica, corresponder (A) a um valor correspondente ao do seu ltimo salrio-decontribuio. (B) a um valor superior ao do seu ltimo salrio-decontribuio. (C) a um doze avos do valor sobre o qual incidiu sua ltima contribuio anual. (D) a um doze avos da soma dos doze ltimos salrio-decontribuio, apurados em um perodo no superior a quinze meses. (E) a um doze avos da soma dos doze ltimos salrio-decontribuio, apurados em um perodo no superior a dez meses.

(D) com idade de setenta e cinco anos ou mais. (E) com idade de oitenta anos ou mais.

38. Marque as incorretas: Para fins do reconhecimento do direito ao Benefcio de Prestao Continuada (BPC), considera-se: I - idoso: aquele com idade de setenta anos ou mais; II - pessoa com deficincia: aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas; III - incapacidade: fenmeno multidimensional que abrange limitao do desempenho de atividade e restrio da participao, com reduo efetiva e acentuada da capacidade de incluso social, em correspondncia interao entre a pessoa com deficincia e seu ambiente fsico e social; IV - famlia incapaz de prover a manuteno da pessoa com deficincia ou do idoso: aquela cuja renda mensal bruta

35. Indique o percentual de reduo que sofrer a parte individual da penso do dependente com deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, declarado judicialmente, enquanto este estiver exercendo atividade remunerada (A) 10% (dez por cento).

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


familiar dividida pelo nmero de seus integrantes seja inferior a um quarto do salrio mnimo; V - famlia para clculo da renda per capita: conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos (independente do Estado Civil), os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. (A) I e III. (B) I e V. (C) II e IV. (D) I e II. (E) IV e V. (B) I, IV e V (C) II, IV e V

PROJETO RETA FINAL INSS

(D) todas as alternativas anteriores (E) Nenhuma.

41. A assistncia social, dentre outros, tem por objetivo a garantia ...................... de benefcio mensal pessoa com deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. (A) de salrio mnimo. (B) de 1 salrio mnimo. (C) de 1 salrio mnimo. (D) de 2 salrios mnimos.

39. O responsvel pela operacionalizao do Benefcio de Prestao Continuada (A) O Ministrio da Previdncia Social-MPS. (B) O Sistema nico de Sade-SUS. (C) O Instituto Nacional do Seguro Social INSS. (D) A Secretaria Nacional de Assistncia Social-SNAS. (E) O Sistema nico de Assistncia Social SUAS.

(E) de 2 salrios mnimos.

42. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: (A) quem est em gozo de benefcio, sem limite de prazo. (B) at 12 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. (C) at 3 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

40. A assistncia social rege-se pelos seguintes princpios I - supremacia do atendimento s necessidades sociais sobre as exigncias de rentabilidade econmica; II - universalizao dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatrio da ao assistencial alcanvel pelas demais polticas pblicas; III - respeito dignidade do cidado, sua autonomia e ao seu direito a benefcios e servios de qualidade, bem como convivncia familiar e comunitria, vedando-se qualquer comprovao vexatria de necessidade; IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminao de qualquer natureza, garantindo-se equivalncia s populaes urbanas e rurais; V - divulgao ampla dos benefcios, servios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Pblico e dos critrios para sua concesso. Marque as corretas (A) I, III e V (D) at 6 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. (E) at 12 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar.

43. segurado facultativo o maior de ............................ que se filiar ao regime geral de previdncia social, mediante contribuio. (A) 14 anos (B) 15 anos (C) 16 anos (D) 17 anos (E) 18 anos

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


44. O Sndico segurado da Previdncia Social como ............................, desde que receba remunerao. (A) contribuinte individual (B) empregado (C) facultativo (D) segurado especial (E) trabalhador avulso

PROJETO RETA FINAL INSS


(B) continuado, permanente, reeditvel, de risco previsvel e assemelhado aposentadoria por invalidez. (C) descontinuado, temporrio, reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria especial.

(D) continuado, temporrio, no reeditvel, de risco previsvel e assemelhado aposentadoria especial. (E) continuado, temporrio, reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria por invalidez.

45. Consoante disposto na Lei n. 12.470/2011, o benefcio de prestao continuada ser (A) mantido pelo rgo concedente mesmo que a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, inclusive na condio de microempreendedor individual. (B) mantido pelo rgo concedente mesmo que a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, salvo se encontrar-se na condio de microempreendedor individual. (C) mantido pelo rgo concedente mesmo que a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, inclusive na condio de empregador domstico. (D) suspenso pelo rgo concedente quando a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, inclusive na condio de empregador domstico. (E) suspenso pelo rgo concedente quando a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, inclusive na condio de microempreendedor individual.

48. Quanto penso por morte, temos: I. Extingue-se pela morte do pensionista a parte individual da penso.

II. Extingue-se o benefcio da penso por morte pela cessao da invalidez Para o pensionista invlido. III. Havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos em partes iguais. IV. A parte individual da penso extingue-se tambm para o filho, pela emancipao ou ao completar 24 (vinte e quatro) anos de idade, salvo se for invlido. V. A parte daquele cujo direito penso cessar, reverter em favor dos demais. Est correto o que se afirma apenas em (A) I, II, III e IV. (B) I, II, III e V. (C) I, II e V. (D) I, III e IV. (E) II, III e V.

46. Considerando a Lei n. 12.470/2011, a cessao do benefcio de prestao continuada concedido pessoa com deficincia (A) no impede nova concesso do benefcio, dispensando qualquer prova. (B) impede nova concesso do benefcio, salvo se comprovar necessidade. (C) no impede nova concesso do benefcio, desde que provada a hipossuficincia. (D) no impede nova concesso do benefcio, desde que atendidos os requisitos definidos em regulamento. (E) impede nova concesso do benefcio.

49. De acordo com o Decreto n. 3.048/99, vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefcio de prestao continuada da previdncia social, exceto (A) penso por morte ou auxlio-acidente. (B) penso por morte, auxlio-recluso, auxlio-acidente, auxlio-suplementar ou abono de permanncia em servio.

47. O auxlio-doena benefcio de pagamento, no Regime Geral de Previdncia Social, que detm as seguintes caractersticas (A) descontinuado, permanente, no reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria por invalidez.

(C) auxlio-recluso, auxlio-acidente, auxlio-suplementar ou abono de permanncia em servio. (D) penso por morte, auxlio-acidente, auxlio-suplementar ou abono de permanncia em servio. (E) penso por morte, auxlio-recluso, auxlio-acidente ou auxlio-suplementar.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


50.

