You are on page 1of 30

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Ol, como vai?

i? Como divulgado aqui no site, foi autorizada a realizao do concurso da Polcia Federal. A pretenso de que sejam preenchidos cerca de 300 cargos de Delegado, 600 de perito e mais de 3000 de agente de polcia. Ademais, tramita no Congresso projeto de lei para incrementar a carreira nos prximos anos em razo da Copa do Mundo e das Olimpadas. Ento, estamos lanando a 3 Turma do nosso curso de Direito Administrativo, teoria e exerccios, para a DPF/2012, voltado para os cargos de Agente e Escrivo de Polcia Federal. Ento, antes de darmos incio a esta aula (demonstrativa), deixe-me fazer uma breve apresentao, em especial para aqueles que no me conhecem. Sou o professor Edson Marques, ministro em cursos preparatrios para concursos, graduao e ps-graduao em Braslia nas cadeiras de Direito Administrativo e Direito Constitucional, estou aqui no Ponto j mais de quatro anos. Sou Defensor Pblico Federal, com atuao no STJ, j ocupei os cargos de Advogado da Unio, Analista Judicirio no STJ e STF, Tcnico Judicirio no STJ, Tcnico de Finanas e Controle no Min. Fazenda. Alm disso, obtive aprovao em diversos concursos pblicos, tal como Procurador da Fazenda Nacional, Delegado de Polcia Federal, Advogado Junior da CEF, Tcnico Judicirio, Analista Judicirio Execuo de Mandados do TRF 1 Regio e do TJDFT, dentre outros. Bem, no que diz respeito ao concurso, ressalto que, sem dvida, um dos mais importantes no servio pblico federal, pois ir prover cargos de uma carreira diferenciada, com um importantssimo papel a desempenhar para a sociedade, e, por isso mesmo, um dos concursos mais disputados.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Por isso, a preparao extremamente necessria. E reforo que no se pode descuidar de nada. Seja da parte fsica, seja da parte psicolgica, seja dos estudos. Deixe-me contar um fato. Terminei a graduao em Direito em Ago/2001 (puxa vida, como o tempo passa rpido). Em 2002 fiz o concurso para DPF (Delegado), estava bem preparado fisicamente (corria todos os dia uns 10 km) e tambm havia estudado todo o contedo. Resultado? Passei! Porm, no cuidei da parte psicolgica, pensei que era besteirol e foi onde reprovei! No tal do Zulliger (dizia que eu no tinha resistncia frustrao, que no tinha liderana e tinha agressividade demais)! Sei que o teste no me nada (outro teste dizia que eu tinha 90% de liderana), quanto frustrao, se contasse toda a minha vida, iam falar que no existe frustrao. Mas, enfim, um teste e tive que ingressar com medida judicial, da anos e anos de querela. Quando o resultado saiu, j no tinha mais interesse, estava em outro cargo. Mas, perdi muito tempo e dinheiro. Assim, para no terem os mesmos problemas que tive (ingressar com ao, demorar cinco anos para julgar, gastos etc), preciso cuidar de tudo. Desde agora! Pois bem! Como da natureza dos cursos oferecidos pelo Ponto, temos um objetivo audacioso, qual seja: abordar todos os pontos do edital, de modo a te dar a possibilidade de conhecer a sistemtica de como o CESPE cobra os institutos e, com isso, faz-lo acertar o maior nmero de questes (TODAS, de preferncia). Bem, quanto nossa parte, a inteno ajud-lo a estar devidamente preparado para acertar todas as questes do CESPE. Ento, com base no edital passado, vamos desenvolver nosso curso do seguinte modo:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Aula 01:

Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes e organizao; natureza, fins. Organizao administrativa da Unio: administrao direta e indireta.

Aula 02: Aula 03:

Princpios administrativos. Poderes administrativos: poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder.

Aula 04: Aula 05: Aula 06: Aula 07:

Licitaes: modalidades, dispensa e inexigibilidade (Lei n 8.666/1993). Controle da administrao: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo Responsabilidade civil do Estado. Sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (Lei n 8.429/1992).

Aula 08:

Regime

jurdico

dos

servidores

pblicos

civis

federais (Lei n 8.112/1990 [atualizada]). Regime jurdico peculiar dos funcionrios policiais civis da Unio e do Distrito Federal (Lei n 4.878/1965).

