You are on page 1of 6

N.

16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009

O Pensamento e a Lgica de Newton C. A. Da Costa


Joo Incio da Silva Filho
Da Silva Filho, J.I. inacio@unisanta.br

GLPA Grupo de Lgica Paraconsistente Aplicada UNISANTA - Universidade Santa Ceclia Rua Osvaldo Cruz, 266 CEP 11045-000- Santos-SP Brasil IHGS Instituto Histrico e Geogrfico de Santos Avenida Conselheiro Nbias, 689 - CEP 11045-003 Boqueiro - Santos/SP

Resumo Neste trabalho procurou-se reunir algumas declaraes feitas pelo eminente professor Newton C. A. Da Costa recolhidas em suas inmeras entrevistas concedidas na imprensa falada e escrita. Uma anlise mais aprofundada de suas palavras mostra que o conjunto desses depoimentos expressa, de certo modo, o seu pensamento sobre a nossa realidade e o significado da lgica paraconsistente, uma das suas maiores realizaes.
Palavras chave lgica, lgica clssica, lgica paraconsistente, teoria da quase verdade.

Abstract - In this paper the author tried to gather some declarations done by the eminent Professor Newton C. A. Da Costa collected in their countless interviews granted in newspapers and magazines. One analyzes deepened of their words it demonstrates that the group of their expressed depositions, in certain way, his thought on our reality, and the meaning of the Paraconsistent logic, that it is one of their more important accomplishments.
Keywords: logic, classic logic, paraconsistent logic, quasi-truth theory.

I INTRODUO

O cientista brasileiro Newton Carneiro Affonso da Costa, filsofo e matemtico, reconhecido mundialmente como uma das personalidades importantes no cenrio da lgica contempornea. Completanto 80 anos de idade nesse ano de 2009, uma de suas maiores realizaes foi romper com a tradio aristotlica de mais de 2.000 anos, quando criou na dcada de 60 sistemas inconsistentes que admitiam contradies. Essa teoria de Da Costa onde aparecem sistemas que aceitam informaes contraditrias em sua estrutura sem provocar trivializao, foi, mais tarde, em 1976, denominada de Lgica Paraconsistente. Com o tempo a suas idias, que propunha a aceitao da contradio, aos poucos foram e esto atraindo estudiosos de diversas reas, que exergam a um grande campo de pesquisa, com possibilidades de aplicao no mundo real.

Figura 1 Newton Carneiro Affonso Da Costa - fonte [5]

Ao ser indagado sobre como foi o incio que deu origem a idia de uma lgica que suporta contradio o Prof. Newton da Costa afirma que desde jovem sempre se interessou muito, pelas mais variadas razes, em saber exatamente o que o conhecimento cientfico. Entender, realmente, a natureza do conhecimento cientfico e do conhecimento em geral sempre foi a sua meta, e assim foi levado a estudar vrias cincias, em especial a matemtica e a fsica. Tudo isso resultou em que optasse por fazer graduao em Engenharia porque a rea que trata das aplicaes dos conceitos da cincia. Segundo ele, para se ter uma idia sensata da noo de aplicao de uma cincia pura realidade, nada melhor do que estudar engenharia. Uma segunda razo dessa sua escolha em se formar em Engenharia foi porque achava que no estudo dessa rea havia bastante matemtica, o que, na verdade, acabou no sendo para ele o bastante e, portanto, logo a seguir se formou em matemtica. A partir da surgiu o seu interesse em estudar temas complexos de cincia, como a mecnica quntica, que acabou levando-o ao campo das pesquisas em lgicas no-clssicas. Ciente de que vrios autores, desde a dcada de 30, diziam que a lgica clssica no podia ser aplicada aos fundamentos da mecnica quntica, resolveu ento a trabalhar com outros tipos de lgica e com os fundamentos da matemtica. Dessa forma, o professor Newton da Costa ao estudar a lgica tradicional, logo se defrontou com as dificuldades conhecidas como paradoxos. Segundo ele, o interesse pelo estudo das

