You are on page 1of 7

34

Qualidade de energia

Apoio

Captulo II Harmnicos conceitos


Por Gilson Paulilo e Mateus Duarte Teixeira*

Harmnicos
Os primeiros relatos relacionados a harmnicos em sistemas eltricos remontam dcada de 1920, com a instalao de conversores em refinarias de cobre nos Estados Unidos, que provocaram a interrupo dos sistemas telefnicos. Este e outro similar, ocorrido em uma minerao no Canad, so dois casos histricos registrados sobre este importante e atual fenmeno presente no sistema eltrico atual, principalmente em instalaes industriais.

e equilibradas. No entanto, verifica-se que, na prtica, os sinais de tenso e corrente encontram-se distorcidos. Este desvio usualmente expresso em termos das distores harmnicas de tenso e corrente, e normalmente causadas pela operao de cargas com caractersticas no lineares, como ilustrado na Figura 1. A magnitude da distoro de tenso depende, basicamente, da impedncia equivalente vista pela carga no linear ou fonte de corrente harmnica e da corrente suprida por ela. Deve-se reconhecer que a carga no exerce controle sobre os nveis de distoro de tenso. Consequentemente, uma mesma carga poder resultar em distores de tenso diferentes, dependendo da sua localizao no sistema eltrico.

Conceitos gerais
Em se tratando de um sistema eltrico ideal, as tenses de suprimento devem ser, conforme o contrato de fornecimento, perfeitamente senoidais

Figura 1 Carga eltrica no linear e sua consequncia na corrente do sistema.

Apoio

35

Tecnicamente, um harmnico um componente de uma onda

1) Os harmnicos que causam problemas geralmente so os componentes de nmeros mpares; 2) A magnitude da corrente harmnica diminui com o aumento da frequncia. Como comentado, altos nveis de distores harmnicas em

peridica cuja frequncia um mltiplo inteiro da frequncia fundamental (no caso da energia eltrica brasileira, de 60 Hz). Harmnicos so fenmenos contnuos e no devem ser confundidos com fenmenos de curta durao, os quais duram apenas alguns ciclos. Distoro harmnica um tipo especfico de energia suja, que normalmente associada crescente quantidade de acionamentos estticos, fontes chaveadas e outros dispositivos eletrnicos nas plantas industriais, isto , associado com cargas no lineares. Estas perturbaes no sistema podem normalmente ser eliminadas com a aplicao de filtros de linha (supressores de transitrios). Um filtro de harmnicos essencialmente um capacitor para correo do fator de potncia, combinado em srie com um reator (indutor). A distoro harmnica vem contra os objetivos da qualidade do suprimento promovido por uma concessionria de energia eltrica, a qual deve fornecer aos seus consumidores uma tenso puramente senoidal, com amplitude e frequncia constantes. Entretanto, o fornecimento de energia a determinados consumidores que causam deformaes no sistema supridor prejudica no apenas o consumidor responsvel pelo distrbio, mas tambm outros conectados mesma rede eltrica. A natureza e a magnitude das distores harmnicas geradas por cargas no lineares dependem de cada carga em especfico, mas duas generalizaes podem ser assumidas:

uma instalao eltrica podem causar problemas para as redes de distribuio das concessionrias, para a prpria instalao e para os equipamentos ali instalados. As consequncias podem chegar at a parada total de importantes equipamentos na linha de produo, acarretando prejuzos econmicos. Dentre eles, de maior importncia esto a perda de produtividade e de vendas devido a paradas de produo, causadas por inesperadas falhas em motores, acionamentos, fontes ou simplesmente pelo "repicar" de disjuntores. As componentes harmnicas geradas por estas cargas no lineares propagam-se pela rede eltrica, resultando em srios danos aos equipamentos eltricos e/ou eletrnicos. Dentre os principais efeitos causados, em termos gerais, podem ser citados: M operao de equipamentos eletrnicos, de controle, de proteo, de medio e outros; Sobretenses gerando comprometimento da isolao e da vida til do equipamento; Sobrecorrentes ocasionando efeitos trmicos nocivos aos

36

Qualidade de energia

equipamentos; Interferncias em sistemas de comunicao (principalmente sinais de rdio); Efeitos sobre a resistncia dos condutores eltricos.

Apoio

Srie de Fourier
Para a quantificao do grau de distoro presente na tenso
Figura 3 Sinal distorcido e seu espectro harmnico.

e/ou corrente, lana-se mo da ferramenta matemtica conhecida por srie de Fourier. As vantagens de se usar a srie de Fourier para representar formas de onda distorcidas que cada componente harmnica pode ser analisada separadamente e a distoro final determinada pela superposio das vrias componentes constituintes do sinal distorcido. A srie de Fourier calculada pela seguinte expresso:

Distores harmnicas
A distoro harmnica de tenso o resultado da corrente harmnica circulando atravs da impedncia srie (linear) do sistema eltrico. Para cada frequncia harmnica, h uma queda de tenso de mesma frequncia, resultando, desta forma, na distoro da tenso na barra, conforme a Figura 4.