PROJETO RETA FINAL INSS


renda mensal III. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei. IV. O Regime Geral da Previdncia Social possui carter contributivo e filiao obrigatria, observados os critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma apenas em: (A) I, II e III. (B) I, II e IV.

O auxlio-doena correspondente a

consistir

numa

(A) 91% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. (B) 100% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho. (C) 85% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. (D) 80% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. (E) 91% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho.

(C) I, III e IV. (D) II, III e IV.

51. Tambm assegurado o salrio maternidade segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana, sendo devido pelo perodo (A) de 120 dias se a criana tiver entre 1 a 3 anos de idade. (B) de 90 dias, se a criana tiver at 2 anos de idade. (C) de 60 dias, se a criana tiver entre 1 e 5 anos de idade. (D) de 60 dias, se a criana tiver entre 2 e 4 anos de idade. (E) de 30 dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade.

(E) II e IV.

54. Com relao aos princpios constitucionais da seguridade social, temos como um dos princpios (A) a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. (B) a individualidade da cobertura e do atendimento. (C) o carter contributivo dos benefcios, servios e cobertura. (D) a proporcionalidade do valor dos benefcios.

52. So garantidos os seguintes benefcios aos segurados, segundo o RGPS (A) aposentadoria por idade, penso por morte e salrio famlia. (B) aposentadoria por invalidez, salrio-maternidade e auxlio-acidente. (C) auxlio-recluso, penso por morte e aposentadoria por tempo de servio. (D) auxlio-doena, aposentadoria por invalidez e auxlio recluso. (E) aposentadoria especial, auxlio-acidente e penso por morte.

(E) o carter democrtico e descentralizado, mediante gesto tripartite nos rgos colegiados.

55. De acordo com a Lei n. 8212/91 (Plano de Custeio), a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos (A) previdncia social e assistncia social. (B) sade, previdncia social e assistncia social. (C) sade e assistncia social. (D) sade e previdncia social. (E) previdncia social.

53. Acerca do Regime Geral da Previdncia Social I. vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. II. A gratificao natalina dos aposentados e pensionistas ter por base a mdia aritmtica do valor dos proventos recebidos em cada ano. 56. Compreende a Previdncia Social, (A) o Regime Geral de Previdncia Social. (B) o Regime Prprio de Previdncia Social e o Regime Geral de Previdncia Social.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


(C) o Regime Geral de Previdncia Social e o Regime Facultativo Complementar de Previdncia Social. (D) o Regime Facultativo Complementar de Previdncia Social e o Regime Prprio de Previdncia Social. (E) o Regime Prprio de Previdncia Social, o Regime Geral de Previdncia Social e o Regime Facultativo Complementar de Previdncia Social. (C) 5 anos. (D) 8 anos. (E)10 anos.

PROJETO RETA FINAL INSS

57. Quanto ao Conselho Nacional de Previdncia SocialCNPS, assinale a incorreta I. O CNPS ter, dentre os seus representantes do Governo Federal. membros, seis

60. Atribui a Lei n. 11.098/05, (ao) ......................................., competncia relativa arrecadao, fiscalizao, lanamento e normatizao de receitas previdencirias e autorizou a criao da Secretaria da Receita Previdenciria SRP. (A) Secretaria da Receita Previdenciria SRP. (B) Secretaria da Receita Federal SRF. (C) Instituto Nacional do Seguro Social INSS. (D) Ministrio da Fazenda MF.

II. Os membros do CNPS e seus respectivos suplentes sero nomeados pelo Presidente da Repblica. III. Os membros do CNPS representantes titulares da sociedade civil tero mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo. IV. O CNPS reunir-se-, ordinariamente, duas vezes por ms, por convocao de seu Presidente. O que consta apenas em (A) I e II. (B) I e III. (C) I, II e III. (D) I, II e IV. (E) III e IV.

(E) Ministrio da Previdncia Social MPS.

Conhecimentos Gerais Gabaritos comentados

1. Comentrio: A letra Incorreta a D, porquanto a nica pena que a comisso de tica aplica a censura, no h previso de advertncia. Veja: XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. A letra A est correta de acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, no inciso XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. O concursando tem que tomar muito cuidado, pois a FCC trar esse tema na prova, com toda certeza esse cdigo de leitura obrigatria. A letra B est certa. Observe o inciso XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. A letra C est correta. Reza o inciso II do Captulo I - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

58. Com base em que princpio as empresas NO contribuem para a seguridade social, da mesma forma que os trabalhadores (A) universalidade. (B) seletividade na prestao de benefcios e servios. (C) equidade na forma de participao no custeio. (D) irredutibilidade do valor dos benefcios. (E) natureza democrtica administrao. e descentralizada da

59. de ............... o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio. (A) 2 anos. (B) 3 anos.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


A letra E est correta,no tocante ao inciso XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. 1. Gabarito Definitivo: D VIII - reintegrao; IX - reconduo.

PROJETO RETA FINAL INSS

IMPORTANTE: A FCC adora cobrar esse tema, com isso, no confunda com as formas de vacncia. A vacncia do cargo pblico decorre de: 1. exonerao, 2. demisso, 3. promoo,

2. Comentrio: A letra B est certa. a cpia literal do 1 , do art. 16 do Decreto 6.029/07. Havendo dvida quanto legalidade, a Comisso de tica competente dever ouvir previamente a rea jurdica do rgo ou entidade. A alternativa C est correta. Observe o dispositivo legal : Art. 17. As Comisses de tica, sempre que constatarem a possvel ocorrncia de ilcitos penais, civis, de improbidade administrativa ou de infrao disciplinar, encaminharo cpia dos autos s autoridades competentes para apurao de tais fatos, sem prejuzo das medidas de sua competncia. A letra D est certa, segundo o art. 18. As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos investigados, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica. A letra E est incorreta. Concursando, tome cuidado, uma vez que a maior pegadinha que a FCC emprega nas provas de concursos pblicos est no comando da questo (correta ou incorreta). Preste ateno nesse detalhe, antes de realizar a resoluo das questes,deixo o conselho para que voc leia atentamente e CIRCULE OU SUBLINHE TAL EXPRESSO, no tenha pressa, pois esta inimiga da perfeio. O erro da letra E est na retirada palavra NO da assertiva na prova, vejamos o que dispes o art. 16. As Comisses de tica NO podero escusar-se de proferir deciso sobre matria de sua competncia alegando omisso do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ou do Cdigo de tica do rgo ou entidade, que, se existente, ser suprida pela analogia e invocao aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. 2. Gabarito Definitivo: E