ISSN 1809-0648

Outubro/Nov/Dezembro 2009

N.16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009

lgicas no-clssicas, que nesse caso se interessou e o levou a criar a lgica paraconsistente, nasceu principalmente do problema ligado aos paradoxos. Esse era um problema que o intrigava e, inicialmente considerou o que Georg Cantor dizia, que a essncia da matemtica est na sua liberdade, e no entanto, os paradoxos que surgiram no comeo do sculo, em geral, foram eliminados com a manuteno da lgica tradicional, que introduzia restries nos postulados da teoria dos conjuntos. Nessa poca o Prof. Newton considerou que se a matemtica absolutamente livre, como afirmava Cantor, ento sem introduzir restries nos postulados da teoria dos conjuntos, era possvel mudar a lgica e com isso, reconstruir a matemtica clssica inteira.
II. A LGICA PARACONSISTENTE MATEMTICA IMPORTNCIA

E A

DA

Em suas diversas entrevistas o Professor Newton Da Costa ressalta o significado da Matemtica e da lgica, nos seguintes trmos: A matemtica e a lgica so para mim instrumentos para entender o que o conhecimento cientfico. Este o caminho que vai levar, depois, ao que o conhecimento em geral e se h conhecimento metafsico. Da a necessidade de me embrenhar na filosofia. Ainda no cheguei metafsica porque preciso compreender direito o conhecimento cientfico. Veja que em 1874, um matemtico russo chamado Georg Cantor criou a teoria dos conjuntos. Em pouco tempo se viu que toda a matemtica padro poderia ser construda sobre a teoria dos conjuntos e ela se tornou essencialmente a base da matemtica. Convm observar, no entanto, que a noo de conjunto algo extremamente abstrato e no se confunde com o sistema de objetos ou totalidades da vida cotidiana. Mas cerca de 30 anos depois comearam a surgir paradoxos nessa teoria. O paradoxo de Russell, o paradoxo de Burali-Forti e vrios outros, que no convm explicar aqui porque levaria muito tempo. Essas questes se tornaram um problema filosoficamente incrvel: como eram possveis paradoxos na matemtica e na lgica tradicionais, at ento o exemplo mais perfeito de conhecimento? Aquilo era aterrador, completamente estranho, ningum conseguia explicar, causou um rebulio. Essa foi considerada a terceira grande crise da histria da matemtica. A primeira foi com os pitagricos, quando descobriram os nmeros irracionais. A segunda foi com o clculo diferencial e integral, que era uma rea completamente sem fundamento lgico, mas tambm foi superada. E, finalmente, a terceira grande crise foi a cantoriana, quando se descobriu que a teoria dos conjuntos era inconsistente e contraditria, no se sustentava.

Explicando como surgiu suas idias a partir das trs crises classificadas aps o surgimento da teoria dos conjuntos por Georg Cantor, o Professor Newton Da Costa complementa, dizendo: Tentou-se ento resolver a questo mantendo a lgica clssica e imaginando quais as modificaes que poderamos fazer na teoria dos conjuntos para superar os paradoxos. A lgica clssica essencialmente a lgica que nasceu com Aristteles e teve sua formulao atual por Gottlob Frege e Russell por volta de 1870 e 1914, respectivamente. O problema da contradio absolutamente fundamental para a lgica clssica, que no a admite. Ento a grande questo que surgiu era como corrigir a teoria dos conjuntos sem destru-la ou abandon-la. Em meio a esses estudos e anlises apareceu algo interessantssimo. Ficou claro que havia caminhos alternativos para superar essas dificuldades, que no eram equivalentes entre si. Ou seja, havia vrias teorias de conjuntos possveis baseadas na lgica clssica. A idia bsica quando se comeou a estudar essas questes era manter a lgica clssica nas solues usuais desses paradoxos e mudar os princpios da teoria ingnua dos conjuntos. Baseado numa frase do prprio Cantor A essncia da matemtica radica na sua completa liberdade - , sendo assim, pensei, Por que no fazer o contrrio? Eu quero manter o mximo possvel dos princpios da teoria dos conjuntos, mas mudar a lgica subjacente clssica. Isso significa que a essa lgica tem de suportar contradio. Como na lgica clssica, a razo bsica de ela no aceitar a contradio, do ponto de vista tcnico, que a mais simples contradio numa teoria a destri, porque tudo vira teorema. Era preciso mudar e eu comecei a construir vrias lgicas. Demonstrei que existem infinitas lgicas que satisfazem essas condies e que existem infinitas teorias dos conjuntos correspondentes. Comecei a desenvolver e aplicar a lgica em outras coisas. Mas, na verdade, a sada, o pontap inicial, foi um ponto puramente matemtico relativo aos fundamentos da teoria dos conjuntos da obra cantoriana.