Assim, os sinais distorcidos podem ser decompostos por meio


Figura 4 Sistema eltrico submetido a uma distoro harmnica.

da srie de Fourier em sinais distintos que possuem frequncia mltipla da frequncia fundamental, conforme mostrado na Figura 2. Esta apresenta a decomposio de um sinal distorcido nas vrias componentes harmnicas que compem esse sinal. Nessa ilustrao, a frequncia fundamental 60 Hz e significa a ordem harmnica. Outra forma de visualizar o contedo harmnico do sinal distorcido por meio do seu espectro harmnico, conforme mostra a Figura 3, em que se pode identificar a componente fundamental e as componentes harmnicas de ordem 3, 5 e 7 do sinal de tenso. A magnitude da distoro de tenso depende, basicamente,

da impedncia equivalente vista pela carga no linear ou fonte de corrente harmnica e da corrente suprida por ela. Deve-se reconhecer que a carga no exerce controle sobre os nveis de distoro de tenso. Consequentemente, uma mesma carga poder resultar em distores de tenso diferentes, dependendo da sua localizao no sistema eltrico. Um dispositivo no linear equipamento que no produz uma corrente senoidal quando lhe aplicada uma tenso senoidal. Esses equipamentos so classificados em trs importantes categorias, a saber: Dispositivos a arco: fornos a arco, mquinas de solda, etc.; Dispositivos saturados: transformadores, reatores, etc.; Equipamentos de eletrnica de potncia: conversores, retificadores, etc.

Distoro harmnica total e individual


Matematicamente, um sinal distorcido pode ser adequadamente representado em termos de sua frequncia fundamental e suas harmnicas. A frequncia fundamental usualmente assumida como sendo igual frequncia de suprimento do sistema e seus mltiplos inteiros so chamados de harmnicas. Comumente, as componentes harmnicas so medidas na forma de distores e quantificadas como Distoro Harmnica Total (DHT) ou Total Harmonic Distortion (THD), que pode ser usada para as formas de onda de tenso e
Figura 2 Composio harmnica de um sinal distorcido.

de corrente, com a seguinte expresso:

38

Apoio

Qualidade de energia

TABELA 1 CARActERStIcAS HARMNIcAS DO SINAL ANALISADO

Tenso Harmnica V1 Em que: V3 V5

Valor rms 100 10 30

Tenso Harmnica V7 V11 V13

Valor rms 20 10 5

Mh e M1 so, respectivamente, os valores eficazes da componente harmnica e da componente fundamental nominal da grandeza . Reescrevendo a expresso anterior, em percentual e portugus temos que a distoro harmnica total de tenso e de corrente sero:

Em que:

DHTv% - Distoro harmnica total de tenso em percentagem; DHTI% - Distoro harmnica total de corrente em percentagem; h - Nmero de ordem harmnica; Vh - Tenso harmnica de ordem h, [V]; V1 - Tenso fundamental, [V]; Ih - Corrente harmnica de ordem h, [V]; I1 - Corrente fundamental, [V]. Para expressar a distoro individual provocada pelas componentes harmnicos, ou ndices de Distoro Harmnica Individual, definidos pela relao do valor da componente harmnica pelo valor da componente fundamental, utilizam-se as seguintes expresses para a tenso e corrente:
Figura 5 Forma de onda do sinal analisado.

Em que:

Figura 6 Espectro harmnico do sinal analisado.

DHIv% - Distoro harmnica individual de tenso em percentagem; DHIi% - Distoro harmnica individual de corrente em percentagem; O valor eficaz da onda total no a soma das componentes individuais, mas sim a raiz quadrada da soma dos quadrados, conforme mostrado a seguir.

De uma forma geral, as concessionrias de energia eltrica fornecem uma tenso cuja forma de onda muito prxima da senoidal. A conexo de uma carga no linear rede eltrica, por exemplo, um forno de induo, ocasionar a circulao de uma corrente, que se apresentar sob uma forma de onda no senoidal e, por conseguinte, correntes harmnicas sero produzidas. Dentre as cargas comumente encontradas e que produzem tais correntes, destacam-se os fornos de induo, acionamentos de velocidade varivel, controladores estticos, retificadores em geral, tipos de iluminao fluorescente e diversas cargas domsticas.