4. readaptao, 5. aposentadoria, 6. posse em outro cargo inacumulvel e 7. falecimento, conforme prev o art. 33 da Lei n 8.112/90. MACETE: PEDRA FP = Promoo, Exonerao, Demisso, Readaptao, Aposentadoria Falecimento Posse em outro cargo inacumulvel. 3. Gabarito Definitivo: A

4. Comentrio: A letra A est correta, pois a proibio de ausncia do servidor durante o expediente est SEM PRVIA autorizao do chefe imediato. A pegadinha da questo essa, porque na alternativa est COM PRVIA (...). Art. 117 da lei n 8.112/90, inciso I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; A letra B est errada, uma vez que no PERMITIDO ao servidor, segundo o art. 117, IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica. A letra C est errada, pois o art. 117, XVIII diz que PROIBIDO - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. A letra D est incorreta, visto que no art. 117, inciso XIX PROIBIDO- recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. A letra E est errada. A lei 8.112/90, em seu inciso XV, VEDA - proceder de forma desidiosa. Exemplo, O ato repetitivo do servidor de interromper o processo produtivo, desligando as mquinas, para, assim, manter conversas com seus colegas, por conta do que foi penalizado em outras oportunidades (suspenses), revela comportamento desidioso, ensejador da demisso pela inassiduidade habitual. 4. Gabarito Definitivo: A

3. Comentrio: A letra A est incorreta, pois a aposentadoria gera vacncia do cargo, jamais ser provimento. Observe a lei o 8.112/90, Art. 8 So formas de provimento de cargo pblico: I nomeao (nica forma de provimento originrio); II - promoo; III Revogado; IV Revogado V - readaptao; VI - reverso; VII - aproveitamento;

5. Comentrio: A letra A est incorreta, visto que o art. 37 da CF, em seu inciso I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. Respeitada as excees do art. 12, 3 da CF/88 e do

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


art. 89, inciso VII, tanto brasileiro nato quanto naturalizado podero ocupar cargos pblicos no Brasil. A letra B est incorreta. O art.37, inciso II, o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. A pegadinha est na omisso da palavra AT, pois esse prazo pode ser inferior a dois anos, como por exemplo, o concurso da Polcia Federal de 2009, o prazo de validade do concurso foi de apenas 2 meses.A letra C est correta segundo o art. 37 CF, no inciso VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical. A letra D est incorreta. A pegadinha est na troca do termo TEMPORRIO por PERMANENTE. Observe o dispositivo do art. 37, IX da CF/88 - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. A letra E est errada pela troca de termos, o art. 37, inciso XII os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Por esse motivo, a alternativa est errada. 5. Gabarito Definitivo: C

PROJETO RETA FINAL INSS


potencial para ser cobrado na prova de Tcnico do seguro social. Logo, decore-o, mas atente para as possveis pegadinhas. 6. Gabarito Definitivo: D

7. Comentrio: Concursando (a), tema de suma importncia, porquanto a FCC aborda muito em provas de concurso. Ela desenvolve pegadinhas muito sutis, observe: A letra correta a alternativa E. Como caracterstica marcante da banca, copiar e colar, a regra exposta na presente alternativa est na disposio do inciso LXXIV, art. 5 da CF/88 o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. A letra A est errada. Ela tem como casca de banana o termo NESTA CONSTITUIO, porque no inciso LXXVII do artigo 5 da CF/88 expe que - so gratuitas as aes de "habeascorpus" e "habeas-data", e, NA FORMA DA LEI, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. A letra B est errada, uma vez que no inciso LXXVIII do artigo 5 da CF/88 explana que a todos, no mbito JUDICIAL E ADMINISTRATIVO, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Na alternativa vem expresso APENAS, excluindo o mbito administrativo. Cuidado, pois a FCC usa muito esses termos restritivos como: Apenas, s, somente, unicamente, necessariamente. Ou, sempre, em qualquer caso, so termos extrapoladores, denotam exageros. Normalmente, a alternativa que venha com eles considerada pela banca FCC errada. A letra C encontra-se incorreta devido ao expresso no art.5, 2 da CF/88 - Os direitos e garantias expressos NESTA CONSTITUIO no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. A pegadinha est na troca de termos, por NESTA LEI em vez de NESTA CONSTITUIO que a regra apresentada no 2. A letra D est errada. Mais uma vez trouxemos uma casca de banana da FCC. Foi trocado o termo NA FORMA DA LEI por NA FORMA DA CONSTITUIO. Observe o artigo 5 da CF/88, LXXVII - so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. Com isso, fica claro que o concursando (a) tem que ter sua ateno redobrada ao ler os dispositivos, visto que o examinador da FCC trar esses tipos de pegadinhas. Quando tiver estudando e se deparar com tais termos circule, sublinhe, ponha IPC (Importante Pra Cacete). Evite surpresas desagradveis no dia da prova. 7. Gabarito Definitivo: E

6. Comentrio: Como qualquer banca examinadora do pas, a FCC no diferente em cobrar temas atuais, relevantes. Assim, a letra D est incorreta, uma vez que a Emenda Constitucional n 64 de 2010 fez a incluso da ALIMENTAO como um dos direitos sociais. Veja: Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. Com isso, a omisso do termo derroga a assertiva, ainda que no tenha trazido um termo restritivo, como por exemplo, s ou somente, no pode ser considerada correta, pois est incompleta. Por eliminao o candidato chegaria resposta. Essa tcnica de pegadinha uma das piores da banca FCC, fique ligado. A letra A est correta, porque a cpia do art.8, inciso VII da CF/88- o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. A letra B est correta, haja vista trazer, na integra, as regras do art. 7, IV da CF/88 - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim. A letra C encontra-se correta consoante as regras do art. 7, XXX da CF/88 - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. A letra E est correta, alicerada segundo o art.7, XXXIII proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo (exceto, menos) na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. Cuidado, esse inciso

8. Comentrio: A letra correta a E. O poder de polcia: aquele a faculdade de dispe a administrao pblica para condicionar e restringir a liberdade e propriedade individual em prol do interesse pblico. Nesse sentido, ela denominada de polcia administrativa. Poder discricionrio: aquele pelo qual a Administrao Pblica de modo explcito ou implcito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. A