III. O INCIO DA LGICA PARACONSISTENTE

Figura 2 Newton Carneiro Affonso Da Costa - fonte [4]

Segundo declaraes de Newton da Costa em inmeras entrevistas o incio da Lgica Paraconsistente pode ser considerada com a sua tese de ctedra "Sistemas Formais Inconsistentes", de 1963, apresentada na Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade Federal do Paran. Para explicar o seu trabalho em lgica Paraconsistente ele inicia falando sobre o significado da lgica, onde esta pode ser entendida como o estudo dos processos pelos quais certas sentenas ou proposies podem ser deduzidas de outras. E destaca que desde a poca de Aristteles, um dos princpios da lgica o de nocontradio que estabelece a impossibilidade de que uma sentena qualquer e sua negao sejam ambas verdadeiras. E assim, na explicao da lgica paraconsistente Newton Da Costa exemplifica, dizendo: Tome, por exemplo, a sentena - eu moro em So Paulo -. No possvel admitir, com base nesse princpio que essa sentena e sua negao, - eu no moro em So Paulo - , sejam

ISSN 1809-0648

Outubro/Nov/Dezembro 2009

N.16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009

verdadeiras. Desse modo, a lgica clssica no admite contradies. A grosso modo, na nossa experincia cotidiana, assim que as coisas so e por isso que a lgica clssica tem seu campo de aplicao. Mas acontece que quando diferentes campos da cincia evoluem e se tornam mais complexos, as contradies aparecem. Na fsica, por exemplo, as partculas atmicas, em determinadas circunstncias, no se comportam como partculas, mas como ondas. Isso significa, sob certos aspectos, que elas so e no so partculas. Essa dificuldade pode ser superada, como usualmente os fsicos fazem, tentando, de uma maneira ou outra eliminar a contradio e manter a lgica clssica. O que acredito que a lgica clssica tem um domnio de aplicaes, mas, em certas circunstncias, no se aplica. Vou dar s um exemplo: a teoria geral da relatividade e a mecnica quntica so duas das teorias mais assombrosas que apareceram na histria da cultura at hoje pelas aplicaes, pela preciso das medidas, por tudo enfim. uma loucura o que elas explicam. Por exemplo, mecnica quntica explica o laser, o maser, a estrutura qumica... No entanto, essas duas teorias, se voc olhar bem de perto, so logicamente incompatveis. S tem uma maneira de juntar as duas e os fsicos fazem isso com freqncia, embora no saibam como isso se faz, do ponto de vista lgico. Porm, se quisermos tratar diretamente do problema, sem desvios tericos, tornase necessria a utilizao de uma lgica diferente da clssica, que aceite contradies. Essa lgica a lgica paraconsistente.
IV. A LGICA PARACONSISTENTE E A APLICAO NA FSICA

relatividade geral e a mecnica quntica, so incompatveis, contraditrias, e a nica maneira no momento de compatibiliz-las consiste no uso de algum tipo de lgica paraconsistente.
V. LGICA PARACONSISTENTE E LGICA CLSSICA