Neste curso utilizaremos questes somente do CESPE (de todos os nveis), sobretudo as mais recentes (2009 em diante). No entanto, no descarto o uso de questes mais antigas, quando for necessrio, para fixarmos a matria ou quando no houver questes mais modernas. Ser primeiro apresentado a teoria e no decorrer dela questes que versaram sobre o tema. E, ao final, segue a lista de exerccios para que seja refeito, de modo a reforar o estudo. As aulas sero disponibilizadas as sextas, no final do dia. Contudo, fica a ressalva de que, eventualmente, podero ocorrer atrasos, o que ser objeto de aviso.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Ento, nesta aula demonstrativa vamos tratar sobre dois temas especficos, a desconcentrao x descentralizao e o princpio da supremacia x indisponibilidade do interesse pblico. TEORIA 1. Desconcentrao x Descentralizao Para iniciarmos os nossos estudos devemos partir da noo de Estado, e isso se obtm a partir da organizao polticoadministrativa, de modo que importante conhecermos um pouco da teoria dos setores e da concebermos a funo administrativa e organizao da Administrao Pblica. Pois bem. sabido que o Estado, instituio poltica, foi criado para cuidar dos interesses coletivos. Por isso, devemos consider-lo como sendo o 1 setor, visto ser uma das primeiras instituies criada pelo homem. No Estado, 1 setor, como regra, tem-se a submisso ao regime de direito pblico (regime especial), a prevalncia do interesse pblico (supremacia do interesse pblico sobre o privado), bem como a indisponibilidade desse interesse. Por tudo isso, dizemos que se trata de setor pblico, de modo que as pessoas que so criadas neste setor so pessoas jurdicas de direito pblico. Posteriormente, o homem quis se libertar das amarras do Estado, de modo que criou um setor em que este no se intrometesse (laissez faire, laissez passer), sobre o prisma do liberalismo econmico. Criou-se, ento, o 2 setor (que denominamos mercado), no qual os interesses so privados, onde vige, em regra, a liberdade, a autonomia da vontade, as relaes so constitudas com base na igualdade. Por isso, a submisso ao regime jurdico de direito privado, isto ao regime comum.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Com efeito, considerando as pessoas naturais (pessoas fsicas), as pessoas constitudas nesse ambiente, so pessoas jurdicas de direito privado. Essas pessoas so constitudas pela unio de duas ou mais pessoas (fsicas ou jurdicas) que formam uma sociedade, ou por uma s (empresrio), que vo/vai exercer a atividade (empresa) com a finalidade de obter lucro1. Alm desses dois setores, nas dcadas de 40/50, se comea a constatar uma onda de preocupao com as questes ligadas ao meio ambiente, ao futuro, aos desamparados ou aos excludos, ou seja, questes inerentes solidariedade, ao campo ou setor social, movimento que culminou com a criao das denominadas ONGs (organizaes no governamentais). Trata-se, na verdade, de um novo setor, distinto do Estado e do Mercado, trata-se do terceiro setor, conhecido como setor social, constitudo por pessoas jurdicas de direito privado, cujos interesses so filantrpicos, ou seja, de ajudar, fomentar, auxiliar em diversas atividades, tal como sade, educao, desenvolvimento social, dentre outras reas. importante percebermos que, nesse setor, temos pessoas que se unem para ajudar ao prximo (associao) ou que destacam parte de seu patrimnio para isso (fundao), almejando, sobretudo, atender aqueles que estejam em situao de desigualdade ou para propsitos sociais comuns (lazer, educao, sade etc). Como disse, a unio dessas pessoas com tal propsito d origem a uma associao (exemplo Associao Comercial do DF ACDF, Associao Brasileira de Assistncia s Famlias de Crianas Portadoras de Cncer e Hemopatias ABRACE, Associao dos Servidores do TCDF - ASSECON/DF, dentre outras) ou a uma fundao, quando algum destaca parte de seu patrimnio para

Observe que para o Direito Empresarial, empresa a atividade realizada pelo

empresrio ou pela sociedade empresria.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 constituir essa pessoa (exemplo Fundao Bradesco, Fundao Ayrton Senna, Fundao Roberto Marinho, Fundao Cafu etc). Na atualidade h autores que ainda afirmam a existncia do quarto e quinto setores, no havendo uniformidade quanto a esse ponto. Todavia, forte a constatao acerca de um contingente considervel de pessoas que se relacionam, porm margem do Estado, no se inserindo de forma regular no mercado, tampouco com interesses filantrpicos, exercendo atividades irregulares, por vezes at mesmo ilcitas, o que se tem denominado de 4 setor ou de economia informal, que seria, por exemplo, o ambulante, o camel, dentre outras atividades. Dessa forma, podemos dizer que a sociedade se divide em setores, sendo: 1 setor o Estado; 2, Mercado; 3, Social; 4, Mercado Informal. QUESTO DE CONCURSO
1. (JUIZ FEDERAL TRF 5 REGIO

CESPE/2007) O Estado compe o primeiro setor, ao passo que o mercado configura o segundo setor. Comentrio: Certo. O Estado o primeiro setor, sendo o mercado o 2 e o 3 composto das entidades que atuam no mbito social.

Com efeito, o Estado (1 setor) compreendido como um ente ou uma entidade. Isto , trata-se de uma pessoa jurdica, politicamente organizada, de modo a contemplar trs elementos essenciais, sendo povo, territrio e soberania ou governo. H quem ainda inclua a finalidade. Essa definio parte dos estudos formulados por Montesquieu, para quem o Estado, organizao poltica, concebido para bem promover os interesses coletivos (finalidade) e, portanto, ser democrtico.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Com base nesse entendimento, para considerarmos o Estado como democrtico deve-se contemplar a existncia da separao de poderes, ou seja, no pode haver a concentrao de funes (Poder) ou atividades em um nico rgo ou pessoa, sob pena desse Estado se tornar absolutista. Por isso, formulou Montesquieu a chamada separao de poderes estatais, que fora adotada por nossa Constituio (tripartio de poderes), ao prev a existncia de funes distintas a ser conferida a rgos distintos do Estado, ou seja, ao Executivo, Legislativo e Judicirio. Esse processo, de separar poderes, criando rgos distintos para realizar cada uma de suas funes polticas denominado de desconcentrao poltica.
Lembre-se: direito congrega O Estado uma organizao

poltica, dotada de personalidade jurdica de pblico, trs que, funes modernamente, ou poderes

(Legislativo, Judicirio e Executivo).