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


discricionariedade a liberdade de escolha dentro de limites permitidos em lei, no se confunde com arbitrariedade que ao contrria ou excedente da lei. Ex.: Autorizao para porte de arma; Exonerao de um ocupante de cargo em comisso. Poder regulamentar: aquele inerente aos Chefes dos Poderes Executivos (Presidente, Governadores e Prefeitos) para expedir decretos e regulamentos para complementar, explicitar (detalhar) a lei visando sua fiel execuo. 8. Gabarito Definitivo: E

PROJETO RETA FINAL INSS


ou ao conhecimento de; perceber. A letra correta a B. Observe que a expresso tica tem uma conotao nos meios acadmicos por trs acepes" (na linha 1). Nesse contexto, so comentadas as perspectivas pela tica dos acadmicos:comportamento moral, categoria filosfica e carter normativo. 11. Gabarito definitivo: B

9. Comentrio: A alternativa correta A. Conforme estabelece a lei de improbidade administrativa n 8.429/92, em seu art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (...). 9. Gabarito Definitivo: A

12. Comentrio: A letra correta A. Segundo o texto, a ligao entre tica e o direito vem de uma prescrio, de um aconselhamento, de uma prtica, no da descrio literal legal. Assim, a compreenso do fenmeno tica no mais surgiria metodologicamente dos resultados de uma descrio ou reflexo, mas sim, objetivamente, de um agir, de um comportamento consequencial, capaz de tornar possvel e correta a convivncia. 12. Gabarito definitivo: A

10. Comentrio: A letra incorreta a E, pois a inquirio de testemunha ser feita pelo requerente na petio inicial. Art.176, Pargrafo nico. Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. A banca FCC gosta desse tema. As questes A, B, C e D esto corretas, acompanhe a legis: Da Reviso do Processo Art. 174. O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. Letra C est correta 1 Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. Letra D est correta. Art. 175. No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Letra B est correta. Art. 176. A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. Pargrafo nico. Deferida a petio, a autoridade competente providenciar a constituio de comisso, na forma do art. 149. (Vide art.s 104 e 105) Pargrafo nico. Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Letra A est correta. Art. 179. A comisso revisora ter 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos. 10. Gabarito Definitivo: E

13. Comentrio: A letra correta a A. O examinador da banca (nosso inimigo) FCC gosta muito dessas regras de ortografia, prosdia, crase. O concursando tem que domin-lo para evitar surpresas na prova. Orao est perfeita, de acordo com nossa gramtica moderna e clssica, observe: Referiu-se quilo que todos esperavam - sua ascenso na empresa -, com um misto de humildade e prepotncia. Na letra B est errada, uma vez que a regrinha do acento diferencial do POR (PR) em discusso se ele realmente cr na veracidade dos dados. Na letra C, o erro est em CONSTRUMOS (CONSTRUMOS) esta ala, eles CONSTROEM (CONSTREM) a reservada aos aparelhos de REJUVENECIMENTO (REJUVENESCIMENTO). Na letra D, o erro est em: Ele sempre muito corts, mas no PODE (PDE) evitar que sua OGERIZA (OJERIZA) ELA (no existe emprego de crase perante pronome do caso reto = ELA) transparea. Na letra E, o erro est na: Assinou o cheque, mas ningum ADVINHA (ADIVINHA) o valor registrado, PORISSO (POR ISSO) foi devolvido pelo banco. 13. Gabarito definitivo: A

11. Comentrio: A banca FCC tenta confundir voc trazendo alternativas parecidas e normalmente o termo DEPRENDER no comando da assertiva, que significa chegar compreenso

14. Comentrio: Um tema que certamente vir na sua prova. Observe uma coisa importante quanto s regras de concordncia verbal. A concordncia verbal se refere relao de dependncia estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Assim, os agentes principais da orao so representados pelo SUJEITO, que no caso funciona como subordinante; e o VERBO, o qual desempenha a funo de subordinado. Veja um simples exemplo: O candidato chegou atrasado. Primeira coisa que voc deve fazer procurar o termo subordinado que o VERBO. A partir desse momento circule-o e pergunte QUEM QUE? Nesse caso, conseguir identificar se o Verbo CONCORDA com o Sujeito da orao. No exemplo dado, ao realizarmos o passo a passo descobriremos que no sujeito simples (candidato), o verbo

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


(chegou) concorda com o ncleo em nmero e pessoa. Com isso, podemos afirmar que a frase est perfeita quanto s regras de concordncia verbal. Nesse sentido, levando em considerao a explanao feita em epgrafe, a alternativa correta a letra D. A letra A est incorreta. Vamos aplicar o que aprendemos acima: O que ainda no conseguiu conter o impacto da crise? Resposta: Medidas, que est no plural e dever levar o verbo para o plural tambm. A letra B est errada, uma vez que o que trouxeram novos desafios? Resposta: A gesto, que esta no singular e deve levar o verbo para o singular para concordar com ela. A letra C est errada. Vejamos: O que deram origem a atual crise? Resposta: A falta de transparncia, que est no singular e deve levar o verbo para o singular tambm. A letra D est correta, pois se encontra de acordo com as vigentes regras gramticas. O que redundaram em inmeros prejuzos? Resposta: Os desequilbrios. IMPORTANTE: Quando for realizar uma questo dessa, procure o verbo da orao, ao ach-lo circule e pergunte: QUEM QUE? Logo em seguida, ache o sujeito e circule tambm, perceba se o verbo est CONCORDANDO com o sujeito (se est no singular ou plural). Faa sempre isso, o examinador da FCC no vai facilitar, ele deixar a orao na ordem indireta, entre vrgulas para confundir voc, no vacile, j que a sua to sonhada vaga depende disso. A letra E est incorreta, visto que o que no se poderia manter intocvel? Resposta: as aes e a ampla circulao de instrumentos financeiros, que sujeito composto e deveria levar o verbo para o plural. 14. Gabarito definitivo: D

PROJETO RETA FINAL INSS

Acentua-se a preposio a quando, substituindo-se a palavra feminina por uma masculina, o a torna-se ao. As palavras terra e casa so casos especiais de crase. A preposio "a" antes da palavra casa (lar) s recebe o acento grave quando vier acompanhada de um modificador, caso contrrio no ocorre a crase. J com a palavra terra (cho firme, oposto de bordo) s ocorre crase quando vier acompanhada de um modificador - da mesma maneira que existe a expresso "a bordo", enquanto que com a palavra terra(terra natal ou planeta) sempre ocorre crase.