Para explicar as vantagens em utilizar lgicas noclssicas, como a paraconsistente, em vez da lgica clssica, o Professor Newton Da Costa faz a seguinte referncia: A lgica clssica, bem como vrias outras lgicas, no apropriada para a manipulao de sistemas de premissas ou de teorias que encerram contradies (nas quais sem a proposio e sua negao so ambas teoremas da teoria ou conseqncias dos sistemas de premissas). Porm, nas cincias figuram contradies que so difceis ou impossveis de ser eliminadas (o que ocorre, por exemplo, em fsica, onde a teoria da relatividade geral e a mecnica quntica so logicamente incompatveis, em direito, onde os cdices jurdicos sempre apresentam inconsistncias etc.). Por isso, tornou-se imperativo que se criassem lgicas que pudessem suportar contradies: tal essa essncia da paraconsistncia. Em geral, uma lgica paraconsistente no implica que a clssica est errada, mas a generaliza. A lgica paraconsistente engloba a lgica fuzzy e tem encontrado as mais variadas aplicaes, tanto terica como prtica. Em especial, ela inspirou uma nova filosofia da cincia e estendeu o campo da razo.
VI. OS ESTUDOS LGICOS FORMAIS

Ao ser indagado como a lgica Paraconsistente pode ser aplicada no campo da Fsica o Professor Newton Da Costa afirma que tem pensado muito sobre essa possibilidade, dizendo: No momento estou trabalhando nisso, esclarecendo que a lgica da fsica tem de ser uma lgica paraconsistente. Ela localmente clssica, mas globalmente paraconsistente. A fsica atual, que trabalha com uma combinao de teorias incompatveis, s possvel porque existe a lgica paraconsistente. Por exemplo, a teoria do plasma tem muitas aplicaes e envolve trs outras teorias: a mecnica clssica, o eletromagnetismo e a quantizao. Duas a duas, elas so contraditrias. No entanto, so usadas. Todo o estudo que fao no momento utiliza a teoria quntica de campo, a mecnica quntica, a relatividade e outras, para sistematizar a cincia. Essa uma das tarefas do filsofo da cincia, sistematizar diversas cincias e compar-las. No h soluo se no fizermos isso com uma lgica diferente da lgica tradicional. No nos dias de hoje. A Lgica Paraconsistente pode ser aplicada, por exemplo, na computao em sistemas especialistas. Um sistema especialista de suporte a diagnsticos mdicos baseado na lgica paraconsistente pode processar dados contraditrios sobre as condies de sade de um paciente, quando impossvel verificar qual deles o verdadeiro. Os motivos principais para a utilizao de lgicas diferentes da clssica, que em certas situaes, como na mecnica quntica parece ser imprescindvel o uso de lgicas no-clssicas. As principais teorias fsicas, como a

Em diversas entrevistas professor Newton Da Costa sempre declara que uma das coisas que mais faz, e mais gosta de fazer, exatamente os estudos lgico-formais dos fundamentos das cincias, especialmente da fsica, pois no seu entender essa parte lgico-formal capta aspectos importantes da estrutura da cincia. Sendo assim, ao ser indagado faz uma comparao, dizendo: Esse processo a mesma coisa que tirar uma chapa de raios X de uma pessoa. No capta tudo, mas d uma idia perfeita da estrutura ssea, que est por trs da pessoa. E, finalizando, d um exemplo: Pouca gente percebe que as duas grandes teorias fsicas do nosso sculo, a mecnica quntica e a relatividade geral, so logicamente incompatveis. Ento, de duas, uma: ou essas teorias vo sendo superadas por alguma teoria mais nova, ou vamos ter sempre de trabalhar com teorias inconsistentes. E em geral as pessoas no percebem isso. Dessa forma deve-se perguntar o caminho que deve ser adotado diante dessa incompatibilidade. Talvez seja conviver com essa dualidade ou ento procurar uma unificao. No entanto, uma coisa mais ou menos delicada. Em geral, os fsicos da atualidade buscam superar essas dificuldades por meio de uma teoria, a chamada grande teoria unificada. Mas talvez no seja possvel e a priori no existe nenhuma razo para que seja dessa forma. Sendo assim possvel um caminho alternativo, que mantermos as teorias, mesmo sendo contraditrias entre si, porm mudando a lgica: recorrendo-se lgica

ISSN 1809-0648

10

Outubro/Nov/Dezembro 2009

N.16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009

paraconsistente. No momento, no sei qual desses dois caminhos o mais adequado.