Perceba que a funo executiva tambm denominada administrativa e, por isso, muitas vezes se confunde o Poder Executivo com a Administrao Pblica. Todavia essa simplificao no de todo correta na medida em que a Administrao Pblica se encontra inserida nos trs poderes, conforme se constata do art. 37, caput, da Constituio Federal:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios moralidade, de legalidade, e impessoalidade, publicidade

eficincia e, tambm, ao seguinte:

Explico Isso.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

que, muito embora haja essa diviso de funes (legislativa, executiva e judiciria), sendo cada funo exercida de forma primordial ou principal por um rgo independente (alm de seus rgos auxiliares), ou seja, como funo tpica, possvel verificar que h funes atpicas ou anmalas que tambm sero exercidas concomitantemente por tais rgos de Poder. Observe que cada funo exercida por rgos especiais definidos como Poder Executivo, Poder Judicirio e Poder Legislativo, significando dizer que um no est subordinado aos outros (independentes), tendo suas limitaes e prerrogativas conferidas constitucionalmente, muito embora um controle o outro (harmnicos = check and balance sistema de freios e contrapesos). Ento, vale ressaltar que cada Poder (rgo que exerce a funo poltica do Estado) alm de sua funo tpica (finalstica), exerce outras funes, de forma atpica ou anmala. Por exemplo, ao Poder Executivo cabe o exerccio da funo tpica administrativa, que de gerir a mquina estatal, realizar os servios pblicos e concretizar as polticas pblicas, dentre outras atividades, mas cabe, de forma atpica, o exerccio das funes legislativas (tal como a edio de Medidas Provisrias, regulamentos internos) e de julgar2 (conduo de processos administrativos etc). Por outro lado, aos demais Poderes, isto , ao Legislativo e ao Judicirio caber o exerccio de forma atpica ou anmala das funes que seriam funes tpicas de outro poder. Assim, alm de legislar e fiscalizar os gastos pblicos, ao Legislativo cabe realizar a organizao e funcionamento de suas atividades (funo administrativa), bem como julgar os parlamentares por falta

Parte da doutrina no admite o exerccio da funo jurisdicional por parte do

Executivo, sob o fundamento de que suas decises, em processos administrativos, no teriam a fora de coisa julgada, ou seja, no seria definitiva, ante a possibilidade de reviso pelo Judicirio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 de decoro ou, no mbito do Senado, por exemplo, julgar o Presidente por crime de responsabilidade (funo judiciria). De igual forma, ao Poder Judicirio, alm de dizer o direito no caso concreto, promovendo a pacificao social, resolvendo os conflitos de interesse (funo judiciria), tambm ter que gerir seus servios, seus servidores, realizando concursos, licitaes etc (funo administrativa) e elaborar seu regimento interno e expedir resolues administrativas (funo legislativa). Por isso, ante essa complexidade de atuaes e as inmeras atividades que devem desempenhar o Estado, alm de suas funes primordiais (poderes), necessria uma organizada estrutura administrativa a fim de promover seus objetivos, qual seja, de atender os interesses coletivos. Nesse sentido, e como j ressaltamos, foi estabelecida essa diviso de funes entre os trs rgos ou poderes (desconcentrao poltica). Porm, no nosso caso, possvel percebermos que esses rgos esto na estrutura de um Ente Poltico que, conforme a Constituio Federal, se chama Repblica Federativa do Brasil. Observe ento que nosso Estado (Repblica Federativa do Brasil), antes constitudo como um Imprio deixou de ser um Estado Central, ou seja, aquele que no tem diviso poltica interna de competncias, para ser uma Federao. Significa dizer que promoveu uma distribuio de competncias entre outros Entes Polticos internos. (Forma de Estado: Federativa) Cuidado. Perceba que temos dois momentos distintos. Um quando se repartiu o Poder, criando funes distintas e conferindo-as a rgos distintos. Outro quando o Estado, antes central, reparte-se em Unidades Polticas internas, com competncias prprias. Podemos fazer o seguinte esquema:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

Sem diviso (absoluto) Poder Dividido (separao) Estado Sem diviso (Unitrio) Territrio Dividido (federao)

Concentrado

Desconcentrado

Centralizado

Descentralizado

Com efeito, essa distribuio de competncias entre unidades polticas distintas do Ente Central (R. F. Brasil), ou seja, a criao da Federao decorre da necessidade de aproximar a realizao das atividades Estatais ao povo. que o Estado centralizado, na dimenso do nosso, torna-se mais lento, com dificuldades de atender aos reclamos populares e a necessidade de se promover determinados servios pblicos. Por isso, empreendeu-se uma repartio (territorial) de atribuies competncias polticas -, criando-se outros entes polticos, o que se denomina de descentralizao poltica. Importante compreender que essa descentralizao realizada por fora da Constituio, conforme a criao dos Entes Federados, nos moldes do art. 18 da CF/88, sendo: a Unio, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios. Vejamos:
Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Ento, vamos relembrar:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 O Estado (Repblica Federativa do Brasil) exerce trs funes primordiais por rgos criados para isso (desconcentrao poltica). Funes que integraro as competncias distribudas aos entes polticos internos que foram criados para exercer tais competncias que decorrem do Ente central (descentralizao poltica). Logo se percebe que o exerccio da funo administrativa concebido para ser realizado pelo Estado ou seus entes polticos. Desse modo, quando o Estado ou os entes polticos esto exercendo a funo administrao sero chamados de Administrao Pblica. Ocorre que o Estado Central (Repblica Federativa do Brasil) passa a atuar no campo externo (internacional), deixando que no campo interno atuem seus entes polticos (Estado descentralizado). Assim, quando os entes polticos atuam internamente o prprio Estado quem estar realizando diretamente a funo administrativa. Nesse sentido que o Decreto-Lei n 200/67, em que pese no se atentar para o exerccio de funes atpicas pelos demais poderes e tratando do plano federal, estabeleceu o conceito de Administrao Pblica Direta, vejamos:
Art. 4 A Administrao Federal compreende: I - A Administrao Direta, que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios.