Exemplos: Chegamos cedo a casa (coloquialmente, "em casa"). Chegamos cedo casa de meu pai. Os jangadeiros voltaram a terra. Os jangadeiros chegaram terra procurada. Ele voltou terra dos avs. O pronome aquele (e variaes) e tambm aquilo e aqueloutro (e variaes) podem receber acento grave no a inicial, desde que haja um verbo ou um nome relativo que pea a preposio a. CUIDADO: A contrao "" pode surgir tambm com a elipse de expresses como " moda (de)", " maneira (de)", como em "arroz grega" ( maneira grega), "fil Chat" ( moda de Chat)", etc. este o nico caso em que "" se pode usar antes de um nome masculino. Vejamos as questes: A letra A est correta, pois A transio rumo economia pode ser substituda por uma palavra masculina, como por exemplo, a transio rumo ao destino. Nesse caso, haver crase. Mas no se esquea que para ocorrer CRASE tem que existir uma preposio, que nessa questo do verbo RUMO, porque quem ruma, ruma a (...) + o artigo definido feminino da palavra economia, assim, acontece contrao que forma a + a = . A letra A est certa, uma produo limitada necessidade (...). Limitada ao progresso. Observe que a regra aplicada aqui a mesma da opo acima, para descobrir se h crase s substituir por uma palavra masculina. Essa orao est errada, porquanto antes de palavra no plural SE O TERMO REGENTE no vai crase, (...) vinculados aos bens alugados. Palavras masculinas no levam crase. ATENO: A crase no ocorre - perante os pronomes do caso reto (Eu, Tu, Ele,Ns, Vs, Eles),antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que no utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do prprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expresses com palavras repetidas (PASSO A PASSO). .15. Gabarito definitivo: A

15. Comentrio: A FCC cobrar, com toda certeza, o emprego da crase na sua prova. Mostrarei a uma breve definio sobre o tema: O que CRASE? O termo crase significa fuso, juno. Em portugus, a crase o nome que se d contrao da preposio "a" com: artigo feminino "a" ou "as". o "a" dos pronomes "aquele"(s), "aquela"(s), "aquilo", "aqueloutro"(s) e "aqueloutra" (s). o "a" do pronome relativo "a qual" e "as quais" o "a" do pronome demonstrativo "a" ou "as".

Observao geral de Crase: Sempre haver crase quando a orao se refere a algum ou a alguma coisa. O sinal que indica a fuso, que indica ter havido crase de dois aa o acento grave.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


16. Comentrio: A banca examinadora adora cobrar regras de pontuao. O que mais aconteceu nas alternativas, como pegadinha utilizada pela FCC, foi a separar o sujeito do verbo. Em uma questo desse tipo, a primeira coisa que o candidato deve fazer por a frase na ordem direta. Veja como ficaria: , realmente, muito difcil (PREDICADO) cumprir propsitos de Ano Novo (SUJEITO), pois no h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada. 16. Gabarito definitivo: D

PROJETO RETA FINAL INSS


Esmeralda no participou da reunio. 18. Gabarito definitivo: B

19. Comentrio: Para a composio de um site comercial brasileiro so necessrios, como por exemplo, o site htpp://www.beabadocurso.com.br htpp:// = Protocolo wwww = servio beabadoconcurso= Nome dado pelo dono do domnio .com= Setor (comrcio) .br= Pas de origem (Brasil) 19. Gabarito definitivo: A

17. Comentrio: A FCC trar uma questo parecida com essa na prova, j que o edital de RL est bem reduzido. Vamos questo: A alternativa correta a A. Olhe: A Terra chata e a Lua um planeta = (A e B) A: Terra chata B:Lua um planeta Negao: (A e B) = (A ou B) como no tem essa alternativa, devemos procurar um forma equivalente. Equivalncia de (A ou B) = (A -> B). 17. Gabarito definitivo: A

18. Comentrio: Observe a tabela da verdade:

A V V F F

B V F V F

AB V F V V

20. Comentrio: A banca FCC provavelmente trar a temtica na prova, de acordo com estatstica de avaliao de questes de provas. O assunto abordado por quase todos os concursos do pas, torna-se necessrio que o concursando (a) domine o referido assunto. Vamos a alternativa. A letra C est correta. O Upload o contrrio de download, ou seja, o ato de enviar um arquivo para a Internet. Quando voc envia um arquivo para um site, seja msica, vdeo, texto, etc., est na verdade fazendo um upload. 20. Gabarito definitivo: C

Conhecimentos Especficos Gabaritos comentados

SE Divino participou da reunio, ENTO Esmeralda tambm participou. (F) (F)

SE Divino no participou da reunio, ENTO Corifeu participou; (V) (V)

SE Benivaldo OU Corifeu participaram, ENTO Amarilis no participou; {(V ou F) (V) } (V)

21. Comentrio: Letra C. Antes de mais nada, cumpre-nos esclarecer que o Abono de permanncia s cabvel para segurado do RPPS. Introduzido pela EC 41/2003, pago ao servidor que j cumpriu todos os requisitos para aposentadoria, mas que opta por continuar na ativa. Assim, importante salientar que o servidor para fazer jus, no pode estar aposentado. CF, art. 40, 19. O servidor de que trata este artigo que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria, estabelecidas no 1, III, a [do art. 40], e que opte por permanecer em atividade far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para aposentadoria compulsria, contidas no 1, II. 21. Gabarito definitivo: C

Esmeralda no participou da reunio. (V)

Conclui-se que: Amarilis no participou da reunio; Benivaldo pode ter participado ou no; Corifeu participou da reunio; Divino no participou da reunio e

22. Comentrio: A alternativa correta a letra B. Consoante o art. 4 LOA Lei orgnica da Assistncia Social (n 8.742/93). Art. 12. Compete Unio: II - apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito nacional. A letra A est incorreta. A FCC gosta muito de fazer isso, ou seja, misturar temas para confundir os candidatos, uma vez que a casca de banana est em trazer uma competncia do Estado e dar a entender que da Unio. Vejamos: Art. 13. Compete aos Estados: I - destinar recursos financeiros aos Municpios, a ttulo de participao no custeio do pagamento

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


dos auxlios natalidade e funeral, estabelecidos pelos Conselhos. mediante critrios