VII A LGICA PARACONSISTENTE QUASE VERDADE
E O CONCEITO DA

no algo que procura retratar o real. Quando uma proposio quer refletir o real como ele , isso se chama teoria da correspondncia da verdade. Quer dizer, o pensamento corresponde verdade. Eu acho que a cincia no assim, ela reflete apenas em parte o real. Ela uma quase verdade.
VIII A LGICA DA QUASE VERDADE PARACONSISTENTE
E A

Admirador de William James, de Charles Sanders Peirce e John Dewey, os quais indiretamente o levaram a aceitar que na cincia h um nvel pragmtico extremamente importante, em sua obra "O Conhecimento Cientfico" o Prof. Newton C. Da Costa, influenciado pelo notvel lgico e filsofo italiano Federico Enriques, ressalta a importncia da dimenso pragmtica da cincia.

LGICA

Figura 3 Newton Carneiro Affonso Da Costa - fonte [12]

Para fixar a idia, o Professor Newton Da Costa utiliza como exemplo o caso da mecnica clssica newtoniana, isto a cincia do movimento de Isaac Newton. E exemplifica, afirmando: Como a relatividade de Einstein mostrou, a teoria de Newton no se aplica, por exemplo, ao caso de corpos muito pesados ou de velocidades muito altas, prximas da velocidade da luz. No entanto, guardados certos limites, e em determinados domnios, como na engenharia usual, tudo se passa como se a mecnica newtoniana fosse estritamente verdadeira. Ela salva as aparncias. Ou seja, ela quase-verdadeira em um certo sentido tcnico. Essa a essncia da noo de quase-verdade. Desse modo fica a indagao que, se a meta da cincia encontrar a verdade ou a quase-verdade, por que o estudo filosfico da racionalidade cientfica deveria envolver uma noo robusta ou rgida de verdade ou de quase-verdade? Por que no uma teoria "menos robusta", que eliminasse o conceito de verdade? A teoria da cincia deve repetir em grande parte o que o cientista faz. De fato, os grandes cientistas, como Erwin Schrdinger, Albert Einstein e Werner Heisenberg, sempre defenderam a tese de que, subjacente cincia, h um conceito robusto de verdade, isto , que faz indagaes relativas cincia. Para eles, o conceito de verdade no pode ser eliminado ou restringido sem descaracterizar a cincia emprica. E, de meu ponto de vista, esse conceito robusto de verdade que se deve tratar na teoria da cincia emprica. Por outro lado, a tecnologia, por seu lado, com a bomba atmica, com a engenharia gentica, com uma poro de outras coisas, mostra, de uma maneira bvia, que a cincia envolve algum tipo forte de verdade, nem que seja a verdade pragmtica. A bomba atmica o exemplo crucial disso, a navegao area, o radar, o sonar, o rdio, a televiso, toda a informtica. Tudo isso mostra que a cincia acaba encontrando algum tipo de verdade. Acho que a cincia hoje