Portanto, a Administrao Pblica Direta compreende os prprios Entes Polticos, ou seja, Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios, todos com personalidade jurdica de direito pblico semelhana do Estado Central (Repblica Federativa do Brasil) no exerccio da funo administrativa. Pois bem. Podemos concluir o seguinte:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 O Estado inicialmente concentrado e centralizado reparte internamente suas funes polticas entre rgos de poder denominados Executivo, Legislativo e Judicirio (desconcentrao poltica), depois se reparte em diversos entes polticos a fim de dividir, distribuir, a titularidade de certas competncias e o exerccio de suas atribuies, criando a Unio, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios (descentralizao poltica). Desconcentrao e Descentralizao Administrativa certo que, olhando isoladamente cada ente poltico, temos uma representao menor do prprio Estado. Assim, cada ente no exerccio da funo administrativa, ou seja, atuando como Administrao Pblica, o faz de igual modo ao Estado central. Por isso, at o presente momento, devemos entender tambm que cada ente poltico que compe o Estado exerce de forma centralizada a funo administrativa, de maneira que a Administrao Pblica Direta tambm se denomina de Centralizada, pois ainda no houve o desmembramento, a distribuio, dessa atividade (administrativa). Significa dizer que a cada ente poltico fora distribudo uma gama de competncias administrativas pelo Ente Central (vide, por exemplo, art. 22 a 24 da CF/88), e que estes mesmos entes, diretamente, devero exerc-las. E, assim, vistos isoladamente so entes centralizados tambm. Ademais, tambm devemos nos ater que, nesse momento, tnhamos apenas a repartio de funes poltica (poderes). Assim, o ente poltico criado pelo Ente central, criado para exercer a funo parte da funo administrativa como um todo, ou seja, sem qualquer organizao ou distribuio interna. Ocorre que, como sabemos, so amplas as atividades administrativas a serem exercidas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Dessa forma, tais entes polticos a fim de agirem organizadamente e obterem uma atuao satisfatria, verificam a necessidade de distribuio interna dessas atividades (como o fora feito no aspecto poltico), ou seja, de criarem setores, de modo que cada um tenha funes especficas e, assim, possa a engrenagem funcionar de forma coordenada. que tais entes polticos pessoas jurdicas de direito pblico (Administrao Pblica Direta), tambm deve ser organizar internamente, de modo a realizar suas funes por meio de estruturas organizacionais internas, a fim de que possam distribuir suas funes, competncias, ou atividades administrativas. Com efeito, primeiro vo se organizar internamento. Para tanto, criaro reparties, departamentos, setores, quer dizer rgos, os quais recebero atribuies desses entes polticos a fim de realizar sua finalidade. Essa necessidade de organizao interna da atividade administrativa, a fim de melhor desempenh-la, distribuindo-a atravs da criao de rgos em uma mesma estrutura interna denomina-se desconcentrao administrativa. Portanto, a desconcentrao administrativa a criao de rgos dentro da estrutura administrativa de um ente (ou entidade), para desempenhar atribuies, competncias dessa pessoa. Assim, a Administrao Pblica Direta ou centralizada cria rgos, ou seja, ncleos de atuao interna em que so distribudas as diversas atribuies. Opera-se a desconcentrao administrativa, na medida em que h a repartio interna da funo administrativa num mesmo ente (pessoa jurdica). importante lembrar que o rgo, departamento, setor, uma parte do ente que o criou, de maneira que no tem vida prpria, ou seja, no se trata de uma pessoa jurdica, no detm, portanto, personalidade jurdica.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

QUESTES DE CONCURSOS
2. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL CESPE/2008) A desconcentrao pressupe a existncia de, pelo menos, duas pessoas entre as quais se repartem competncias. Comentrio: Errado. A desconcentrao a criao de rgos, ou seja, a distribuio de competncias dentro de uma mesma pessoa jurdica. 3. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) A desconcentrao pressupe Comentrio: Certo. jurdica. 4. (PROCURADOR PGE/PE CESPE/2009) A desconcentrao consiste na distribuio de competncia de uma para outra pessoa fsica ou jurdica. Comentrio: Errado. A desconcentrao, como j observamos, pressupe apenas uma pessoa, ou seja, a organizao competncias. 5. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) Caso o TRE distribua competncias no mbito de sua prpria estrutura, correto afirmar que ocorreu descentralizao. ou distribuio interna de A desconcentrao por criar rgos pressupe a existncia de apenas uma pessoa a existncia de apenas uma pessoa jurdica.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