PROJETO RETA FINAL INSS


28. Comentrio: Letra E. Pessoal, quem decorar o dispositivo saber que o perito da previdncia NO consta do rol de substitutos da empresa para comunicarem o Acidente de Trabalho, com base no 2, do Art. 22, da Lei n. 8.213/91. 28. Gabarito definitivo: E

A alternativa C est errada. De acordo com o art. 12. Compete Unio II - apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito nacional, regional e local. Essas duas (regional e local) so as cascas de banana, porque so competncia do Estado: Art.13 - II - apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito regional ou local. A letra D est errada. Segundo os artigos 14 e 15 que explicitam a competncia do Distrito Federal e Municpio, II efetuar o pagamento dos auxlios natalidade e funeral. No da unio, como pedia o comando da assertiva. A questo E est incorreta, pois os artigos 14 e 15 preceituam no III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizaes da sociedade civil.
22. GABARITO DEFINITIVO: B

29. Comentrio: Letra A. Esta questo tenta causar confuso no que se refere ao nmero de contribuies, bem como da freqncia das mesmas. Para definir a resposta, transcrevemos a Lei n. 8213/91, Art. 24. Perodo de carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. 29. Gabarito definitivo: A

23. Comentrio: Letra B. Na verdade a questo tenta criar confuso entre contraveno penal e crime! Consoante a Lei 8213/91. Art. 19. 2 Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho. 23. Gabarito definitivo: B

30. Comentrio: Letra E. Questo que deixa dvida mesmo, uma vez que o peclio j constou do rol, porm com o advindo Lei n. 9.876/99, foi excludo do Art. 26. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes (...), da Lei n. 8.213/91. 30. Gabarito definitivo: E

24. Comentrio: Letra B. A Lei 8213/91 (Art. 21, Alnea B, Inciso II), fala sobre ofensa fsica e no psicolgica. 24. Gabarito definitivo: B

31. COMENTRIO: Letra C. Aqui pura decoreba mesmo, quando se trata de perodo, seno vejamos: Lei n. 8.213/91, o Art. 60, 3 Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doena, incumbir empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio integral. 31. Gabarito definitivo: C

25. Comentrio: Letra D. Conforme dispe a Lei n. 8.213/91, em seu Art. 21, Inciso II, b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;. Conclumos que a lei versa sobre ofensa fsica, no havendo previso de ofensa psicolgica, como induz a erro a letra D da questo. 25. Gabarito definitivo: D

32. Comentrio: Letra E. Vamos l pessoal, memorizar todos os prazos! Conforme a Lei n. 8.213/91 Art. 68, 1 A empresa conservar durante 10 (dez) anos os comprovantes dos pagamentos e as cpias das certides correspondentes, para exame pela fiscalizao da Previdncia Social. 32. Gabarito definitivo: E

26. Comentrio: Letra A. Com previso no Art. 22, da Lei n. 8.213/91, a comunicao dever se dar no 1 dia til seguinte ao da ocorrncia do acidente. 26. Gabarito definitivo: A

33. Comentrio: Letra B. Aps alteraes introduzidas pela Lei n. Lei n 10.421/2002, a Lei n. 8.213/91, passou a ter a seguinte redao: Art. 71-A. segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana devido salrio-maternidade pelo perodo de 120 (cento e vinte) dias, se a criana tiver at 1(um) ano de idade, de 60 (sessenta) dias, se a criana tiver entre 1 (um) e 4 (quatro) anos de idade (...). 33. Gabarito definitivo: B

27. Comentrio: Letra C. Galera, ateno, pois a questo cobra a letra fria da lei! Com previso na Lei n. 8.213/91, Art. 22. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o 1 (primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. 27. Gabarito definitivo: C

34. Comentrio: Letra A. Lei n. 8.213/91, Art. 73. Assegurado o valor de um salrio-mnimo, o salrio-maternidade para as demais seguradas, pago diretamente pela Previdncia Social, consistir: I - em um valor correspondente ao do seu ltimo salrio-de-contribuio, para a segurada empregada domstica. 34. Gabarito definitivo: A

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


35. Comentrio: Letra C. Agora, pessoal, com a publicao do edital, precisamos consolidar os contedos! Atentem-se aos nmeros (percentuais, prazos, datas, enfim, tudo o que d margem a confuso). Lei n. 8.213/91, Art. 77, 4 A parte individual da penso do dependente com deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exera atividade remunerada, ser reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extino da relao de trabalho ou da atividade empreendedora . 35. Gabarito definitivo: C

PROJETO RETA FINAL INSS


III - incapacidade: fenmeno multidimensional que abrange limitao do desempenho de atividade e restrio da participao, com reduo efetiva e acentuada da capacidade de incluso social, em correspondncia interao entre a pessoa com deficincia e seu ambiente fsico e social; IV - famlia incapaz de prover a manuteno da pessoa com deficincia ou do idoso: aquela cuja renda mensal bruta familiar dividida pelo nmero de seus integrantes seja inferior a um quarto do salrio mnimo; V - famlia para clculo da renda per capita: conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos (independente do Estado Civil), os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. 37. Gabarito definitivo: B 38. Comentrio: Letra B. A idade sessenta e cinco anos ou mais, e no, setenta, como induz o item I. E para compor o grupo familiar para fins de clculo da renda per capita, s integram os irmos solteiros, sendo, portanto, determinante o Estado Civil destes, ao contrrio do que sugere o item V. O fundamento legal encontra-se no Art. 4, do REGULAMENTO DO BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA, Anexo ao Decreto n. 6.214/2007. 38. Gabarito definitivo: B

36. Comentrio: Letra C. Ora, gente, quem errou esta foi por pura falta de ateno mesmo, porque a prpria natureza das atividades exercidas pelas seguradas j indicam a resposta: o Lei n. 8.213/91, Art. 72, 3 O salrio-maternidade devido trabalhadora avulsa e empregada do microempreendedor o individual de que trata o art. 18-A da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006, ser pago diretamente pela Previdncia Social. Quem paga o salrio-maternidade Para a segurada empregada, exceto nos casos de adoo ou guarda judicial para A Empresa fins de adoo, com a deduo do valor pago na Guia da Previdncia Social, conforme a Lei n 10.710 de 05/08/2003 Para a segurada empregada, nos casos A Previdncia de adoo ou guarda judicial para fins de Social adoo Em qualquer hiptese nos pedidos da A Previdncia empregada domstica, contribuinte Social individual e facultativa Para a trabalhadora avulsa e a A Previdncia empregada do microempreendedor Social individual 36. Gabarito definitivo: C

