You are on page 1of 4

Como escrever bem?

A habilidade de escrever pode ser adquirida com a prtica por meio do estudo e do trabalho sistematizado. Num texto bem escrito 10% inspirao e 90% transpirao. A produo escrita alicera se num leque de actividades co!nitivas que pressup"em opera"es de seleco# or!ani$ao# composio# verbali$ao# su%eitas ao &uncionamento interactivo das componentes de plani&icao# redaco e reviso.

Clica aqui e vai saber mais sobre estas trs etapas do processo de escrita, depois volta novamente a esta pgina para obteres mais informaes e resolveres a actividade proposta. Como se trabalha com ideias? Usando a palavra.
O texto o meio primordial de transmisso de ideias por intermdio de si!nos. O que preciso saber para escrever bem um te to?

!efini"o do tema#
a' conhecimento prvio associao de ideias a&ins b' apoio de outros suportes dicionrios# textos sobre o tema c' or!ani$ao e mtodo usa uma ordenao &amiliar (numerais se!uidos de letras# por exemplo' c' identi&icao do receptor

$ipologia te tual
)strutura l*!ica do texto+ ,N-./0123/ 0)4)N5/65,7)N-/ 8/N86143/

%&neros de te to
0escrio

Narrao 0issertao

!escri"o
9orma verbal de se retratar um ob%ecto# pessoa ou paisa!em. / texto descritivo possui enorme rique$a de detalhes e in&orma"es que particulari$am o ob%ecto descrito. : um texto &i!urativo. 0escreve caracter;sticas das pessoas e das coisas. No tem preocupao em analisar# at pode# mas isso no &undamental. Apresenta# exp"e uma viso de al!o ou al!um &ato.

'arra"o
<nero de texto usado para contar uma hist*ria. )lementos principais do texto narrativo+ aco# persona!em# espao# tempo# enredo e narrador. : um texto que sup"e uma sequ=ncia. >aseia se !eralmente num enredo e aponta o in;cio# meio e &im# mesmo que esta no se%a a ordem estabelecida.

!isserta"o
8onsiste numa exposio e desenvolvimento de ideias a respeito de um determinado assunto. preciso dominar o assunto, possuir argumentos fundamentados e uma boa colocao de ideias. Baseia-se na argumentao; um texto argumentati o. !arte de uma ideia, tema. "em como de er# expor, analisar, explicar, criticar, classificar, defender.

!isserta"o# uma tarefa dif(cil?


-ipos de racioc;nio num texto ar!umentativo+ indutivo dedutivo do particular para o !eral do !eral para o particular

( hipottico dedutivo...' -cnicas ar!umentativas 1. Ar!umentos sustentados por uma citao de al!um que % escreveu sobre o assunto. ?. Ar!umentos por compro ao# que so sustentados por &actos reais ou dados competentes.

@. Ar!umentos por racioc$nio l%gico# que so sustentados por uma relao de causa e consequ=nciaA tentam persuadir o leitor a partir da relao entre as ideias. B. Ar!umentos por comparao e&ou contraste.

)lementos quali&icadores do texto dissertativo


8onciso
/ texto conciso aquele que transmite um mximo de in&orma"es com um m;nimo poss;vel de palavras sem pre%u;$o da compreenso.

8oeso
1nio entre as partes de um todo# conexo.

8oer=ncia
.esultado da presena de coeso entre as ideias expressas no texto e da per&eita li!ao entre a ideia principal e as secundrias. 1nidade )lemento que !arante a l*!ica entre as partes.

)ctividade topo
)screva uma dissertao baseando se no esquema abaixo (@0 C B0 linhas'. )ssunto# O pensamento cr(tico.

0elimitao do assunto+ A importDncia do pensamento cr;tico. /b%ectivo+ 7ostrar o que acontece nos pa;ses em que a sociedade % adquiriu um pensamento cr;tico e por que motivo no -erceiro 7undo no existe essa preocupao. Nova delimitao do assunto+ / pensamento cr;tico no Erimeiro 7undo e no -erceiro. ,ntroduo+ .essaltar em que aspectos importante o pensamento cr;tico. 0esenvolvimento.

8oncluso+ .ea&irmao de que o pensamento cr;tico importante para um pa;s.

*ecursos
Eara reali$ar esta tare&a podes discutir este assunto na aula de ,nte!rao# ler os textos existentes nos endereos que te su!iro+ / pensamento cr;tico e a tomada de decis"es A importDncia do pensamento cr;tico / pensamento cr;tico na escola 0a democracia dialo!ante F democracia radical

+icha autocorrectiva
)o escrever o meu te to...
...comecei por apresentar aquilo que &oi ob%ecto do assunto a tratarG ...exprimi as minhas opini"esG ...&undamentei as com ar!umentos s*lidosG ...mostrei a minha adeso pessoal ou o meu desa!rado em relao Fquilo que trateiG

...utili,ei...
...pontuao correctaG ...lin!ua!em adequada ao tema que tratei# valorativa ou depreciativaG ...recursos expressivos# como a comparao# a hiprbole# a ad%ectivao# etc.G

You might also like