Comentrio: Errado. O TRE, assim como o TSE, um rgo. Assim, quando esse rgo distribui competncias internas, estaremos diante da mesma pessoa, portanto, teremos uma desconcentrao.

sabido, no entanto, que somente tal repartio interna no consegue atingir a todos os interesses e servios que o Estado deve realizar. Isso porque, mesmo organizado internamente, continuamos a ter uma nica pessoa a realizar o complexo de atividades administrativas. Por isso, tendo como parmetro aquilo que havia sido empreendido pela prpria Constituio em dado momento (descentralizao poltica) e considerando, pois, a necessidade de melhor realizar as funes administrativas, concebe-se nova descentralizao, agora no mais sob a vertente poltica (constitucional), mas sob a tica administrativa. Sabendo, pois, que a descentralizao poltica deu surgimento aos entes polticos (Unio, Estados, DF e Municpios), a descentralizao administrativa dar surgimento a entes ou entidades administrativas. QUESTES DE CONCURSOS
6. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010) A descentralizao administrativa ocorre quando se distribuem competncias materiais entre unidades administrativas dotadas de personalidades jurdicas distintas. Comentrio: Certo. A descentralizao de administrativa de uma a distribuio competncias pessoa

jurdica para outra.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


7. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) A descentralizao simples tcnica administrativa, utilizada apenas no mbito da administrao direta. Comentrio: Errado. A descentralizao no uma simples tcnica administrativa, uma complexa tcnica de repartio de competncias, com a criao de pessoas jurdicas para exercer e/ou titularizar funes administrativas. Ademais, pode ocorrer a descentralizao no s na administrao direta, como tambm na indireta. 8. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL CESPE/2008) administrativa o A descentralizao fenmeno no qual o

Estado atua por meio de entes que lhe so juridicamente distintos. Comentrio: Certo. A descentralizao a criao de pessoas para poltico. titularizar e/ou exercer atividade administrativa em substituio ao Estado, ente

preciso ficar atento, no entanto, pois h mais de uma forma de descentralizao administrativa, sendo uma delas a que d ensejo criao de entidades administrativas. Lembre-se:
O (Oncentrao)
DESC

criao de rgos criao de entidades

E (Entralizao)

QUESTES DE CONCURSOS

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


9. (TCNICO CESPE/2008) o ADMINISTRATIVO A diviso para, um de STF

determinado

tribunal em departamentos visando otimizar desempenho, interna, posteriormente, exemplo de redistribuir as funes no mbito dessa nova estrutura descentralizao. Comentrio: Errado. Veja que onde ou temos se seja, uma cria organizao internamente temos uma administrativa, departamentos, desconcentrao. 10. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA

TRE/MT CESPE/ 2010) A criao de um ministrio na estrutura do Poder Executivo federal para tratar assunto especificamente um exemplo de de determinado Comentrio: Errado. para no ter mais confuso. Veja, Ministrio um rgo integrante da Estrutura da pessoa jurdica denominada Unio. Assim, quando criamos rgos na estrutura de uma pessoa, estamos desconcentrando.

administrao descentralizada.

Como disse, a descentralizao administrativa a distribuio de competncias entre pessoas jurdicas distintas (entidades administrativas), dando ensejo criao da Administrao Pblica Indireta. Contudo, h outras formas de descentralizao administrativa, ou seja, de distribuio de competncias materiais entre pessoas jurdicas distintas, de modo que podemos organiz-la sob trs modalidades distintas, sendo: Descentralizao territorial ou geogrfica;
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 Descentralizao tcnica, funcional ou por servio; Descentralizao por colaborao.

A descentralizao geogrfica ou territorial aquela em que h a criao de um ente dentro de certa localidade territorial, geograficamente delimitado, com personalidade jurdica de direito pblico para exerccio, de forma geral, de todas ou de uma grande parcela de atividades administrativas (capacidade administrativa genrica). Configura, basicamente, um Territrio Federal, com capacidade de auto-administrao e s vezes at legislativa, conforme se depreende do art. 33, 3, CF/88 ao estabelecer que nos Territrios com mais de
cem mil habitantes, alm do Governador nomeado na forma desta Constituio, haver rgos judicirios de primeira e segunda instncia, membros do Ministrio Pblico e defensores pblicos federais; a lei dispor sobre as eleies para a Cmara Territorial e sua competncia deliberativa.

A descentralizao por servios, funcional ou tcnica se d por meio da criao de uma pessoa jurdica pelo ente poltico, para a qual este outorga, isto , transfere a titularidade e a execuo, certa atividade administrativa especfica. (exemplo: entidades da administrao indireta) A descentralizao por colaborao ocorre com a delegao da execuo de certa atividade administrativa (servio pblico) para pessoa particular para que a execute por sua conta e risco, mediante remunerao, por meio de contrato ou ato administrativo. (Exemplo delegatrios, concessionrias, permissionrias de servio pblico) QUESTES DE CONCURSOS
11. (TCNICO ADMINISTRATIVO STF

CESPE/2008) A descentralizao pode ser feita por qualquer um dos nveis de Estado: Unio, DF, estados e municpios. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


Certo. A descentralizao pode ser poltica ou administrativa. estados, criam-se DF e Na poltica, empreendida Na pela Constituio, cria-se os entes polticos: Unio, municpios. ou administrativa, administrativas: entes entidades