39. Comentrio: Letra C. Vamos memorizar pessoal. REGULAMENTO DO BENEFCIO DE PRESTAO o CONTINUADA, Anexo ao Decreto n. 6.214/2007, Art. 3 O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS o responsvel pela operacionalizao do Benefcio de Prestao Continuada, nos termos deste Regulamento. 39. Gabarito definitivo: C

MEMORIZAO AMNEMNICA

37. Comentrio: Letra B. A idade do beneficirio muito importante para definir o direito previdencirio a que far jus. Esta definio vocs encontram no REGULAMENTO DO

Se estiver inseguro na Social sua responsabilidade : Basta Pentear o Cabelo

BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA, Anexo ao Decreto n. 6.214/2007, Art. 1o O Benefcio de Prestao


Continuada previsto no art. 20 da Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a garantia de um salrio mnimo mensal pessoa com deficincia e ao idoso, com idade de sessenta e cinco anos ou mais, que comprovem no possuir meios para prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. Para fins do reconhecimento do direito ao Benefcio de Prestao Continuada (BPC), considera-se: I - idoso: aquele com idade de setenta anos ou mais; II - pessoa com deficincia: aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas;
o

40. Comentrio: Letra D. isso a pessoal. Aqui est um clssico exemplo de questo, em que se o candidato tiver o domnio da letra fria da lei, saber a resposta. Simplesmente, foi copiado e colado o inteiro teor do Art. 4., da Lei n. 8.742/93 (LOAS), cobrada ineditamente pelo Edital de 2011. Portanto, decorem. Porque a sua estabilidade financeira depende desse esforo. 40. Gabarito definitivo: D

41. Comentrio: Letra B. Lei n. 8.742/93 (LOAS), Art. 2., Inciso II, e) a garantia de 1 (um) salrio-mnimo de benefcio mensal pessoa com deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia; Meus caros, disse e vou repetir, que h grandes chances de todo dispositivo que versa sobre

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


prazos, datas e valores, enfim, tudo que envolva nmeros, seja amplamente cobrado. 41. Gabarito definitivo: B 44. Comentrio: Fundamento Lei n. 8.212/91, Art. 12: V Como contribuinte individual: f) (...) Bem como o SNDICO ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, d esde que recebam remunerao;

PROJETO RETA FINAL INSS


SNDICO Qualidade Condio
CONTRIBUINTE INDIVIDUAL REMUNERADO

Concluso

42. Comentrio: Tpica confuso mental no candidato tenta criar a questo, quando troca os prazos relativos a cada caso. Portanto, serve para demonstrar que quem no tiver conhecimento aprofundado da letra fria da lei, tendo apenas leve lembrana de ter lido a matria, ficar inseguro na hora de marcar questes com esta caracterstica, que bastante cobrada pela banca FCC. Tal assertiva tem previso no Art. 15, Lei n. 8.213/91. 42. Gabarito definitivo: A

43. Comentrio: A questo cobra a REGRA. Estabelece a CF, Art. 7, XXXIII "proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos". Com o advindo da Emenda Constitucional n. n 20, de 15/12/1998, a idade mnima para o menor trabalhar passoudos quatorze para os dezesseis anos de idade. Neste sentido, a CLT probe o trabalho dos menores de 16 anos de idade, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 anos. A CLT tambm aumentou a idade mnima de trabalho, dos 14 para os 16 anos de idade, por determinao da Lei 10.097/2000. Automaticamente, conclumos que s poder ser segurado quem for trabalhador. Se s poder ser trabalhador a partir da idade mnima de 16 anos, a mesma regra se aplica questo da seguridade.
REGRA

IDADE 16 ANOS

SEGURADO OBRIGATRIO

CONDIO

CONTRIBUIO

SE EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA

OBRIGATRIA

16 ANOS

FACULTATIVO

SE NO EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA QUE O ENQUADRE COMO OBRIGATRIO

DISCRICIONRIA

IN INSS/PRESS n. 45/2010 Art. 9 Podem filiar-se como segurados facultativos (...), ENTRE OUTROS: II o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que no remunerado;

SEGURADOS FACULTATIVOS

ATIVIDADE EMPREGADO DE EMPRESA (POR ELA SEGURADO DA PREVIDNCIA) REMUNERADO PELA ATIVIDADE DE SNDICO (NO PAGA CONDOMNIO) + EMPREGADO DE EMPRESA (POR ELA SEGURADO DA PREVIDNCIA)

EXCEO

14 ANOS

FACULTATIVO

MENOR APRENDIZ*

DISCRICIONRIA

(*) O menor aprendiz, diferentemente dos demais segurados, se sujeita legislao prpria para Estagirios.
Ressalte-se que para que o segurado facultativo de 14 anos seja considerado menor aprendiz, no poder estar enquadrado em nenhuma das situaes do Art. 11 da Lei n. 8.213/91 e Art. 12 da Lei n. 8212/91. 43. Gabarito definitivo: B

O Desde que condomni receba o dever remunera declarar o OU no na GFIP o pague o valor da condomnio, taxa de que condomni equivaler o que remunera considerad o a remunera o, cabendo ao sndico reembolsa r ao condomni o o valor correspon dente ao desconto da contribui o previdenci ria NONesta REMUNERADO hiptese, o sndico no paga o condomni o, que poderia equivaler remunera o, e portanto, poder se filiar como facultativo, uma vez que no tem vnculo algum FILIAO NO PODER FILIARSE COMO FACULTATIVO PODER TER DUAS FILIAES: Como Contribuinte Individual (pelo Condomnio) recolher 20%, sobre o valor do condomnio de que ele isento Como Empregado (pela Empresa) j tem descontado em sua Folha de Pagamento o INSS

44. Gabarito definitivo: A

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


45. Comentrio: Muita ateno a esta questo, que criou duas confuses. A primeira dvida se o BPC (Benefcio de Prestao Continuada) seria suspenso ou mantido; e tambm, quanto condio do beneficirio. Passemos a analisar a letra o da lei: Lei n 8.742, Art. 21-A. O benefcio de prestao continuada ser suspenso pelo rgo concedente quando a pessoa com deficincia exercer atividade remunerada, inclusive na condio de microempreendedor individual. (Redao dada pela Lei n. 12.470/2011) 45. Gabarito definitivo: E