Como exemplo, considere um sinal distorcido com as caractersticas apresentadas na Tabela 1. Esta forma de onda desse sinal mostrada na Figura 5 e seu respectivo contedo harmnico mostrado na Figura 6. Para esse sinal tem-se a seguinte situao:

Para fins prticos, geralmente, os componentes harmnicos

de ordens elevadas (acima da 50 ordem, dependendo do sistema) so desprezveis para anlises de sistemas de potncia. Apesar de poderem causar interferncia em dispositivos eletrnicos de baixa potncia, elas usualmente no representam perigo aos

Apoio

39

sistemas de potncia. Quanto aos limites estabelecidos para tenses harmnicas, existem algumas normas internacionais (IEEE 519, IEC, NRS 048, NTCSE) que estabelecem limites tanto para tenso quanto para a emisso de correntes harmnicas. No Brasil, o ONS, por meio do submdulo 2.2 (padres de desempenho da rede bsica), oferece nveis tanto para as ordens mpares como tambm para as componentes pares. Como podem ser visualizados na Tabela 2, estes so considerados para dois nveis distintos da tenso de operao. Todavia, vale mencionar que este documento nacional no tem carter normativo, com estabelecimento de punies aos infratores, sendo apenas uma recomendao aos

Efeitos das distores harmnicas


As distores harmnicas causam alguns efeitos indesejveis ao sistema eltrico. Pode-se destacar: Variao da resistncia com a frequncia, acrscimo das perdas, aumento da temperatura e diminuio da vida til em cabos eltricos.

Transformadores
Aumento de perdas joulicas nos enrolamentos; Perdas devido a correntes parasitas nos enrolamentos. Essas perdas aumentam com o quadrado da frequncia da corrente; Perdas no ncleo;

Possveis ressonncias entre os enrolamentos do transformador e as diversos agentes conectados rede bsica. TABELA 2 LIMItES GLOBAIS DA tENSO FUNDAMENtAL EXPRESSOS EM PORcENtAGEM

V < 69 kV mpares Ordem 3, 5, 7 9, 11, 13 15 a 25 27 Valor(%) 5 2, 4, 6 3 8 1 2 9, 11, 13 1 15 a 25 27 1,5 Ordem Pares Valor(%) Ordem 3, 5, 7 mpares

V 69 kV Pares Ordem 2, 4, 6 8 Valor(%) 1 0,5

Valor(%) 2

40

Apoio

Qualidade de energia

capacitncias das linhas ou bancos de capacitores; Existncia de componente contnua de corrente levar o transformador a se sobreaquecer e, tambm, a saturar o seu ncleo rapidamente; Em geral, um transformador que esteja submetido a uma distoro de corrente superior a 5% dever ser operado abaixo da sua potncia nominal, operao conhecida como derating.

Estudo de caso
Um sistema eltrico industrial apresenta as seguintes caractersticas: uma linha de distribuio de 13,8 kV com 18 km de extenso desde a subestao at o PAC com o consumidor. As cargas do consumidor so distribudas em nove cabines com transformadores abaixadores para as tenses de 380/220 V e 220/127 V, assim denominadas: Cabine 01 Acabamento; Cabine 02 Onduladeiras; Cabine 03 Mquina de papel I; Cabine 04 Desagregao; Cabine 05 Caldeira; Cabine 06 Mquina de Papel II; Cabine 07 Picador; Cabine 08 TAR; Cabine 09 Administrao/Portaria. Uma grande parte das cargas existentes na instalao tem caractersticas

Motores de induo
Sobreaquecimento de seus enrolamentos e diminuio de vida til.

Mquinas sncronas
Sobreaquecimento das sapatas polares, causado pela circulao de correntes harmnicas nos enrolamentos amortecedores, torques pulsantes no eixo da mquina e induo de tenses harmnicas no circuito de campo, que comprometem a qualidade das tenses geradas.

no lineares e gera componentes harmnicos que esto causando problemas de queima dos bancos de capacitores instalados para a correo do fator de potncia da instalao, bem como gerando nveis de distoro harmnica elevada na barra de 13,8 kV. Problemas na operao das cargas tambm foram relatados pelos tcnicos da empresa em estudo. A concessionria realizou medies no PAC junto ao seu alimentador (13,8 kV - Scc 21 MVA), com os seguintes resultados em termos de distoro harmnica total de tenso e distoro harmnica total de corrente, conforme as Figuras 7 e 8 a seguir. As medies mostradas anteriormente demonstram nveis elevados de distoro harmnica total de tenso (Figura 7), acima dos limites recomendados pela IEEE-519/1992 e pela Aneel/ONS, apesar de injeo harmnica de corrente no 13,8 kV no apresentar valores elevados. Tal fato justificou a realizao de estudos e medies de harmnicos visando reduo de tais nveis de distoro.

Bancos de capacitores
Fadiga (stress) do isolamento, sobreaquecimento e reduo da vida til.