Em suas entrevistas o Professor Newton Da Costa costuma relacionar os estudos que resultaram na teoria da Quase Verdade com a Lgica Paraconsistente. Para exemplificar ele inicia, dizendo: A mecnica quntica funciona por qu? Porque ela diz que, em certas circunstncias, se eu apertar um parafuso, obtenho certo resultado. As grandes proposies, as grandes teorias, tudo se passa no Universo como se isso fosse verdade. Formalizei essa noo de verdade uma generalizao da noo clssica de verdade. Ela uma generalizao da definio clssica de verdade de Tarski. Esse lgico deu uma definio notvel para se poder tratar da noo de verdade em matemtica, que onde funciona. Quando se trata de fsica, preciso de algo mais elstico. Propus para isso o conceito de quase verdade ou verdade parcial. Mas acho que minha concepo de verdade, rigorosamente, que matemtica, reflete mais ou menos as idias de Charles Sanders Peirce, um dos maiores filsofos de todos os tempos. E acho que as grandes teorias, como a teoria quntica de campo, a mecnica quntica, a mecnica clssica de Newton, todas elas so quase verdadeiras, por exemplo. comum dizerem que a relatividade desbancou a mecnica newtoniana. Isso falso. Um avio ou uma ponte, por exemplo, so calculados pela mecnica newtoniana. E a mecnica quntica e a relatividade precisam da mecnica newtoniana. Seno, no funcionam. Como algo falso usado em cincia? Exatamente porque, embora seja falso, quase verdadeiro entre certos limites. Tudo se passa em certas circunstncias como se ela fosse verdadeira. E isso expresso matematicamente. Sistematizei a teoria da cincia atual na quase verdade. Todas as grandes teorias fsicas no so verdadeiras ipsis litteris, so quase verdadeiras. Se compararmos exatamente a relatividade com a realidade, h divergncias. E, mesmo que ela refletisse exatamente a realidade, como que saberamos que ela reflete? No d para comparar teoria com realidade, estritamente falando. Veja que essa teoria da dcada de 1980, portanto j faz algum tempo. E, note o seguinte, para a mesma teoria quase verdadeira h infinitas outras teorias quase verdadeiras, posso provar isso. E essas infinitas teorias quase verdadeiras so incompatveis entre si. Ento, a lgica da quase verdade uma lgica paraconsistente.
IX OS PENSAMENTOS DE NEWTON C. A. DA COSTA

Alguns pensamentos de Newton Da Costa podem ser pincelados das suas entrevistas traduzindo assim uma notvel percepo da realidade, toda ela mesclada com o sensibilidade de um cientista que teve a sua vida dedicada ao

ISSN 1809-0648

11

Outubro/Nov/Dezembro 2009

N.16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009


DE VIDA DEDICADOS

estudo do Conhecimento Cientfico. Desse modo, alguns de seus pensamentos podem ser registrados conforme mostra o texto a seguir:

X NEWTON C. A. DA COSTA, 80 ANOS CINCIA

Figura 4 Newton Carneiro Affonso Da Costa - fonte [11]

Acho que com a idade vamos nos tornando mais sbios. Espero que no seja um retrocesso, mas um progresso. Newton C. A. Da Costa Especialmente importante para mim que a cincia se faz tambm com histria e, sem a histria, no se faz a evoluo do pensamento cientfico Newton C. A. Da Costa Sei que para alguns trabalhos preciso ter um grande senso de abstrao, principalmente em fsica-matemtica e fsica terica. preciso dizer que h um sentido de beleza nessas teorias Newton C. A. Da Costa Fazer o que fao um prazer to grande que sou capaz de pagar para continuar fazendo. O dia em que no puder estudar o que gosto, dar minhas aulas, melhor morrer mesmo. Newton C. A. Da Costa A msica de Bach eterna porque se pode ouvir milhes de vezes sem cansar. Sempre veremos um aspecto novo nela. Se ouvirmos uma msica comum qualquer ela no desperta novas idias, basta repetir trs ou quatro vezes e ela no oferece nada a mais. Um artigo de matemtica trivial voc l e no se interessa mais. Agora, a um bom artigo podemos voltar dezenas, centenas de vezes. Sempre tem mais uma coisinha, mais uma idia, mais um aspecto que no percebemos antes. Sempre digo aos meus alunos que a matemtica tem uma suprema beleza exatamente por isso. Mesmo em obras como a de Isaac Newton, em que ningum mais vai estudar mecnica, nem astronomia pelos princpios j muito conhecidos e, algumas vezes, superados, isso ocorre. Mas se voltarmos l e entrarmos nos detalhes da obra vai ver que l no tem fim. uma sinfonia la Bach. Newton C. A. Da Costa Penso que conhecimento cientfico uma crena quase verdadeira e justificada. Essa minha verso da concepo clssica de conhecimento que remonta a Plato. Nesta, o conhecimento deveria ser verdade estritamente falando; o que fiz foi substituir verdade por quase verdade. Newton C. A. Da Costa