PROJETO RETA FINAL INSS


salrio-de-benefcio, observado o disposto na Seo III, especialmente no art. 33 desta Lei. 50. Gabarito Definitivo: E

51. Comentrio: Na verdade, existem vrias previses na lei, porm foram trocados os perodos e faixa etria, a fim de confundir o candidato. A correta a letra E, com base no que dispe o Art. 71-A, da Lei n. 8.213/91. Vale a pena conferir, lendo atentamente o mencionado dispositivo. 51. Gabarito Definitivo: E

46. Comentrio: As alternativas tentaram criar dvidas se haveria ou no impedimento em nova concesso do BPC, e ainda, quanto aos requisitos a serem atendidos para tanto. o Neste sentido temos a Lei n 8.742, Art. 21, 4 A cessao do benefcio de prestao continuada concedido pessoa com deficincia no impede nova concesso do benefcio, desde que atendidos os requisitos definidos em regulamento. (Redao dada pela Lei n. 12.470/2011) 46. Gabarito definitivo: D

52. Comentrio: L vai uma dica para resoluo rpida da questo: fica mais fcil decorar quais so os benefcios devidos aos dependentes, que so: penso por morte e auxliorecluso. A) aposentadoria por idade (SEGURADO), penso por morte (DEPENDENTE) e salrio-famlia (SEGURADO). B) aposentadoria por invalidez (SEGURADO), salriomaternidade (SEGURADO). (SEGURADO), e auxlio-acidente penso por tempo aposentadoria por de por

47. Comentrio: Vamos l: Continuado, porque enquanto o segurado encontrar-se naquela situao, far jus ao auxlio; temporrio, visto que corresponder ao perodo de afastamento; reeditvel, porque quantas vezes seja o segurado acidentado (o que ningum deseja!), este ser contemplado com o benefcio; de risco imprevisvel, dada a sua natureza fortuita; e sua semelhana com a aposentadoria por invalidez se deve ao fato da incapacidade do trabalhador em exercer suas atividades laborais. 47. Gabarito definitivo: E

C) auxlio-recluso (DEPENDENTE), morte (DEPENDENTE) e aposentadoria servio (SEGURADO). D) auxlio-doena (SEGURADO),

invalidez (SEGURADO), e auxlio-recluso (DEPENDENTE). E) aposentadoria especial (SEGURADO), auxlioacidente (SEGURADO), e penso por morte (DEPENDENTE). Por fim, cumpre-nos dizer que a questo encontra base legal na Lei 8.213/91, Art. 18. 52. Gabarito definitivo: B 53. Comentrio: Muita ateno! A pegadinha da questo est no erro do item II, pois segundo o texto constitucional, Art. 201, 6 A gratificao natalina dos aposentados e pensionistas ter por base o valor dos proventos do ms de dezembro de cada ano. 53. Gabarito definitivo: C

48. COMENTRIO: Considerando que a questo pede

Est correto o que se afirma apenas em e o Gabarito marca como correta a Letra (B) I, II, III e V, resta bvio que o item IV est errado. Portanto, no h equvoco algum com relao questo em anlise.
Nesta questo foi cobrada a literalidade da lei, encontrando esteio no Art. 77, Lei n. 8213/91. 48. GABARITO DEFINITIVO: B

49. Comentrio: Pessoal, no que as demais questes estejam erradas, e sim, incompletas. A resposta correta a B, conforme Decreto n. 3048/99, Art. 167, 2 vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefcio de prestao continuada da previdncia social, exceto penso por morte, auxlio-recluso, auxlio-acidente, auxlio-suplementar ou abono de permanncia em servio. 49. Gabarito definitivo: B

54. Comentrio: Nesta assertiva houve tentativa de induzir o candidato a erro, alterando pequenas partes das frases, criando uma nuvem de fumaa, que facilmente descortinada, se fizermos a leitura cautelosa dos Incisos do Art. 2., da Lei n. 8.213/91. 54. Gabarito definitivo: A

50. Comentrio: Aqui no se trata apenas de uma casca de banana, e sim, uma dupla! Primeiro, temos o percentual cabvel. Depois vem a caracterstica de excludente ou includente. A fim de desmistificar o enunciado, trazemos o teor da Lei n. 8.213/91, Art. 61. O auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do

55. COMENTRIO: Exatamente por ser to bvia, que devemos redobrar a ateno ao marcar esta questo, pautada no Art. 1., da Lei Orgnica da Seguridade Social (Lei n. 8.212/91). 55. Gabarito definitivo: B

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 001


56. Comentrio: A questo simples, mas requer ateno. Apesar de existir o RPPS, este no faz parte da Previdncia Social (Art. 9., Lei n. 8.213/91), que compreende o Regime Geral de Previdncia Social e o Regime Geral de Previdncia Social. 56. Gabarito definitivo: C

PROJETO RETA FINAL INSS

57. Comentrio: Embora seja manjada a dica, condio indispensvel ao candidato prudente, atentar-se ao enunciado! A questo pede para assinalar a INCORRETA que, com vista ao disposto no Art. 3., 1 ( 1 Os membros do CNPS e seus respectivos suplentes sero nomeados pelo Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzidos , de imediato, uma nica vez) e 3 ( 3 O CNPS reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms, por convocao de seu Presidente, no podendo ser adiada a reunio por mais de 15 (quinze) dias se houver requerimento nesse sentido da maioria dos conselheiros. Da Lei n. 8.213/91, a letra E. 57. Gabarito definitivo: E

58. Comentrio: Nesta situao, cabvel a aplicao de proporcionalidade, considerando que detm a empresa condio financeira inegavelmente superior ao trabalhador, que a parte subordinada e frgil da relao. Com respaldo no que versa o Pargrafo nico, do Art. 1., da Lei n. 8.212/91. 58. Gabarito definitivo: C

59. Comentrio: Esta questo apenas para relembrar o prazo decadencial cabvel, lembrando que passa a contar a partir do primeiro dia do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso de indeferimento definitiva no mbito administrativo (Art. 103, Lei n. 8.213/91). 59. Gabarito definitivo: E

60. Comentrio: Letra E. A Medida Provisria n. 222, convolada na Lei n. 11.098/05, atribuiu ao Ministrio da Previdncia Social competncia relativa arrecadao, fiscalizao, lanamento e normatizao de receitas previdencirias e autorizou a criao da Secretaria da Receita Previdenciria SRP. 60. Gabarito definitivo: E

www.beabadoconcurso.com.br

You might also like