Autarquia, Fundao Pblica, Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista. Assim, quaisquer dos entes polticos, ou seja, a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, poder promover a descentralizao administrativa, distribuindo competncias entre outras entidades dotadas de personalidade jurdica. 12. (ANALISTA JUDICIRIO

ADMINISTRATIVA TRE/GO CESPE/2009) Por meio do processo de descentralizao vertical da administrao pblica, so criadas entidades com personalidade jurdica, s quais so transferidas atribuies conferidas pela Constituio (CF) aos entes polticos. Comentrio: Errado. A descentralizao poltica cria entes polticos todos dotados de autonomia poltica e administrativa, dependncia ou ou seja, sem qualquer qual vinculao, cada

respondendo por seus atos e, em regra, nenhum podendo interferir na atuao do outro, salvo situao excepcional que poderia levar a interveno da Unio nos estados e DF ou dos estados nos municpios. Veja que essa descentralizao operada pela Constituio ao criar nveis ou esferas distintas de atuao em nosso Estado (Federal, Estadual e Municipal) e com isso promover a repartio vertical de competncias conforme prev os artigos 21 a 24, 25 e 30 da CF/88, dentre outros. Com efeito, tivemos que, em uma tese, repartio considera de uma competncia

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


verticalizao entre os entes federativos,

partindo da esfera federal (Unio) para a local (Municpio). Por isso, a descentralizao poltica denominada por alguns autores como descentralizao vertical. Nesse sentido Lucas Furtado afirma que ocorre a descentralizao vertical quando a prpria Constituio Federal promove a distribuio de atribuies entre as diferentes entidades polticas ou primrias Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Por outro lado, a descentralizao administrativa cria uma estrutura vinculada ao ente poltico (federal, estadual, distrital ou municipal), de modo que teramos uma vinculao da Administrao Pblica direta com a indireta no mbito de uma mesma esfera de Poder. Por isso, diz-se que a descentralizao administrativa horizontal3. 13. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

TCE/AC CESPE/2009) A descentralizao territorial ou geogrfica se verifica quando uma entidade local e geograficamente delimitada, com personalidade jurdica de direito pblico, exerce a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade, sujeitando-se a controle do poder central. No Brasil, os estados e territrios como podem entes ser de categorizados Comentrio:

descentralizao territorial.

Ressalvo que tal definio no unssona, inclusive podendo ser utilizada sob o aspecto da vinculao/subordinao

poltica, de modo ento que as definies seriam trocadas e a a questo seria correta. Todavia, o CESPE adotou o entendimento firmado pelo Prof. Lucas Rocha Furtado, e considerou o gabarito como errado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


Errado. os De fato, os territrios embora surgem por

descentralizao territorial ou geogrfica. Porm, estados, muito delimitados territorialmente e havendo mesmo uma diviso territorial interna, surgem por descentralizao poltica. 14. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCE/AC CESPE/2009) A descentralizao por servio, tcnica ou funcional ocorre quando a Unio, o estado ou os municpios criam, por lei, uma pessoa de direito pblico ou privado e a ela atribuem a titularidade e a execuo de determinado servio pblico. Caracteristicamente, essa pessoa legalmente criada denomina-se autarquia. No entanto, possvel categoria, incluir, as por exemplo, nessa fundaes governamentais,

sociedades de economia mista e empresas pblicas, que exeram servios pblicos. Comentrio: Certo. De fato, a descentralizao por servio (tcnica ou funcional) ocorre quando o ente poltico (Unio, Estados, DF ou municpio) cria pessoa jurdica, de direito pblico ou privado, para titularizar e exercer determinado servio pblico. Essa descentralizao depende de lei, por isso denominada de descentralizao legal, ocorrendo por outorga. Contudo, deve-se perceber que nem sempre a Lei quem cria a entidade administrativa. que a Lei somente criar diretamente a pessoa quando se tratar de autarquia ou fundao autrquica, ou seja, pessoa jurdica de direito pblico. Quando se referir s demais entidades administrativas cuja natureza jurdica de pessoa jurdica de direito privado (fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


mista) a lei autoriza a criao, que dever ser conduzida por ato da Administrao e o devido registro. 15. (PROCURADOR PGE/PE CESPE/2009) Segundo a doutrina, na descentralizao por servio, o poder do pblico servio e mantm o a titularidade execuo. Comentrio: Errado. Percebem que a descentralizao por servio, funcional ou tcnica ocorre com a outorga (transferncia da titularidade e do exerccio) da atividade administrativa conferida pelo ente poltico (Administrao Direta) para a entidade administrativa (Administrao Indireta). De outro lado, na descentralizao permanecendo por a colaborao transfere-se somente o exerccio da atividade (delegao), titularidade com o poder pblico. ente

descentralizado passa a deter apenas a sua

Assim, no mbito da descentralizao administrativa teremos dois institutos importantes, a outorga (descentralizao legal) e a delegao (descentralizao negocial). Na outorga, cria-se uma pessoa jurdica lhe transfere a titularidade e o exerccio de determinada atividade administrativa, de modo que se torne especialista nesse ramo. Na delegao, transfere-se a outra pessoa a execuo de determinado servio pblico para que o execute por sua conta e risco, mas visando atender ao interesse pblico. QUESTES DE CONCURSOS
16. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