Finalizando esse trabalho registramos a seguir alguns aspectos biogrficos da vida academica do Prof. Newton Carneiro Affonso Da Costa, que atualmente o personagem de maior destaque na rea do estudo da Filosofia no Brasil. Newton da Costa professor aposentado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, sendo hoje professor visitante do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi, durante muitos anos, professor titular do Instituto de Matemtica e Estatstica da Universidade de So Paulo, do qual se aposentou em 1982, e do Instituto de Matemtica, Estatstica e Cincias da Computao e do Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia, ambos da Universidade Estadual de Campinas. Ensinou ou fez conferncias em vrias outras instituies, no apenas brasileiras, como, tambm, da Amrica Latina, da Amrica do Norte, da Europa e da Oceania. Dedica-se lgica, aos Fundamentos da Matemtica e Filosofia da Cincia, tendo publicado vrios livros e numerosos artigos de pesquisa em revistas especializadas do Brasil, da Frana, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Holanda e do Japo, que lhe granjearam renome internacional. Suas contribuies mais importantes, para a Cincia e a Filosofia, relacionam-se com a lgica paraconsistente (da qual foi um dos criadores, juntamente, mas de forma independente, com o lgico polons S. Jaskowski). membro titular da Academia de Cincias do Estado de So Paulo, membro correspondente da Academia de Cincias do Instituto de Filosofia do Peru. Pertenceu ao Comit para o Desenvolvimento da Lgica na Amrica Latina da Association for Symbolic Logic, de cujo conselho j foi membro, e membro titular do Institut Internacional de Philosophie de Paris. Contribuiu, de modo decisivo, para a evoluo da Lgica na Amrica Latina, especialmente no Brasil, onde organizou grupo de lgicos de grande projees internacionais. Teve tambm como principais atividades acadmicas o cargo de: . Diretor Associado do Instituto de Matemtica, Estatstica e Cincias da Computao da Unicamp em 1967; . Professor Titular do Instituto de Matemtica, Estatstica e Cincias da Computao da Unicamp de 1968-1969; - Professor Titular do Instituto de Matemtica e Estatstica da USP de 1970-1981; . Professor Titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia , Letras e Cincias Humanas da USP de 1982-1999; . Pesquisador do Instituto de Estudos Avanados da USP desde 1985. Como reconhecimento por ser um dos criadores das Lgicas Paraconsistentes, foi laureado com diversos ttulos nacionais e internacionais, dentre os quais: . Membro Honorrio do Instituto de Filosofia do Peru, em 1975; . Membro Honorrio do Instituto de Investigaes Filosficas da Universidade de Lima, em 1980;

ISSN 1809-0648

12

Outubro/Nov/Dezembro 2009

N.16 Ano 4 ISSN 1809-0648

Ed. Paralogike - Santos - SP Brasil ATC2 12/ 2009

. Membro Correspondente da Academia de Cincia do Chile, em 1982; . Membro da Academia de Cincias do Estado de So Paulo, Brasil em 1978; . Membro do Centro de Lgica Epistemologia e Histria da Cincia da Universidade Estadual de Campinas, em 1979; . Primeiro brasileiro a se tornar membro titular do Instutut International de Philosophie, de Paris, em 1989. Seu trabalho o levou a ser um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente, com prmios tais como: . I World Congress on Paraconsistency, Ghent, Blgica, 1997; . Stanislaw Jaskowski Memorial Symposium, Torun, Polnia, 1998; . II World Congress on Paraconsistency, Juquehy, Brasil, 2000, dedicado aos seus 70 anos; . Workshop on Inconsistency in Data and Knowledge, Seattle, EUA, 2001; . I International Workshop on Computational Models of Scientific Reasoning and Applications, Las Vegas, EUA, 2001; . 1st, 2nd, 3rd and 4th Flemish-Polish Workshops on the Ontological Foundations of Paraconsistency, Blgica e Polnia, 19992001; . 1st and 2nd International Workshops on Living With Inconsistency, EUA / Canad, 1997 e 2001; . Second International Workshop on Computational Models of Scientific Reasoning and Applications (II CMSRA) Las Vegas, Nevada, EUA, 24-27 de junho de 2002; . Paraconsistent Computational Logic, PCL 2002, Copenhagen, Dinamarca, Julho de 2002; . ESSLLI-2002 14th European Summer School in Logic, Language and Information Workshop on Paraconsistent, 5-16 de agosto, 2002, Trento, Itlia. Durante sua carreira o Professor Newton Da Costa tem recebido diversos prmios no Brasil, dentre eles: . Prmio Moinho Santista em Cincias Exatas, em 1994; . Prmio Jabuti em Cincias Exatas, em 1995; . Medalha da Ordem do Pinheiro do Governo do Estado do Paran, por mrito cientfico, em 1996; . Medalha do Mrito Cientfico Nicolau Coprnico, outorgado pela Universidade de Torun, na Polnia em 1998;