Mitigao de harmnicos
Diante de tantos problemas causados por harmnicos, torna-se necessrio tomar medidas preventivas ou corretivas, no sentido de reduzir ou eliminar os nveis harmnicos presentes nos barramentos e linhas de um sistema eltrico. Dentre as diversas tcnicas utilizadas destacam-se:

Filtros passivos: so constitudos basicamente de componentes R, L e C por meio dos quais se obtm os filtros sintonizados e amortecidos. Estes filtros so instalados geralmente em paralelo com o sistema supridor, proporcionando um caminho de baixa impedncia para as correntes harmnicas. Podem ser utilizados para a melhoria do fator de potncia, fornecendo o reativo necessrio ao sistema. Entretanto, existem alguns problemas relacionados utilizao destes filtros, dentre os quais se destacam o alto custo, a complexidade de sintonia e a possibilidade de ressonncia paralela com a impedncia do sistema eltrico. Filtros ativos: um circuito ativo gera e injeta correntes harmnicas com defasagem oposta quelas produzidas pela carga no linear. Assim, h um cancelamento das ordens harmnicas que se deseja eliminar. Embora bastante eficiente, este dispositivo apresenta custos elevados (superiores aos filtros passivos), o que tem limitado sua utilizao nos sistemas eltricos. Compensadores eletromagnticos. Moduladores CC. Tcnicas tais como eliminao por injeo de um componente de
Figura 7 Distoro harmnica total de tenso 13,8 kV.

corrente alternada ou pulsante, produzidas por um retificador e aumento do nmero de pulsos dos conversores estticos tambm podem ser utilizados. Dentre estas, a ltima tem sido mais usada e se enquadra dentro do contexto de equipamentos designados por compensadores eletromagnticos de harmnicos.
Figura 8 Distoro harmnica total de corrente 13,8 kV.

42

Qualidade de energia
Figura 9 Diagrama unifiliar para os estudos de fluxo de carga e de distoro harmnica. OLESKOVICZ, M. Qualidade da Energia Eltrica LSEE Laboratrio de Sistemas de Energia Eltrica, USP Universidade de So Paulo, 2007. CANESIN, C. A. Qualidade da Energia Eltrica nos Sistemas Eltricos. Unesp Ilha Solteira. MARTINS, J.; COUTO, C., AFONSO, J. L. Qualidade da Energia Eltrica. CLME 2003. 3 Congresso Luso-Moambicano de Engenharia, Maputo, Moambique, 2003. ROBERT, A.; JAEGER, E.; HOEFFELMAN, J. Power Quality & EMC, CIRED 18th International Conference on Electricity Distribution, Turin, 2005. VELASCO, J. M. Computer Analysis of Voltage Variations in Power Systems: Application on Over voltages and Voltage Sags. Universitat Politcnica DAE Catalunya, Barcelona, Espanha. ORTMANN, P. Understanding Power Quality. University of Idaho.

Apoio

* GILSON PAULILO engenheiro eletricista, com mestrado e doutorado em Qualidade de Energia Eltrica pela Universidade Federal de Itajub. Atualmente, consultor tecnolgico em energia no Instituto de
Figura 10 Espectro harmnico dos estudos de fluxo de carga e distoro harmnica.

Pesquisas Eldorado, em Campinas (SP). Atuao voltada para reas de qualidade de energia eltrica, gerao distribuda, eficincia energtica e distribuio. MAteUS DUARte TeIXeIRA engenheiro industrial e eletricista, mestre em engenharia eltrica e doutorando na Universidade Federal do Paran (UFPR). Atualmente, pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), professor efetivo do curso de engenharia eltrica da UFPR e secretrio executivo da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Eltrica (SBQEE).
Continua na prxima edio Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

O estudo foi realizado com base na configurao do sistema

eltrico da indstria mostrada na Figura 9, cujo espectro harmnico mostrado na Figura 10.

Referncias
DUGAN, R. C.; MCGRANAGHAN, M. F.; SANTOSO, S.; BEATY, H. W. Electrical Power Systems Quality. McGraw-Hill, Second Edition. BOLLEN, M. H. J. Understanding Power Quality Problems: Voltage Sags em Interruptions, Wiley-IEEE Press, October 1999. ARRILAGA, J.; WATSON, N. R. Power System Harmonics. Wiley-IEEE Press, November 2004, Second Edition. OLIVEIRA, J. C.; DELAIBA, A. C.; CHAVES, M. L.; SAMESIMA, M. I.; RESENDE, J. W.; RODRIGUES, K. D. Qualidade da Energia Eltrica Apostilas. NQREE Ncleo de Qualidade e Racionalizao da Energia, UFU Universidade Federal de Uberlndia, 2007.

You might also like