TRE/GO CESPE/2009) A outorga e a delegao so formas de efetivao da desconcentrao. Comentrio: Errado. A outorga e a delegao so formas de se realizar a descentralizao. 17. (PROCURADOR BANCO CENTRAL

CESPE/2009) Quando as atribuies de um rgo pblico so delegadas a outra pessoa jurdica, com vistas a otimizar a prestao do servio pblico, h desconcentrao. Comentrio: Errado. Cuidado, pois um rgo integra uma pessoa jurdica. Assim, caso este rgo delegue atribuies a outra pessoa, teremos uma pessoa delegando atividades para outra, ou seja, teremos a descentralizao. 18. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO ocorre quando exercem os entes

TCE/AC CESPE/2009) A descentralizao poltica descentralizados atribuies

prprias que no decorrem do ente central. Sendo os estados-membros da Federao tais os entes mesmos e, no Brasil, da tambm os municpios, a descentralizao poltica possui entes descentralizao administrativa. Comentrio: Errado. A descentralizao poltica ocorre com o surgimento dos entes polticos, o que d origem Administrao Pblica Direta (Unio, Estados, DF e Municpios), enquanto que na descentralizao administrativa poderemos ter a criao a criao de entidades administrativas (Autarquia, Fundao

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


Pblica, Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista).

2. Supremacia x Indisponibilidade Em relao aos princpios administrativos, como tema introdutrio, importante destacar a dicotomia entre Supremacia x indisponibilidade do interesse pblico Esses dois princpios, importante dizer, so considerados por parte da doutrina como super-princpios, ou pedras angulares do Direito Administrativo, na feliz expresso de Celso Antnio Bandeira de Mello, na medida em que do origem aos demais princpios administrativos e ao prprio regime jurdico administrativo. Significa dizer que o regime jurdico de direito pblico est assentado em dois postulados primordiais, a supremacia do interesse pblico e a indisponibilidade desse interesse. QUESTES DE CONCURSOS
19. (PERITO O MDICO sistema INSS

CESPE/2010)

administrativo

ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. Comentrio: Certo. Os dois princpios fundamentais do sistema administrativo so os princpios da supremacia do interesse pblico e o da indisponibilidade. 20. como (AUXILIAR princpios DE do PROCURADORIA regime

PGE/PA CESPE/2007) A doutrina aponta jurdico administrativo a supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


do interesse pblico. Comentrio: Certo. A doutrina tem entendimento que esses dois princpios so os fundamentos basilares do sistema administrativo.

O princpio da supremacia do interesse pblico traduz-se na idia de que o interesse pblico deve prevalecer sobre o interesse particular, de modo que, em regra, quando houver um confronto entre o interesse pblico e o particular, deve-se dar primazia ao interesse pblico. Diz-se, em regra, tendo em vista que a Constituio estabeleceu uma srie de direitos e garantias individuais que, mesmo em confronto com o interesse pblico, devem ser respeitados, resguardados. Com efeito, em razo do princpio da supremacia do interesse pblico que se fundam as prerrogativas ou poderes especiais conferidos Administrao Pblica. QUESTES DE CONCURSOS
21. (ESCRIVO DE POLCIA PC/RN

CESPE/2009) O princpio da supremacia do interesse pblico tem como objetivo impor ao administrador pblico no dispensar os preceitos ticos que devem estar presentes em sua conduta, pois alm de verificar os critrios de convenincia e oportunidade, deve distinguir o que honesto do que desonesto. Comentrio: Errado. O princpio da supremacia traduz prerrogativas, poderes Administrao Pblica. Contudo, h outros princpios que tambm vo orientar a atividade administrativa, conforme prescreve o art. 37, caput, da CF/88. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

De outro lado, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico orienta Administrao Pblica impondo-lhe restries, limitaes, ou seja, no lhe dado dispor desse interesse, eis que ela no sua proprietria, detentora do interesse pblico, apenas o tutela, o protege, ou seja, apenas representa a coletividade, de modo que no pode dispor do que no lhe pertence. Significa dizer que, de um modo geral, no h possibilidade de a Administrao Pblica abdicar, dispor, abrir mo, daquilo que se refere ao interesse pblico. Por isso, a sujeio da administrao pblica a restries especiais ou diferenciadas, tal como dever de prestar contas, concurso pblico, licitaes etc. QUESTES DE CONCURSOS
22. (ESCRIVO DE POLCIA PC/RN

CESPE/2009) O princpio da indisponibilidade objetiva a igualdade de tratamento que a administrao situao jurdica. Comentrio: Errado. O princpio da indisponibilidade estabelece restries, deveres, imposies Administrao Pblica no sentido de que atua no em benefcio prprio, mas da coletividade, que mera gestora dos interesses desses. deve dispensar aos administrados que se encontrem em idntica

por fora da supremacia que a Administrao Pblica atua com superioridade em relao ao particular, por exemplo, impondo-lhe obrigaes de forma unilateral, com a insero de clusulas exorbitantes em contratos administrativos, conferindo presuno de legitimidade aos atos da Administrao etc. No entanto, como dito, junto a tais poderes, surgem limitaes, restries atuao da Administrao Pblica, traduzindo-se na idia que a Administrao Pblica atua como mera gestora do interesse
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 pblico, por isso, no lhe dado abdicar, dispor, negociar esse interesse. Portanto, pode-se afirmar que o sistema administrativo est fundado nesses postulados centrais, isto nestes dois princpios primordiais (na supremacia e na indisponibilidade do interesse pblico).