. Medalha do Mrito Cientfico da Universidade Federal do Paran e da Associao dos Ex- Alunos em 1998; . Ttulo de Cidado Emrito do Paran, conferido pela Assemblia Legislativa do Estado do Paran, tambm por mrito cientfico, em 1999.

XI BIBLIOGRAFIA
[1] Da Costa, N.C.A. & Abe, J.M. & Subrahmanian, V.S. Remarks on Annotated Logic Zeitschrift fur Mathematische

Logik und Grundlagen der Mathematik,Vol.37, pp.561570,1991 [2] Da Costa, N.C.A O Conhecimento Cientfico Discurso Editoral - So Paulo,1997. [3] Da Costa, N.C.A., On the theory of inconsistent formal systems, Notre Dame J. of Formal Logic, 15, 497-510, 1974. [4]http://www.cle.unicamp.br/arquivoshistoricos/GAZETA_ MERCANTIL_23_AGO_1993.pdf acesso dia 20/01/2010 [5] http://en.wikipedia.org/wiki/Newton_da_Costa, acesso em 24/02/2010. [6] http://www.apufsc.ufsc.br/noticia/949/ acesso dia 20/08/2009 [7]http://www.cle.unicamp.br/arquivoshistoricos/?destino=ne wtondacosta_biografia.html - acesso dia 09/12/2009 [8]http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho20 03/ju215pg11.html - acesso dia 09/11/2009 [9]http://www.cle.unicamp.br/arquivoshistoricos/Livro_Conh ecimento_Cientifico.pdf acesso dia 09/10/2009 [10] Programa Itajub em Foco - Prof. Newton da Costa parte 1:Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=HZgrkHfdhkg>. Acesso em 13/02/2010. [11] Programa Programa Itajub em Foco - Prof. Newton da Costa parte 2: Disponvel em:<http://www.youtube.com/watch?v=riuz_b45lTg>. Acesso em 23/09/2009. [12] Programa Programa Itajub em Foco - Prof. Newton da Costa parte 3: Disponvel em:<http://www.youtube.com/watch?v=APU8lqGe7dc>. Acesso em 03/08/2009.

Joo Incio da Silva Filho


Coordenador do GLPA - Grupo de Lgica Paraconsistente Aplicada e membro do Grupo de Lgica e Teoria da Cincia do IEA - Instituto de Estudos Avanados da USP. O Professor Da Silva Filho, em 1999 doutorou-se em Engenharia Eltrica pela POLI/USP na rea de Sistemas Digitais, e fez mestrado em Microeletrnica pela mesma Instituio. Em 2009 fez seu Psdoutoramento no INESC Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, em Portugal. Criador do primeiro Rob a funcionar com Controlador lgico Paraconsistente (Rob Emmy), atualmente se dedica as pesquisas sobre aplicaes das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes em Sistemas Especialistas e Robtica. Desde 26 de novembro de 2009 membro do IHGS - Instituto Histrico e Geogrfico de Santos onde ocupa a Cadeira 73, cujo Patrono Afonso D Escragnolle Taunay.

ISSN 1809-0648

13

Outubro/Nov/Dezembro 2009

You might also like