Ento isso, espero vocs! At a prxima aula, onde teremos muito mais a estudar. Grande abrao e at a prxima aula. Prof. Edson Marques QUESTES COMENTADAS 1. (JUIZ FEDERAL TRF 5 REGIO CESPE/2007) O Estado compe o primeiro setor, ao passo que o mercado configura o segundo setor. 2. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL CESPE/2008) A desconcentrao
pressupe a existncia de, pelo menos, duas pessoas entre as quais se repartem competncias.

3. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) A


desconcentrao pressupe a existncia de apenas uma pessoa jurdica.

4. (PROCURADOR PGE/PE CESPE/2009) A desconcentrao consiste na


distribuio de competncia de uma para outra pessoa fsica ou jurdica.

5. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) Caso o


TRE distribua competncias no mbito de sua prpria estrutura, correto afirmar que ocorreu descentralizao.

6. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/2010)


materiais entre unidades administrativas dotadas de

descentralizao administrativa ocorre quando se distribuem competncias personalidades jurdicas distintas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012

7. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) A


descentralizao simples tcnica administrativa, utilizada apenas no mbito da administrao direta.

8. (ASSESSOR JURIDCO - PREF. NATAL CESPE/2008) A descentralizao


administrativa o fenmeno no qual o Estado atua por meio de entes que lhe so juridicamente distintos.

9. (TCNICO ADMINISTRATIVO STF CESPE/2008) A diviso de


determinado tribunal em departamentos visando otimizar o desempenho, para, posteriormente, redistribuir as funes no mbito dessa nova estrutura interna, um exemplo de descentralizao.

10.

(ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/MT CESPE/ 2010) A

criao de um ministrio na estrutura do Poder Executivo federal para tratar especificamente de determinado assunto um exemplo de administrao descentralizada.

11.

(TCNICO ADMINISTRATIVO STF CESPE/2008) A descentralizao

pode ser feita por qualquer um dos nveis de Estado: Unio, DF, estados e municpios.

12.

(ANALISTA

JUDICIRIO

ADMINISTRATIVA

TRE/GO

CESPE/2009) Por meio do processo de descentralizao vertical da administrao pblica, so criadas entidades com personalidade jurdica, s quais so transferidas atribuies conferidas pela Constituio (CF) aos entes polticos.

13.

(ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCE/AC CESPE/2009) A

descentralizao territorial ou geogrfica se verifica quando uma entidade local e geograficamente delimitada, com personalidade jurdica de direito pblico, exerce a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade, sujeitando-se a controle do poder central. No Brasil, os estados e territrios podem ser categorizados como entes de descentralizao territorial.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 28

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012 14.


(ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCE/AC CESPE/2009) A

descentralizao por servio, tcnica ou funcional ocorre quando a Unio, o estado ou os municpios criam, por lei, uma pessoa de direito pblico ou privado e a ela atribuem a titularidade e a execuo de determinado servio pblico. Caracteristicamente, essa pessoa legalmente criada denomina-se autarquia. No entanto, possvel incluir, por exemplo, nessa categoria, as fundaes governamentais, sociedades de economia mista e empresas pblicas, que exeram servios pblicos.

15.

(PROCURADOR PGE/PE CESPE/2009) Segundo a doutrina, na

descentralizao por servio, o poder pblico mantm a titularidade do servio e o ente descentralizado passa a deter apenas a sua execuo.

16.

(ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2009) A

outorga e a delegao so formas de efetivao da desconcentrao.

17.

(PROCURADOR BANCO CENTRAL CESPE/2009) Quando as

atribuies de um rgo pblico so delegadas a outra pessoa jurdica, com vistas a otimizar a prestao do servio pblico, h desconcentrao.

18.

(ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO TCE/AC CESPE/2009) A

descentralizao poltica ocorre quando os entes descentralizados exercem atribuies prprias que no decorrem do ente central. Sendo os estadosmembros da Federao tais entes e, no Brasil, tambm os municpios, a descentralizao poltica possui os mesmos entes da descentralizao administrativa.

19.

(PERITO MDICO INSS CESPE/2010) O sistema administrativo

ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao.

20.

(AUXILIAR DE PROCURADORIA PGE/PA CESPE/2007) A doutrina

aponta como princpios do regime jurdico administrativo a supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade do interesse pblico.

21.

(ESCRIVO DE POLCIA PC/RN CESPE/2009) O princpio da

supremacia do interesse pblico tem como objetivo impor ao administrador Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO DIREITO ADMINISTRATIVO TEORIA E EXERCCIOS DPF/2012


pblico no dispensar os preceitos ticos que devem estar presentes em sua conduta, pois alm de verificar os critrios de convenincia e oportunidade, deve distinguir o que honesto do que desonesto.

22.

(ESCRIVO DE POLCIA PC/RN CESPE/2009) O princpio da

indisponibilidade objetiva a igualdade de tratamento que a administrao deve dispensar aos administrados que se encontrem em idntica situao jurdica.

GABARITO
01 02 03 04 C E C E 05 06 07 08 E C E C 09 10 11 12 E E C E 13 14 15 16 E C E E 17 18 19 20 E E C C
21 22 23 24 E E ---

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 30

You might also like